Olá amigos!
Há alguns anos que venho estudando a fundo os conceitos de persuasão, influência, anuência dentro da psicologia. E, a partir de agora, gostaria de compartilhar com vocês, em um Curso inteiramente Grátis, o que venho aprendendo! Como aprendemos muito ensinando, será ótimo para mim poder sintetizar em um Curso todos estes conhecimentos e para você creio que o Curso será útil para conhecer os mecanismos que nos levam a dizer sim para uma solicitação e, ao mesmo tempo, que levam as outras pessoas a dizer sim e concordar com o seu pedido.
Existe muito material sobre esta temática principalmente quando vamos estudar vendas, marketing, comportamento do consumidor. Muitos desses trabalhos são fracos e não possuem fundamental empírica, ou seja, não foram comprovados através de estudos em laboratórios ou em campo.
Aqui, é claro, utilizaremos os melhores livros e os melhores conteúdos para que você possa aprender de verdade o que é persuasão! Então vamos começar?
O que é persuasão?
Segundo o dicionário Aurélio, persuasão vem do latim persuasione e significa o ato ou efeito de persuadir. Persuadir, por sua vez, tem os seguintes significados:
1) Levar à persuasão ou à convicção
2) Levar ou induzir a fazer, a aceitar ou a crer; aconselhar.
3) Acreditar, convencer-se, cuidar, julgar
4) Admitir como verdadeiro, aceitar como certo: “Se nós os homens entendêssemos esta política natural e nos persuadíssemos a ela” (Padre Antônio Vieira)
Dizendo de uma forma mais sintética, podemos dizer que a psicologia ou a ciência que estuda a persuasão tem o objetivo de entender e explicar quais os motivos que levam uma pessoa a dizer sim, a concordar, a anuir com o pedido, solicitação, venda de outra.
Por exemplo, você acorda domingo pela manhã com a campainha tocando insistentemente e quando você vai abrir a porta é um vendedor de enciclopédias. O objetivo dele é vender uma coleção completa – e cara – de enciclopédias que, você, óbvio, não solicitou. Então, embora seja uma venda forçada, o que leva centenas de pessoas a concordar e a comprar livros que não precisam nem vão usar no futuro?
Responder a esta pergunta é, portanto, o objetivo das pesquisas sobre a persuasão.
No dia-a-dia nós vemos que existem fórmulas bastante comuns de persuadir: colocar um produto em promoção, exagerar nos benefícios, fornecer brindes se a compra for imediata e por aí vai.
Neste curso nós veremos como funcionam todas estas estratégias, todas estas armas de quem trabalha com isso como vendedores e profissionais do marketing, mas, o mais curioso, intrigante e instigante será ver como nós também usamos estas estratégias para conseguir o que queremos, para convencer os nossos amigos, familiares, colegas do nosso ponto de vista.
Isto porque, desde pequenos, vamos aprendendo – inconscientemente – o que dá resultados e o que não dá quando fazemos um pedido. Algumas pessoas parecem ter um dom natural para vender. São aqueles que venderiam “areia no deserto”, mas de uma maneira ou outra nós utilizamos estas estratégias também.
E por isso, é importante notarmos que a persuasão não é algo negativo. Em princípio, poderíamos ficar tentados a considerar esta área como um engodo, como uma enganação, como algo que visa apenas a ludibriar as outras pessoas e fazê-las comprar o que não é necessário (como o vendedor de enciclopédias).
Mas como tudo, a persuasão pode ser utilizada para o bem e o para o mal. Se você participa de uma instituição de caridade e quer conseguir que a instituição arrecade mais recursos para ampliar suas atividades, a persuasão será útil. Se você quer vender mais de seu produto ou serviço e ampliar a sua participação no mercado, a persuasão também será necessária.
Especialmente para profissionais liberais, incluindo psicólogos, advogados, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, o que chamamos de “vender o seu peixe” é fundamental para estabelecer-se na carreira. Enquanto muitos acabam tendo como foco as habilidades técnicas, vemos que quem se destaca não é tanto quem sabe mais, mas quem sabe vender melhor o que sabe.
