Olá amigos!
Uma dúvida comum de quem está em busca do Ensino Superior é a respeito das diferenças entre as faculdades particulares e as faculdades públicas (estaduais ou federais). Neste texto, falarei sobre as principais diferenças para que você possa escolher a melhor opção para você. Como estou desde 2002 dentro das universidades, penso que posso te ajudar na escolha.
Vantagens da Faculdade Pública
No Brasil, temos um fato curioso: as pessoas que tem condições financeiras melhores, mandam seus filhos para a escola particular desde o jardim de infância até o segundo grau e, depois, no terceiro grau ou Ensino Superior (faculdade), desejam que os mesmos entrem em uma Universidade Pública. A Universidade Pública – para quem não sabe – é um tipo de Universidade, com várias faculdades, que é mantida pelo Governo, estadual ou federal.
A principal vantagem é que não é necessário gastar com matrículas ou mensalidades. Todos os custos para a manutenção dos cursos são pagos pelo Governo, que, claro, por sua vez, recebe o dinheiro dos nossos impostos.
Mas, além desta vantagem de ser gratuito, o Ensino Superior em Faculdades Públicas se deve por um fator especial: todos os professores são concursados e tem estabilidade na carreira. O que significa, em termos práticos, que cada professor (após passar pelo estágio probatório de 2 anos) continuará ali na Universidade até se aposentar por tempo de serviço ou por ter atingido os 70 anos, quando a aposentadoria é compulsória.
Se imaginarmos que estamos na posição do professor, veremos que é uma situação de trabalho muito interessante. Por exemplo, um professor – sabendo que vai continuar com a turma que acabou de entrar até o final, dando algumas disciplinas e estágios – poderá programar o seu trabalho no longo prazo e, com isso, poderá criar projetos, matérias eletivas, orientar alunos em iniciações científicas (com e sem bolsa). Enfim, terá não só autonomia para criar o seu próprio projeto de trabalho como também terá a certeza de que continuará exercendo a função por um longo período.
Este fator faz com que o ensino e a aprendizagem fiquem de qualidade.
Vantagens da Faculdade Particular
Se a principal vantagem das faculdades públicas consiste na estabilidade do professor, em alguns casos, isto pode ser uma desvantagem. Infelizmente, existem professores que não estão interessados em ensinar ou em pesquisar. O único interesse é receber o salário e ir para casa. Mas, como tem a estabilidade pelo concurso, fica difícil para os alunos reclamarem de professores relapsos, incompetentes ou injustos nas avaliações.
Vendo por este ângulo, a não estabilidade dos professores nas faculdades particulares é uma vantagem, já que se o professor não consegue ou quer ensinar, se não tem talento para didática ou se é arbitrário nas notas, o aluno tem a quem recorrer e, frequentemente, a faculdade particular demite o professor pelo julgamento negativo de uma turma.
Porém, é importante salientar que as melhores faculdades particulares possuem um plano de carreira relativamente estável para que, assim como nas faculdades públicas, os professores possam desenvolver seu trabalho no longo prazo.
Se há um tempo atrás as faculdades públicas também se destacavam por terem quadros docentes com maior número de doutores do que as particulares, estamos vendo na atualidade que boas universidades possuem também professores especialistas, mestres e doutores. Neste quesito, as faculdades públicas ainda são, em geral, melhores, ou seja, os professores das federais na grande maior parte das vezes já são doutores.
Diferenças no Mercado de Trabalho
É comum ainda pensar que alunos formados em universidades públicas tem vantagem no mercado de trabalho, se os compararmos com as universidades particulares. Quando trabalhei com Recursos Humanos, fazendo centenas de processos seletivos, vi uma única vez a exigência de um indústria de que os candidatos a trainee fossem graduandos de faculdades estaduais. Em todos os outros processos seletivos nos quais participei, não havia diferença.
Penso que esta avaliação do mercado se dá pelo crescimento das universidades particulares, que nas últimas décadas conseguiram melhorar o seu quadro de professores e o ensino, em geral.
No que pude perceber – pessoalmente – as pessoas que se formam em faculdades particulares de psicologia tem um ensino mais voltado para o mercado de trabalho e as pessoas que se formam em universidades públicas tem mais oportunidades de pesquisas acadêmicas. Por isso, a grosso modo, poderia dizer que nas universidades públicas (ao menos na psicologia), o ensino tende mais para as teorias, enquanto que nas universidades particulares, o ensino é mais prático, como se todo o objetivo de um curso superior fosse conseguir uma vaga de emprego. Como a teoria é necessária para uma boa prática, pode ocorrer de alguém saber aplicar um teste psicológico, mas não saber interpretá-lo, por não saber a teoria implícita.
Com isso, infelizmente, vi alunos muito mal formados, quer dizer, alunos oriundos da rede particular, que não tiveram uma formação adequada. A questão que surge é se a aprendizagem depende do aluno ou dos professores ou do local de formação.
Bem, em geral, ao menos na minha área de atuação, posso dizer que os alunos de universidades públicas tem uma formação melhor, mais completa, tanto na teoria quanto na prática. Foi com muito pesar que vi graduados de particulares sem saber quase nada de psicologia…
Ou seja, o ambiente acadêmico vai influenciar na formação, claro. Na faculdade, entramos sem saber muito do que vai ser estudado ou como estudar ou o quê estudar. Por isso, somos orientados pelos professores. Acontece que algumas faculdades particulares são muito ruins (basta observarmos as avaliações do MEC no Enade), o que faz com que o melhor aluno de uma particular seja um aluno mediano de uma escola pública. Isto dizendo na média. Casos extremos e exceções à regra sempre vão existir.
Uma ressalva importante é que temos universidades particulares que são excelentes. Por exemplo, em São Paulo as faculdades PUC e Mackenzie são faculdades de alto nível. Tive a oportunidade de conhecer professores de lá e recomendo. Aliás, ambas são faculdades conhecidas e de renome.
Escolher a faculdade pública ou privada?
Bem, esta é uma questão que deve ser analisada em conjunto com as condições de cada um e com as circunstâncias.
Se você pode estudar para o vestibular ou Enem e tem grandes chances de passar em uma federal e se, além disso, você pode ou morar na cidade que ofertará o curso ou se deslocar todos os dias, eu sugiro que você escolha uma faculdade federal ou estadual.
Se você provavelmente não vai atingir a nota de corte para entrar no curso almejado, ou se você não tem condições de se mudar para outra cidade (ou estado) para cursar uma federal, sugiro que você faça uma faculdade particular.
Acima eu citei os nomes da PUC e do Mackenzie, mas existem outras faculdades de qualidade que são nacionalmente conhecidas. Também é importante observar que algumas faculdades são conhecidas pela excelência em uma graduação específica. Ou seja, são excelentes no curso de direito, por exemplo. Portanto, se você quer estudar direito, você deve se informar sobre os melhores cursos de graduação disponíveis próximos a ti.
Se você não tem dinheiro para pagar a faculdade referência no curso desejado, você tem opções: conseguir um financiamento com bolsas de estudo e aí pagar menos ou ser isento, ou, ainda, financiar a faculdade para pagar depois de formado (no Fies). Caso não consiga as bolsas ou o financiamento, a saída é encontrar uma faculdade que tenha o valor acessível e caiba no seu orçamento.
Também é importante salientar que, para quem mora no interior, às vezes a única opção disponível é uma faculdade menor e da região. Estudar em faculdades deste porte pode ser interessante sim, mas é preciso analisar com calma se a faculdade tem autorização do MEC, se os alunos estão satisfeitos com o curso, se já existem turmas formadas, entre outros fatores.
Conclusão
Falei acima de uma hierarquia para a escolha, caso as condições estejam disponíveis, o ideal seria escolher nesta ordem:
1) Faculdade pública (estadual ou federal), pelos seguintes motivos: não precisamos gastar com mensalidades ou matrículas e na grande maior parte das vezes, o ensino é de qualidade e superior às outras faculdades, permitindo bolsas de iniciação cientifica, continuidade de estudo no mestrado e doutorado, bolsas fora do Brasil.
2) Faculdades particulares conhecidas: pois faculdades como a PUC e o Mackenzie estão há décadas no mercado, tem professores excelentes, dedicados e com estabilidade, tem instalações confortáveis e alunos de alto nível (já que o vestibular também é exigente).
3) Faculdades particulares referência em um curso: em muitos casos, acontece de a universidade em si não ser tão conhecida, mas ser uma referência em uma ou duas áreas de ensino. Com isto, embora a universidade não seja uma referência nela mesma, torna-se uma marca de qualidade para certos cursos de graduação.
4) Faculdades de cidades pequenas: geralmente tem custo reduzido e para muitos pode ser a única opção de estudo. Isto não significa que sejam de baixa qualidade, mas, ainda assim, ficariam em um nível inferior, se comparadas com as demais.
Além destas opções, uma alternativa que vem ganhando força é a graduação a distância. Você pode ver as faculdades gratuitas e online, neste texto:
– Online e gratuito: cursos e faculdades de graça pela internet
Dúvidas, por favor, deixe seu comentário abaixo que responderei o mais breve possível!
Boa tarde, Felipe! Tudo bem?
Já conversei com você em outros textos e estou aqui com outra dúvida: Faço pedagogia pelo pro uni mas, o que quero mesmo é fazer psicologia. Acontece que o ano que vem será o quarto e último ano para me formar. Gostaria de saber se é possível após esse curso prestar novamente o enem para conseguir uma nova bolsa (psicologia).
Abraço,
Silvana
Olá Silvana, tudo bem?
Bem, não sei exatamente como funcionam os detalhes da bolsa do Prouni.
Recomento que você se informe na sua faculdade.
A faculdade de pedagogia e psicologia são próximas. Se você concluir a graduação, poderá utilizar diversas matérias da pedagogia na psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
matéria interessante porém relativa….
Relativa porque Marcos?
bom na minha opinião para se falar sobre um assunto é preciso saber a fundo o que se fala….na matéria vejo apenas a citação de duas faculdades…a matéria seria mais interessante se quem a escreveu tivesse se dedicado realmente a escrever sobre o assunto em questão……..quando digo se dedicar seria percorrer várias faculdades não só em São paulo,mas sim no Brasil todo, assistir a aulas em todas essas faculdades e etc…ai a o assunto e a matéria passaria mais credibilidade…. me desculpe mas ao meu ver a matéria é tendenciosa…..é a minha opinião…..
Olá Nina,
Obrigado por compartilhar sua opinião.
No texto cito apenas duas faculdades particulares, apesar de conhecer centenas, e em regiões diferentes do Brasil, para não ser indelicado e dizer que a faculdade X é mediana e a faculdade Y é péssima. Embora devemos nos precaver contra pré-julgamentos, as avaliações do Enade (e do antigo Provão) são confiáveis.
Também não cito as várias faculdades federais que conheço para não exaltar uma e excluir outra.
Gostaria de ressaltar que existem faculdades particulares tão boas quanto as federais. Eu coloco em primeiro lugar a escolha por uma federal porque penso ser preferível não ter que investir valores altos durante 4-5 anos. Ou seja, é melhor ter o ensino gratuito do que pago, não é mesmo?
Além disso, apesar de ser algo raro, existem faculdades federais que são um pouco fracas. Mas como são casos isolados, mantenho a minha opinião sobre a qualidade das universidades públicas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
no caso não vejo desvantagem em faculdade paga, pois como vc disse que é mais voltada para o mercado de trabalho a teoria aprendemos com os livros.
