Olá amigos!
Quando começamos a estudar sobre produtividade, aprendemos muitas informações sobre como ser mais eficaz e mais eficiente. Uma das ideias mais importantes, em minha opinião, nesta área de estudo é sobre prioridades.
Etimologicamente, prioridade vem do latim Primus, que significava antes ou à frente. Em grego, a palavra Prin tinha igual sentido. A palavra “a priori”, então, possui a mesma etimologia da palavra prioridade.
De fato, prioridade significa o que deve vir antes, o que deve vir à frente. Olhando o nosso dia a dia de uma maneira distanciada veremos que é muito simples entender o que é mais importante e o que deve ser feito primeiro. Porém, é simples na teoria e não na pratica.
Se avaliarmos o que fizemos em uma semana poderemos vir a nos surpreender com os parcos resultados de tantos esforços. Mesmo que saibamos que isto deve vir antes daquilo podemos vir a protelar o que é prioridade para fazer algo totalmente sem importância.
Neste texto, vou procurar dar algumas dicas simples mas muito eficazes que vão te ajudar a manter suas prioridades.
1) O que é prioridade para você?
Em primeiro lugar é fundamental estabelecer o que é prioridade para cada um. Dependendo da sua idade, atividade principal (estudo ou trabalho) e rotina você poderá em pouco tempo definir o que é prioridade para ti.
Uma dúvida comum é quanto a ter várias prioridades. Se você não tem problemas para definir algumas prioridades porque já consegue pensar em uma infinidade delas, então, você acaba caindo no extremo oposto. Ter centenas de prioridades é não ter prioridade alguma.
Procure definir uma única coisa. Uma única coisa que deve ser feita para chegar ao seu objetivo.
Se preferir você pode pensar por áreas. Uma única coisa para fazer hoje para:
– Trabalho
– Casa
– Estudo
– Relacionamentos
– Espiritualidade
– etc.
Talvez dessa forma fique mais fácil para você visualizar o que é mais importante ser feito em cada uma das principais áreas.
Leia também – Você ter quer ter sucesso? Descubra a sua única coisa
2) Esqueça do que vem depois
Tendo estabelecido a única coisa a ser feita em cada área, o próximo passo é esquecer do resto. Focar na prioridade significa focar no que vem antes e esquecer o que vem depois.
Este segundo passo nos ajuda a deixar de lado a “síndrome do muita coisa para fazer” e a entrar no estado de fluxo. Fazer uma coisa só é só uma coisa, com atenção e concentração, acelera o processo como um todo e aumenta em muito a produtividade.
Veja também – Aumente sua produtividade com o sistema de Waren Buffet – o 2° homem mais rico do mundo
3) Estabeleça horários
Para uma prioridade específica – que seja cotidiana ou repetitiva – você pode estabelecer um horário e ser pontual. Toda manhã, as 06:00, correr meia hora, por exemplo.
É o mesmo princípio de ir até uma comunidade religiosa aos domingos. Com horários fixos, vamos estar fazendo o que deve ser feito, e esquecendo naquele horário todas as outras coisas (que até podem ser importantes também).
Saiba mais sobre – O poder do hábito
4) Estabeleça um local
Ter um local também nos ajuda a ir cumprindo os nossos deveres. Eu descobri que quando estou realizando o que é prioritário, tenho que ter um local próprio. Em qual sentido? Para que eu possa fazer bem feito e com agilidade tenho que ter um local em que não seja interrompido.
Se eu começo a escrever este texto e sou interrompido, levarei muito mais tempo para concluí-lo. Porém, ser interrompido por outras pessoas é fácil de observar. Temos que levar em conta a possibilidade de sermos distraídos por outros estímulos como mensagens no celulares, avisos de emails e redes sociais, ligações, etc.
Portanto, recomendo deixar no silencioso ou até desligar o que quer que possa distrair.
5) Entenda e lembre-se sempre do motivo
Não é difícil observar a relação entre motivo e motivação. Uma pessoa motivada tem um motivo, uma razão, um porque para estar motivada.
Assim, alguém pode ter muita dificuldade para levantar cedo para ir trabalhar ou ir na escola. Contudo, se for para levantar para ir na praia, levanta facilmente, sem precisar de despertador.
A motivação vem de um motivo.
Quando vamos estabelecendo as nossas prioridades, temos que nos lembrar frequentemente dos motivos para estarmos com aquelas prioridades.
Em algumas áreas é fácil de ver. Por exemplo, a prioridade pode ser ajudar uma pessoa da família, na área de relacionamentos. É fácil de entender o porque de fazer isso (ajudar) e não outra coisa por causa do amor.
Para outras áreas, notadamente o trabalho e estudo, nem sempre o porquê fica claro. Para superar é só pensar a razão no longo prazo. O que obterei no longo prazo se continuar fazendo isso?
Veja – Automotivação – Comece pelo porquê
Conclusão
Em inglês, existe uma expressão que eu gosto muito que é: First thing in the morning. A primeira coisa (a ser feita) pela manhã.
Ter prioridades é isso. A primeira coisa. Não precisa ser pela manhã. Pode ser a tarde, a noite ou de madrugada. Mas é a primeira coisa a ser feita. Como se diz, o dever depois o prazer.
Um hábito, conforme já vimos aqui, é construído por uma dica de como e quando começar (tempo, espaço), da certeza do que deve ser feito (prioridade) e uma recompensa (algo positivo depois do esforço depreendido).
Dúvidas, sugestões, deixe seu comentário abaixo!
Realmente organizar as atividades do dia por prioridade nos ajuda a organizar todas as coisas, sem ficar aquela sensação de que o dia precisada ter mais do que 24h, diminuindo a ansiedade e o stress, conservando o equilíbrio emocional.
Olá Felipe, boa noite.
teria como me enviar um email? Pois estou com uma dúvida (interesse) na sua metodologia para coaching por SKype.
Desde já agradeço sua atenção.
Vinicius, meu email é psicologiamsn@gmail.com
Eu sou um procrastinador nato. O grande problema mesmo é a motivação e as distrações. Não consigo ver os benefícios a longo prazo de, por exemplo, estudar todos os dias, é simplesmente muito chato quando não é algo de meu interesse. Deixo tudo pra depois e sempre me distraio com algo, é quase inevitável, no computador (onde estudo) tenho que ver notícias, checar as redes sociais, dar atenção a meu cachorro que obviamente precisa que eu brinque com ele para eu parar de fazer o que eu estou fazendo, jogar algo ou mesmo assistir uma série inteira ou um filme.