Olá amigos!
Ontem eu publiquei um novo Vídeo no nosso Canal no Youtube intitulado “Compensa fazer a faculdade de psicologia (pelo salário)? No vídeo, que também compartilho aqui no site, eu procurei responder a uma pergunta que é muito frequente aqui no site e que recebo por email. A pergunta poderia ser resumida da seguinte forma:
“Olha, Dr. Felipe, gosto muito da psicologia, sou uma pessoa que sabe ouvir e dar bons conselhos, tenho muita vontade de fazer a faculdade de psicologia, mas a minha família, os meus amigos dizem que não é para eu fazer a faculdade de psicologia porque não dá dinheiro. O que você acha? Devo fazer a faculdade?”
Compensa fazer a faculdade de psicologia?
Já se inscreveu no nosso Canal do Youtube? São mais de 1000 inscritos! Se não tiver se inscrito ainda, clique aqui. Então, será que os psicólogos ganham realmente pouco? Saiba o salário inicial, intermediário e Sênior e veja a resposta no vídeo e leia depois os complementos:
Complementos ao Vídeo
Eu recebi alguns comentários muito interessantes de colegas psicólogos. E gostaria de complementar o vídeo com alguns pontos.
Primeiro, apesar do que a grande maioria das pessoas pensa, é possível sim fazer uma faculdade sem levar em conta o motivo de ganhar dinheiro. Se formos parar para analisar, a faculdade não deve ser encarada apenas como um lugar aonde a gente vai e ganha depois de 4, 5 anos uma profissão. A ideia por trás da Universidade, desde o seu início no século XIII, é ser um lugar de ensino e de aprendizagem.
Ou seja, a Universidade existe para que possamos aprender uma área do conhecimento humano. Embora nos últimos anos as universidades públicas tenham fechado o currículo de cada faculdade em si, ainda é possível fazer disciplinas em outras faculdades dentro da mesma Universidade. Por exemplo, eu fiz cerca de meio semestre em filosofia, fiz disciplina na história e fiz iniciação científica na faculdade de letras. De forma que o sentido último da faculdade é aprender. Assim, eu tive a oportunidade de aprender psicologia, mas não só psicologia.
Evidente que por trás de tudo está a ideia de ganhar dinheiro depois, de ser formado em uma área, de ser psicólogo(a) (no caso do nosso vídeo). Mas isto não deve obscurecer o fato de que a faculdade representa o chamado Ensino Superior, que vem expandir o que aprendemos na escola.
Segundo, embora a questão financeira, de ter uma profissão depois da graduação, seja também um motivo fundamental para se começar um curso superior, também temos que levar em conta o fato de que nunca poderemos ter total certeza de que vai dar certo.
Em outras palavras, nada garante que se você se formar em psicologia, você vai ter o emprego dos seus sonhos, seja logo depois da formatura, seja nos anos seguintes. Assim como qualquer outra graduação, a boa colocação profissional vai depender de uma série de fatores, que nem sempre dependem da capacidade intelectual.
Por exemplo, na época em que eu trabalhei com Recursos Humanos, eu entrevistei mais de 1000 candidatos a diversas vagas. Em nenhum momento vi as empresas analisando o histórico de notas do aluno durante a faculdade. Apesar de que isto tenha que ser dito, pelo bem da verdade, a ideia dos empregadores é que o profissional formado tem os conhecimentos técnicos necessários para cumprir bem a função para a qual está sendo contratado. Ou seja, o conhecimento técnico, aprendido durante os anos de faculdade, é o mínimo que se poderia esperar.
Desta forma, as empresas vão analisar uma série de outros fatores: personalidade, capacidade de se relacionar, de se comunicar, liderança, etc. Cada vaga terá o seu perfil.
Com isso, nós já podemos ver que apenas se formar em uma faculdade não é garantia de sucesso profissional. É necessário não ser ingênuo nesse sentido.
No caso específico da psicologia, é possível trabalhar como profissional liberal, o que significa uma maior liberdade, não ter chefe, não ter horário definido mas também implica em ser seu próprio chefe, seu próprio marketing, seu próprio contador, etc. Ou seja, se a pessoa não for contratada de uma outra empresa, terá que aprender mais do que apenas o que foi ensinado na faculdade.