Concordo que é muito melhor ter ensino gratuito que pago e penso que certos assuntos devem ser discutidos ou colocados em questão com cautela….terminei o ensino médio há 10 anos e depois não tive tempo e oportunidade de dar continuidade aos estudos. Hoje penso em voltar e cursar uma graduação e não tive tempo para me preparar e fazer um curso preparatório para tentar uma faculdade publica,mas ao ler o que escreveu sinceramente da desanimo de tentar uma faculdade paga…..acho que vc deveria ser mais sensível, pois da mesma forma que vc com seu texto anima para estudar mais quem vai tentar uma faculdade publica, também desanima quem pretende tentar uma faculdade paga…sei que vc vai rebater a minha opinião,mas de fato isso acontece, por isso digo que ao falar de determinado assunto as pessoas precisam de cautela para ñ desanimar ou interferir sonho das pessoas.
Olá Alex,
Muito interessante seu comentário, que me permite complementar o que disse no texto.
Bem, a teoria é fundamental na faculdade. Se não soubermos a teoria que está por trás da prática, não entenderemos a prática direito. Isto vale para todas as áreas. Você faria uma cirurgia com um médico bom na técnica (em mover as mãos) mas que não soubesse a fisiologia, a anatomia, a teoria de como fazer a técnica? E mais, sobre as várias técnicas já aplicadas e qual seria a melhor?
No caso da psicologia que digo acima, a minha opinião se deve a ter tido contato com diversos profissionais que parecem não ter passado pela faculdade. Ou seja, possuíam o diploma mas mal sabiam o que estavam fazendo.
Por exemplo, na questão dos testes psicológicos – que é uma das técnicas da psicologia – a aplicação, a técnica, é extremamente simples. Todos os testes psicológicos vem com um manual de aplicação. Mesmo que alguém não saiba nada da área, será capaz de aplicar, mas não será capaz de entender, de compreender, de ver os resultados. Teoria, em grego, é θεωρία e significa “contemplar, olhar para, pensar através do que se vê”… como você deve imaginar, se não vemos, somos cegos…
Com relação a ser paga ou gratuita, é também uma questão de julgamento de valor. O problema de ser paga é que muitas pessoas não tem dinheiro para pagar e, por outro lado, algumas faculdades pagas (de qualidade baixa) aceitam qualquer aluno pelo dinheiro que ele pode dar, pelo lucro, o que faz com que seja fácil entrar na faculdade, passar nas matérias e obter o diploma. Em alguns casos, é evidente que praticamente se compra o diploma.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Nina,
Escrever para um grande público é sempre uma grande responsabilidade. Embora eu seja responsável pelo que eu escrevo, não pelo o que você entende.
Eu reli o texto e não vejo o porque de você ter se afetado.
Eu digo que existem diversas faculdades particulares excelentes, conhecidas há muitos e muitos anos, e outras que não são tão conhecidas, mas são referências em algumas áreas de ensino.
Eu deixei um alerta a respeito de faculdades pequenas, do interior, pois eu já vi de perto que as pessoas podem ter problemas. Aqui em minha cidade, São Lourenço, há alguns anos eles abriram a faculdade de direito, sem aprovação do MEC. Resultado, turmas se formaram e não puderam exercer porque não tinham a aprovação do diploma… os alunos tiveram que entrar na justiça, pedir indenização, e, somente depois de um tempo, conseguiram que tudo ficasse normal. Hoje, esta faculdade foi vendida para um grupo maior, e é uma faculdade muito muito boa. Tem um índice de aprovação na OAB alto (se comparado com outras faculdades de direito da região).
Também digo no texto que o mercado de trabalho não faz a diferença entre a faculdade pública e a faculdade particular (com exceção de um caso isolado que presenciei no RH). Além disso, o mercado não vai estar preocupado se você tirou A ou C, não olhamos – geralmente – o currículo, as matérias cursadas, quem teve aula com quem, pois o mercado se interessa pelo o que o candidato pode dar de retorno para a empresa, não o seu brilhantismo acadêmico. Estes itens (currículo, notas, apresentações em congressos) são úteis se você quiser seguir a carreira acadêmica e ser professor em universidades.
Olhando de fora, é uma pena que as faculdades no Brasil ainda tenham este esquema perverso do vestibular. Na quase totalidade dos casos, não usamos os conhecimentos do Ensino Médio no Ensino Superior. A Universidade Pública ainda é muito elitista (passa quem teve melhores condições, normalmente em colégios particulares e cursinhos) e possui poucas vagas. Se pesquisarmos as outras universidades mundo a fora, veremos que as aulas são dadas em grandes auditórios para 300-400 pessoas. Aqui as aulas em universidades públicas abrem vagas para 30-40 alunos… Isto faz com que a concorrência suba a um nível absurdo e mesmo pessoas inteligentes não tenham a chance de entrar pelo vestibular (ou Enem).
É uma pena, mas é a nossa realidade atual. Os cursos a distância, oferecidos pelo governo, são um pouco diferentes. Eles abrem 300 vagas por curso por ano, o que torna mais fácil entrar em uma universidade federal e online.
Caso não haja o curso desejado online, ou caso seja difícil entrar em uma federal pelos motivos acima (do vestibular), eu recomendo muitíssimo o ensino superior na rede privada. É mil vezes melhor ter um diploma superior do que não ter e isto é válido em todos os sentidos – não só pelo conhecimento adquirido, pela experiência na faculdade que é muito diferente da escola, como pelas oportunidades de trabalho e possibilidade de ganhar até 10 vezes mais do que o diploma médio.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Como fazer uma faculdade de psicologia online grátis.Pois eu não posso me deslocar até Sobral todos os dias, por causa de duas ernia de disco que eu tenho. Me ajude, pois tenho muita vontade, mas não tenho condição.
Obrigado!
Olá José, tudo bem?
Olha, o a graduação em psicologia não é oferecida na modalidade a distância. Apenas as faculdades de licenciatura (história, filosofia, letras, matemática, química, física, geografia) e administração e administração pública.
Você pode fazer estes cursos a distância na UFC, Universidade Federal do Ceará. Porém, terá que se certificar lá como funciona o regulamento. Algumas universidades exigem a presença a cada 1 mês, outras a cada 2 meses (para a realização de provas) e, outras, ainda, a cada semana.
A faculdade de pedagogia é a mais próxima, junto da administração, da faculdade de psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, adorei o seu texto e por isso, peço sua ajuda! Vou te mandar o link da grade curricular de uma faculdade próxima da cidade onde moro, na qual ja fui aprovada no vestibular.. Tem como você me dizer se é boa ou não?
Sua resposta me ajudará muito!
Desde já, MUITO OBRIGADA!
http://www.unifenas.br/psicologia.asp?link=matriz&pasta=+. Ai está olink
Olá Carol,
A Unifenas é uma faculdade particular muito boa sim!
Além de ser conhecida no mercado, já há muitos anos, o currículo é bastante completo.
Boa sorte para você na graduação!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Obrigada pela resposta e ja venho com outra dúvida!
O curso de psicologia oferecido pela Unifran (Franca- SP) consta com tres estrelas na avaliação do guia do estudante. Você acha que isso é um quesito bom? Seu iguala com a Puc Minas que também tem tres estrelas. Entre uma que tem estrelas e uma faculdade que não tem, é melhor optar por qual?
Ansiosa por sua resposta e muito obrigada por me ajudar!
Abraço
Olá Carol,
Sei que a Universidade aonde estudei, a UFSJ, possui nota 5 nesta avaliação do Guia do Estudante.
Não sei dizer como eles fazem esta avaliação.
Imagino que seja relativamente confiável, por já estar há muitos anos no mercado e por ser de uma editora conhecida.
Porém, muitas universidades particulares podem patrocinar a revista, o que pode fazer com que obtenham notas mais altas. Não estou dizendo que é o caso, mas o patrocínio através de anúncios pode evidentemente influenciar a nota.
Em última instância, a melhor universidade é a universidade que você vai cursar, que vai caber no seu orçamento, que está em uma cidade boa para ti. Tudo isto também tem que ser levado em conta.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, gostei muito das informações contidas em seu texto… é muito bom ter algumas dúvidas esclarecidas, já que não tenho muitas pessoas próximas com quem eu possa me informar sobre o assunto. Eu estudei durante toda minha vida em colégio público na capital de São Paulo, e como bem sabemos o ensino não é dos melhores. Não tive condições de fazer esse ano um cursinho (estou no terceiro) e tive vários problemas que atrapalharam o meu tempo de estudo para tentar passar em Universidades públicas e não acho que tenha tirado nota suficiente no Enem para ingressar nas Federais. Não tenho condições financeiras de pagar uma Universidade como a PUC, por exemplo, mas vou fazer o FIES, o que me ”salvará”, no entanto eu perdi o vestibular da PUC e da São Camilo, que também é uma boa faculdade, então eu prestei vestibular para a UNIP, porque de todas as outras faculdades menos populares a qual pesquisei, elas não tinham uma boa pontuação ou boa fama. A UNIP também não é muito aclamada, mas pude conversar com algumas pessoas que estudam lá no curso de Psicologia e ouvi bons elogios, além de ter visto que a nota no MEC é 4. Queria saber se você acha que vale a pena fazer Psicologia na UNIP mesmo ou se devo esperar até o ano que vem para prestar em outro lugar… 4 é uma nota boa? Suas respostas me ajudarão muito. Obrigada!
Olá Carol!
Eu fiz uma pós-graduação em psicologia clínica na Unisal – Lorena (Campus São José dos Campos) e estudei com diversos alunos da Unip, Campus de São José dos Campos. Bem, com relação à Unip eu conheci uma excelente professora. Com relação aos alunos, alguns eram também excelentes – mas – infelizmente alguns nem tanto.
O que isto quer dizer?
Bem, imagino que o nível de exigência não seja alto. O que significa que um aluno não esforçado, que não se dedica, que não estuda, vai passar e vai se formar. Por outro lado, um aluno que se dedique, que vá atrás dos melhores professores, que se aprofunde, que faça estágios, com certeza terá muito sucesso e será muito competente.
Quando trabalhei com Recursos Humanos, em 2007, uma de minhas colegas de trabalho havia se formado na Unip (São José) e era e é uma profissional maravilhosa e hoje em dia – continua na área – e ganha super bem!
Espero ter respondido!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá!
