Olá amigos!
Descobri um livro recentemente chamado Porque? de Simon Sinek. No texto e vídeo de hoje, gostaria de conversar com vocês sobre o argumento principal do livro. O problema de não saber o porquê, o motivo, a razão ou o sentido de alguma coisa é um problema dos mais importantes.
– “Por que mesmo eu estou fazendo isso!?”
– “Por que eu quero seguir nessa direção?”
Em termos éticos, existem sempre dois polos para cada pensamento, sentimento, sensação ou sentimento: o passado (a causa) e o futuro (o sentido).
Podemos responder que estamos fazendo algo por causa dos nossos pais, por causa do que vão pensar em sociedade, por causa de uma moral ou orientação espiritual.
Por outro lado, desde a Ética a Nicomaco de Aristoteles, temos a perspectiva do fim, da finalidade, da teleologia. Pensamos, sentimos ou fazemos algo em direção a uma finalidade, em busca de algo, a saber… a felicidade.
Mas voltando ao livro do Sinek, vemos que ele apresenta um argumento antigo com nova roupagem. E está nova roupagem é até muito didática.
Esquecemos geralmente de considerar ou mostrar para os outros o porquê e falamos apenas do que deve ser feito e como deve ser feito.
– O que você deve fazer? Você deve ir a estudar. E como você deve fazer? Você deve ir à escola.
Mas para quê? Por que?
Dai os pais dizem algo como porque se você não estudar você será lixeiro. É um porque mas um porque muito pouco motivador.
– O que você deve fazer? Você deve parar de fumar. Como? Procurando um tratamento. Por que? Porque isso ainda vai tem matar.
Dai a pessoa diz: mas todos nós vamos morrer… Ou seja, ela não vê um real motivo para parar. Um porque mais motivador seria fazê-la imaginar que fumando ela não terá muita chance de viver com seus netos…
– O que você deve fazer? Você deve emagrecer. Como? Fazendo um regime. Porque? Porque desse jeito você não está na moda. Ora, mas é se a pessoa não se preocupa com a moda?
Um porque mais motivador seria de ela poderia se sentir mais leve, mais ágil, mais saudável se emagrecer.
Segundo Sinek, bons líderes ou pessoas boas em se motivar e motivar os outros sempre começam pelo porque. Mas é um porque significativo, pelo qual estaremos dispostos de entender o que temos que fazer e a encontrar meios de fazê-lo.
Compartilho abaixo o vídeo que fiz sobre este tema. Tem cerca de 12 minutos. Inscreva-se também em nosso cana no YouTube! Você receberá automaticamente os nossos vídeo!
Canal no YouTube – Felipe de Souza
Agora já sei como motivar as pessoas com um porquê significativo para poder aconselhar certas pessoas
Obrigado pela ajuda que tens me dado com seus email
Olá Felipe, tudo bem? Essa questão do por que é muito delicada certo?
No início parece simples mas não é. Pelo que entendi temos que aprender a superar alguns obstáculos à exemplo de viajar para encontrar alguém (mesmo que tenhamos medo de avião) ou ainda de superar a timidez para passar uma mensagem ou seja, se o motivo é importante conseguimos resposta para todos os “por ques” é isso? Abs,
Se lhe interessar, sugiro uma leitura do livro: “Automotivação, Utopia ou Realidade?” publicado no site clubedosautores postado em formato ebook e impresso. Estou formado há 33 anos, sou especializado em psicologia organizacional e do trabalho, estou há 30 anos em Recursos Humanos e atualmente sou consultor e instrutor em comportamentos organizacionais. Fui professor de psicologia em escolas públicas e privadas, ex-professor da Faculdade Impacta de Tecnologia na cadeira de psicologia e convidado para exercer o cargo de professor em Angola na Universidade UAN quando estive realizando consultoria na África em 2004/5/6 através da parceria com as empresas Impacta Tecnologia(Brasil) e DSI – Dedicated Solutions, Inc. (Houston-USA). Creio que com minha experiência poderei auxiliar o caro colega em sua vida profissional.
Grato.
Oi Raquel!
É exatamente isso! Só alteraria – para continuar na explicação didática do porque, como e o que – …”se o motivo é importante conseguimos resposta para todos os “comos“, ou seja, como superar os obstáculos que nos são apresentados.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Caro Doutor Felipe!
Estou curioso: você é tímido? Se a pergunta é indiscreta, ignore-a e me desculpe. Eu sou um intenso fóbico social. É-me difícil falar na presença do(s) outro(s). Quando falo ao telefone, discorro com segurança. Estou protegido pelo aparelho, o outro não está “ao vivo”. Meu processo de socialização foi traumático. Sofro muito com isto. Quantas vezes, domino um assunto, mas, se preciso apresentá-lo para alguém, o resultado é sofrível. Saio do encontro arrasado. Desde a adolescência, esforço-me para minorar ou resolver este problema. Ainda não pude contratar um psicólogo. Pergunto: bem trabalhado, um tímido pode extirpar absolutamente os sintomas, cacoetes, sinais da timidez? Ou ele, “curado” (aspo, pois não sei se é uma doença) consegue enfrentar as situações que temia, mas continua a emitir os sintomas do problema?
Atenciosamente,
Luís.
Olá Luís,
Eu sou introvertido. Existe uma diferença com relação à timidez.
Sobre falar em público, como muita gente, tive algumas dificuldades, por ter tido uma experiência infeliz na escola quando era pequeno, rsrs.
A dica é encontrar um motivo bem forte para ir superando e fazer cursos de oratória, sobre como falar em público, fonoaudióloga, psicoterapia, enfim, o que for encontrando.
Temos um curso grátis aqui – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/09/curso-como-falar-em-publico-gratis-10-licoes.html
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Meu sempre obrigado! Meu respeito e minha admiração por você e seu trabalho só aumentam! Que Deus continue iluminando-o!
A cada texto seu me sinto mais motivada a fazer o curso de psicologia. Tinha dúvidas em fazer psicologia ou não, pois tenho uma certa dificuldade em auto-motivar as pessoas e também com o meu jeito de ser, sou muito extrovertida e as vezes exagerada. Seus textos estão me ajudando muito, principalmente aquele sobre o perfil do profissional da psicologia. Parabéns pela iniciativa de criar esta página, você está motivando milhares de pessoas a realizar seus sonhos e a se conhecer melhor!
Golden Circle!