A psicologia forense é a área que reúne tanto a psicologia como o direito. A área tem crescido muito nos últimos anos, à medida que mais e mais estudantes se interessam neste campo aplicado da psicologia. Filmes populares, programas de televisão e livros ajudaram na popularização, frequentemente mostrando heróis brilhantes que resolvem crimes ou encontram assassinos usando a psicologia.
Embora tais retratos do psicólogo forense sejam populares na mídia, eles são certamente exagerados, não mostrando um perfil realmente acurado do trabalho realizado. Entretanto, os psicólogos forenses desempenham um papel importante no sistema de justiça, e esta pode ser uma carreira estimulante para aqueles que são interessados de aplicar os princípios psicológicos no sistema legal.
Tipicamente, a psicologia forense é definida como a intersecção de psicologia e direito, mas os psicólogos forenses podem desempenhar muitos papéis, então esta definição pode variar. Em muitos casos, as pessoas que trabalham na área não são necessariamente “psicólogos forenses”. Podem ser também psicólogos clínicos, psicólogos educacionais, neurologistas ou terapeutas que utilizam seu conhecimento psicológico para dar testemunho, análise ou recomendações em casos criminais ou legais.
Faça o Curso de Psicologia Forense Online
Leia também:
O que é Psicologia Educacional ou Escolar?
Por exemplo, um psicólogo clinico pode prestar serviços de saúde mental tais como assistência, diagnóstico e tratamento para indivíduos que estão em contato com o sistema criminal de justiça. Eles podem ser questionados a responder se um determinado suspeito sofre de alguma doença mental, ou ainda oferecer tratamento para indivíduos que sofrem de transtornos mentais tais como o uso e o abuso de substâncias.
Outro exemplo é do psicólogo educacional. Enquanto a maior parte destes profissionais trabalham em escolas, um psicólogo educacional que trabalhe na psicologia forense pode avaliar crianças que podem ter sofrido algum tipo de abuso, preparar crianças para dar testemunho ou participar em casos em que há disputa dos pais pela guarda dos filhos.
Outras funções típicas do psicólogo forense incluem:
-
Avaliação de competência;
-
Recomendações de setenças;
-
Avaliações do risco de reincidência em crimes;
-
Testemunha em virtude de seu conhecimento;
-
Avaliação de custódia.
De que forma a psicologia forense difere de outras áreas?
Tipicamente, as atividades do psicólogo forense são limitadas em seu escopo e no tempo de atuação. Um psicólogo forense pode desempenhar um papel específico em um caso individual, determinando se um suspeito é passível de sofrer as penas da lei, ou seja, se a sua pena deve ou não ser atenuada devido a transtornos mentais.
Diferentemente da clínica psicológica, em que o cliente procura de forma voluntária assistência ou avaliação, um psicólogo forense tipicamente lida com clientes que não estão em liberdade. Isto pode tornar o trabalho cotidiano muito mais difícil, já que a pessoa geralmente se recusa ao contato, ao diagnóstico ou tratamento.
Texto original em inglês de Kendra Kerry
Tradução – Felipe de Souza
em ano surgiu a psicologia forense?
Olá Adilson!
Não existe uma data específica, ok?
Eu diria que os trabalhos de Pinel foram fundamentais para a criação da área, mas ainda assim, não podemos falar de uma psicologia forense em Pinel.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Nossa! Muito bom seu trabalho!!
Achei por acaso, e sanou todas as minhas dúvidas!!
Com certeza, serei uma Psicóloga Forense!
Obrigada e Parabéns.
Olá Bianca!
Fico feliz que o texto tenha lhe esclarecido suas questões sobre esta área.
Será sempre um prazer contar com sua presença por aqui!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Séries como “Criminal Minds” e “CSI” retratam com fidelidade a atuação de um psicólogo forense ? Existe uma relação, ou a realidade está muito distante da ficção ?
Olá Gabriel,
Existem diferenças sim.
Em geral, a psicologia jurídica ou forense (dependendo da região o termo vai variar) tem a sua principal área de atuação na avaliação psicológica de criminosos, suspeitos, testemunhas, ok?
Eu não tenho contatos de colegas da área, mas seria interessante para ti buscar alguém que trabalhe diretamente para você tirar as suas dúvidas, em detalhes.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Para seguir o curso de psicologia forense quanto é preciso de média para seguir para os estudos superiores
Olá Margarida,
Não entendi muito bem a sua pergunta.