O assunto é interessante, porque muitas pessoas podem ter preconceitos em relação a faculdades particulares e ou públicas, notei isso no mercado de trabalho. Algumas pessoas repudiam formados em universidades públicas alegando que estes são teóricos demais e não sabem trabalhar. Outros repudiam formados em faculdades particulares dizendo que são apertadores de botões e não sabem tomar decisões corretas por não saberem o que exatamente estão fazendo,porque exatamente estão realizando determinado procedimento, e que implicação uma mudança na técnica ou metologia até o momento empregada afetaria de modo geral a empresa. Até o momento, pelas experiências que tive trabalhando, posso dizer que os dois pontos de vista podem estar corretos ou incorretos, dependendo da função, do tipo de trabalho, etc. Além disso, há também a visão do que seria um profissional ideal, que muda muito de acordo com a idade da pessoa, experiência profissional, formação acadêmica, etc. Na área de informática por exemplo, as graduações tecnológicas de instituições públicas possuem em suas matrizes curriculares disciplinas de cálculo avançado, estatística avançada, física, que na verdade acabam não tendo uma aplicação prática no trabalho do dia a dia. A maior parte dos empregos na área de informática não utiliza esse conhecimento. Se você for um analista de TI na área de suporte técnico, você terá que conhecer muito sobre hardware, softwares utilizados pelos clientes, redes, sistemas operacionais, criptografia, e uma base de programação, e principalmente ter muita paciência e disposição para ser pressionado pelos chefes e clientes (muitas vezes ser afrontado, ter sua competência questionada porque clientes e chefes em geral são leigos e não entendem nem querem entender e nem aceitar que determinados processos não podem ser agilizados por questões de natureza da atividade específica, e muitas vezes ser ameaçado de demissão se não “resolver o problema em x minutos”, ou ser ofendido verbalmente, destratado e as vezes até humilhado (principalmente se for estagiário). Esse “jogo de cintura” + paciência de santo + lábia para convencer os chefes e clientes de que está fazendo o possível + experiência para conseguir avaliar um prazo estimado real (somente com muita prática é possível avaliar tempo real de execução de determinadas atividades) são coisas que nem sequer são mencionadas em uma faculdade pública. Nas graduações públicas de TI, praticamente metade da carga horária do curso é destinado a essas disciplinas básicas de matemática e física, que tornam o curso difícil, chato, e podem acabar desmotivando o estudante. Muitas vezes os alunos não conseguem se formar no tempo previsto por causa dessas disciplinas que normalmente são as mais difíceis do curso. Só chegam ao final do curso e se formam aqueles que realmente amam disciplinas de exatas e que amam estudar, ao final do curso você já é um estudante profissional, pronto para encarar uma pós-graduação. Em instituições privadas, nos cursos tecnológicos, muitas vezes essa carga de disciplinas básicas não existe, ou quando existe é bem menor. O que faz com que o curso se torne bem mais agradável. E se o curso for bom, terá grande quantidade de disciplinas práticas, simulando problemas reais encontrados no ambiente de de trabalho. Isso porque muitas vezes os professores de faculdades particulares também trabalham na área que lecionam, diferente dos professores de faculdades públicas, que normalmente tem regime de dedicação exclusiva ( ou seja, só podem ser professores e pesquisadores, não podem ter nenhum outro trabalho). E isso faz bastante diferença na hora de montar a estrutura curricular dos cursos de graduação. Não é necessário saber integrais duplas, triplas, integrais parciais, teorema de la place, ou teorema de l´hospital para fazer bons programas. É preciso sim total domínio de lógica de programação, estruturação de dados, conhecimentos profundos do hardware para o qual estará programando, do sistema operacional utilizado na máquina, e de uma linguagem específica. Por isso os cursos do senai, por exemplo, tem um reconhecimento tão grande no mercado de trabalho. A parte prática é bastante exercitada durante os cursos,
Olá Jony!
Perfeito seu comentário! Agradeço muitíssimo mesmo por ter complementado o texto, dando uma visão completa de uma área que não domino.
Eu também gosto de tecnologias e já pensei muito em fazer uma graduação. Por questão de tempo e geografia, tive que optar por ter o máximo de conhecimentos práticos (de wordpress, seo, email marketing, php, etc) para usar aqui no site e em outros sites que possuo.
Notei que uma graduação na área seria 50% de disciplinas que não teriam utilidade e que eu odiaria fazer (afinal, sou de humanas).
Não sei se você conhece, mas os cursos que fiz foram do site lynda.com
A única questão é que, claro, estão todos em inglês.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá felipe!
Poderia me dizer o que acha desta grade curricular? Está bem completa?
http://www.usc.br/matriz/psicologia.pdf
obrigada
Olá Bianca,
Sim, é bastante completa!
Outro critério importante para avaliar uma faculdade é conversando com alunos e ex-alunos, ok?
Você pode ir no local ou encontrá-los nas redes sociais.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, bom dia Felipe, eu estou querendo estudar psicologia em uma faculdade de uma cidade perto da minha cidade, mais ainda me sinto inseguro, e lendo seus textos vi que vocé pode me ajudar a definir alguns pontos ainda para que eu posso enfim me decidir, gostaria de saber se a grade do curso nesta faculdade é boa e saber se vale a pena eu começar? Ficarei no aguardo, e desde já obrigado Felipe.
Segue abaixo o link da grade:
http://site.fqm.edu.br/download/psicologia_grade_2009.pdf
Olá Wesley,
As faculdades tem uma orientação federal para a construção da grade curricular para cada curso, além da orientação do Conselho Federal de Psicologia.
O que vai diferenciar uma faculdade da outra são os professores. Pois, pense bem, de nada adianta ter ótimas disciplinas e professores ruins, não é mesmo?
Portanto, avalie o corpo docente, a biblioteca, os laboratórios e converse com alunos e ex-alunos. É sempre o mais indicado.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom, tenho 20 anos e estou vivendo esse momento de “dúvidas” sobre qual rumo devo realmente seguir. Primeiro, gostaria de por uma vantagem dê faculdades particulares que, pelo menos eu, não observei no texto. Darei diretamente o meu exemplo, estudei por dois anos para entrar em uma universidade pública, um grande sonho que todos os jovens vivem na atualidade, almejando passar para Engenharia Mecânica. Não obtive sucesso pelo sisu, mas consegui garantir uma vaga pelo PROUNI, sei que faculdades públicas realmente são melhores do que as particulares, mas tem uma coisa que me deixa um pouco intrigado! E a vantagem que gostaria de por em debate é: Um aluno que cursa engenharia em uma faculdade particular, tem seu tempo disponível para fazer um estágio já a partir de seu segundo ano de faculdade,já que a engenharia em faculdades particulares não são integrais.
Então isso não seria uma grande vantagem? Pois quando eu terminar minha faculdade, que são 5 anos, já poderei ter 3 anos de experiência em empresas do ramo como estagiário, enquanto estudantes de faculdades públicas terão uma dificuldade bem maior para a mesma situação. O que acha disso?
Olá Bruno,
Sim, claro, esta pode ser uma vantagem.
Existe uma grande discussão na área educacional sobre a formação integral versus formação noturna. Por exemplo, na área da psicologia, muitas faculdades não estão conseguindo abrir o curso de psicologia porque o MEC está exigindo cursos integrais. Do ponto de vista da formação, não há como argumentar que fazer uma faculdade noturna seria melhor do que fazer uma faculdade integral.
Alunos que estudam período integral tem mais tempo para estudar e com isto possuirão uma formação mais completa. O que não quer dizer que a formação noturna seja ruim. Cada um tem uma situação (financeira) e às vezes é impossível apenas estudar.
Mas eu não identificaria faculdade integral (universidade pública) e faculdade noturna (universidade particular). Existem milhares de cursos em universidades públicas que não são integrais e existem cursos em faculdades particulares que são integrais.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde!
Gostava de saber se um aluno que ande numa faculdade privada tem direito a residência e a bolsa de estudo?
Olá Carlos,
É possível sim conseguir bolsas de estudo no Brasil através de programas como o Prouni (que dá bolsas integrais) ou fies (com bolsas parciais ou empréstimos para serem pagos depois de formado).
Mas residência não. Talvez em algumas faculdades públicas você poderia conseguir, mas nunca nas particulares, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
O meu caso é um pouco complicado, a única faculdade boa que oferece o curso de psicologia é a PUC, mas o curso é integral o que fica muito complicado,por que eu preciso trabalhar e sustentar minha filha,o que eu faço???A UNIP oferece o curso mais todo mundo fala mal da faculdade…..
Olá Natalia,
Como já disse nos comentários acima, a Unip é uma faculdade um pouco menos conceituada, mas já conheci profissionais excelentes que lá se formaram.
Então, se é uma opção para você, vá em frente!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe Souza gostei muito do seu texto e discordo de alguns comentários feitos – pois ao contrário de muitos outros textos na internet que tratam da questão você conseguiu ser imparcial e demonstrar respeito ao mesmo tempo em que disse a verdade sobre a questão… Existem faculdades particulares a nível de públicas como PUC e Mackenzie, outras que são referência em alguma área como FGV em Direito ou FAAP em negócios. Eu por exemplo consegui ser aprovado em duas Universidades Federais no curso de História mas como quero agora um curso mais concorrido – Relações Internacionais estou fazendo um cursinho popular que é acessível a grande maioria da população ao contrário de cursinhos particulares renomados. Acredito que o esforço vale a pena e que pessoas de condição mais humilde podem e devem lutar por uma boa formação, pois infelizmente vemos jovens da pouca numerosa classe mais alta do nosso país ocupando os melhores lugares nas grandes Universidades Públicas enquanto o grosso da população que não teve uma boa formação muitas vezes nem cursa uma Universidade!
Temos que construir um país mais justo!
Olá Felipe!
Obrigado por comentar!
Você tem toda a razão. Em minha opinião, a qualidade do ensino deveria vir desde os primeiros anos e ser universal realmente, realmente para todos… quem sabe um dia não conseguimos criar esta situação – que acontece em outros países como a Suécia – também aqui no Brasil, não é mesmo?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Existem cursos que é impossível se fazer em faculdades particulares como a engenharia , tirando essas faculdades que tem investimento extraordinários como citados na matéria , a realidade é você pode ser um excelente aluno , esforçado , dedicado e etc , pode até chegar ir longe em uma faculdade particular , mas poderia desenvolver muito mais sua capacidade em uma faculdade publica , pois lá você só se forma se realmente aprender , enquanto nas particulares a falta de nivelamento prejudica o crescimento da instituição , o que torna algo limitado até para quem tem talento e não passou no vestibular devidos as matérias que não fazem parte de suas competências .
Estudem em Federais e Estaduais , se possível as de tempo integral , com certeza você terá o retorno que merece.
grato!
Olá Diogo!
Obrigado por expressão sua opinião por aqui!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, Felipe! Tenho 17 anos e vou ingressar em uma faculdade ano que vem, e cursar psicologia. Queria te dizer que seu site é muito rico em informações e os seus textos são muito explicativos. Entendo seu ponto de vista sobre faculdades públicas e privadas, mas confesso que estou em um “desespero”, não tenho certeza da minha capacidade de tirar uma boa nota no ENEM, e ingressar em uma pública, pois sou ótima em humanas e péssima em exatas, e a prova para tirar uma boa nota exige bom conhecimento geral, claro! Mas por outro lado fico mais tranquila em pensar de que existe o FIES, e que eu terminarina muito mais rápido minha graduação em uma particular. Moro em Recife e já tenho uma particular em mente, seria a FBV, se não se importar, depois eu posso deixar o link para você dar sua opinião sobre ela (me ajudaria MUITO) e queria te sugerir/pedir que falasse mais sobre a área forense, a que eu pretendo seguir e sou perdidamente apaixonada, já que é um assunto muito difícil de se achar informações, o seu site também é um dos melhores que falam sobre isso, e se você tiver conhecimento falar sobre o mercado de trabalho para psicologos brasileiros no exterior. Obrigada desde já e muito sucesso na carreira.
Olá Helena,
Como eu disse no texto, existem excelentes universidades particulares também. Como estou em Minas e tenho mais contato com as Universidades aqui do Sudeste, não saberei informar sobre a FBV. Creio que a forma mais indicada é você conversar com alunos e ex-alunos (é fácil encontrar até no facebook por exemplo comunidades).
Com relação ao FIES é isso mesmo! Vá em frente e faça tudo para você entrar. Mas não desconsidere a possibilidade de você conseguir entrar pelo ENEM em uma pública. Afinal, o que te impede? Pelo seu texto já posso ver que você é muito inteligente e se você consegue aprender humanas, você também consegue aprender exatas!
Eu mesmo, no terceiro ano, estudei mais para as exatas e consegui entrar de primeira no vestibular… (e olha que também não sou muito bom em exatas, rsrs).