Veja o nosso texto – Profissional Liberal: vantagens e desvantagens
Por exemplo, se eu abro um consultório, preciso aprender o que é e como ter um CNPj, preciso aprender como fazer o marketing do meu consultório, como conseguir fazer parcerias com outras clínicas ou com planos de saúde e a lista continua…
Terceiro, se estudarmos todas as estatísticas da remuneração profissional da psicologia, veremos que existem dois fatores também muito importantes para aumentar o salário: ter uma pós-graduação latu sensu ou mestrado/doutorado e, também, ter fluência em pelo menos uma língua estrangeira.
Dizer este ponto pode parecer repetir o que escutamos sempre, mas tem um sentido especial aqui no nosso tema porque ter uma pós-graduação significa ser especialista em uma área da psicologia. Sendo especialista a pessoa se torna uma pessoa de referência em uma área e assim consegue não só mais contatos como consegue mostrar ao mundo melhor o seu trabalho.
A questão da língua estrangeira tem sentido porque se conseguirmos pelo menos ler bem uma outra língua teremos acesso a muito mais informações do que se estivermos limitados ao português. Embora possamos encontrar muitos livros e artigos em nossa língua materna, teremos com certeza muito mais conteúdo de psicologia nas seguintes línguas: inglês, francês e alemão. Italiano e espanhol também são interessantes para o profissional da área psi.
Por último, apesar de que podemos falar em muitos aspectos do sucesso (como perseverança, dedicação, suor, esforço, capacidade intelectual, inteligência emocional), eu gosto muito da frase do Zig Ziglar: “Você vai realizar todos os seus sonhos se ajudar muitas pessoas a realizarem os sonhos delas”.
Dúvidas, sugestões, críticas, questões, por favor, comente abaixo!
Adorei seu Vídeo, como sempre escrevendo ,e Fazendo Vídeos Maravilhosos
Parabéns
Amei seu vídeo, contribuiu com algumas curiosidades que temos sobre a atuação do psicologo.
Me formo no final desse ano, e estou com a sensação de que estudei tanto e nada aprendi, estou me sentindo impotente, despreparada para atuar como psicologa.
Grande abraço
Olá Eliana!
Obrigado!
Fico muito feliz que tenha gostado!
Bem, após a formação é normal ter este tipo de sentimento. Mas logo vemos que já sabemos muito, embora o processo de continuar aprendendo seja infindável…
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Bárbara!
Obrigado querida!
Fico muito muito feliz que tenha gostado!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde Felipe. Tenho uma curiosidade, será que você pode me esclrecer? Para me filiar a convênios e trabalhar como psicóloga, como devo proceder? Obrigada.
Tenho interesse em psicologia clinica sou graduada em direito, ouvi falar q posso fazer só a pós pra atender em consultório já q sou graduada em humanas, sabe me dizer se isso é fato? E se não tenho interesse em fazer a faculdade EAD, pois onde moro não tem o curso, como não tem no país ela no formato EAD como faço pra fazê-la em outro país de lingua portuguesa ou espanhola e minha formação ser validada?
Olá Teixeira!
Não, ao menos no Brasil para atender com psicologia clínica é necessário o CRP, e para ter o CRP você precisará da graduação em psicologia.
Com relação a graduação a distância de psicologia, não existe. Sobre a validação em outro país, isto dependerá da legislação específica de cada um.
Atenciosamente,
FElipe de Souza
oi boa noite …já li diversos artigos seus e gostei muito mas minha duvida continua sempre fui muito dinâmica criativa e liderei muito bem pessoas mas a 3 anos atrás perdi meu esposo tenho 2 filhos e 28 anos e quero fazer uma faculdade antes pensava em administração. Mas hj tenho duvidas não quero trabalhar apenas com finalidade lucrativa quero ajudar o outro a vencer seus próprios dilemas perdi algumas das características que citei logo acima …tenho medo de fazer a escolha errada não quero trabalhar sobre pressão mas tbm não quero perder tempo estudando 5 anos e sendo mal remunerada por favor me ajude me indique outras áreas se puder meus amigos dizem que sou meio psicologa pois consigo fazer uma boa leitura do problema de outros e dar bons conselhos mas não consigo fazer o mesmo por mim …obrigada
Olá Rose,
Neste caso, indico para você a Orientação Profissional ou o Coaching de Carreira, ok?
