Olá amigos!
Continuando a nossa série de textos que falam de Dinheiro e Profissão, vamos dar dicar de como se preparar para concursos, tendo como objetivo ajudar na preparação da avaliação psicológica. As dicas dadas aqui valem para todos os concursos, embora possuam diferenças na forma de avaliação, penso que o conteúdo deste texto será útil para todos os concurseiros.
Mas antes de falarmos das dicas para a preparação emocional e mental, gostaria de mostrar como funciona o processo de seleção e de avaliação psicológica.
Na iniciativa privada ou na administração pública (ou público-privada), quando há a criação de uma vaga é feito o levantamento das necessidades. Ou seja, os diretores ou gerentes da área vão avaliar a quantidade de profissionais que serão necessários contratar, bem como o perfil profissional de cada um deles.
Por exemplo, em uma determinada cidade, há falta de psicólogos. Os gestores da saúde, então, consideram a necessidade de contratar 3 profissionais. Mas como será o perfil profissional de cada um destes 3? Supondo que 1 vaga seja para psicologia clínica, 1 vaga para psicologia escolar e 1 vaga para recursos humanos, o perfil profissional de cada um destes 3 profissionais (mesmo todos tendo a formação em psicologia) será diferente, pois cada trabalho cotidiano exige características pessoais específicas. Ou seja, um psicólogo clínico tem um perfil diverso do perfil do psicólogo escolar e do psicólogo hospitalar. Claro que existem semelhanças, por terem formação igual, mas há evidentes exigências em cada vaga que solicitam um perfil adequado.
Com isto, o profissional que está tentando o concurso ou vai se inscrever ou já se inscreveu deve avaliar se está preparado para cumprir aquela função. Por exemplo, eu tenho ampla experiência em psicologia clínica e vejo a abertura de um concurso para o exército. Pelo edital e pela prova de conhecimentos específicos (que lista conhecimentos da área de recursos humanos) já posso imaginar que eles querem um profissional da psicologia organizacional e não da psicologia clínica. Alguns concursos são mais claros nas funções que serão desempenhadas, enquanto outros apenas dão indicações a partir da prova de conhecimentos.
Bem, avaliando o concurso do exército eu pensou: “Eu tenho perfil para a vaga? Desempenharia bem as funções? Seria feliz daqui a 5, 10 anos tendo entrado neste concurso?” Muitos poderão pensar que apenas o salário compense o sacrifício. Porém, não devemos pensar desta forma, pois se eu não gosto de psicologia organizacional porque eu vou trabalhar anos com isso? Na verdade, é provável que eu nem consiga passar na avaliação psicológica já que o meu perfil pessoal não seria adequado para esta vaga, enquanto para a psicologia clínica sim.
Dando outro exemplo, um amigo meu estava precisando muito de um emprego. Por isso, selecionou o concurso para serviços gerais. Este amigo tem segundo grau, grandes conhecimentos sobre diversas áreas, fala outro idioma… mas, enfim, estava precisando muito do emprego. Ora, será que ele vai passar no concurso? Será que ele vai conseguir desempenhar a função de forma satisfatória?
Resultado: ele passou no concurso mas não foi trabalhar. Quer dizer, no fundo ele sabia que aquela vaga não seria para ele por muitos motivos. Do mesmo modo que a vaga de psicólogo do exército não era para mim, a vaga de serviços gerais não era para ele.
Com isso, temos que desde antes de se inscrever no concurso, avaliar com cuidado quais concursos são adequados para nós. E porque isto? Porque pode ser que você tenha resultados excelentes em todas as provas, mas seja reprovado na avaliação psicológica. Pois o principal da avaliação psicológica é encontrar candidatos que tenham o perfil da vaga. Não é apenas para avaliar se o candidato tem um problema mental grave, mas sim para concluir o concurso com a certeza de que a pessoa selecionada cumprirá a função satisfeita com o serviço que terá que desempenhar nos próximos anos.