Temos um Curso que pode te ajudar – Cem técnicas de estudo
Sobre – Psicologia Forense e Jurídica
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Obrigada pela ajuda, Felipe! Vou me dedicar bastante sim, e me esforçar ao máximo pra passar.
boa noite, eu estou pensando em fazer uma faculdade de engenharia florestal ou engenharia de pesca e aquicultura, gostaria de saber se vc tem alguma dica para me dar sobre boas faculdades pra cursar essas materias e se consigo ganhar um bom dinheiro com isso.
Olá Cassiano!
Infelizmente não conheço bem a área que você deseja estudar, ok?
Procure pelas pessoas que estão estudando ou já se formaram.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
oi. beleza? eu fiz inscrição para vestibular(psicologia)na faculdade UEMG, a taxa é 125,00;
mas temo q possa ser um golpe como posso saber?
Olá Jeferson!
A taxa para a inscrição da UEMG para 2015 é sim de 125 reais.
http://copeps.uemg.br/vestibular2015/duvidas.php
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Eu gostaria de cursar engenharia mecânica na estacio, através do fies.
Em relação ao mercado, essa escolha vale a pena?
Olá Matheus!
Segundo diversas estatísticas, a área de engenharia no Brasil apresenta um déficit de profissionais, ou seja, normalmente sobram vagas.
Entretanto, isto sempre pode mudar (com o fechamento de vagas ou com o aumento do número de profissionais nos próximos anos).
Por isso, avaliar se devemos ou não cursar uma faculdade pelo mercado geralmente não é uma estratégia muito eficaz.
Sugiro o nosso texto – Dicas fundamentais para escolher a faculdade certa pra você
Atenciosamente,
Felipe de Souza
O curso de psicologia no Mackenzie e o do São Camilo tem muita diferença?
Olá Thaís!
Creio que os dois cursos são excelentes.
Apenas o Mackenzie é mais conhecido por suas pesquisas de pós-graduação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Eu observei que na matriz curricular do São Camilo não tem estágios em outras áreas como por exemplo na área trabalhista, é mais focado na área clinica. Isso pode me prejudicar se eu decidir trabalhar na área de psicologia do trabalho? ou nem vou poder trabalhar nessa área por não ter feito estágio?
Olá Thaís!
Não, você pode inclusive conseguir um estágio em uma empresa e receber enquanto está ainda na graduação, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ok. Muito obrigada Felipe.
Boa tarde professor Felipe, pelo que eu entendi a diferença dessas universidades são inexistentes quando o aluno é dedicado e esforçado certo?
Se tornar psicologo é um sonho, que vou começar ano que vem. Felizmente consegui uma promoção no emprego atual p/ pagar uma universidade, porém a que tenho a escolha particular é a UNIP. Moro em São José dos Campos. Vi muitos comentários ruins sobre ela e fiquei com um “pé atrás” de iniciar os estudos lá. Mas lendo o seu texto maravilhoso me animei um pouco. Desde já agradeço a valiosa atenção.
Um abraço.
Olá Lucas,
Eu já disse aqui também que uma das melhores psicólogas organizacionais que conheci se formou aí (exatamente na Unip em São José dos Campos). Também tive aulas na pós da Paeeon com professores de lá e gostei muito. Boa sorte! :)
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá! Estou em dúvidas sobre algumas faculdades.
O que você me diria em relação as faculdades Anhembi Morumbi, Senac, São Judas Tadeu, e a Unesp (Estadual)
Estou em dúvida nessas quatro faculdades para cursar arquitetura e urbanismo.
Olá Carol,
Como não sou da área não poderei te dizer mais do que disse no texto.
Avalie a possibilidade de passar na Unesp (geralmente é melhor também pelo fato de ser gratuito). Caso não passe, você pode avaliar as particulares através de depoimentos de alunos e ex-alunos, bem como pensar no peso das mensalidades no orçamento.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, possivelmente serei aprovado em universidades públicas e em uma universidade particular. Gostaria, então, de saber se a estrutura física das Universidades Públicas não é precária e se em suas salas não faltam ar-condicionados.
Olá João!
Bem, as instalações geralmente são boas sim. Melhoraram muito nas últimas décadas (com exceção de problemas pontuais aqui e ali).
Quanto ao ar condicionado, pelo que sei, normalmente não tem não.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe! Bom, primeiro queria dizer que seus textos me motivam muito. E provavelmente vou cursar psicologia na unip em campinas. Você poderia dar sua opinião a respeito da matriz curricular? e o que você acha do curso na unip?
Matriz Curricular: http://www2.unip.br/ensino/graduacao/tradicionais/hum_psicologia_grade.aspx
Obrigada, abraços e parabéns pelo site, é incrível
Oi Felipe, estou aqui novamente e preciso de ajuda… vou explicar
Tenho 18 anos, acabei o Ensino Médio ano passado e fiz cursinho nesse ano de 2014, cursinho que não foi nada barato para os meus pais. E ainda não consegui passar numa faculdade federal ou pública e não sei o que fazer. Eu quero muito entrar em uma, e esse ano (pelo menos por enquanto) não consegui. Então estou na dúvida, meus pais não vão pagar mais um ano de cursinho, e só de pensar em fazer de novo, sei que minha família vai cair em cima de mim, e sei que muitos não vão me apoiar, porque não entendem o que eu realmente quero, e vou ter que enfrentar muita gente. Se eu resolver fazer mais um ano eu vou trabalhar e pagar os custos do cursinho. Só que não sei se to fazendo certo, minha família me pressiona muito pra então fazer uma particular (que seja em conta), por isso te perguntei da unip, só que realmente não sei se eu ficaria feliz fazendo ela… não sei o que fazer, não tenho praticamente ninguém do meu lado pra apoiar essa ideia de mais um ano de cursinho, e escuto todo dia alguém me dizendo “você vai perder mais um ano” “seus amigos, primos, tudo numa faculdade e você não fazendo nada”, é muito difícil pra mim e to perdida, gostaria muito de uma opinião sua a respeito!
Desculpa o desabafo, foi a única maneira que encontrei pra conversar com alguém sobre isso. Não sei se fui clara, espero que entenda.
Obrigada
Olá Maria Eugenia,
A grade curricular das faculdades segue um padrão básico definido pelo MEC.
O que eu recomendo para a avaliação de um curso específico é conversar com alunos, ex-alunos e professores da instituição. Nas redes sociais, é possível encontrá-los.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Então Maria Eugenia,
Não existe uma resposta totalmente certa para esta dúvida.
Mas uma maneira de pensar que ajuda é considerar que um, dois, três anos depois não farão tanta diferença assim.
Quer dizer, enquanto estamos vivendo, são anos que parecem que custam a passar (se não estamos fazendo exatamente o que gostaríamos como estar em um cursinho), mas depois que diferença faria realmente se você se formar com 22, 26 ou 28? Entende?
Quando você tiver formada e trabalhando, estará formada e trabalhando, independente do tempo exato que tiver concluído a graduação.
Eu tenho muitos amigos que demoraram um pouquinho para entrar na faculdade, mas agora, depois de formados estão muito bem profissional. Isto evidencia que a pressa não está diretamente relacionada ao sucesso futuro.
Assim, recomendo calma e tranquilidade. Avalie quais das opções serão mais viáveis até encontrar a melhor para você.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, boa noite
estou querendo cursar psicologia na universidade PUC Campinas, queria saber o que você acha da instituição, essa é sua matriz curricular http://www.puc-campinas.edu.br/graduacao/cursos/psicologia/matriz-curricular/
E tenho outra dúvida também, o curso de psicologia na PUC é período integral, você acha que por ser integral o ensino é melhor do que as que são meio período ?
Olá.
Eu curso Psicologia na UNIJUÍ faculdade privada em Ijuí no RS.
Não tenho sequer uma reclamação. O nível de ensino que tenho na particular é simplesmente maravilhoso. Meus professores são excelentes profissionais, além da faculdade disponibilizar várias bolsas para pesquisa, estágios e etc.
Temos muitas bolsas para parcialidade ou gratuidade do curso.
Um aluno do curso TAL que participa do Coral UNIJUÍ ou o grupo de teatro ou o grupo de dança tem 50% de desconto, ou seja o valor de R$500,00 de desconto na mensalidade. O estudante que trabalha na universidade pode ganhar de 50 até 72% de bolsa no seu curso.
A maior parte dos meus professores são Doutores, extremamente competentes, com paixão pelo ensino.
Acredito que uma universidade varie de uma para outra, não é pelo motivo de ser uma federal que vai ser uma faculdade boa, tudo é variável.
Também não deixo de comentar que a melhor universidade mundial é particular.
Olá Igor, a PUC é excelente. A graduação integral tem sim suas vantagens, pois podemos nos dedicar mais.
Boa noite Prof. Felipe,
Oque poderia me dizer da Unisal – lorena e sobre os cursos de engenharia de lá?
Olá Pedro!
Durante um tempo fiz uma pós-graduação na Unisal, campus São José dos Campos (Paeeon) em psicologia clínica junguiana.
Gostei muito da instituição e dos professores. Pelo que vi é uma excelente instituição!
Mas a melhor dica é procurar por alunos e ex-alunos da faculdade específica (no caso, engenharia).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, Felipe, tudo bom?
Bom, estou tentando passar em Psicologia na UFJF, vi que você faz doutorado lá. Então gostaria de conhecer sua visão sobre o curso nesta instituição, se é bom e em qual área é mais focada, pois tenho um grande interesse em trabalhar com RH, mas talvez o foco maior seja a área clínica… já curso Farmácia na UFJF e a ênfase mais forte de lá é análises clínicas, por exemplo. Não sei se fui clara, mas gostaria de uma opinião sobre a psicologia nessa instituição.
Obrigada!
Olá Natasha!
O meu doutorado é em psicologia, mas dentro do programa de pós-graduação em ciência da religião (PPCIR _ UFJF). Por isso (e como não me mudei para Juiz de Fora – ficava viajando toda semana) não tenho contato com o departamento de psicologia.
Mas você pode começar a fazer contato com os alunos. Certamente será bem acolhida.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
São 6h19 AM e estou chorando e me sentindo a porra de uma coisinha insignificante porque fiz 2 anos de cursinho em Londrina e não consegui passar em Psicologia na UEL nem na UNESP, nem em nada viável pelo ENEM.
E CARALHO, eu me esforcei. Meus pais queriam que eu continuasse com o legado de faculdades publicas aqui de casa. Os 2 e 2 irmas fizeram públicas excelentes, direito, e a outra irma veterinária.
Estou perdida porque estudei e não consegui. E minha colega de cursinho estudou tanto quanto eu, tiravamos a mesma nota nos simulados e ela passou nas duas.
Eu não quero ter que fazer PUC, eu queria que pessoas como voce não nos dissessem que publica é melhor que particular, porque o mundo esfrega isso na nossa cara diariamente.
Eu queria ser uma jovem adulta normal de 19 anos que nao esta com ódio de si mesma, perdendo noites em sono aos prantos porque não foi boa o bastante pra entrar em uma pública. Queria sentir uma leveza em saber que não sou burra porque estou na PUC ou na unifil. E CARALHO, POR QUE VOCES PLANTAM EM NOSSAS CABEÇAS QUE NAO SOMOS? POR QUE VOCES CRIAM-NOS SONHOS IRREVERSIVEIS?
Você acha que se eu não tivesse estudado pra caramba EU estaria aqui, chorando 6horas da manha sem conseguir dormir?