E ainda que vender melhor o que se sabe, ou aprender a vender melhor um produto ou serviço, possa parecer um esforço grandioso, veremos ao longo de nosso Curso que não é assim.
Diversas pesquisas apontam que, com a complexidade da vida moderna, nós acabamos tomando a decisão de dizer sim e de comprar ou concordar com uma solicitação em questão de segundos ou minutos. Assim, ao contrário do que poderia parecer, persuadir (para o bem ou para o mal) não é algo difícil, complicado, extenuante.
Usando as técnicas certas para a pessoa certa, fazer alguém concordar conosco é simples e fácil e cai no que chamamos de comportamento automático.
Um exemplo: várias lojas online começaram a utilizar a pressão do tempo, aliado a promoções, para fazer com que os consumidores comprem logo, pois sabem que se a compra não for realizada rápido, ela será perdida. Deste modo, eles colocam relógios de minutos, com o tempo decrescendo de 5 para 4 minutos, de 4 para 3, de 3 para 2 e antes que o tempo se esgote milhares de compradores terão clicado no botão comprar.
Portanto, persuadir é mais simples do que poderia parecer a princípio. Como disse, nós utilizamos todas estas estratégias em nosso dia-a-dia e nem nos damos conta disso, e de igual modo, acabamos caindo frequentemente nas mesmas técnicas, também sem que percebamos.
O fato de que tenhamos que fazer um Curso para entender a psicologia da persuasão demonstra justamente que nem sempre estamos conscientes para todas estas estratégias. Com isso, o nosso curso visa aumentar a consciência de cada do que acontece quando somos persuadidos e ajudar a compreender a utilizar as técnicas da persuasão, esperamos, com objetivos positivos em mente.
Índice do Curso
Lição 1: O que é persuasão (acima)
Lição 2: As principais técnicas de persuasão
Lição 3: O que é Reciprocidade
Lição 4: Compromisso e coerência
Lição 6: Afeição e relacionamento
Lição 9: Influência instantânea
Cadastre seu email para receber os novos textos! A assinatura é totalmente GRATUITA!
[jetpack_subscription_form]
Excelente o tema, vou fazer o curso!
Felipe, mais uma vez obrigada!
Onde me cadastro?
Olá Mariana,
No final do texto eu coloquei um formulário simples para você receber as novidades do Curso e do site, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Marcia!
Obrigado!
Fico muito feliz que você vai nos acompanhar no novo Curso!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde, já me inscrevi no blog e ainda não encontrei o link para inscrever-me no curso.
Olá Geraldo!
Se você já se inscreveu para receber as atualizações do site, também receberá as novas lições, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa Tarde, vou fazer, vai ter algum certificado.
Olá Marcos!
Sim, ao final será possível solicitar o Certificado que, para confecção e envio, terá o valor de 25 reais.
Ou seja, o Curso é totalmente gratuito, só o Certificado – para quem quiser – será pago, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Obrigada Felipe pela oportunudade. Vou fazer o curso, pois tenho certeza que vai agregar valores à minha formação. Um grade abraço,
Selmita Ferreira
Gostei muito achei os topicos completo em todas as situaçoes..vou fazer e compartilhar
Olá Fabiano!
Obrigado pela avaliação!
Fico muito feliz que tenha gostado! E obrigado por compartilhar!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Selmita!
Vamos que vamos!
Qualquer dúvida, estarei à disposição!
Abraços
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Então receberei as aulas apenas por me inscrever no blog? Parece muito interessante, o tema é bem sugestivo!
Olá Marizeth!
Sim, o Curso é inteiramente online e gratuito, ok?
Mesmo que você não queira se cadastrar, as lições serão disponibilizadas nesta página!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!
Estou muito interessada nesse assunto, bastante atual devido à intensificação das compras online.
Não sei se faz parte de algum dos tópicos, mas gostaria que você dissesse algo a respeito da dificuldade em dizer “não”, quando um vendedor insiste e usa muito bem da estratégia de vendas, que pode acabar como um “mal” para quem comprou a ideia…
Abraços,
Malu
Oi Felipe.
Já sou assinante mas não percebi o local para a inscrição neste curso de “persuasão”.