Dica 1: Conheça o seu perfil e o perfil da vaga
Esta é a primeira dica, portanto, e ela é fundamental. Na época em que trabalhei com Recursos Humanos, eu fiz uma avaliação psicológica de um concurso de uma empresa público-privada perto de São Paulo capital. E dois candidatos daquele concurso me marcaram. Evidentemente, não falarei detalhes para preservar o sigilo, mas a ideia geral é válida para todos que estão pensando ou estudando para concursos.
Um destes candidatos tinha tido experiência em uma empresa multinacional por muitos anos. Falava idiomas, porém, na avaliação psicológica ficou comprovado possuir um transtorno mental sério. Embora para a prática da vaga disputada por ele, ele tivesse capacidade, ele tinha mais experiência, uma experiência maior, e superior. Por isso – além do transtorno mental – ele não foi selecionado pois naquela vaga ele seria subordinado (enquanto que antes ele era o líder). O que este processo seletivo demonstra é que não adianta você tentar um cargo muito superior ao seu currículo mas também não funciona tentar uma vaga “inferior”. Assim como o caso do meu amigo que tentou para serviços gerais, ele causaria problemas pois acabaria tentando mandar em seu chefe.
Outro candidato era recém formado em uma faculdade de prestígio. Mas a vaga não era diretamente ligada a sua formação profissional. Embora tivesse tirado nota perto do total em cada uma das provas, ficou comprovada na avaliação psicológica que o interesse e toda a personalidade não era próxima do perfil profissional esperado para a função. Digamos: a vaga era para contabilidade e a pessoa era recém graduada em engenharia. Ora, a função poderia ser desempenhada sim. Mas a empresa considerou a insatisfação no curto prazo e que era extremamente provável que o candidato acabasse deixando o emprego, o que ocasionaria em ter que fazer um outro concurso.
Portanto, avalie suas características de personalidade – seus prós e contras mas também avalie o que está sendo pedido no Edital do Concurso. Se você está tentando um concurso em uma outra área que não a que seria a ideal para ti, tudo bem. Pode sim ser possível que você consiga passar nas provas e até na avaliação psicológica, mas você tem que lembrar que o trabalho cotidiano pode ser uma permanente fonte de estresse e infelicidade caso você seja alocado em uma área não próxima de seu perfil.
Dica 2 – Prepare-se para a avaliação psicológica – Mental
Quando dizemos aqui mental queremos dizer as funções lógicas ou racionais que são avaliadas. Em muitos concursos, além das provas de conhecimentos gerais e específicos, são feitos testes de avaliação mental ou testes de inteligência ou raciocínio lógico. Esta é a parte da avaliação psicológica cuja preparação é mais fácil.
Bem, se você não é uma pessoa extremamente racional e lógica, você pode começar a treinar fazendo uma série de atividades que visam melhorar o seu desempenho nos testes. Mas é importante lembrar que não é questão de uma semana ou um mês. Para se aperfeiçoar realmente, você precisará de tempo. Tudo o que estiver ligado ao pensamento, pode ser útil para lhe ajudar a desenvolver então a parte mental da avaliação.
Pensemos em uma lista (que pode ser ampliada por você):
– Estudar matemática
– Estudar filosofia
– Fazer quebra-cabeças
– Fazer caça palavras
– Resolver problemas lógicos
E assim por diante. Como disse, a lista pode ser ampliada. A dica aqui é treinar tudo o que pode vir a contribuir com a melhora do pensamento, pois nos concursos são aplicados testes que possuem resultado objetivo, ou seja, existem perguntas ou figuras que tem um resultado certo. Na avaliação psicológica, o candidato pode ser reprovado por não ter atingido a média esperada para sua idade ou profissão.
Dica 3 – Prepare-se para a avaliação psicológica – Emocional
A parte emocional do treinamento para concursos já é um pouquinho mais complicada. Vou explicar o porquê. Quando dizemos emoção, estamos pensando aqui não só em emoções propriamente ditas como medo, raiva, ansiedade mas também no que podemos dizer ser o temperamento ou personalidade – que é mais difícil de mudar.
