Olá amigos!
O criador da Psicologia Positiva, Martin Seligman, elaborou duas excelentes atividades para aprendermos a agradecer mais. Como ficou evidente em suas pesquisas, pessoas que sabem agradecer são mais felizes e conseguem criar relacionamentos mais sólidos e duradouros.
É como aquela história do copo com água pela metade. O copo está meio cheio ou está meio vazio?
Em nossas vidas, todos nós vamos enfrentar bons e maus momentos. Se focamos a nossa atenção apenas nos momentos ruins (o copo meio vazio), a tendência é que sentimentos negativos apareçam e se tornem até constantes. Mas se por outro lado nós vermos o que está dando certo (o copo meio cheio), os sentimentos serão positivos e a nossa qualidade de vida terá tendência de melhorar.
O exemplo do copo pode parecer distante, então podemos pensar em um relacionamento amoroso no qual a esposa sempre reclama se tudo o que o marido não faz por ela, como, por exemplo, ajudar a colocar o lixo para fora. Claro, isso pode continuar acontecendo. Porém, as emoções podem mudar muito, se ela também ver o que ele faz: como ficar um dia todo no shopping vendo-a fazer compras, interminavelmente.
O foco dela pode ser o que ele não faz (o copo meio vazio) ou o que ele faz (0 copo meio cheio).
Bem, então vamos às duas atividades de agradecimento elaboradas pelo Seligman:
Carta de agradecimento
Feche seus olhos. Relembre do rosto de alguém que ainda esteja vivo e que há alguns anos tenha feito ou dito algo para você e que mudou a sua vida para melhor. Alguém que você não tenha recebido o seu muito obrigado, o seu agradecimento. Alguém que você poderia se encontrar face a face na próxima semana. Conseguiu pensar em alguém?
A gratidão pode fazer a sua vida mais satisfatória e feliz. Quando nós sentimos gratidão, nós nos beneficiamos de uma lembrança agradável de um evento positivo em nossas vidas. E, também, quando nós expressamos a nossa gratidão, nós fortalecemos os nossos vínculos com os outros.
Mas às vezes o nosso muito obrigado é dito de uma forma tão casual ou rápida que se torna quase sem sentido. Neste exercício… você vai ter a oportunidade de expressar a gratidão de uma forma muito mais profunda.
Sua atividade é escrever uma carta de gratidão para essa pessoa e entrega-la pessoalmente. A carta deve ser concreta e ter por volta de 300 palavras: seja específico sobre o que foi feito por você e como isso mudou a sua vida. Deixe que a pessoa saiba o que você está fazendo agora e mencione como você frequentemente se lembra do que você recebeu ou ouviu.
Assim que você tiver escrito o seu testemunho, chame a pessoa e diga-lhe que você gostaria de fazer uma visita, mas não conte o motivo; pois esta atividade é muito mais divertida quando é uma surpresa. Quando você encontrar a pessoa, leia a carta.
Diário de 3 eventos positivos
A cada noite durante uma semana, escreva três coisas que deram certo durante o dia e ao motivo de terem dado certo. Você pode usar um diário ou o computador para escrever sobre os eventos, mas é importante que você mantenha um arquivo do que você escreveu.
Os três eventos podem não ser extremamente importantes (por exemplo, “meu marido comprou meu sorvete favorito na volta pra casa”), mas também, se forem muito importantes podem fazer parte (por exemplo, “minha irmã acabou de dar a luz a um lindo bebê”).
Próximo a cada evento, responda à pergunta: “Por que isso aconteceu?” Utilizando o exemplo acima, do marido que traz sorvete, a resposta poderia ser: “porque meu marido é realmente atencioso” ou poderia ser “porque eu liguei para ele e o lembrei de passar no mercado”.
Ou, se fosse o exemplo do nascimento de um sobrinho, a resposta poderia ser, “porque deu tudo certo durante a gravidez”.
Escrever sobre eventos positivos em sua vida pode parecer um pouco estranho no começo, mas, por favor, mantenha a atividade por uma semana e você verá os resultados. E, além disso, ficará cada vez mais fácil.
Amei Felipe, e quero começar a praticar agora!!
Por isso muito obrigada por textos maravilhosos e por ser alguém tão apaixonada pela Psicologia, isso me faz um bem inimaginável.
Você é muito especial. Obrigada por se fazer presente mesmo tão distante.
Obrigada. Obrigada.
Sandra Marques
Olá Sandra!
Obrigado querida!
Em breve publicaremos mais textos de Psicologia Positiva e teremos um Curso Grátis também, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Muito bom!
Eu tive estado depressivo profundo por um tempo (uns 6 anos). Durante alguns meses fiz terapia, o que me ajudou a entender meu contexto familiar e me relacionar melhor nesse meio.
Mas ainda tinha crises, e um dia tive a ideia de comprar uma agenda pequena e nela colocar diariamente 5 fatos positivos do meu dia, como uma forma de ver minha vida melhor. Ajudou muito, muito!!! Imagina se tivesse lido seu post então.
Uma ferramenta tão simples e tão eficiente! Ainda guardo minha agenda pra lembrar quando mudei vida!
Parabéns pelo site e pelo trabalho!!!
Sucesso!!!
Olá Isa!
Obrigado por compartilhar conosco um pouco da sua história!
A terapia cognitiva tem como centro de suas pesquisas a ideia do modelo cognitivo, veja aqui – O Modelo Cognitivo – Crenças, pensamentos e emoções que diz que não são como as coisas acontecem que importa, mas sim (ou muito mais) o modo como as interpretamos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, além de ensinamentos muito úteis, obrigada pelo discernimento em querer ajudar os outros a viverem mais felizes.
Obrigado, me foi muito útil. Jesus te abençoe por compartilhar seu conhecimento!