Sempre achei fascinante entrar em bibliotecas e livrarias. Quem gosta de ler, certamente, tem a impressão de que não vai conseguir ler tudo, e talvez tenha percebido que compra mais livros que dá conta de ler. Confesso que é uma dificuldade que tenho. Hoje tenho que ter um motivo claro para comprar (saber mais sobre, criar um curso, escrever um texto para vocês) para não extrapolar.
Mas existem livros e livros. Hoje gostaria de compartilhar com vocês os livros que indico para a mudança de comportamento. Não são livros teóricos, ou seja, não tratam diretamente de teorias e pensamentos das linhas ou abordagens da psicologia. Mas são livros de qualidade que possuem o que chamo aqui no site de Dicas Práticas. Na medida do possível, vou procurar contemplar abordagens diferentes dentro da psicologia.
10 Livros para mudar o comportamento
1) Modificação de Comportamento O que é e como fazer
Este é um livro pensado para os estudantes de psicologia. Mais especificamente, para os estudantes da psicologia comportamental, que desejam entrar na Análise do Comportamento. Entretanto, devido à sua linguagem acessível, também funciona como uma ferramenta para entender o modo como nos comportamos e, consequentemente, alterar os nossos comportamentos.
2) Princípios Básicos de Análise do Comportamento
Comprei recentemente este e penso que ele cumpre igual papel ao anterior (com a vantagem de ser mais barato). Em certo sentido, há a descrição dos principais conceitos da psicologia comportamental, mas, devido à profusão de exemplos e à facilidade de compreender as explicações – é realmente um livro muito didático – penso que pode ser uma excelente introdução para usarmos na análise e modificação dos nossos comportamentos.
3) Vencendo a Ansiedade e a Preocupação – com a Terapia Cognitivo Comportamental (Manual do Paciente)
Existe livro, escrito por Aaron T. Beck, criador da Psicologia Cognitiva, e David A. Clark é fantástico para aqueles que desejam diminuir a sua ansiedade e as suas preocupações. Encontrarmos a publicação da Artmed na versão para paciente e para terapeuta.
Na versão para paciente, qualquer pessoa pode começar a ler o livro e utilizar os conhecimentos, técnicas e avaliações para melhorar esta parte de suas vidas.
4) Pense Magro – Por toda a vida. A dieta definitiva de Judith S. Beck
Na mesma abordagem do anterior, neste livro da filha de Aaron Beck, Judith Beck, encontramos um poderoso manual, super detalhado, para quem quer emagrecer ou manter o peso. É um best-seller nesta área que reúne a psicologia comportamental (comer isso ou aquilo), psicologia cognitiva (os pensamentos que antecedem a alimentação, pensamentos de sabotagem, ansiedade, etc) e a nutrição.
5) Pare de se sabotar e dê a volta por cima
Este é um livro que tinha visto em diversas recomendações e demorei um tempo para comprar. O livro tem por subtítulo – Como se livrar dos comportamentos que atrapalham sua vida. Tendo vasta experiência clínica, ajudando desde populações de risco a atletas olímpicos, o autor Flip Flippen desenvolveu uma técnica bastante inovadora.
Ele lista 10 limitações pessoais (excesso de confiança, falta de confiança, superproteção, exigente demais, pouco afável, pouca vitalidade, dominação excessiva, resistência a mudanças, agressividade e impulsividade) que atrapalham as pessoas de atingir o seu pleno potencial. Depois da explicação de cada uma destas limitações – podemos ter uma ou mais como principais – o autor explica como superá-las.
Segundo ele, atingir o pleno potencial não se trata de talento, e sim da capacidade de lidar e superar tais limitações.
6) O poder do hábito
Apesar de não ser um psicoterapeuta ou ter formação em alguma área relacionada à psicologia, Charles Duhigg fez um excelente trabalho ao estudar de maneira aprofundada como se dá a criação de um hábito. Jornalista, ele entrevistou e pesquisou a história de centenas de pessoas, de muitos ramos de atuação distintos, e conseguiu a proeza de escrever em uma linguagem totalmente acessível os conhecimentos adquiridos. O subtítulo do livro é Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios.