EU SÓ QUERIA QUE O MUNDO TODO SOUBESSE QUE EU VOU ACABAR NA BOSTA DE UMA PARTICULAR, MAS QUE EU MERECIA ESSA VAGA TANTO QUANTO CADA UM QUE A CONQUISTOU. PORQUE QUEM ESTA PERDENDO É A MALDITA PUBLICA DE BOSTA QUE EU NAO FUI “BOA O BASTANTE PRA ENTRAR”, PORQUE EU ME DEDIQUEI O TANTO QUANTO PUDE PRA ENTRAR, PORRA!
NAO É JUSTO.
EU ODEIO MUITO ESSA DIFERENÇA MALIGNA DE QUE SÓ INTELIGENTE ENTRA EM PUBLICA E SÓ BURRO VAI PRA PARTICULAR….
Cansei de tudo isso, serio. Eu estou me sentindo muito mal, muito.. estudei em vão. Eu nao sei o que fazer.
Eu não sou burra eu só não consegui mas odeio o quanto isso me faz sentir-me inferior
Desabafei. E se me odiar por isso, entra na fila atrás de mim.
Bom dia Cintia!
Você expôs um aspecto muito importante sobre o qual não havia mencionado.
Por exemplo, quando estudei, a faculdade de psicologia de São João del Rei tinha 30 vagas (para o primeiro semestre, integral) e 30 vagas para o noturno. Se você pensar no tamanho da instituição e suas condições, é um número extremamente baixo!
Só para você poder comparar, no ensino a distância – que vem se consolidando para administração, administração pública e licenciaturas – nas federais são oferecidas 300 vagas por turma! Isso mesmo! 300 vagas…
Claro que a distância é mais fácil por causa das acomodações que são divididas em polos e tudo o mais. Mas o que eu gostaria de dizer é que concordo contigo. Não há motivo para explicar o porque de serem apenas 30 vagas. Porque não 50, 100 para o ensino presencial?
Mas vou te contar também uma história. A minha colega da faculdade que entrou no primeiro lugar (ela tirou 100 na redação do Enem em 2001), ela fez um ano conosco lá em São João porque não tinha conseguido entrar na federal de Vitória, ES. Agora, ela era burra? Claro que não! São critérios de avaliação distintos – o que dá estas discrepâncias, ela que passou em primeiro em uma federal não conseguiu nem entrar como excedente em outra…
E sabe o que ela fez? Ela não desistiu. Ela fez um ano em São João mesmo sendo muito distante de sua família e, depois de 1 ano, fez outro vestibular na UFES. E entrou! Isso mostra como o processo seletivo é meio maluco e não avalia de verdade o conhecimento real de alguém…
Então, caso você não queira fazer um cursinho novamente, você pode entrar em uma particular e no final do ano tentar de novo. Outra possibilidade é pedir transferência para uma federal. É um processo mais simples do que o vestibular, dependendo da instituição nem prova tem, é só análise de currículo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, tudo bem?
Vi o seu artigo que tem a ver exatamente com o momento que estou passando agora, mas estou em duvida terrível, que ta me matando!!!
Passei em 2 faculdades, uma particular e outra federal. A particular se chama Unievangelica e é bem conceituada na minha cidade, moro em Anápolis Goias e a outra é a UFGD que é em Dourados Mato Grosso do Sul, bem longe de casa. Os dois são para o curso de Psicologia. Estou na duvida pela facilidade que é essa facul aqui perto de casa e por estar perto da familia e por a outra ser uma federal o que eu meio que sempre quis, mas até agora não sei se é uma ilusão da minha parte por simplesmente ser federal. Seu eu for olhar os prós e os contras financeiramente, compensa ficar na minha cidade, pois, posso fazer o fies ou ganhar algum tipo de bolsa. Mas sempre fica a duvida que sera que não estou me acovardando e não tentando o suficiente. Tenho 20 anos e sou bem tímida. Por um lado penso que posso crescer por ter desafios ao ir pra longe, mas penso ao mesmo tempo que talvez aqui, mesmo estando na barra da minha familia eu possa ter esse crescimento… Me desculpa eu nem sei se estou fazendo sentido algum. Só sei que estou desesperada e morrendo com essa duvida. Me ajuda, por favor!!!
http://www.unievangelica.edu.br/curso.psicologia/matrizcurricular/ Essa é a grade curricular da particular.
E essa da federal de Dourados
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS – UFGD – CURSO DE PSICOLOGIA
HORÁRIO DE AULA 2015/1
1º Semestre
SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
MANHÃ
Lab de Textos Científicos I
FACALE Eixo comum a universidade Prof. a contratar
Eixo comum a universidade
Prof. a contratar Psicologia do Desenvolvi mento I
(72h)
Prof. a contratar
SUBSTITUTO Educação Especial
FAED
TARDE
Introdução á
pesquisa
científica
(54h)
Prof. a contratar
CONCURSO
Sistemas Psicológicos e História da Psicologia I
(72h)
Prof. Paulo
Psicologia,
Ciência e
Profissão
(36h)
Profa. Karen Del Rio
Optativa 1
Prof. a contratar
CONCURSO
3º Semestre
SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
MANHÃ
(licenc.)
Psicologia da Educação
Prof. Jaqueline
Métodos
Quantitativos
em Psicologia
(72h)
FACET
Psicologia da Aprendizagem (72h)
Prof. Cristiano Sistemas Psicológicos e História da Psicologia II
Prof. Paulo Psicologia da saúde I
(72h)
Profa. Luciana
TARDE
Topicos em Cultura e diversidade etnicorracial
FCH
Psicopatologia da Infânica e da Adolescência
(72h)
Prof. Conrado
Neuroanatomia e Neuroanatomia
FCS
LIBRAS
FAED
5º Semestre
SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
MANHÃ
Psicologia humanista, fenomenológica e da Gestalt
(72H)
Profa. Stella
Estágio Supervisiona do em Formação de Professores I
Profa. Jaqueline
Estágio Supervisionado Núcleo Comum I
Profs.
Tatiane
Luciana Karem Rojas
Regina
Conrado
Pamela Grupo e Intervenção psicossocial (54h)
Profa. Jacy
Psicologia e políticas públicas (36h)
Profa. Jacy
Psicopatologia da vida adulta
Profa. Carolina
TARDE
Análise do Comportamento (72h)
Prof. Paulo
Processos Psicológicos Básicos Profa. Karen Del Rio
Psicologia Escolar I
(72h)
Prof. a contratar
SUBSTITUTO
7º Semestre
SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
MANHÃ
Psicologia Escolar I
(72h)
Prof. Cristiano Psicologia do trabalho e gestão
(72h) Profa. Sandra
Psicologia humanista, fenomenológica e da Gestalt
Profa. Stella Teoria da técnica psicanalítica
(54h)
Prof. a contratar SUBSTITUTO Psicodiagnóstico I
(72h)
Prof. a contratar CONCURSO
TARDE
Terapia Comportamental (54h)
Profa.
Tatiane Processos de Avaliação Psicológica I
(72h)
Profa. Pamela
Estágio Supervisiona do em Formação de Professores III
Prof. a contratar
CONCURSO Terapia Familiar Sistêmica
Profa. Carolina
Saúde mental e do Trabalho
(72h)
FCS
9º Semestre
SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
MANHÃ
Supervisão de Estágio
Profa. Luciana Supervisão de Estágio
Profa. Stella
Profa. Pamela Supervisão de Estágio
Profa. Jacy
Profa. Karen Del Rio
Supervisão de Estágio
Prof. Cristiano
Profa. Karem Rojas
TARDE
Supervisão de Estágio
Prof. Conrado/Cátia
Profa. Carolina
Supervisão de Estágio
Profa. Regina
Atividades Complemen tares
Profa. Stella
Supervisão de Estágio
Profa. Sandra
Supervisão de Estágio
Profa.
Tatiane
Olá Caroline,
Bem, uma dica que eu sempre dou é de fazer a seguinte técnica:
https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2012/05/tecnica-para-decidir.html
Uma ideia que me surgiu ao ler o seu texto foi de você fazer um teste. Porque você não tenta por um semestre ou por um ano a federal. Se não se sentir bem (por estar longe da família) você volta e aproveita as disciplinas na particular (que é geralmente mais fácil de entrar).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Caroline!
Então, as grades vão ter sempre um padrão nacional, por isso não dá para avaliar apenas por elas, ok?
Você tem que pensar não só na qualidade e avaliação da instituição, mas também em todos os outros detalhes ligados à sua situação familiar, econômica, emocional, etc.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá de novo Felipe!
Então se eu me decidir por ir para federal, como estou achando que vou fazer… Eu realmente posso aproveitar as matérias da ufgd aqui nessa particular?
Porque a grade me pareceu diferente… Porque seria de uma grande ajuda se pudesse ser assim, porque tenho 20 anos e já não posso mais perder tempo…
Olá Caroline,
Então, é possível sim aproveitar diversas disciplinas. Mas nunca é 100% a taxa de aproveitamento. Apesar de haver um planejamento nacional curricular, as instituições tem certa autonomia. Por exemplo, história da psicologia pode ser dada em 90 horas ou em 60 horas. Às vezes, uma disciplina tem nome diferente mas praticamente o mesmo conteúdo. Enfim, vai depender da avaliação da instituição para a qual você estiver indo.
Digo que não é 100% de aproveitamento porque temos que pensar que as faculdades particulares são empresas e, por isso, visam ao lucro. Quanto menos disciplinas aproveitarem, mais o aluno terá que pagar as mensalidades.
Mas de toda forma, considere a possibilidade de morar um tempo fora. Normalmente é bastante enriquecedor!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Se eu entrar numa faculdade de psicologia particular com o CI 3 e o IGC 2 avaliada pelo mec, trará desvantagem no meu currículo quando me formar?
Olá Vinícius!
É difícil as empresas avaliarem um candidato tendo em vista apenas a faculdade ou mesmo o histórico durante a faculdade. Um processo seletivo é bem mais aprofundado e envolve questões de personalidade e competência técnica. E, no fundo, não é a faculdade que dá isso, mas o próprio aluno buscando sempre novos conhecimentos e aperfeiçoamento pessoal com terapias, coaching, cursos, seminários, etc.
Pela minha experiência trabalhando no RH, então, diria que não há esta desvantagem. Em centenas e centenas de processos seletivos no qual atuei, apenas uma única fábrica exigiu que os candidatos a trainee fossem formados em federal. Mas isso é muito raro de acontecer e aconteceu em uma vaga para engenharia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, tudo bem? Realmente, essas diferenças de universidades públicas e privadas é um assunto que me angustia bastante, e me faz pensar também. Eu estou graduando em psicologia , porém pude estudar somente por um ano em uma universidade federal, a UFGD (Dourados). Por alguns fatores, infelizmente, terei que que continuar o curso em uma universidade privada. Gostaria de saber se conhece a UCDB (Mato Grosso do Sul), ou se já ouviu alguma referência, em especial ao curso de psicologia. Eu estou realmente angustiada com essa mudança de ensino que ocorreu, e já sinto claramente tais diferenças. São inúmeras pequenas diferenças, detalhes que fazem uma grande e real diferença no final. Desde a autonomia individual do aluno, até o ambiente da universidade( curso não mais integral, um clima de maior correria e menos “acadêmico” digamos assim).
