De tempos em tempos recebo livros da Editora Sextante para compartilhar com vocês. Dessa vez, recebi o livro novo de um autor que gosto muito, Greg McKeown, que escreveu um livro que já comentei com vocês aqui no site chamado Essencialismo.
No novo livro chamado Sem esforço, o autor conta que após o sucesso do livro anterior, que virou best seller, ele começou a acumular muitas atividades e ainda que ele pensasse no que era essencial a ser feito no seu dia a dia, simplesmente não havia tempo na agenda para executar tudo o que ele precisava e queria fazer. Se continuasse como estava, certamente estaria encaminha para o esgotamento, para o burnout.
Desta situação surgiu a ideia deste novo livro que trata basicamente de 3 pontos:
– estado sem esforço
– ação sem esforço
– resultado sem esforço
Livro Sem Esforço – Capítulo Automatizar: faça uma vez e nunca mais
Neste texto, gostaria de compartilhar com vocês um capítulo que é bastante interessante sobre como automatizar certas atividades. Este conceito está dentro do que podemos chamar de resultados sem esforço.
Por exemplo, podemos automatizar várias contas e deixá-las em débito automático. Como o próprio nome já diz, a ideia é deixar automático o pagamento de contas como água, luz, celular, etc. A vantagem é que precisamos apenas gastar um tempo para fazer isso e, depois, todos os meses as contas são pagas automaticamente. Também há a vantagem de não precisar ficar lembrando de quando uma conta vence, liberando a mente para outras atividades mais interessantes.
Se há dificuldade nessa área financeira, podemos automatizar com um aplicativo para controlarmos os gastos e vermos em quais áreas estamos gastando mais e em quais podemos economizar. Ou seja, podemos automatizar o controle das finanças.
Na área da saúde, podemos automatizar exames de rotina colocando na agenda sempre em uma data específica do ano o lembrete para marcar as visitas periódicas, seja no dentista, ou outro profissional como ginecologista, por exemplo.
O autor também cita a ideia de utilizar a configuração de modo noturno na tela do celular, duas horas antes de dormir. Os aparelhos de celular e smartwatchs, os relógios inteligentes, são igualmente uteis para o registro de informações como passos dados em um dia ou horas de sono, desde que sejam configurados para tal.
Na carreira, ele cita a ideia de agendar de tempos em tempos uma sessão com um profissional que possa a vir a contribuir no processo de desenvolvimento, ou seja, já deixar agendado também para cuidar da carreira.
Para a casa, cada vez mais, também aqui no Brasil, é possível pedir serviços recorrentes para serem entregues em casa. Várias empresas permitem realizar compras automatizadas de produtos que usamos sempre como produtos de limpeza ou beleza. É uma ótima forma de economizar tempo e não ter que se preocupar com alguns itens. Aqui em São Paulo, eu costumo pedir o serviço de entrega de sucos mensalmente e de marmitas veganas. Com o tempo, é bem provável que estes serviços sejam expandidos para outras redes e para mais cidades.
Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode ser utilizada a nossa favor para não termos que pensar e ficar gastando energia com coisas que podem ser feitas sem esforço ou, pelo menos, com o mínimo esforço possível.
O que mais eu posso automatizar?
Uma boa questão para fazermos é pensar em quais ações são passíveis de automatização hoje. Você tem outras ideias de utilizar a automatização a seu favor?
Comente abaixo!
E conheça os livros de MckKeown: