Como sabemos, o futuro é um tempo que não existe, ainda. Como inevitavelmente o tempo passa, a pergunta é: qual futuro queremos criar? E mais: como podemos criá-lo? Uma técnica que aprendi com o livro A única coisa é de planejar do futuro para o presente. É uma técnica simples que pode ajudar na forma como você planeja e concretiza um projeto, em qualquer área da vida.

Um exemplo da técnica

Por exemplo, se eu escolher aprender a tocar jazz e me imaginar daqui a 5 anos tocando guitarra em um festival, posso pensar de lá (do futuro) para cá (presente).

Daqui a 5 anos, posso me imaginar tocando 25 músicas super bem (por exemplo).

Daqui a 1 ano posso estar tocando 5 músicas.

Dentro de um mês posso estar treinando a primeira música.

Em uma semana posso já estar fazendo a primeira aula com um professor que encontrei hoje.

Vantagens desta técnica

Esta técnica, do futuro para o presente, é super interessante porque:

1) Ajuda a criar uma destinação, uma direção para o que queremos atingir logo mais. Uma visualização positiva e específica também é importante.

Às vezes a nossa mente pode aprender a ficar mais focada naquilo que não queremos do que naquilo que queremos. Por exemplo, uma pessoa pode querer não se sentir triste. Evitar uma emoção pode levar a comportamentos contraproducentes. Ao pensar no futuro e querer criar uma vida mais feliz, podemos pensar em formas de aumentar o bem estar e a felicidade (mesmo que isso implique se sentir triste algumas vezes).

No exemplo do jazz, uma definição negativa seria: no futuro, não quero ser um guitarrista ruim. Note como é diferente de pensar, também de forma específica: quero tocar bem, em um festival, 25 músicas.

2) Ao dividir em etapas, podemos passar a entender que nao precisamos fazer tudo em um mês ou mesmo em um ano.

Quando fazemos planos, podemos ficar ansiosos, querendo que tudo aconteça pra ontem. Mas o futuro é construindo etapa por etapa. Ninguém, por exemplo, aprende um novo idioma em um mês ou mesmo em seis meses. Mas imagine o que você pode aprender em cinco ou dez anos!

3) As etapas também ajudam a manter uma forma de ir vendo se está dando certo e ajustando os passos se for o caso.

Depois de dividir em etapas podemos ir entendendo o que está e o que não está funcionando. Se depois de seis meses, as metas não foram atingidas, quais outras alternativas podemos encontrar?

Essa é, inclusive, a base da metodologia OKR, Objetivos e Key Results, ou seja, objetivos e resultados chave. Primeiro definimos objetivos e vamos acompanhando os resultados no curto prazo. Se não está dando certo como gostaríamos, podemos então encontrar outras maneiras de fazer funcionar.

Conclusão

Se olharmos a definição de futuro no dicionário, veremos uma das definições como: “o que não existe ainda, mas pode ou deve vir a ser: momentos futuros”. Em outras palavras, o futuro não existe, ainda. Mas pode vir a acontecer.

Daqui a dez anos…

Daqui a cinco anos…

(Aquilo que você gostaria de realizar)

Certamente você gostaria de ter começado agora, não?

Dúvidas, sugestões, comentários, escreva abaixo.

 

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913