Vamos pensar em uma vaga de concursos para a Polícia Militar. Como o próprio nome já indica, a PM está intimamente ligada aos militares, à defesa e, em última instância, à guerra, à luta. Uma pessoa que irá ser policial tem que ser uma pessoa firme, segura, forte psicologicamente. Agora, imagine uma pessoa que tem uma personalidade mais frágil, temerosa, sensível… será que conseguirá desempenhar a função da Polícia?
Pode ser que sim. Mas como dissemos acima, não seria a função adequada ao perfil. É possível mudar toda a personalidade uma pessoa sensível para uma pessoa fria? É possível sim e isto pode acontecer, mas, em geral, não é indicado.
Por isso, frisei tanto a importância de se conhecer o próprio perfil e o perfil da vaga. Mas o que esta dica tem de prática é o fato de ser possível o treinamento das emoções pontuais mais do que o treinamento da mudança da personalidade geral ou temperamento.
Por exemplo, pense em uma pessoa que em toda avaliação (prova escrita, prova oral) fica extremamente nervosa. Chora, treme, tem diarreia. Ora, este nervosismo pode ser trabalhado pela pessoa até chegar ao ponto em que não exista mais ou pouco atrapalhe no desempenho das provas e da avaliação psicológica dos concursos. Embora um pouco de nervosismo seja natural e seja desconsiderado pelos psicólogos que estarão avaliando, se a pessoa tiver em excesso poderá ser desqualificada.
Então, esta dica é simples. Avalie suas emoções. Você nota ter algum tipo de problema ou dificuldade emocional, por exemplo, tem medo de falar em público?
Se notar alguma dificuldade, pense que você pode mudar. Você pode ler livros, fazer cursos e treinamentos, buscar um psicólogo ou psicóloga e aperfeiçoar o seu equilíbrio emocional.
Dica 4 – Não se preocupe em saber sobre os testes psicológicos
É muito comum as pessoas procurarem pelos testes psicológicos que vão cair no concurso para poderem colar, copiar, treinar. Este não é o caso, pois a maior parte dos testes psicológicos não tem uma resposta certa. Tirando os testes de raciocínio, todos os outros testes avaliam de uma outra forma que não pode ser burlada. Com isso, ao invés de procurar adquirir, comprar, emprestar ou baixar os testes psicológicos ou decorar as “respostas” tenha em mente as dicas acima:
– Conheça a sua própria personalidade
– Treine o máximo possível o raciocínio lógico estudando e brincando com jogos que treinam a mente
– Avalie as suas emoções e caso note alguma dificuldade em especial procure ajuda em livros, textos, filmes, treinamentos e na psicologia
– Para ajudar – Conheça também o Manual do Concurso
Agora entendo porque, apesar de ter passado em todos os testes; de conhecimento, rapidez de raciocínio, de logica, etc, não passei na com os psicólogos, e olha que gabaritei 3 das 4 provas! Dez anos depois fiz o mesmo concurso, não gabaritei, mas fui chamada no dia seguinte para os exames médicos…..me aposentei com 25 anos neste emprego…..Maturidade
Olá Artemis!
Obrigado por compartilhar a sua experiência conosco!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Agradeço imensamente pelas dicas e por compartilhar seu conhecimento! Na próxima semana tenho entrevista com psicóloga e estava um pouco insegura. Abraços Gisele
Olá Gisele,
Fico feliz de ter ajudado!
Desejo sorte em sua entrevista!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Farei um teste psicológico de um concurso no próximo sábado e estou insegura, pois todos os que fiz até hj, foram em grupo ou oralmente individua, nestes sempre fui muito bem, mas escrito nunca fiz.
Você me ajudou muito, sinto-me mais confortável.
Obrigado, continue assim…
Abraço, Cristiane
Olá Cristiane,
Fico feliz que o texto tenha lhe ajudado.
Devemos ser sinceros na avaliação. Esta é a melhor forma de conseguirmos ir bem, ok?