Professores que formaram na própria universidade privada que estudarei, e a metodologia também muda bastante, assim como a grade. Menor tempo de aula por exemplo… Porém a estrutura é ótima( laboratórios e clínica), mas apesar do que falarem, sempre será um episódio que de certa forma me angustiará, pela sensação de estar perdendo muito em relação. Queria muito mudar e “revolucionar” de algum modo essas diferenças, tanto de ambiente acadêmico, como de metodologias. Talvez não aceitar aulas tão mastigadas (sensação pessoal), correr atrás, não se acomodar, procurar dar eu melhor em todos os âmbitos, ler por conta, estudar por conta, manter contatos dentro e fora da faculdade( conhecer outras pessoas, outras culturas), e principalmente fazer desses cinco anos os meus melhores. ( Tanto de valor pessoal, como de sucesso acadêmico). Ou seja, eu ser a maior e talvez única responsável por esse sucesso. E não mais aquele nome da universidade, que sabemos que não é apenas seu nome que a faz ser de qualidade, é claro.
Enfim, gostaria mesmo é de saber sua opinião a respeito (é engraçado, pois conheço teu site antes de decidir pela psico, mas somente depois de tudo decidi comentar algo), e se tu conhece a universidade privada citada acima. Obrigada.
Olá Raíssa!
Eu não conheço as faculdades que você citou. Infelizmente ainda não tive o prazer de conhecer a sua região.
No final das contas, é sempre uma escolha pessoal – que você deverá fazer. Mas é legal lembrar que as Universidades foram criadas há muitos séculos e que neste nosso século temos à disposição ferramentas tecnológicas que seriam impensáveis (mesmo há poucas décadas).
Portanto, para se formar é preciso passar por uma estrutura formal. Mas o conhecimento agora está conosco o tempo todo e realmente só depende do aluno aprender.
Uma coisa que eu recomendo muito é estudar línguas. Inglês, francês e/ou alemão são muito importantes porque conseguiremos ter acesso a mais conteúdo online, livros, etc.
Boa sorte e sucesso pra ti!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, de novo. Acabei de ler os comentários acima, e estou abismada com a coincidência quase absurda (por teu site abranger todos os estados do país). Os comentários acima foram dialogados por uma suposta caloura minha, se ela realmente fosse estudar na UFGD, e se eu continuasse como eu gostaria de estudar lá. Se Caroline está em dúvida, eu peço a ela( der tempo de ver essa mensagem, e se você puder avisá-la por mim), é que vá sim para Dourados cursar na federal de lá. Vale demais a pena, por inúmeros fatores. Desde a oportunidade de cursar o curso almejado numa pública, até de ir morar sozinha, etc. (Uma das maiores experiências que um estudante pode ter).
Meu conselho e quase pedido é esse, que não jogue tal oportunidade fora. São discretas diferenças (público e privado), mas que no fim se tornam em quase gritantes diferenças. As duas possuem vantagens e desvantagens, e é claro, o aluno faz a faculdade, porém é mais fácil dele fazer quando se conhece os dois lados da moeda, e esteve em duas diferentes salas de aula. Quando se conhece as vantagens de um lado, e tenta perpassá-lo para o outro, e vice verso. Pois é quando estamos em uma situação desconfortável ou menos indesejada, que conseguimos mudar algo. Pessoas acomodadas, às vezes, nascem das situações “boas”. E mudanças, muitas vezes, provém dos desconfortos existentes. Espero que seja assim um dos caminhos para se fazer um bom estudante.
Ah sim, e muito obrigada pelta atenção rs. Boa sorte e sucesso sempre para ti também, e parabéns pelo site, ele é muito bom! :)
Essa mensagem é para “suposta caloura” rsrs. (Caroline). Se me permite dar um conselho: Faça sempre o que tua vontade de dentro pede, e todos os lados possuem suas partes boas e ruins. Mas se for para MS, não irá se arrepender, pode ter certeza. Seus veteranos serão pessoas maravilhosas, te acolherão imensamente bem, assim como a pequena cidade rs. Conheço o curso, a faculdade, seus supostos professores, e principalmente veteranos, e digo que a experiência vale demais a pena, em vários sentidos. É estranho dizer tudo isso por aqui, sem nem conhecer, mas apenas me identifiquei com teus comentários, e digo que a história é parecida, só que ao contrário rs. Até mais, mas no mais boa sorte, e independentemente de nossas escolhas pessoais, SEMPRE podemos fazer acontecer, e sempre haverá o teu lado bom. Sempre. Apenas jamais se acomode, e sempre arrisque arriscar rs ;)
Oi Raissa, tudo bem?
Muito obrigada pelo conselho. Eu decidi ir pra ufgd, e por ter sido uma decisão difícil pra mim, ainda resta o medo de se arrepender … Suas palavras me deram paz! Vou me arriscar e sei que não vou me arrepender da tentativa.Obrigada!! E uma ótima experiência pra vc nessa nova etapa e nova faculdade!!
Boa noite,Senhores.Muito bom seu texto e as suas Respostas.Parabéns.Poderia me Responder uma coisa? Você tem esperança que um Aluno de Escola Estadual,passe na Federal? Mesmos com a enorme desvantagem de um que estudou na Escola particular?
Oi Caroline, eu de novo rs. Caracas, eu estou muitíssimo feliz pela sua decisão, de verdade. E por um lado triste, por não poder ser de verdade tua veterana rs. Aconteceram muitas coisas, e infelizmente não foi uma “decisão” que me fez feliz deixar a faculdade, mas eu moro perto de Dourados, e por conta das amizades, e pelas minhas lembranças, visitarei sempre. Nos encontramos por lá, e realmente estou muito feliz por ter tido esse diálogo contigo.
No mais, boa sorte pra gente, e na verdade independentemente dessa discussão de faculdade pública ou particular, a fase é a mesma. A fase universitária. Depende muito da gente poder fazer dessa fase uma fase ótima. Em todos os âmbitos e sentidos. Desejo a ti tudo de bom nessa nova etapa,e pode apostar, dará tudo certo. (Apesar de que, nada impede que novos rumos apareçam também). O que vale é a experiência sempre.
PS: Eu também sou tímida e tenho sua idade, e sabe, nunca é tarde pra nada.
PS2:. Apesar de ter perdido muitos privilégios, não é qualquer um que conversa com seu “calouro” pela primeira vez em um site de rede nacional. Quando eu já achava que havia perdido tudo, recebi esse diálogo que posso chamar de presente rs. Obrigada, tudo de bom e até mais!
E é claro, gostaria de agradecer ao Felipe de Souza, dono do site e post, por essa oportunidade. Novamente o parabenizo. Até mais.
Gostaria de falar uma última coisa. Apesar de eu ter opinado, aconselhado, e ter falado o que eu pensei, foi algo momentâneo e impulsivo. Na verdade bastante pessoal. Portanto, queria salientar que independentemente do que os outros pensam, o que importa é o que cada um pensa para si. Ou seja, o que pode ser melhor para um, pode não ser para o outro. Tudo é extremamente relativo, e por vezes nos esquecemos disso, e dos diversos fatores que nos rondam.
Enfim, que todos façam sempre o que no fundo se próprio deseja, e não ligar tanto para opiniões e pressões da sociedade.
No quesito do tema do post , a respeito de “graduações”: são apenas 5 ou 6 anos. Os estudos vão muito além disso, hoje em dia. Temos diversas ferramentas atualmente que nos auxiliam bastante, e o mais importante é nossa força de vontade.
PS: Desculpe por ter dado uma de Augusto Cury rs. Apenas senti na “obrigação” depois de ter me “infiltrado” nos comentários do post e fugido muito do tema rs…
Olá Luciana!
É claro que é possível!
Conheço varios que conseguiram. Com a internet agora só não estuda quem não quer mesmo…
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi Luciana, sei que sua pergunta foi para Felipe, porém se me permite(os dois), diria que não sim, muito mais que esperança na verdade. Estive em uma sala de aula federal, e mais da metade da turma vinha de escolas estaduais.
Olá Felipe!
Estou na famosa e cruel dúvida, particular ou federal?
Se fizesse particular faria Mackenzie por ser em São Paulo, cidade que resido (Embora possui um preço bem salgado)
Se fizesse federal iria ser na UFMT (Que foi a que eu prestei no SISU e passei). Por sua opinião de aluno de federal, é melhor ir para a federal do Mato Grosso ou fazer Mackenzie mesmo?
Obrigada desde já!
Olá Gabrielle!
Certamente as duas faculdades são excelentes!
Você terá que avaliar outras questões como o fato de ter que mudar de cidade, por exemplo, para se decidir.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi Felipe!
Estou entre a PUC São Paulo e Unesp Bauru. Já comecei a fazer PUC e o curso me parece bem completo (até mais que a Unesp que parece ter uma grade mais básica e tradicional), principalmente no quesito da prática que vcê citou no seu texto. Ainda não sei em que quero trabalhar dentro da psicologia, mas provavelmente, será voltado em “clinicar”, atendendo pessoas. Temo que escolher a unesp seja muito focado p parte acadêmica profissionalmente.
Já me matriculei na unesp também, mas como as aulas começam só em abril por conta das greves, estou muito dividida ainda p decidir. Quanto aos gastos, como moro em São Paulo, terei um custo razoavelmente alto, morando em Bauru, c moradia, alimentação e viagens, então mesmo não pagando os estudos, terei gastos pessoais. Minha indecisão maior é quanto ao ensino, o que acha? E outra coisa que penso é: indo morar no interior não posso acabar me prejudicando por sair da “cidade grande”, quanto as oportunidades de trabalho?
Penso muito nas experiências que posso ter na faculdade pública também, talvez defina minha carreira, me aproximando de questões sociais! E uma última coisa, a unesp tem bolsas c o ciências sem fronteiras p alguns cursos, vcê sabe se a psicologia entra nessa? E as iniciações científicas, bolsas p exterior, são bem acessíveis ou tem um processo seletivo acirrado?
Obrigadão desde já! Beijão!
Olá Carol,
Bem, esta é uma questão em que sempre temos que pesar todos os detalhes para tomar a decisão mais acertada.
Mas, em minha opinião, a Unesp e a Puc-SP são cursos excepcionais. Tanto em um como em outro você certamente terá uma excelente formação.
A Puc, inclusive, é bastante reconhecida como uma área de excelência em pesquisas exatamente por ter diversos programas de pós-graduação na área (mestrado e doutorado). Por isso, não vejo uma diferença de a Unesp ser mais acadêmica do que a PUC. Acredite, ter uma vertente mais acadêmica ajuda a todos e não só quem quer seguir carreira como professor.
Sobre cidade do interior ou capital, creio que é uma questão de gosto. Muitas pessoas se formam em faculdades do interior (como eu) e não ficam ligados à sua cidade de formação. Outros já formam em capitais e vão para o interior, rs.
O que pode dar diferença é nos estágios remunerados durante o curso. Em São Paulo é muito provável que você encontre mais vagas para estudar e trabalhar do que em Bauru.
Sim, me parece que no começo do Ciência sem Fronteiras, as humanas ficaram de fora. Agora parece que a psicologia foi incluída. Não tenho acompanhado muito essa parte, mas vi algumas notícias de alunos – inclusive de faculdades particulares – que fizerem o Programa.
Sobre estudar fora, mestrado e doutorado, dizem que é mais fácil de passar do que aqui. Também já ouvi de muita gente que os programas lá fora são menos exigentes do que os daqui.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Obrigadíssima pelas dicas Felipe!
Curso de psicologia unip e bom. Fica mais proximo de minha casa
Boa noite Felipe, Me chamo Eduardo e moro em Porto alegre.
Sempre tive o objetivo de estudar engenharia civil, pois sempre gostei dessa profissão. Em 2014 eu estava fazendo o pré-vestibular para tentar entrar na UFRGS para esta engenharia. Entretanto, como trabalhava e não tinha um largo espaço de tempo para me dedicar a somente estudar, acabei optando por me inscrever na engenharia de materiais que, por sua vez, além de ser “parecida” com a civil não tinha uma nota de corte tão grande como a da engenharia civil.