7) A arte de fazer acontecer (Getting Things Done)
Este é O livro de produtividade. Produtividade é a área, dentro da psicologia e da administração, que tem por objetivo estudar o comportamento que é eficiente e eficaz. Eficiente porque podemos fazer mais com menos (tempo ou recursos), eficaz porque atinge os objetivos almejados.
David Allen é o maior especialista em produtividade e este é o livro que o tornou mundialmente famoso. O subtítulo diz: “uma fórmula antiestresse para estabelecer prioridades e entregar soluções no prazo”.
8) Em busca de sentido: Um psicólogo no campo de concentração
Este é um livro, digamos, mais filosófico. Mas insiro aqui porque a questão do sentido dos nossos comportamentos é fundamental. Em outras palavras, quando entendemos o motivo pelo qual queremos continuar vivos, a finalidade da nossa existência, os percalços e dificuldades (até estar em um campo de concentração) adquirem uma outra perspectiva e temos mais chances de superar o que for.
Viktor Frankl é conhecido no mundo todo como o criador da logoterapia. Além do relato do tempo no campo de concentração, encontramos nesta edição dois apêndices: “Conceitos fundamentais de Logoterapia” e a “Tese do Otimismo Trágico”.
9) Liberte-se – Evitando As Armadilhas da Procura da Felicidade
Este livro, escrito por um dos mais importantes autores da ACT, Terapia de Aceitação e Compromisso, tem se tornado para mim o livro mais importante que li este ano. Ele não só explica os fundamentos da terapia como demonstra através de exemplos cotidianos os fundamentos desta nova abordagem que reúne conhecimentos da psicologia cognitivo-comportamental, da Mindfulness e da Teoria das Molduras Relacionais.
É um livro brilhante com muitos e muitos exercícios práticos!
10) A única coisa
E, por fim, um livro que não posso deixar de listar aqui é este, que tem por subtítulo: a surpreendente verdade por detrás de resultados extraordinários. Esta obra reúne o que há de mais fundamental no conceito de produtividade. Fazer uma única coisa por vez. Evitar ser multi-tarefa e ter atenção plena no que realmente precisa ser feito.
Como o subtítulo diz, é uma verdade surpreendente. Como os autores começam: “Se você persegue dois coelhos ao mesmo tempo…não vai pegar nenhum dos dois” (Provérbio Russo).
E para você? Qual foi o livro ou os livros que te ajudaram a mudar? Qual você recomenda?
Boa noite Felipe, e como posso comprar esses livros, aqui mesmo no site.
“O poder do hábito”, estou lendo este. De fato é excelente a forma como o jornalista aborda as diversas experiencias.
Não Irenilto!
Esses livros não vendemos por aqui.
Excelentes recomendações de leitura, prof Felipe! Tanto para quem gosta da área psicológica, como para quem atua nesta área! Felicidades! Irineu.
Moro na Florida,queria Muito comprar Esses livros,Como posso adquiri-los ?
A melhor opção é a amazon.com – Angela.
COMPRADOS…. 2) e 8) Na Amazon… 3) na http://www.dilivros.com.br
Obrigado pelas dicas…
Olhando a lista lembrei também daquele livro Foco do Daniel Goleman, qual a opinião de vocês quanto a ele? Seria mais ou menos o mesmo que o A única coisa? Grata.
Nathália,
Eu tenho esse livro mas ainda não li. Sim, tem certa semelhança eu creio, porque a ideia de ter uma única coisa em mente é o centro do foco, não é? O importante é saber que o nosso cérebro realmente não consegue lidar com muitas informações ao mesmo tempo. Por isso, o melhor é centrar a atenção em uma coisa por vez e fazer bem feito.
Atenciosamente,
Felipe de Souza