Boa sorte pra ti!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, gostaria de saber qual é o desempenho médio esperado para um candidato de nível superior no teste g36???
Olá Marcelo!
O teste g36 é um teste relativamente fácil.
Mas eu não me preocuparia com o resultado apenas de um teste, ok?
O processo seletivo sempre leva em conta todos os fatores de análise.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe ! Passei em um concurso federal para Assistente em administração , nunca trabalhei no adminstrativo ,mas sempre procurei isso , será que quando for tomar posse o teste pscológico pode me atrapalhar de alguma maneira ?
Olá Fabiano!
Se você passou no concurso e já fez todos os testes, não há como que se preocupar, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, obrigada pelas dicas. Entrei aki esperando ver algumas perguntas frequentes em Avaliações Psicológicas, mas a dica de conhecer-se e à vaga foi simples e direta. Entretanto, perguntas como “O que vc se imagina fazendo daki há 10 anos?”, ou, “Onde vc quer estar em 5 ano?” “Porque eu contrataria alguém que está estudando p concursos para trabalhar na minha empresa?” (que é meu caso). Mto obrigada. Att.
Olá Caroline,
Veja aqui – Aonde você estará daqui a cinco anos?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá,
Na avaliação do teste psicológico de personalidade para o cargo de soldado da PM, é necessário o candidato ter algum índice de agressividade? Qual o tipo de teste que testa a agressividade?
Olá Kleber,
Eu recomendaria a você não se preocupar com isso.
Faça os testes e responda às perguntas (em entrevistas ou dinâmicas se houver) de forma a mais sincera possível, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe de Souza,tudo bem?vou fazer o teste psicológico da PM.e gostaria q me desse mais algumas dicas fora essas.é minha ultima chance e quero passar.Deus te abençoe.
Olá Fernando!
A dica que eu lhe daria é: não se preocupe tanto com o teste.
Faça-os da melhor maneira possível, com sinceridade, atenção, tranquilidade e o resultado será verdadeiro, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Gostaria de saber quanto tempo o psicologo leva pra dar um resultado de avaliacao psicologica?
Olá Amanda!
Depende muito. O resultado pode ser dado logo em seguida à realização ou pode levar vários dias ou semanas, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, vou fazer um concurso de atendente de necrotério estou no 1°de enfermagem ,sera que o curso me ajuda no teste psicológico?
Olá Alessandra,
Qual Curso você diz?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
estou fazendo enfermagem.
Olá Alessandra,
Um teste psicológico vai avaliar não os seus conhecimentos em uma área, mas sim a personalidade, os sentimentos, a capacidade de raciocínio, etc. Cada teste terá o seu objetivo específico, ok?
O nosso Curso Como se comportar em uma entrevista de emprego pode lhe ajudar
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola tudo bem? Fiz teste psicológico da PM/PR e me consideraram inapto no perfil de personalidade com características que não tem nada ver comigo pra ter uma idéia, meu perfil de liderança foi 97%, ai sou inapto por não ter maturidade, persistência, sociabilidade e ser impulsivo.Como pode um teste ser contraditório assim e subjetivo e eles levarem em consideração. Ai fui em uma clinica perguntar se fariam um teste semelhante pra eu confrontar o deles, me disseram que teria que ser no minimo 3 sessões intensivas para definir minha personalidade. Mas o certo seria 5 a 7 sessões uma por semana. se o resultado realmente fosse minha personalidade eu ficaria conformado, mas colocaram o perfil de uma pessoa nada a ver comigo, agora vou tentar no mandado de segurança.
Olá Ronaldo!
Como todo concurso você tem o direito aos recursos. Fique de olho no edital e, se necessário, consulte um advogado, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Vou entrar com mandado de segurança, no recurso administrativo nem responderam meus questionamentos sobre as contradições na personalidade, e pelo que vi os magistrados não relevam tais contradições técnicas.
ola, quando me perguntam sobre meus defeitos não sei ao certo quais falar, poderia me dar umas dica( desconfiada, curiosa,teimosa,intrometida) queria mais um defeito pelo menos o qual pudesse ser mencionado sem me comprometer.