Resultado disso: passei no vestibular para engenharia de materiais.
Minha situação é a seguinte: Estou cursando o primeiro semestre de engenharia de materiais na UFRGS. Entretanto, não estou gostando do curso.
Me informei junta à universidade e não tenho a possibilidade de migrar internamente para a engenhara civil.
Como eu havia feito o ENEM em 2014, ainda tenho a minha nota para conseguir bolsa em uma instituição privada no meio do ano.
Me ajuda por favor. Não sei o que faço.
Olá Eduardo,
Bem, eu sugiro que você faça orientação profissional ou coaching de carreira para entender melhor as suas escolhas.
Mas como dica, desde já, pense se você não tivesse passado em engenharia de materiais. O que você iria fazer?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, primeiramente queria de parabenizar pelo trabalho, segundo queria pedir tua ajuda. Minha situação é a seguinte:
Tenho 16 anos vou concluir o ensino médio, e quero muito estudar psicologia, desde o 8º ano, no entanto tenho muitas dúvidas ainda, (até porque quero muito trabalhar e estudar ao mesmo tempo) por exemplo alguns psicólogos me dizem que eu posso conseguir um estágio não-remunerado com apenas dois anos de estudo, outros dizem que não, que no geral só com 4 anos ou 8 períodos eu consigo um estágio remunerado. Daí queria saber com quanto tempo de estudo eu posso conseguir um estágio remunerado.
Desde já agradeço.
Olá Lucas,
As duas respostas estão certas. Tudo vai depender do estágio e do local que está abrindo a vaga, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe,
Qual faculdade é melhor para Psicologia a UNIP – Campinas ou a Unisal – Campinas no colégio liceu ?
Olá Eder,
Infelizmente não conheço as duas instituições ai para dar uma opinião, ok?
Oi Felipe, estou cursando Gestão de RH e depois quero fazer psicologia. Será que consigo eliminar matérias?
Olá Amanda!
Sim, provavelmente conseguirá eliminar algumas matérias sim, ok?
Tudo vai depender da faculdade na qual você se inscrever.
Boa tarde, eu gostaria de saber, qual a desvantagem de estudar em escolas particulares… Poderei entrar em uma faculdade federal através do ENEM, correto? Com o sisu…
ah entendi, obrigada :)
Olá Isadora,
Na maior parte dos casos nós temos uma hierarquia de qualidade que segue:
1) federais e estaduais
2) fundações (como a PUC)
3) particulares maiores
4) particulares menores (do interior)
A vantagem de fazer uma faculdade pública é que é gratuita e a qualidade, geralmente, é maior.
Sim, nas particulares o processo é esse.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Uma excelente tarde Felipe! Gostaria de saber qual a melhor faculdade de psicologia de Bauru- SP.Obrigada!!!
na particular tu passa mais rapido do que a publica? ou é a mesma coisa?
so´essa duvida
Oi Anderson, o tempo padrão é sempre o mesmo. O aluno pode atrasar e demorar mais, mas o tempo mínimo é igual.
Olá Glauciane!
Não conheço todas para te dizer. Mas certamente a Unesp é excelente!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, Felipe. Gostaria de saber se o curso de Psicologia na UEMG Divinópolis é bom. Procurei por toda a internet e até no site do MEC sobre a Universidade, mas não achei nada. Inclusive, encontrei até de Universidades particulares menos conceituadas, mas não da estadual de Minas. Abraços
Olá Thiago!
Infelizmente eu não conheço para lhe informar.
Procure no facebook por grupos de lá. Certamente o pessoal vai te dizer como é, ok?
Oi Felipe, recentemente a UEMG têm passado por um período de mudanças , absorvendo novas unidades e têm crescido muito em níveis de qualidade e alunos , atualmente se não me engano é a 3 maior universidade de MG . Estou em dúvida se vale a pena começar um curso de engenharia civil nessa faculdade ao invés da UFSJ . Gostaria de saber a sua opinião acerca da UEMG e se voce acha que se tornará em uma universidade promissora.
Olá Jonas!
Certamente as duas faculdades são excelentes. Cabe a ti avaliar, então, questões como distância de casa e outros fatores pessoais.
Olá, ultimamente estou confusa no que fazer. Eu faço o curso de Gestão da Informação numa Universidade Federal, é um curso muito bom, interessante. Mas antes de começar o curso, tinha prestado o vestibular para Ciências Contábeis, que era o que eu queria, mas não passei, aí fui pra Gestão mesmo. Fiz um semestre, com esperanças de que seria remanejada em Ciências Contábeis. Porém, não fui. E agora estou confusa se continuo no curso de Gestão ou se vou para uma particular em Contábeis. Ou se faço enem de novo… Na sua opinião, o que eu deveria fazer?
Olá Felipe, estou me mudando para Minas Gerais e pretendo cursar psicologia em uma faculdade particular pois, infelizmente, não consegui nota suficiente no ENEM para ingressar em psicologia na federal. Atualmente me encontro com uma dúvida enorme! Não sei se inicio logo a faculdade de psicologia em uma particular mesmo ou se me preparo mais um pouco para tentar ingressar na federal. A universidade Newton Paiva fica ao lado da minha futura residência, o que seria uma grande vantagem pois não gastaria com transporte. Gostaria muito de ouvir sua opinião com relação a faculdade, segue o link: http://newtonpaiva.br/home
Ola’ Felipe, gostei bastante do seu texto e da sua pagina ao todo! Quando estive na epoca de prestar o vestibular, eu tinha muito receio em estudar em uma faculdade particular por causa do estigma que e’ criado em relação ao profissional que provem de uma instituição privada. Embora houvesse este receio, acabei de formando em Letras em uma faculdade particular que eu considero ter sido excelente, mas hoje não me vejo mais trabalhando nesta área. Decidi ha’ pouco tempo que eu voltaria ao meu desejo inicial que era estudar psicologia (e não letras rs) e mudar de área de atuação. Hoje estive na UNIP para deixar minha documentação para analise … quem sabe eu possa eliminar algumas matérias, ne’ rs. Vendo teus comentários e sabendo que você esta’ na área, gostaria de saber se você conhece um pouco da UNIP e se consideraria o curso de psicologia deles bom. Obrigada desde ja’.
Olá Caroline,
Bem, estas são decisões de curto prazo.
O que é mais importante considerar é: qual curso você deseja fazer? Qual diploma você quer ter? Em que você deseja trabalhar?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola Paula!
A Newton Paiva é uma instituição muito conhecida. Não conheço pessoalmente, mas ouço falar muito bem.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Pamela,
Uma grande amiga minha fez psicologia na UNIP e conseguiu uma ótima colocação no mercado. O seu trabalho é excelente. Creio que o que é mais importante hoje em dia Pamela é a vontade de estudar. Com a internet, podemos aprender muito. Assim, é o aluno que faz a sua graduação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Estou nessa dúvida cruel. Na minha cidade o curso de psicóloga só tem em uma particular,sempre quis fazer psicologia e o curso chegou recentemente, como pretendo fazer pelo FIES, algumas pessoas me aconselharam a não fazer pq é uma faculdade não muito bem remunerada e coisa e tal e que pelo FIES não compensa,ou seja, se não for psico não será outra. Tbm tenho medo do mercado de trabalho por me formar em uma particular, e ainda não ser bem remunerada.
Eu estou com uma pequena duvida, devido a que hoje as faculdades privadas estão caras na sua maioria e entrar em uma publica é quase utopico resolvi pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo) na qual tem um excelente preço acessível em comparaçãoa propia grade e com outras de menor qualidade. Gostaria saber a sua opinão referente a mencionada universidade e sua grade curricular. Atte. Nelson
Felipe, você já ouviu falar da UNA em Belo Horizonte? Consegui um desconto no curso de psicologia para essa Universidade, mas não conheço ninguém que estude lá.
Olá Virginia!
Infelizmente não conheço.
Sugiro que você procure nas redes sociais por alunos e ex-alunos, ok? Geralmente no facebook existem grupos das instituições e cursos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Nelson!
A UMESP é uma faculdade muito reconhecida e recomendada, ok?
Certamente será uma boa escolha.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, tenho 16 anos to terminando ensino médio e quero fazer psicologia, quais faculdade você me daria ?
Desde já agradeço.
Olá Ana!
Existem muitas e muitas faculdades boas.
O ideal é localizar as mais próximas da sua casa / cidade.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, acesso o seu site há um bom tempo e ele vem me ajudando muito e agradeço por isso, expor assuntos como esse com certeza ajuda muitas pessoas.
Então, não sei se alguém já fez esse tipo de pergunta (não deu pra verificar nos comentários pois são muitos) mas eu gostaria de fazer uma pergunta sobre o que ultimamente ouço quando converso sobre as vantagens da pública e da particular em relação às minhas condições (devido eu morar no interior e ter que me mudar). Estou terminando o ensino médio e me encontro numa fase extremamente confusa de “pra onde eu vou?”, “o que eu faço agora?”, “Que universidade eu tento uma vaga?”.
Como eu já disse, moro no interior do Rj e conversando com algumas pessoas já experientes em questão de universidades, muitas delas falaram sobre o fato visível das dificuldades que no momento se encontram as faculdades públicas (pelo menos no RJ), como as greves e precariedade em geral. A questão é: “você começa a fazer a faculdade numa universidade pública, só não sabe quando termina…” Isso é uma das minhas dúvidas quanto a me dedicar para passar e me decepcionar caso eu consiga a vaga!
Na sua opinião, mesmo como as greves e riscos de mudanças repentinas que nem sempre estamos preparados ou não concordamos, vale a pena? Que dica você me daria em relação a essa questão…?
Desde já, agradeço!
Olá Isabela,
Eu não posso dizer quanto ao futuro. Então vou dizer da minha experiência.
Eu fiz a graduação na UFSJ. Entrei para o primeiro semestre de 2002. Deveria começar em fevereiro. Começou em junho. Apesar disso, curiosamente, consegui fazer mais semestres em menos tempo (já que devido ao atraso, as férias foram diminuídas). Assim, de junho de 2002 a junho de 2006, fiz 9 semestres. Ou seja, ganhei 6 meses. É curioso colocar dessa forma, não é?
Claro que tivemos muitas desvantagens, como ter aulas no calor de dezembro, perto das festas de fim de ano, em janeiro, etc. Mas no final, acabou valendo a pena para mim. Economizei seis meses de aluguel.
Eu diria o seguinte hoje. Se puder fazer em uma universidade pública, faça. Porque as vantagens serão maiores, especialmente quanto a não ter que pagar mensalidades. Se puder pagar as mensalidades de uma faculdade particular que tenha mestrado e doutorado na área, então seria o equivalente de uma pública.
