Olá amigos!
Este post possui um sentido mais de brincadeira, mas, ao mesmo tempo, vem alertar sobre os sintomas do TOC. O TOC para quem não sabe é a sigla para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, também chamado na psicanálise de neurose obsessiva.
Um dos sintomas característicos do TOC é a obsessão por ordens e padrões. Quando os padrões são rompidos, há um grande incômodo e desconforto para aquelas pessoas que sofrem deste transtorno.
Não devemos classificar de antemão sem uma avaliação psicológica ou psiquiátrica. É importante salientar que qualquer sintoma (como diria Lacan, o sintoma quer dizer sinto-mal), qualquer sintoma que seja extremamente desagradável para si mesmo ou para as outras pessoas próximas, pode e deve suscitar uma avaliação mais detalhada.
Afinal, todos nós acabamos apresentando um sintoma ou outro em algum momento de nossas vidas. E é bom orientar que os sintomas podem ser tratados com psicoterapia e, em alguns casos, com psicoterapia e medicamentos.
Antes de passarmos às imagens, vamos saber mais a respeito dos Critérios Diagnósticos para o TOC?
Critérios diagnósticos para o TOC – DSM-IV
Segundo o DSM-IV, Manual de referência para psiquiatras e algumas abordagens da psicologia, temos que atentar para o fato de que:
“Embora o Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo tenham nomes similares, as manifestações clínicas de ambos são bastante diferentes.
O Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva não se caracteriza pela presença de obsessões ou compulsões, sendo que, ao invés disso, envolve um padrão invasivo de preocupação com organização, perfeccionismo e controle e deve iniciar-se nos primeiros anos da idade adulta. Se um indivíduo manifesta sintomas tanto de Transtorno Obsessivo-Compulsivo quanto de Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva, ambos os diagnósticos podem ser dados.
As superstições e os comportamentos repetitivos de verificação são encontrados com freqüência na vida cotidiana. Um diagnóstico de Transtorno Obsessivo-Compulsivo deve ser considerado apenas se houver um consumo de tempo considerável ou se decorrer daí um prejuízo ou sofrimento clinicamente significativos.
A. Obsessões ou compulsões:
Obsessões, definidas por (1), (2), (3) e (4):
(1) pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, em algum momento durante a perturbação, são experimentados como intrusivos e inadequados e causam acentuada ansiedade ou sofrimento
(2) os pensamentos, impulsos ou imagens não são meras preocupações excessivas com problemas da vida real
(3) a pessoa tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos, impulsos ou imagens, ou neutralizá-los com algum outro pensamento ou ação
(4) a pessoa reconhece que os pensamentos, impulsos ou imagens obsessivas são produto de sua própria mente (não impostos a partir de fora, como na inserção de pensamentos)
Compulsões, definidas por (1) e (2)
(1) comportamentos repetitivos (por ex., lavar as mãos, organizar, verificar) ou atos mentais (por ex., orar, contar ou repetir palavras em silêncio) que a pessoa se sente compelida a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser rigidamente aplicadas.
(2) os comportamentos ou atos mentais visam a prevenir ou reduzir o sofrimento ou evitar algum evento ou situação temida; entretanto, esses comportamentos ou atos mentais não têm uma conexão realista com o que visam a neutralizar ou evitar ou são claramente excessivos.
B. Em algum ponto durante o curso do transtorno, o indivíduo reconheceu que as obsessões ou compulsões são excessivas ou irracionais. Nota: Isso não se aplica a crianças.
C. As obsessões ou compulsões causam acentuado sofrimento, consomem tempo (tomam mais de 1 hora por dia) ou interferem significativamente na rotina, funcionamento ocupacional (ou acadêmico), atividades ou relacionamentos sociais habituais do indivíduo.
D. Se um outro transtorno do Eixo I está presente, o conteúdo das obsessões ou compulsões não está restrito a ele (por ex., preocupação com alimentos na presença de um Transtorno Alimentar; puxar os cabelos na presença de Tricotilomania; preocupação com a aparência na presença de Transtorno Dismórfico Corporal; preocupação com drogas na presença de um Transtorno por Uso de Substância; preocupação com ter uma doença grave na presença de Hipocondria; preocupação com anseios ou fantasias sexuais na presença de uma Parafilia; ruminações de culpa na presença de um Transtorno Depressivo Maior).
E. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condição médica geral.
Especificar se:
Com Insight Pobre: se, na maior parte do tempo durante o episódio atual, o indivíduo não reconhece que as obsessões e compulsões são excessivas ou irracionais
Enfim, obviamente, não vamos dizer que se as imagens abaixo incomodam alguém, esta pessoa terá TOC, ok? Mas deixando a parte séria do sintoma de lado, o que você sente ao ver estas imagens? Qual é a imagem mais incômoda para você? Comente!
23 imagens incômodas para quem tem TOC
olá, a imagem que me incomodou um pouco foi
dos objetos sobre a mesa.
Ave Maria! Que agonia olhar essas imagens! kkkkkkkkkkk. As que mais me incomodaram foram aquelas que mostram pisos assentados de modo errado, sem respeitar a simetria das formas. rsrsrs. Apesar disso, pelo que li no seu texto, julgo que não me enquadro nos perfis patológicos. rsrs. Gosto de ordem e simetria, mas isso não chega a me causar problemas; ao contrário, sistematizar, ordenar, criar métodos otimizadores me ajudam a dar conta de minhas tarefas e a realizar meus projetos. Penso que essa é uma característica do meu tipo psicológico, que é INTJ. Adoro seus artigos, Felipe! Indico seu site para todos meus colegas que querem aprender mais sobre Psicologia. Assim como vc, sou apaixonada por Psicologia Analítica e também pretendo fazer Pós-graduação nessa área. Abraço e felicidades!
micro expressoes
A mais incômoda para mim é a primeira
Bom dia!
As imagens que me chamam mais atenção são: 01, 03, 08. É isso!
A imagem mais incômoda pra mim foi a do prédio com a janela torta.
Olá Cléia!
Sim, cada pessoa terá uma sensação diferente a partir de cada imagem.
Além da questão especificamente do TOC há uma grande tendência em organizar os objetos por padrão ou ordem. É algo natural.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Celia,
Engraçado né? rsrs
Os pisos são especialmente incômodos porque é um padrão que continuará lá pelos próximos anos! rsrs
Fico muito feliz com a indicação! Muito obrigado!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Daniel,
Não entendi o seu comentário!
Você quer que publiquemos um texto sobre Micro-expressões?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Kelly!
Quando vejo esta imagem me pergunto o porquê!
Porque alguém faria isso? rsrs
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Maria!
Obrigado por comentar!
Realmente, cada pessoa vai sentir um certo incômodo com uma ou algumas imagens, rsrs.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Lara,
Sim sim!
Parece ainda pior do que o piso errado, não é mesmo?
Afinal, a janela vai ser a fachada do prédio! rsrs
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Essas imagens perturbam muito!!! Que horror!!!!!
A 1° imagem me incomodou bastante , as outras nem tanto !!
Sabe, tudo me incomodou, a janela torta do prédio, os fios tortos de energia eu creio, a desorganização da mesa e as desorganização das outras imagens, se eu pudesse tinha colocado tudo no lugar e ainda vigiaria para ninguém desorganizar.
Oi Laís!
Obrigado por comentar!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Não é Celia? rsrs
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Maria do Socorro!
Realmente, as imagens são fortes. Em muitas delas sentimos vontade de corrigir imediatamente, não é mesmo?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
eu senti arrepios de ver as imagens, será que tenho toc? rsrs
Olá Nascimento,
Não necessariamente, rsrs.
O TOC é uma doença que, como tentei mostrar no texto, não se resume a apenas gostar de padrões e ordens simétricas, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Meu DEUS !! A imagem que me deixou irada foi a dos objetos caindo sobre a mesa .
Olá Beatriz,
Dá vontade de organizar os objetos não é mesmo? rsrs
Atenciosamente,
Felipe de Souza
TODAS RS, da vontade de ir la com o dedo e acertar tudo
Olá Gisele!
É verdade!
A falta de ordem e padrão é bastante incômoda, não é mesmo?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Parece que a janela torta e os objetos na mesa estão vencendo né? Mentalmente arrumei td! rs Ótimo texto!!!
