Descrição
Terapia comportamental, cognitiva, de aceitação e Mindfulness
Prof. Dr Felipe de Souza
O objetivo do curso é apresentar os processos centrais da terapia cognitivo-comportamental (TCC), incluindo vertentes comportamentais, cognitivas e de aceitação e mindfulness dessa família de abordagens.
Quando vamos aprofundando na psicologia baseada em evidências, vemos que existem muitos protocolos para os transtornos mentais. Por exemplo, podemos aprender o protocolo da TCC para o transtorno depressivo maior ou a terapia dialética para transtorno borderline ou a terapia de aceitação e compromisso para o transtorno de ansiedade.
Aprendendo uma série destes protocolos vemos que eles apresentam processos em comum: a terapia dialética e a terapia de aceitação e compromisso usam Mindfulness; a terapia cognitiva para os transtornos de ansiedade social e estresse pós traumático usam estratégias de exposição.
Segundo Hoffman: “A identificação de processos centrais nos possibilitará evitar as limitações de usar um protocolo para síndromes como a abordagem empírica principal para tratamento e, em vez disso, nos permitirá ligar diretamente o tratamento à teoria”.
Os processos que estudaremos no curso foram listados a partir do encontro de 14 associações lideradas pela Association for Behavioral and Cognitive Therapies (ABCT) (Associação das Terapias Cognitivo Comportamentais). Entre elas:
• Academy of Cognitive Therapy,
• Association for Contextual Behavioral Science,
• International Society for the Improvement and Teaching of Dialectical Behavior Therapy,
• Association for Behavior Analysis International.
“Essa força-tarefa de treinamento estava encarregada de desenvolver diretrizes para a integração do ensino de doutorado e treinamento em psicologia cognitiva e comportamental nos Estados Unidos”.