Olá Ana,
Uma boa dica é perguntar para as pessoas que estão ao redor de você (e que te conhecem bem). Pode ser desconfortável de início, mas até ajuda depois a melhorarmos os nosso comportamentos. Uma dica simples é encontrar uma característica que possa ser tanto boa quanto ruim. Assim, ser desonesto é sempre ruim, mas ser detalhista demais pode ser, por exemplo, tanto ruim como bom.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe! Poxa cara muito bom esse seu conteúdo…muito obrigado ai e me ajudou bastante em uma divida que tenho…sucesso em sua carreira..
Grato!
Daniel Elias
Olá Daniel!
Obrigado!
Sucesso para ti!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
grande psicologo Felipe de souza,vou me submeter a teste psicotécnico agora dia 19 deste mês,o que vc me indicaria para estudar,o cargo pra guarda civil municipal.
Olá…Vou fazer teste psicologico pra bombeiro militar, vc tem mais alguma dica alem destas no site? sabe como geralmente se procede estes testes. Nunca fiz algo parecido com isso… Agradeço a ajuda! Abraço e sucesso
Olá Francinaldo,
Como digo no texto não é necessário estudar nada para o psicotécnico.
O ideal é que você durma e se alimente bem no dia anterior, mantenha a calma e a concentração na hora da realização do teste, apenas isso, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Vanderleia,
Com as dicas deste texto, você conseguirá se sair bem, ok?
De certa forma, os testes psicológicos em concursos são semelhantes a, por exemplo, os testes que fazemos para tirar carteira de habilitação. São simples e tranquilos de serem realizados.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
obrigado professor,professor estou estudando os testes de dois concursos recentes da banca pra o mesmo cargo que eu fiz e foi os mesmo os anteriores,o senhor acha que poderá cair os mesmo testes, e como procede nesse teste palografico que é os dos tracinhos,como eu poderia proceder como seria o ideal pra se dar bem nesse teste.
Olá Francinaldo!
Infelizmente, de acordo com as regras do Conselho Federal de Psicologia, não posso lhe informar estes dados, ok?
Faça o melhor que puder, com calma e tranquilidade e tudo tenderá a dar certo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Obrigado professor estou treinando bastante,o segredo como senhor falou é só manter a calma que dará tudo certo,eu já fiz dois testes psicotecnicos pra tirar a habilitação,e no curso de segurança passei em ambos,acredito se eu manter a calma vou conseguir vencer esses tracinhos de novo,obrigado ai professor desde já agradeço.
oi td bem , no concurso da pm , se a psicologa me perguntar se eu fui tirar as duvidas com outro psicologo posso falar que sim
Olá Adriano,
A melhor política é sempre a honestidade e a verdade.
Porém, não significa que você tenha que contar tudo o que fez. Fale se for perguntado sobre isso (o que creio que não será o caso).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Professor por favor me tire essa dúvida se em um teste psicologico são três provas a ultima prova seria um complemento das duas primeiras,um psicologo me falou que se juntava as três notas das três provas,isso é verdade se for bem nas duas primeiras e ñ for muito bem na ultima as duas notas das duas primeiras poderia ajudar na terceira prova,professor desde já agradeço estou aguardando a resposta do senho.
Olá Francinaldo,
Isto depende de cada concurso, de cada edital e da avaliação de cada psicólogo, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde professor.
Primeiramente quero lhe agradecer pelo post, é de muito valia para todos que estão na luta por uma vaga em concurso público. Gostaria de saber, o senhor ratifica que não é salutar procurar saber sobre os testes psicológicos na net? Devemos apenas “treinar” fazendo exercícios de raciocínio lógico, e outros jogos?
Desde já agradecido pela atenção.
Abraços.
Olá Leandro!
Sim, até porque muitos testes não tem uma resposta certa, ok?
O melhor é aproveitar o tempo e estudar as matérias que podem cair na prova, treinar a memória, a concentração e, especialmente, a calma e a tranquilidade.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
bom dia! no teste HTP , se eu desenhar todos os desenhos na horizontal é motivo de reprova no concurso , somente por esse detalhe ??
obrigada!!
Olá Mayara,
Não podemos, como psicólogos, dar orientação ao público sobre como realizar os testes e suas correções, ok?
Faça do jeito que achar melhor e o resultado será condizente com sua personalidade.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Professor Felipe de Souza, vou fazer avaliação psicológica para professor profissional em Cidadania e Relações Humanas, gostaria de algumas dicas. Parabéns pela seriedade em seus comentários, obrigado
Olá Lorival,
Penso que o ponto principal é a sinceridade e a veracidade.
Sendo honesto, já temos meio caminho andado para uma colocação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Prezado Felipe, boa tarde! Estou desempregada e já fiz várias entrevistas e em duas eu fiz testes psicológicos e nunca me dou bem neles. O que posso fazer para melhorar, raciocino lógico é o que tenho mais dificuldades, acho muito difícil. Obrigada, aguardo sua resposta.
Olá Fabiana!
A melhor forma de melhorar o raciocínio lógico é estudar matemática e treinar questões de concurso que por ventura tenham raciocínio lógico.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Professor, farei o psicotécnico da Polícia Federal em Abril, nele serão testadas:
a) capacidade de concentração e atenção;
b) capacidade de memória;
c) tipos de raciocínio;
d) características de personalidade como: controle emocional, relacionamento interpessoal,
extroversão, altruísmo, assertividade, disciplina, ordem, dinamismo, persistência, entre outras.
você me indica algum curso ou teste na internet pra ajudar?
Olá Carlos,
Nós temos um Curso em andamento que pode te ajudar – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/produto/100-tecnicas-de-estudo
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, em primeiro lugar parabéns pelo texto, realmente é muito significativo e acalma os ânimos com as excelentes dicas. Vou realizar um teste psicológico para educador, já trabalho na área por isso tenho conhecimento do perfil da vaga e do meu perfil para ela, que são super compatíveis, mas estou com certa ansiedade, pois não imagino o que ocorrerá e o que irão avaliar.
Olá Juliana,
O processo seletivo serve para escolher os que tem o perfil. Isto para ajudar a empresa ou instituição e para que o funcionário também faça algo que lhe satisfaça. Evidente que nem sempre há vagas para todos e por isso o processo tem que ser feito.
Para a ansiedade a melhor forma é buscar alternativas para diminui-la. Voltar a mente para o momento presente geralmente funciona muito bem.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
ola, gostaria de saber por que fico tremendo ao iniciar os teste psicológicos mas exatamente o paleográfico .
Olá Claudionor!
Então, não dá para avaliar desta forma, mas as causas mais comuns para tremor são: nervosismo, uso de medicamentos ou álcool ou drogas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
estou prestando um concurso para gurda gostaria como devo agir na hora do teste psicologico me ajudem boa tarde abrigado
Olá Eduardo,
Leia o texto acima com calma, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
boa noite professor, tenho entrevista com psicologo pm sp , ate iria perguntar , mas o sr e os colegas q lhe perguntaram ja esclareceram minhas duvidas. parabens pelo texto muito objetivo , estou mais tranquilo .
Olá, obrigada pelas informações são bem esclarecedoras, também muitas duvidas foram tiradas pelos comentários.
Obrigada!
Bom dia, estou me preparando para uma prova psicologica, quais dicas vc me daria para q eu pudesse me sair bem nessa prova
Olá Netinho,
Leia atentamente o texto acima e siga as dicas, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Professor, gostei bastante do seu conteúdo, inclusive das respostas dos
Leitores, porém meu medo é o seguinte: sei que os testes são avaliados juntos, mas se caso eu errar a resposta do teste de inteligência posso ser inapta mesmo indo bem nos demais testes?
Tatiane, os testes de inteligência possuem médias gerais. O problema não é errar uma questão, portanto, ok.