Ainda que o governo esteja cortando gastos na educação, os professores concursados tenderão a continuar lá e tudo o que precisamos é de bons professores.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Professor Felipe
Lendo seus comentários, não concordo quando o senhor fala que em faculdade particular se compra diplomas, estudo em uma, e quando fazemos exames temos em sala dois examinadores nos observando, a nossa média é 7, e eles não passam alunos por míseros décimos. Também venho lhe informar quanto a questão de presença, se tivermos menos que 75% somos reprovados, independente da nota, seja ela ruim ou ótima. Então usando a minha lógica, e a minha opinião, faculdade nenhuma particular quer dar diploma aluno sem que ele alcance sua média nas matérias de sua grade, assim, repetindo-as novamente no próximo período e pagando muito caro por isso. Não só a grana que vai embora, mas como seu tempo . Eu acho um absurdo a discriminação aos alunos de faculdades privadas, porque não é só na PUC ou Mackenzie que tem alunos ou professores fantásticos. O brasileiro ainda é muito preconceituoso, mente fechada quando se fala em faculdades particulares. Eu me pergunto , num país onde a corrupção chega em todos os setores, será que nunca chegou ao tao temido MEC? … as Federais desse país são boas, mas nunca receberam um Nobel como na Argentina. Talvez sejam boas para brasileiros. Desculpe a minha indignação, mas existem alunos e professores com excelência sim em outras universidades privadas, que são tradados como lixo por alunos ou ex alunos de federais, e pelo mercado sem ao menos saberem do que são capazes.
Oi Luciana,
Não foi minha intenção. Até porque a carreira acadêmica de um professor muitas vezes passa por muitos anos de experiência (em escolas públicas de Ensino Fundamental, Médio), em faculdades particulares, etc. Creio que o grande diferencial é mesmo a questão da estabilidade na carreira, ok?
Desculpe se em algum momento o que disse pareceu ofensivo. Eu inclusivo vou dar aulas no próximo ano em uma universidade que está abrindo agora. Portanto, respeito muito todos os esforços que visam trazer educação às pessoas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom dia… Sou estudante de psicologia na São Camilo, estou no 2° semestre. Estava pensando em mudar para a UNIP ou para a FMU, pesquisei bastante e cheguei a conclusão que a São Camilo é a melhor entre essas 3. Você teria alguma opinião para me ajudar? A informação que eu consegui da UNIP é que a faculdade foca no melhor apenas nos alunos que lhes darão fama no ENAD e também que o professor não tem liberdade para dar uma boa aula, precisa seguir restritamente o cronograma, sem se importar com o que a sala realmente precisa. Sobre a FMU, sei que alguns professores que não possuem base de conhecimento em uma certa matéria são colocados para dar aula sobre uma matéria a qual não possuem base para poder passar um bom conhecimento. O que você sabe sobre essas 3 faculdades?
Considerei em mudar para a PUC ou MACKenzie, mas o preço está além do que posso pagar…
Agradeço desde já (:
Thais
Boa tarde Felipe, estou concluindo o terceiro ano do ensino médio e moro em Londrina. Desejo o curso de Psicologia e não tenho muitas opções de faculdades, devido a restrição a minha cidade, portanto prestarei UEL e já prestei PUC, e passei. A concorrência na UEL está como o 2 curso mais concorrido, e todos os outros cursos caíram a concorrência, visto que a infraestrutura está péssima, e há 2 meses a Universidade encontrava-se interditada por uma greve que durou por volta de 3 meses, presumo que a qualidade, ainda que seja pública, tenha caído. Tenho receio de cursar PUC apesar de saber que é uma instituição séria e conceituada, por medo de não conseguir empregos ou cargos bons devido a formação na particular. O que você acha que eu devo fazer?
Olá Caroline,
É muito difícil ser questionado sobre a faculdade que cursamos, quando já somos formados. Pode ser um ponto em uma análise de currículo para trabalhar em uma empresa, mas, em geral, o tempo de experiência, os contatos, outros cursos, etc, são muito mais relevantes do que aonde fizemos a graduação, ok?
De toda forma, a PUC é talvez a melhor faculdade de psicologia privada.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Thaís,
Infelizmente não conheço muito bem estas instituições de ensino para te indicar.
Recomendo que você procure alunos e ex-alunos e converse com eles, veja as instalações e pense nos fatores práticos, com distancia e custos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá
Tenho 16 anos e vou fazer o pism mais tô muito inseguro , quero muito fazer psicologia mais se eu não conseguir a nota mínima vou ver se da pra fazer geografia mais no medo de não conseguir queria saber se aqui em jf tem uma particular boa que eu poça fazer psicologia e se vale a pena menos psicologia na particular
Mateus,
Sim, em JF existem faculdades particulares de psicologia que são boas, ok?
É só pesquisar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola Felipe, muito bom o texto!
Vou fazer umas perguntas, pois percebi que você tem experiência no assunto.
A Puc-Campinas é uma boa universidade? É reconhecida pelo mercado de trabalho? Fui aprovado lá, no curso de ciências econômicas.
Entre ir para a Puc-Campinas, e fazer cursinho para tentar ser aprovado na FEA-USP, qual a melhor opção?
Obrigado dede já.
Olá Felipe, tudo bem?
Eu estou em um tremendo dilema: passei em uma faculdade pública e em uma particular (onde o curso que pretendo me graduar é conceituado) e não sei em qual das duas devo entrar. Mas a minha real dúvida é em relação à pós graduação. Caso eu opte por cursar a particular, poderei posteriormente fazer a pós em uma pública?
Olá Mariana!
Sim, poderá!
Acho que os psicólogos formados em Universidades públicas obviamente desfrutam de uma formação teórica superior, mas sinto também que no caso da Psicologia Clínica, poucos suportam a dureza do começo, dos primeiros dez anos. Ao mesmo tempo de fato quemestuda em universidades particulars, quase sempre tam maiores dificuldades no campo téorico. Sou psicanalista e no caso da Psicanális, importa muito o que o sujeito faz depois de graduado.
Boa tarde, Felipe!
Você sabe me informar quais os requisitos, a forma de ingresso em uma federal para quem vai tirar a graduação em uma particular e deseja uma pós na pública?
Marina,
Os processos seletivos em federais para a pós-graduação são os mesmos para quem formou em um federal, estadual ou particular, ok?
É preciso acompanhar os editais de processos seletivos para saber exatamente o que é preciso apresentar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Se eu não tiver estudado em uma escola pública durante o ensino médio, eu posso ingressar em uma faculdade pública (federal ou estadual)?
Sim, pode sim. A questão de ter frequentado a escola pública é que algumas vagas em universidades públicas são destinadas para cotas para quem não frequentou escola particular, entende. O restante das vagas é por livre concorrência.
Olá, Felipe!
Excelente texto! Estou passando por um dilema referente ao assunto: Tenho 21 anos, moro no interior de São Paulo e consegui uma vaga pelo Sisu para estudar História na UFG (Universidade Federal de Goiás). Porém, agora consegui uma bolsa remanescente do Prouni para estudar Direito na Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo). História era minha segunda opção, meu objetivo mesmo era estudar Direito, não só por ser uma área que eu amo, mas até por ser mais promissor do que História, que é uma área que levo mais como hobbie. Minha dúvida é, devo levar mais em conta a instituição ou curso? Ou seja, continuar com a vaga de História na federal ou partir para o curso de Direito na particular?
Desde já, agradeço!
Olá Leonardo,
Na minha opinião, o curso.
Olá Professor Felipe,
Bom, meu nome é Samantha, tenho 26 anos e moro em Ubatuba, litoral Norte de SP.
Há uns dias atrás, conversando com um amigo, reacendeu em mim um antigo amor pela Psicologia. Decidi prestar o enem esse ano e fazer uma Federal porém me senti completamente perdida quando fui pesquisar as Universidades, ( me mudarei para o Rio de Janeiro ou para São Paulo pra cursar), é encontrei somente períodos integrais. Eu trabalho desde os 13 anos e sempre estudei em escola pública mas sei da minha competência para conseguir a abençoada vaga na Federal, só não sei o que vou fazer pra conseguir cumprir a grade integral e me sustentar em qualquer das cidades. Gostaria muito da sua ajuda porque é uma fase de decisões importantes pra mim e não vou deixar passar essa.
Desde já, grata!
Samantha.
Olá Samantha, dá para encontrar faculdades muito boas também nestes lugares que são no período noturno.
Olá Felipe , sei que escreveu esse texto já faz um tempo , mas foi bastante esclarecedor ,estou passando por um fase que tenho que me decidir.Moro no interior de Minas ,e sou apaixonada por psicologia,a faculdade mais próxima da minha cidade é uma hora e meia daqui ,onde posso ir e volar todos os dias sem muito gastos (a prefeitura oferece transporte),as faculdades são particulares e não muito reconhecidas.Meu sonho é federal , mas com o ensino que tenho acredito que não seja o bastante para conseguir esse ano ,então eu precisaria de um cursinho ,que também fica longe da minha cidade ,mais longe ainda,teria que morar na cidade para fazer o cursinho .Resumindo os gastos que terei fazendo cursinho será maior ,claro,e caso eu conseguisse passar na federal após o cursinho ,teria que me mudar também , sendo as federais mais perto UFMG e UFJF ,os gastos cursando em uma federal e particular seriam relativamente os mesmos .Enfim , o que você me aconselha ? Quero o que seja melhor para a minha formação e também para o meu bolso(de meus pais aheuhaeua).E estou adorando o site ,parabéns .Desde já obrigada !
Olá, Felipe. Meu caso é um pouco complicado mas vou tentar explicar. Eu me formei ano passado e desde então venho estudando para conseguir uma boa nota no Enem e uma vaga em uma instituição, seja pública ou privada. Mas pretendo cursar biotecnologia e na região onde moro aqui no interior de SP é bem difícil encontrar o curso, até mesmo em faculdades particulares. Eu tenho condições de fazer faculdade particular mas no meu caso é porque o curso é um pouco difícil de encontrar mesmo apesar de estar em alta. Se caso eu não passe no enem, o que você me recomenda, mudar para Curitiba que possui o curso de graduação em biotecnologia na pucPR ou aguardar a puc ou outra instituição privada da minha cidade abrir vagas para o curso, já que há muitas solicitações? Por favor me ajude, estou um pouco confusa quanto a essa decisão. Desde já agradeço!
Olá Felipe! O seu texto me ajudou muito. Gratidão em saber que existem pessoas como você para orientar quanto a escolha de uma instituição, onde estudar etc. Moro em Campinas, SP e estou me preparando para entrar no curso de farmácia, mas caso eu não passe para uma instituição pública, agora já sei qual universidade particular escolher. Muito obrigado mesmo!
Faz tempo que tenho dúvidas quanto à isso. Mas meus problemas estão resolvidos agora. Muito obrigado! Eu só tenho uma dúvida: de acordo com quais critérios uma universidade – seja pública ou privada – abre novos cursos? Se eu ou amigos fizermos uma solicitação, seria possível de acontecer?
Olá Felipe. Caso eu não consiga vaga em alguma faculdade pública na região de São José dos Campos onde moro e eu precise mudar de cidade ou estado, como lido com isso? Minha vontade de seguir meus sonhos fala muito alto mas nunca morei sozinha para estudar. É difícil ou com o tempo a gente acostuma? E outra pergunta, se caso eu mude de cidade ou estado, quando eu for fazer estágio eu posso fazer em São José dos Campos ou tenho que fazer onde eu tiver estudando? Obrigada
Oi Laura,
É realmente uma mudança significativa na vida. Em geral, nos acostumamos com o tempo.
Os estágios são na maioria das vezes na cidade da faculdade ou próxima. Existe a possibilidade de fazer em outra cidade / estado, mas é relativamente mais raro.
Oi Gustavo!
Creio que vai do interesse dos professores em oferecer uma nova graduação.
Olá Beatriz,
É uma escolha que você terá que tomar em algum momento. Infelizmente, alguns cursos são mais raros. O problema é não ter a previsão de quando ou se vai abrir em uma região mais próxima.
Olá Paula!
Neste caso, é realmente uma questão de pesar os prós e contras. Boa sorte ai nos seus estudos!