Por gentileza, gostaria de fazê-lo. Obrigada
Olá, tenho seguido com regularidade as suas publicações no site e estou profundamente interessada nos temas que tem abordado. Vou fazer o curso online da Psicologia da Persuasão. Gostaria de saber se preciso de fazer alguma inscrição ou apenas assinar o blog, como já fiz.
Estou muito grata por ter a oportunidade de acesso a temas tão aliciantes e de aplicação prática no nosso dia-a-dia.
É um privilégio poder partilhar todos os estes assuntos relacionados com a psicologia, que para mim é uma grande paixão e sempre me despertou grande interesse e entusiamo.
Fico a aguardar este desafio!!!!
Isabel Cristina de Araújo
Olá Maria Luiza,
Sim, fará parte sim!
É como aquele livro: “Não diga sim quando você quer dizer não”. No Curso, vamos abordar também porque dizemos sim quando não queremos muito… ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Janete!
Se você já recebe as atualizações do site não precisará fazer mais nenhuma inscrição, ok?
Fico feliz com o seu interesse!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Isabel!
Obrigado querida!
É como muita alegria que recebo o seu comentário!
Olha, para quem já recebe as atualizações do site não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição, ok?
As lições serão publicadas aos poucos e em breve teremos os links completos nesta mesma página!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
OI FELIPE A SUA CONTRIBUIÇÃO É EXTRAORDINARIA PARA MUITAS PESSOAS EU SOU UMA DELAS , TENHO ACOMPANHADO O SEU TRABALHO E SOU GRATO PELOS BENEFICIOS GERADOS ATRAVEZ DA CONCIENTIZÃÇÃO VALEU !!!
Olá José!
Fico muito feliz que esteja gostando do nosso site!
Será sempre um prazer contar com sua participação por aqui!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe,
Ainda não recebi nenhuma atualização sobre o curso Psicologia da Persuasão. Você já enviou alguma?
Abraço
vicente
Olá Vicente!
Sim, já publicamos a 2° Lição.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Como posso acessar as duas lições?
Vicente
Oi Vicente!
Este texto trata a Primeira Lição, O que é persuasão. Enquanto o segundo é este – 6 Principais técnicas da persuasão
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi Felipe,
Desculpe a minha insistência, mas ela se deve ao grande interesse que tenho pelo tema. Em sua resposta, consegui acessar a Lição 2, mas não a Lição 1, como você citou. Peço a especial gentileza de me remeter também a Lição 1,
Grato
Vicente
Olá Vicente!
A lição sobre O que é persuasão está neste mesmo texto, acima, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Parabéns Felipe pela iniciativa de disponibilizar esse curso. Pela leitura desse texto introdutório, acredito que auxiliará muitas pessoas a serem mais conscientes ao consumir, deixando de comprar pelo impulso da emoção, mas comprando de modo consciente, o que de fato é necessário e a comprar no melhor momento, aproveitando dessas “armadilhas” do mercado para se beneficiarem das oportunidades de comprarem, nos melhores momentos – quando os preços caem, o que precisam.
Abraço,
Jair
Olá Jair,
Este tema é muito interessante, não é mesmo?
O meu objetivo é duplo: primeiro, orientar a todos para não fazer isto que você disse (comprar por impulso e se arrepender depois) e o segundo é o de também poder utilizar a persuasão a nosso favor, ou seja, às vezes precisamos convencer em nosso trabalho, estudo ou nas relações próximas e todo este conhecimento acaba se tornando extremamente útil.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Valeu por compartilhar
Eu gostaria d fazer o curso
gostei da sua bondade de ajuda as pessoas e muito legal da sua parte obrigado sou apaxonado psicologia
Tudo bem, quero fazer o curso, meu nome e Marcelo luz, como faço
Olá Marcelo, é só clicar nas lições, ok.
Gente, como eu não tinha visto esses cursos ainda?
Trabalho com marketing digital e divulgando o trabalho de minha esposa, acabei entrando aqui “sem querer” rsrs
Gratidão por esse excelente trabalho!!
Vou maratonar esses cursos!!
Obrigado! Fico feliz que tenha encontrado e esteja gostando!