Uma avaliação individualizada vai te ajudar a escolher.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Parabéns amei o vídeo e me ajudou muito obrigada :)
boa tarde estou indeciso em duas áreas Psicologia e Gestão Ambiental qual vc acredita nos dias de hoje ser melhor tendo em vista que moro em RO
Olá Jacson,
As duas áreas são muito boas e podem representar bons salários.
Eu, particularmente, penso que você deve avaliar o que é estudado nas faculdades, as opções de trabalho e ver qual é melhor para a sua personalidade (e olhar menos para o mercado).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa noite, Felipe.
Tenho 18 anos e sempre fui muito indecisa em relação a que profissão escolher, Psicologia sempre ficou entre minhas principais opções e agora estou decidida a cursar. Seu vídeo foi fundamental para minha decisão, pois sempre fiquei com aquele medo de ficar desempregada depois de formada e no seu vídeo pude ver os dois lados. Tudo se consegue com esforço, nenhuma profissão é perfeita e nem tão ruim, com algum tempo há o equilíbrio.
Ano passado perdi um tempo da minha vida na faculdade errada, comecei química e logo depois larguei, esse ano vou voltar a estudar para o enem e espero começar Psicologia no próximo ano. Esse atraso me deixou ainda mais ansiosa e confusa, mas vou tentar me acalmar e focar nos estudos para Psicologia.
Obrigada pelo vídeo e pelo texto.
Olá Giselle!
Fico feliz que o vídeo tenha lhe ajudado.
Nesta fase em que você está recomendo focar mais nos estudos para o Enem.
Veja o nosso texto – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/11/da-escola-para-faculdade-de-psicologia.html
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom, eu estava quase terminando uma outra graduação só que eu era extremamente infeliz. Não tinha nada que me agradasse, passei por vários períodos desanimada, muito triste mesmo. Até que decidir largar e fazer o que eu queria, só que agora está me batendo um medo surreal ): eu já larguei um outro curso e apostei tudo em psicologia, só que estou muito pensativa em relação ao mercado de trabalho. Percebi que muitos psicologos não conseguem atuar na sua própria área e acabam optando por outras, alguns conseguem só que a remuneração é muito baixa. Ganhar 2 mil reais hoje em dia é bem complicado, claro que tem muita gente que sobrevive com bem pouco. Você sinceramente recomendaria o curso de psicologia? acha uma área boa p conseguir um espaço no mercado de trabalho?
Boa sorte p todos nós .
Olá Carolina,
Em toda área vai existem quem consegue uma boa colocação e quem não consegue e está desempregado.
A média salarial é conforme falei. Como é uma média, a tendência é que seja uma pirâmide. Muitas pessoas ganhando o salário inicial (1.000 a 2.000 reais), mais ou menos ganhando o salário médio (3.000 a 5.000 reais) e nem tantas ganhando mais de 5.000.
Não há como eu recomendar ou não recomendar. Vai depender de cada um apostar ou não em uma carreira. E, além disso, existem muitos fatores que pesam no mercado como a economia no momento, lugar em que se vive, etc.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi Felipe eu quero muito fazer psicologia, porém como vc diz no texto é bom acompanhar as atividades de um psicolo, pra ver se perto né a atuação. Moro em Juiz de Fora e gostaria que você me indicasse o que fazer pois n tenho experiência nenhuma nessa área e estou me sentindo perdida. Por favor me ajude. Adorei o vídeo.
Olá Midiam,
Ai em Juiz de Fora existe a Universidade Federal.
Lá tem o curso de psicologia. Você pode procurar alunos e ex-alunos para saber mais.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom dia Felipe,
pretendo entrar na faculdade no próximo semestre e estou com muita dúvida. Me identifico com o curso de psicologia e também com o curso de Gestão em Recursos Humanos. Tenho 27 anos e queria muito me formar antes dos trinta o que me faz optar por RH, que é uma graduação tecnóloga com duração de 2 anos, mas tenho consciência que o curso de psicologia me da a visão de um todo e possibilidade de mais oportunidades no mercado,
Sei que é uma decisão muito pessoal e depende das circunstâncias e vida de cada um. Mas queria muito receber uma orientação sua.