Você diz com relação ao vestibular, ao Enem?
Se sim, para trabalhar com psicologia forense, você primeiro terá que fazer a graduação em psicologia. Portanto, os valores correspondem inicialmente à media exigida para entrar na faculdade, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
psicólogo Jurídico (forense) pode diagnosticar ?
quais são os instrumentos que um psicólogo forense usa ?
Olá Kamila,
Sim, o diagnóstico é uma das atividades.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Kamila,
Todos os instrumentais da própria psicologia, como avaliação psicológica, entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, entre outros.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
qual é o papel do psicologo forense
Olá Elizete,
No texto acima, há a explicação completa.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ter assistido Hannibal me fez ter muita simpatia pela psicologia florense haha.
Olá Maurício,
Sim sim! rsrs
Muitas pessoas também se interessam pelas séries de TV como CSI.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Quero muito fazer psicologia forense , estou terminando o ensino médio esse ano mais não sei como começar a ingressar nessa profissão,poderia me dar algumas dicas? obg :3
Olá Karina,
O caminho é fazer a graduação, a faculdade de psicologia, ok?
E depois se especializar na área desejada.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Me interessei muito pela psicologia forense, terminei a graduação de psicologia em junho/2014 e gostaria de saber para ingressar no ramo forense o que precisa fazer, quais cursos, pós.
Obrigada
Olá Jéssica,
Veja aqui – Pós em Psicologia Jurídica
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe tudo bem?
Você tem algum e-mail na qual poderíamos discutir um assunto. Sou Roteirista e estou escrevendo um Roteiro com uso de um personagem como profissional nesta área.
Você poderia me dar algumas informações para caracterizar meu personagem.
Att.,
Humberto Bronzi
Olá Humberto,
Meu email é psicologiamsn@gmail.com
Atenciosamente,
Felipe de Souza
oi, gostaria de saber se existe alguma faculdade para psicologia forense, ou se somente a de psicologia normal e depois precisaria fazer uma pos graduação para se torna forense. obrigado
Olá Guilherme,
Sim, é primeiro a graduação e depois a especialização.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom,sempre quis ser policial,mas tambem gosto de psicologia,parei no 4° semestre de pedagogia,eu pensava em fazer pos em psicopedagogia, mas se tem as duas coisas que amo em uma só..Melhor ainda…. Valew
pra virar um psicologo forense precisa prestar algum concurso? qual geralmente é o salario de um funcionario dessa area? e quais os atributos que tem ?
Olá Guilherme!
Veja o nosso texto sobre Psicologia Jurídica
E o nosso texto sobre os salários de psicólogos
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, achei muito legal o desejo de muitos estudantes em cursar psicologia e se especializar na área forense. Há 25 anos, só tínhamos as quatro maiores vertentes(clínica, escolar, organizacional e do trabalho) como opção de estágio e acho que a psicologia jurídica como é conhecida em Belém/PA, foi uma luz no meu caminho. É interessante ver nossa psicologia com 52 anos de existência tão almejada. Mais ainda é ver que na jurídica (atuo num presídio feminino) tem sido valorizada, principalmente, pelos nossos acadêmicos. Seria muito bom ter mais psis atuando no Brasil em maior número nesta área tão recente e tão rica em experiências, conhecimentos e aprendizagens. Quem sabe mudaríamos um pouco a nossa sociedade.
Olá Celi!
Que interessante!
Muitos, muitos mesmo (!) tem demonstrado interesse na área da psicologia forense/jurídica devido à divulgação em séries e filmes.
Você se interessaria em escrever um texto sobre a sua atuação. Tenho certeza que nossos queridos leitores iriam adorar saber mais (de uma perspectiva mais pessoal).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ok Felipe. Enviarei em breve…Penso que alguns relatos de experiências podem ajudar a desmistificar a prática do psicólogo nos espaços de privação de liberdade que não são divulgados e que precisam ser compreendidos principalmente, pelo público leigo, pelos estudantes ou mesmo profissionais de outras áreas que desconhecem a importância da psicologia nesses contextos. Obrigada!
Obrigado Celi!
Aguardamos então!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, quando me forma em psicologia o que devo fazer para entrar na área de psicologia criminal?
