Desde o final da década de 1970, a psicologia e a medicina começaram a estudar, cientificamente, os efeitos da meditação Mindfulness, a meditação que envolve manter a atenção plena no momento presente.
A maioria dos estudos foi feita utilizando Programas de 8 semanas. Nestes Programas, os participantes aprendem em cada sessão semanal uma ou algumas práticas novas e, desta maneira, vão conhecendo várias possibilidades de treinar a habilidade de ficar mais no momento.
Uma destas práticas consiste em observar os pensamentos. Pode parecer um pouco difícil, de começo, mas não é. Fazemos isso muitas vezes na vida, por exemplo, quando falamos o que estamos pensando e refletimos sobre o que acabamos de falar. Ouvir a própria fala não é muito diferente de ouvir os próprios pensamentos. Pode ser apenas necessário um pouco de prática.
Eu estou pensando nisso
Tente primeiro esta prática: pare por alguns minutos e note o próximo pensando que surgir. Você pode em seguida simplesmente notar, ter consciência: “eu estou pensando sobre isso”. Passado um tempinho, surgindo outro pensando, você pode de novo ter a consciência: “estou pensando agora nisso”.
Se te ajudar, você pode escrever em um papel uma frase que represente o pensamento:
“Estou pensando sobre meu trabalho”.
“Estou pensando sobre como vai ser amanhã”
“Estou pensando sobre ela / ele”
Com as práticas de Mindfulness aprendemos a deixar de lado os julgamentos. Portanto, apenas note que este pensamento apareceu na mente. E deixe de lado julgamentos sobre os pensamentos ou sobre você.
O silêncio entre os pensamentos
Na minha experiência conduzindo grupos de Mindfulness desde 2015, é frequente o relato de que, quando vamos observar os pensamentos, os pensamentos somem. Não é curioso? Se voltamos a atenção para a mente, muitas vezes notamos que a mente fica mais quieta, como se a metacognição (a cognição de ter uma cognição) por si só acalmasse a mente.
Talvez isso não aconteça agora. Talvez você note que se você nota os pensamentos, são vários pensamentos rápidos passando. Não tem problema. Não julgue por agora a sua experiência. Apenas note.
Será que é possível notar uma pausa entre os pensamentos?
Será que é possível notar ao menos um segundo de silêncio entre um pensamento e o seguinte?
A consequência da regularidade das práticas de Mindfulness
Com um tempo maior de práticas de Mindfulness, meses, anos, começamos a notar que estes espaços entre os pensamentos tendem a aumentar. Não se trata aqui de um controle da mente, mas sim de um processo natural de pensar quando é necessário pensar e ficar em silêncio (ou ficar bem mais em silêncio) quando não é necessário pensar em algo.
Em termos técnicos, com as práticas de Mindfulness – como essa que expliquei sobre os pensamentos – há a diminuição da ruminação mental, que é o processo de ficar pensando muitas vezes sobre uma coisa. Também sentimos o efeito da chamada Desfusão Cognitiva, que é a capacidade de olhar os pensamentos como pensamentos.
A Desfusão Cognitiva é super interessante porque no dia a dia nós acreditamos nos pensamentos da nossa mente.
“Essa pessoa não gosta de mim”.
“Eu não presto mesmo, sempre faço tudo errado”
“Não adianta nem tentar, não vou conseguir”
Estes são exemplos de pensamentos negativos. Se desenvolvemos a habilidade de olhar essa frase, esse pensamento, como só um conjunto de letras, como só um som ou representação na mente, ficamos livres.
Você consegue imaginar como seria viver sem acreditar em tudo o que a mente fala internamente, em tudo o que a mente pensa?
Dúvidas, sugestões, críticas, deixe um comentário.
Faça o Programa de 8 semanas de Mindfulness Online e Individual
Minha experiência pessoal é que o famoso “não pensar” é mais difícil do que parece, mas requer treino e não é impossível.
Minha ansiedade vem exatamente disso(especialmente em tempos de isolamento), onde não consigo controlar a chuva de pensamentos que invadem o meu dia e atrapalham os pensamentos realmente úteis, causando cansaço mental e esgotamento.
Acredito profundamente que o domínio e seleção de pensamentos seja a chave para uma vida mais leve e produtiva.
Acho que se a gente para sse de acreditar em tudo que a nossa mente pensa, seríamos mais leves, evitaria um pouco a perde do sono pensando no tanto de problemas que temos diariamente.Principalmente nesses tempos de isolamento pandemia do Corona vírus que o mal que mais perturba as pessoas seja no campo profissional, família, estudo, e em outros que lhe rouba a paz onde a mente fica a trabalhar muito o nosso consciente.
Verdade Marilandia!