Desde já agradeço.
Olá Neuza,
Veja aqui – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/11/gestao-de-recursos-humanos-psicologia-administracao-semelhancas-diferencas.html
Oi felipe amigo, o que realmente tenho visto e acho que compensaria hoje em dia referente a crise nacional etcra. É ter dois serviços como autonomo até achar o serviço privado com um salario digno no caso de não querer abrir uma clínica ou trabalhar autonomo! Vejo que há sim uma demanda por psicologos clinicos autonomos de 4 hs por dia em cada serviço. Então conheço psicologos que tem dois serviços de 1800 reais e 1500 sumando os dois dá certo até se estabelecer logico.
Olá Felipe,
Moro na religião metropolitana de Curitiba, em São José dos Pinhais, será que essa é uma região boa para a atuação de um psicólogo?
Olá Alef,
Em toda cidade sempre existem possibilidades de atuação.
De toda forma, uma vantagem da psicologia é que podemos atuar em várias áreas diferentes e, além disso, podemos encontrar também oportunidades em outras regiões e cidades (não estamos limitados a grandes centros, por exemplo).
Mas penso que a preocupação principal deve ser se você quer estudar e trabalhar com psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Professor Felipe de Souza, acabo o ensino médio este ano e ja pretendo começar a graduação no ano que vem, estava em duvida entre cursar Nutrição ou Psicologia, amo as duas coisas então de fato o que pesaria mais na minha escolha seria o salário, quanto ganha um psicólogo e em quanto tempo da pra se ganhar um salário considerável bom ? Desde ja agradeço.
Olá Wendel,
Veja as principais dúvidas aqui:
https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2015/02/psicologia-faculdade-e-carreira-as-dez-principais-duvidas.html
Ola me chame de Moisés vo fazer psicológia pois descobrir as 35 anos q amos entender e ajudar as pessoas a resolver problemas , sei q dinheiro e bom e fundamental , poren a minha satisfação ta em primeiro lugar .
As pessoas acham de modo geral que os Psicólogos (a) devem ser #perfeitos#, equilibrados. Porém isso é realmente necessario?
Olá professor Felipe de Souza, termino o ensino médio no fim de 2016 e me bateu aquele desespero de “o que eu vou fazer da minha vida?” esses dias. Sei que fui preguiçosa ao decorrer dos anos na escola e perdi muito conteúdo essencial para o vestibular. Enfim, sempre fui interessada em psicologia e de uns tempos para cá passei a me aprofundar sobre. Li aquela sua publicação “da escola para a faculdade de psicologia” e queria te perguntar se você acha que esse conteúdo que nos ensinam nas escolas só se aplica na hora do vestibular. Eu acredito que todo esse conteúdo que perdi vai influenciar minha vida somente na hora do vestibular, pois sou um caos completo em exatas, mas com o restante me dou bem (sociologia, filosofia, literatura e toda essa área voltada pra humanas). Tenho um grande receio desse meu bloqueio com exatas acabar complicando todo o meu futuro. Não tem jeito, o que sei é o básico e por mais que eu estude não consigo fazer com que entre na minha cabeça. Amo humanas e é isso que pretendo fazer, mas nessa transição de escola para faculdade, exatas está extremamente envolvido.
Na sua opinião, isso acaba muito com minhas chances de conseguir passar num vestibular?
Olá Adrielly!
Veja aqui:
https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2015/02/alguem-que-tenha-um-transtorno-mental-pode-ser-psicologo.html
Olá Priscilla!
Sinceramente, tem já um tempinho que não acompanho muitos os vestibulares. Fiz o meu em 2001!
Mas pelo que tenho visto o Enem tem predominado. Dizem que é possível superar as deficiências em exatas através da lógica. O que já é uma boa notícia…
Sim, em faculdades de humanas, não usamos muito o que aprendemos na escola na parte de exatas. Em psicologia, por exemplo, temos apenas duas disciplinas básicas de estatística (são fáceis). Então, a faculdade é um outro universo, bem diferente da escola. (para melhor!)
Atenciosamente,
Felipe de Souza