Olá Antônio,
Você deve, na medida do possível, buscar fazer estágios na área. Se não for possível durante a graduação, você pode fazer a pós-graduação em psicologia jurídica ou conseguir uma vaga diretamente nas áreas de atuação, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi, vou cursar psicologia e me interesso bastante na área forense. Minha dúvida é como se tornar um psicólogo forense? É uma especialização do próprio curso ou após o termino do curso de psicologia eu buscaria essa área? Parabéns pelo trabalho e obrigada desde ja.
Olá Déborah,
A psicologia forense ou jurídica como é chamada em certos lugares é uma especialização da psicologia. Estudamos disciplinas base na faculdade e temos que fazer uma pós-graduação depois, ok?
Veja aqui – Psicologia jurídica
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Gostaria de saber qual a melhor pós em psicologia forense em São paulo?
Abraços
Catia Moreira
Olá Catia,
Infelizmente não poderei te dar uma resposta precisa. Sugiro que você pesquise as opções e procure entrar em contato com alunos e ex-alunos para se informar sobre a qualidade,ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souz
Oi, embora tenha explicado muito bem sobre essa área da psicologia, ainda tenho algumas dúvidas em relação a que tenho que me graduar. Na psicologia ou direito? Desde pequena despertou em mim o desejo de trabalhar na área de psicologia, mas não para clinicas e afins, e sim nesse processo judicial. Tenho algumas duvidas a respeito, se puder, esteja entrando em contato por email, será um prazer conversar e me esclarecer com você. Abraços!
Olá Lília,
É fácil de separar as duas áreas se pensarmos que, para atuar como advogado eu tenho que ter me formado em direito e para atuar como psicólogo eu tenho que ter me formado em psicologia, certo?
A pós pode ser feito pelos dois profissionais, mas apenas o profissional formado em psicologia poderá ser um “psicólogo jurídico”.
Meu email é psicologiamsn@gmail.com
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, como vai?
Tenho sonho de me formar na área desde os meus 12 anos, por uma série de motivos, e uma paixão intensiva pelas pessoas e pelo o que sentem. Mas acho importante a opinião de um profissional da área. O que você me diria sobre?
Att,
Mayara
Olá Mayara,
Bem, se você tem dúvidas, o melhor caminho é fazer Orientação Profissional com um profissional da psicologia em sua cidade, ok?
Você terá então tempo para investigar a sua personalidade e se a psicologia é uma boa opção para ti.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Psicologo forense e judiciário é a mesma coisa? Ou há concursos diferentes para ambos?
Olá Evelyn,
A terminologia mais comum aqui no Brasil é Psicologia Jurídica, ok?
O Conselho Federal de Psicologia sempre lança editais para que o profissional já formado (e que trabalhe na área) possa ter em sua carteira do CRP o título correspondente. Por exemplo, eu que já trabalho com clínica há alguns anos, posso fazer a prova e ter o título de especialista em clínica – mesmo sem ter feito uma pós em clínica.
Assim, para a área de jurídica e forense, o título dado aqui pelo Conselho Federal de Psicologia é Especialista em Psicologia Jurídica. Por este motivo, creio eu, os editais para concursos públicos são chamados de concursos para psicólogos jurídicos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
por gentileza , qual a possibilidade em o sr. ser palestrante em nossos congressos?
congresso brasileiro de direito penal e psicologia criminal
aguardo retorno
cordialmente
dolores ferron
Olá Dolores,
No momento, infelizmente, minha agenda está lotada para novos compromissos.
Mas para futuras oportunidades, entre em contato.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, sou acadêmica do curso de direito e estou me decidindo a fazer minha monografia a respeito da psicologia forense e a ligação ao direito penal.
Por gentileza gostaria de poder me comunicar através do email para sanar algumas dúvidas. Me interessei pelo que a Celi disse acima sobre enviar textos com relatos práticos, se já houver publicação me mande o link por favor, e seu email para que eu possa entrar em contato. Desde já agradeço.
Atenciosamente,
Pollyana.
Olá Pollyana,
Meu email é psicologiamsn@gmail.com
Entretanto, já adianto que não sou especialista na área, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe,
Estou no 5° período de psicologia, gostaria de conhecer melhor esta área. Você tem sugestões bibliográficas para quem ainda tem quase nenhum conhecimento de tal especialização?
Muito bom seu texto, parabéns! Grata.
