Uma vez escrevi: “se você está atento, você tem muito tempo. Se você não está atento, você nem sabe como perde tempo”. Se você já tentou meditar por 20 minutos ou mais, você deve ter notado que às vezes o tempo parece não passar. 20 minutos parecem uma eternidade. Por outro lado, no cotidiano, sem prestar atenção, um dia voa. Nem vemos e podemos pensar antes de dormir: “o que eu fiz hoje mesmo?”
Meditação e Mindfulness
Existem 2.000 tipos de meditação. Algumas delas são chamadas de Mindfulness, Atenção Plena ao momento presente. Nestas, a meta é manter a intenção de ficar no aqui e agora. Se a mente se distrai (como acontece com todo mundo), voltamos a atenção de novo e de novo para o presente, sempre com gentileza consigo mesmo, com tranquilidade, pois está tudo bem se acontecerem distrações no processo.
Uma das formas mais conhecidas é utilizar a respiração como uma âncora que nos traz de volta para este segundo que estamos vivendo. A respiração, cada inspiração e cada expiração, acontece no presente. O corpo está sempre no presente.
Portanto, podemos utilizar o corpo e a respiração para nos ajudar a ter e a manter a atenção aqui e não no futuro e não no passado.
Tente este exercício do livro Awareness Games (Jogos da Consciência)
“Por alguns minutos…
– Tente não querer nada
– Tente não obter nada
– Tente não atingir nada
– Tente não planejar nada
– Tente não fazer nada”
Procure só dar uma pausa em querer, obter, atingir, planejar, fazer…
Respire, inspire, expire…
Você vai poder voltar logo mais a querer, obter, atingir, planejar, fazer…
Uma pausa para respirar
Ao longo de um dia, você pode fazer essa pausa várias vezes. No trabalho, comendo, andando, vendo o celular. Dê a você mesmo uma pausa para respirar. Deixe de lado, ainda que por uma única respiração, desejar alguma coisa, querer, planejar… afinal, podemos utilizar essas qualidades da nossa mente e também podemos aprender que não é preciso ficar 24 horas por dia querendo, desejando, planeando, etc.
Pense em qualquer coisa, menos no passado ou futuro
Outra prática do livro Awareness Games (Jogos da Consciência) é esta:
Note se os pensamentos que surgem na mente são sobre o passado ou futuro. Se forem, volte para o presente. Quantas vezes for necessário, volte, com gentileza, sem autocrítica. Então, o que há para pensar sobre o presente? Se não há nada para pensar sobre o aqui-agora, porque não parar de pensar um pouquinho, nem que seja alguns segundos?
Essa prática ajuda no que chamamos de Desfusão Cognitiva: a habilidade de ver o pensamento como pensamento, além de nos possilitar a sensação de presença.
”Este é o meu presente”…
Conclusão
Quando fazemos uma pausa para respirar, quando passamos a pensar mais no presente do que no passado ou no futuro, começamos a notar que temos muito tempo. Começamos a notar também que no momento presente, na maior parte das vezes, não existe um problema. Um problema, na grande maioria dos casos, está localizado em outro tempo: no que aconteceu já ou no que pode acontecer depois.
Concorda?
Dúvidas, sugestões, críticas, escreva um comentário!
Obrigado, Felipe!
Que bom ter seus textos toda semana, novamente.
Um abraço!
Obrigado André! Fico feliz que esteja acompanhando!
Parabéns pelo belo trabalho professor Felipe!
Acompanho-o já há alguns anos, por aqui e YouTube. Muitas vezes seus textos e vídeos foram de grande ajuda, teve momentos que atuaram como libertadores em minha vida.
Tenho “reaprendido a respirar” com os exercícios de atenção plena. É libertador saber que podemos apenas parar e respirar, para depois seguir adiante.
Gratidão por compartilhar de bom grado seu rico conhecimento.
Sucesso sempre, para você e sua família!
Obrigado Jheyme! Fico muito feliz que os textos e vídeos tenham ajudado!
Atenção plena traz 4 consequências super positivas para a vida: presença, eu observador, Desfusão cognitiva e aceitação. Temos o curso gratuito de act onde falo sobre.
Abraços
Obrigada Felipe, seus textos e videos tem me ajudado muito
Obrigado Josefa! Fico muito feliz que os textos e vídeos estejam ajudado!