Um texto e um vídeo que pode ajudar quem tem dúvida entre fazer uma faculdade ou outra. Mais especificamente, falaremos sobre a dúvida entre psicologia e filosofia.
Olá amigos!
Um querido leitor do nosso site, o Kleber, me pediu para que escrevesse sobre a questão “filosofia X psicologia”. Como não sou filósofo, pedi para que a Michelle Vaz escrevesse o texto: “por que escolhi a faculdade de filosofia“. Também temos um texto semelhante sobre psicologia: “porque fazer a faculdade de psicologia“.
Leia o texto e veja o vídeo abaixo!
Bem, eu sempre comento aqui nos nossos textos sobre Orientação Profissional, que existem dois motivos básicos para nos decidirmos a cursar uma faculdade:
1) Querer estudar a fundo as matérias daquela área
2) Querer trabalhar em uma das áreas depois de ter se formado
Pode parecer óbvio colocar nestes termos, mas nem sempre é claro para nós. Vou dar um exemplo pessoal. Como gosto de estudar, gostei de começar a estudar para fazer sites. Tudo porque comecei a fazer o psicologiamsn sozinho. Primeiro como um blog gratuito no blogspot e depois passei todo o conteúdo para o WordPress.
Como gostei de aprender e de brincar nesta área, fiquei pensando de fazer a faculdade de ciências da computação ou a faculdade de licenciatura em computação (pela UFJF a distância). O meu objetivo não seria deixar a psicologia e ir trabalhar na área. O meu objetivo era o primeiro objetivo listado acima: querer estudar a fundo e entender melhor sobre programação e sites.
Porém, ao analisar a grade curricular, vi que não aprenderia muito do que queria aprender. Pensando no meu objetivo, seria muito mais prático fazer cursos específicos sobre WordPress e foi o que fiz. Mais de 50 horas de curso e hoje domino a plataforma.
Este é apenas um exemplo de como temos que ter claro o que queremos para fazer a melhor escolha. Por exemplo, se você descobre a obra de Nietzsche ou de Freud e acha incrível, talvez você sinta o desejo de fazer a faculdade de filosofia ou de psicologia.
Entretanto, é necessário considerar se você quer estudar apenas Nietzsche ou apenas Freud… ou se você quer conhecer a filosofia em geral e a psicologia em geral.
Além disso, é importante ter clareza sobre o objetivo de estar na faculdade. É para aprender ou para ter o diploma? Ou para os dois?
Veja também – Dicas fundamentais para escolher a melhor faculdade para você
No vídeo abaixo, falo sobre as diferenças entre Filosofia e Psicologia:
(Dúvidas, sugestões, comentários, por favor, escreva abaixo)
Olá Felipe, tudo bem? Mais um tema importante, o que escolher? depois de assistir ao vídeo, quem está na dúvida – vai ficar mais tranquilo. As suas explicações complementam o maravilhoso texto da Michelle. Muito bacana! Abs,
Muito bom,acho que me daria bem nas duas areas
Bom dia!
Agradeço a gentileza quanto aos envios das mensagens para este e-mail,porém desejo não mais recebê-los por não esta utilizando-o.
Obrigada!
Olá Ana Cristina, tudo bem?
Para deixar de receber é simples.
Abra qualquer um dos emails recebidos. No final do email, você encontrará o link – Cancelar a assinatura.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Como vai Dr. Felipe de Souza? Muito obrigada por tudo que que tem postado em seu site é bem esclarecedor! Este vídeo mostra que o estudo da psicologia é mais científico e com vários ramos de atuação!!
Olá Iara,
Tudo bem e você?
Eu que agradeço o comentário! :)
Atenciosamente,
Felipe de Souza
É justamente o meu dilema rs,muito bom o vídeo assim como todo o site em si.
Olá João!
Obrigado!
Também é possível responder com um E. Ou seja, ao invés de ou psicologia ou filosofia, podemos responder: psicologia E filosofia…
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Justamente professor,
estou com esta perspectiva fazer da psicologia a profissão e manter a filosofia como hobbie,quem sabe no futuro não curse também uma faculdade.
Isso mesmo João!
A questão é a prioridade. Mas podemos deixar uma área como um pano de fundo para continuarmos ligados. Eu, por exemplo, tenho graduação em psicologia e mestrado em Letras (também pensava em fazer a graduação) e agora meu doutorado é em ciência da religião (psicologia da religião), que é uma formação ampla que contempla a filosofia igualmente.
Ou seja, há também esta possibilidade de pós-graduações.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
OI felipe , adorei seu video ajudou bastante,tenho 17 anos, sou apaixonada por filosofia , contudo a maioria das pessoas me falam ,na questao do mercado de trabalho, dinheiro kk , mas adoro o curso , por mim faria os dois ao mesmo tempo rs….
Olá Beatriz,
Nada impede que você faça os dois ao mesmo tempo. Quer dizer, desde que estejam disponíveis para ti e não sejam na mesma instituição é possível sim!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, quanto mais estudo sobre psicologia mais tenho certeza que amo essa área e percebo que é o que quero pra mim, na verdade já estou decidida 80% basicamente, mas a questão é que todos ou pelo menos a maioria das pessoas que sabem a minha decisão me questionam pois sou evangélica e dizem que é sem lógica querer psicologia por causa da minha fé…
Porém estou certa do que quero e que de forma alguma quero usar meus conhecimentos psicológicos para atrair fiéis ou simplesmente fazer com que eles aceitem a minha verdade como a única e concreta, até por que Deus nos deu livre arbítrio e quem sou eu para forçar alguém a acreditar no que eu acredito, e eu entendo que profissional deve agir como profissional, e fazer o que citei acima não é profissionalismo.
Mais a minha pergunta é, de que forma a psicologia pode influenciar na minha fé, ou de que forma minha fé pode influenciar no profissional da psicologias diante aos cliente/pacientes ?
Olá Maria Clara,
Veja aqui – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2012/05/psicologia-e-deus.html