Olá Grazielle,
Veja aqui – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/08/livros-de-psicologia-por-areas-de-atuacao.html
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa noite, estou terminando o curso de Direito. Posso me escializar nessa area? Obrigada!!!
Olá Prof. Flipe de Souza,
No momento estou finalizando o curso de Direito, e sempre fui apaixonada pela Psicologia Forense desde bem mais nova mesmo, leio livros e livros e tenho todos guardadinhos e fichamentos deles até hoje, acho até que leio mais livros de psicologia, que digo ser meu lazer já que ainda não atuo nesta área, do que os de direito mas que tambem gosto muito. Acredito que uma Pós nessa área ou até mesmo um Mestrado na área de psicologia Forense possa ser um bom caminho, eu tendo terminado direito, certo? Se estiver equivocada, corrija-me. E parabéns pelo seu trabalho, hoje ser principalmente um educador é maravilhoso! Até logo!
Olá Josi,
Sim, creio que sim.
Dê uma olhada nas faculdades que oferecem o curso e se eles permitem a inscrição de alunos portadores do diploma de direito, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Ana Paula,
Sim, penso que a reunião das duas áreas é interessantíssima! No sentido de que o conhecimento de uma pode complementar o conhecimento da outra.
Entretanto, é só importante lembrar que ter a pós-graduação em outra área não necessariamente dará o direito de atuar. Ou seja, a pós pode ficar mais como um conhecimento do que como uma forma de atuação.
Por exemplo, se eu, que sou formado em psicologia, fizer uma pós em direito da família, aprenderei sobre a área, mas não serei advogado. E o inverso também é verdade. No fim, a graduação tem o peso de permitir a inscrição no conselho de classe.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, gostaria de saber quanto ganha um psicólogo forense ?
Olá Vitoria,
A remuneração segue o padrão de outras áreas da psicologia
https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/07/video-psicologia-e-salario-compensa-fazer-faculdade-de-psicologia.html
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, gostaria de saber quanto um psicólogo forense ganha em média e qual faculdade devo cursar.
Olá Vitoria!
Os concursos para psicólogos jurídicos (o nome mais utilizado no Brasil) estão por volta de 4, 5 mil reais.
Você deve fazer a faculdade de psicologia e pode fazer a especialização na área (uma pós-graduação).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe.
Muito bom o texto. Na sua opinião, como vc acha que a psicologia forense jurídica ou criminal, ajuda na formação de um advogado?
Olá Anna,
A psicologia, em geral, é muito útil para ampliarmos a nossa perspectiva. Para conhecer e entender melhor o ponto de vista das outras pessoas e a ter, digamos, um “tino” melhor para pessoas, ou seja, para cada tipo de personalidade. Por isso – e não só a psicologia jurídica – pode ser útil para quem faz direito (e outras áreas), ok?
No caso da área criminal especificamente, a psicologia pode ajudar no entendimento de quem é imputável ou não, nas psicopatologias, detecção de mentiras, entre muitas outras coisas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá! Sou de Portugal e estou quase a acabar o ensino secundário para depois ir para a universidade. Sempre me interessei por psicologia e é isso que pretendo seguir no futuro, no entanto, apesar das mil e uma pesquisas que fiz, não consigo encontrar resposta para a minha dúvida: um psicólogo forense, além da sua intervenção na justiça, pode abrir um consultório e atender a população que procurar ajuda, ou tem apenas que se limitar a intervir na justiça? Obrigada!
Olá Catarina,
Um profissional formado em psicologia pode ter 2 empregos, até 3 se conseguir conciliar. Pode ter seu consultório, dar aulas e trabalhar em uma empresa ou instituição, ok? Ou pode até ter um segundo emprego em outra área, nada diz que você teria que trabalhar só em uma área. A única limitação é do tempo e do corpo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá! Uma área da psicologia que chama muito a atenção é a Psicologia Transpessoal… É preciso a graduação em psicologia para iniciar a Transpessoal ou, ela já faz parte do curso ?
Olá Eliaquim,
No caso da transpessoal, normalmente não temos durante a faculdade. Por isso, quem quer seguir esta abordagem deve fazer cursos por fora ou pós-graduações.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Gostaria de saber se uma pessoa graduada em Direito pode fazer o curso de psicologia forense.?
Olá Rafaela!
Sim, provavelmente poderá (vai depender da instituição de ensino).