Olá Maria Fernanda!
Verdade! Embora os pisos também sejam bastante irritantes, rsrs.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá ! Todas as imagens me incomodaram de alguma forma rs. Dá vontade de arrumar aqueles pisos e aquele biscoito que está no lado errado rs. E aquela bolinha azul junto com as vermelhas, ou o pato amarelo! Sei lá.. estranho.
Olá Daiane!
Pelo que estou vendo, é difícil quem não se incomode pelo menos um pouco por uma ou outra imagem, não é mesmo?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Tudo me incomodou muitooo… Mas as de revestimentos (pisos, ladrilhos…) São as piores! A da janela não gosto nem de lembrar…kkkk
Ótimo texto, estou me apaixonando cada dia mais pela Psicologia! Parabéns!!
Não entendi a 15ª
Olá Simone,
Na 15° há também uma quebra de padrão no piso.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Nayda!
Não é? rsrs
Fico muito feliz que tenha gostado!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Nossa….a agonia essa imagens.. a que mais me incomodou foi a segunda… não pelo fato da embalagem do primeiro frasco estar de ponta cabeça… mas sim pelo fato dos alimentos contidos estarem com cores, e não do mesmo jeito..por exemplo, todos espalhados de maneira diferente…. gosto de organização,. e de coisas “praticamente” do mesmo jeito….rs qdo algo não está assim, nossa, me da uma ansiedade…
Olá Isabela!
Então! É difícil quem não sinta pelo menos um pouco de incomodo, não é? hehehhe
Atenciosamente
Felipe de Souza
as que me incomodaram foi a 1,17 e a 19. Em especial a 1
Oi Letícia!
São realmente incômodas não é mesmo? rsrs
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!
Como faço Licenciatura em Artes, nem somente por isso, eu fiquei encantada com quase todas as imagens. Apenas aquela da mesa com objetos ocupando as beiradas deixou-me um pouco aflita, pois vejo o perigo de, por exemplo, da lâmpada se espatifar e espalhar milhares de pedaços cortantes…eminência de um acidente…que posso organizar para evitar males para alguém.
Vejo a janela, os pisos, etc tortos, como uma outra forma de organização, o pato amarelo que nada mais é do que um pato amarelo em meio aos grupos pink, lilás, azul, mas, um pato, com sua característica amarela…resumindo, adorei as imagens, aquela da pizza, deu água na boca e vontade de cortar minha próxima pizza dessa forma – apenas são formas diferentes de apresentar algo de forma não tão cotidiana, pois, ao usarmos a criatividade, vamos vendo outras maneiras de ver, de contar histórias, ver outros pontos de vista, abrir mais a mente e ter mais aceitação ao que possa ser o diferente. Construir e desconstruir imagens torna-nos melhores no sentido do entendimento ampliado do outro, pois o outro sou eu também.
Agradeço por ter encontrado este site e obrigada Felipe pela generosidade do compartilhar.
Abraço,
Malu
Olá Felipe!
As imagens dos pisos e faixas me incomodaram, mas a da mesa…. me deu desespero!! rsrs Senti vontade de arrumar tudo!! rsrs
JESUS, ME INCOMODOU TODAS. fIQUEI COM AFLIÇÃO E COM UMA VONTADE LOUCA DE CONSERTAR. NÃO POSSO VER NADA TORTO. OUTRO DIA FUI A UMA EXPOSIÇÃO DE QUADROS E TINHA UM QUADRO TORTO E EU ARRUMEI, MESMO TENDO DERRUBADO ALGUNS. RSRSRS SERÁ QUE TENHO TOC?
Bom fiquei tonta,com a visão turva e. Enjoada com as do pisos
A unica imagem que me incomodou bastante, foi a primeira.
Olá , me senti encomodada com vontade de organizar a sequencia. rss
Sinto uma tremenda vontade de.deixar tudo uniforme
Meu deus meu coração ficou acelerado vendo essas imagem ,nao consigo ver nada torto chega da dor de cabeça ,senhor que sufoco
A janela do prédio que está torta, não suporto ver nada torto,seja pisos,a minha pia da cozinha, geladeira, fogão,quadros na parede, não podem estar tortos me encomoda