Lembrando que não terá o título de psicólogo(a) forense a não ser que tenha também a graduação em psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Primeiramente quero parabenizá-lo pelo ótimo conteúdo. Eu gostaria de saber se você tem o artigo original, da própria Kendra Kerry. Estou fazendo um trabalho para a faculdade e gostaria de ter o material original dela.
Muito obrigado pela atenção.
Olá João!
Aqui – http://psychology.about.com/od/psychologycareerprofiles/a/forensicpsych.htm
Boa tarde. Gostaria de saber se existe diferença entre psicologia forense/juridica e criminal? Se sim, poderia me indicar as diferenças e onde existe faculdade de pós em psicologia criminal?
Boa noite, gostaria de saber qual é a atuação do psicólogo nas seguintes áreas:
1_ Psicologia do testemunho;
2_ Obtenção de evidência delituosa (confissão com provas);
3_Compreensão do delito (motivação psicológica);
4_Informação forense a seu respeito;
5_Reforma moral do delinqüente;
6_”Higiene mental” (como evitar que ocorram conflitos com as leis?)
Obg desde já!
Olá Juliana,
Veja o nosso texto:
https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/01/pos-graduacao-em-psicologia-juridica.html
A atuação do psicólogo jurídico (dizemos mais jurídico no Brasil do que forense) abrangerá algumas destas áreas e não muito a parte investigativa (de motivação de um delito, por exemplo).
Veja também:
https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2015/06/psicologia-criminal-fazer-psicologia-para-investigar-crimes.html
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!
Tenho algumas dúvidas, poderia me ajudar?
Já li alguns artigos que falam sobre psicólogos que constroem ”perfis criminosos” nesta área, no Brasil isto realmente funciona? Existe grandes diferenças entre um pós em Psicopatologia e Psicologia Clínica? Existe alguma possibilidade de exercer entrevistas/interrogatórios com criminosos com a conclusão do pós em psicologia forense/jurídica?
Interesso-me muito por toda área de análise criminal, só não sei se isto ainda faz parte da psicologia ou vai além dela.
Desculpe pela ignorância.
Grata.
Olá Thaís,
Veja aqui:
https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2015/06/psicologia-criminal-fazer-psicologia-para-investigar-crimes.html
Boa tarde! Gostaria de saber se o psicologo forense pode clinicar.
Olá Yago!
Antes de ser psicólogo jurídico ou clínico, (fazendo uma especialização de pós-graduação), o profissional será psicólogo (graduação). Portanto, ter uma especialização não impede a prática de outra área de atuação, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa noite, eu estou terminando o curso de Direito e queria seguir na carreira de psicologia forense. Gostaria de saber se pra isso preciso fazer a faculdade de psicologia e depois especializar ou posso apenas fazer uma especialização assim que acabar a faculdade de direito! Obrigada ?
Olá Camila,
Em muitos casos é possível fazer uma pós em uma área diferente da graduação, se a universidade permitir. Porém, no caso da psicologia, para atuar será preciso ter a graduação, ok?
Tendo formação em direito, é possível geralmente fazer esta ponte e atuar na parte mais jurídica da psicologia jurídica, digamos assim.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
sou academica do 6 semestre de psicologia, e sou apaixonada pela psicologia forense e pretendo atuar nessa area apos formada. com seu texto, sanei muitas duvidas. entao venho somente lhe parabenizar, obrigada por esclarecer muitas questao das quais eu e muitas pessoas temos duvidas.
ola, meu sonho é fazer psicologia, e entrar na area judicial, gostaria de saber se precisa fazer outro curso depois que termina a faculdade?
Olá Gabrielly,
Não necessariamente. É possível fazer uma pós-graduação, mas com a graduação já é possível trabalhar na área.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!
Já que a Psicologia Forense é a anexação da Psicologia ao Direito gostaria que me tirasse uma dúvida. Em breve cursarei Direito e sei que me encaixo na parte criminalística e me interesso em saber se preciso de alguma pós para fazer a Psicologia MSN? Assim que terminar o curso de Direito pretendo fazer Quimica Forence e Pisicologia Forence…
Grata!!!
Débora, nós podemos fazer pós-graduações em outras áreas (desde que a instituição de ensino permita). Porém, ter uma pós-graduação não significa ter a graduação. Por exemplo, se eu fizer uma pós em direito não serei advogado. Terei que fazer a graduação. Com a psicologia ocorre o mesmo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza