“Só aquilo que somos realmente tem o poder de curar-nos.” (Jung)
Texto escrito por Rosana Augusto – Psicóloga e Autora no site www.rosanaaugusto.com – Recomendo também a sua entrevista sobre o Perdão. Veja aqui – Entrevista Perdão – Rosana Augusto
Dentre o processo de transformação, a Psicoterapia é uma ferramenta de autoconhecimento e transformação, dada a importância do “querer” existente na procura da terapia, que enfatiza a energia psíquica já mobilizada para a cura.
A Psicoterapia possibilita caminhos eficazes de reajuste da atitude psicológica adquirida com a ajuda do terapeuta, segundo Jung este processo é composto de quatro etapas: a confissão, o esclarecimento, a educação e a transformação.
Na primeira etapa temos a confissão, quando o paciente pode finalmente revelar em relatos aquilo que até então permanecia oculto, verbalizado sua condição e descrevendo seu sofrimento. Assim, é possível se distanciar do isolamento e do sentimento de solidão, fatores estes que absorvem uma grande energia psíquica.
O segundo passo é o esclarecimento, com a confissão o paciente se permite o compartilhar de seu sofrimento, expressando sentimentos que eram conscientemente vivenciados. Na revelação e entendimento do oculto surge a descoberta de suas potencialidades com novas formas de perceber suas emoções. Neste processo de abertura temos a fala do paciente em insight, ao entender os motivos que o levaram ao sofrimento reconhecendo suas fraquezas mediante a descoberta do que antes não se apresentava facilmente.
Na terceira etapa, o processo de educação permite ao indivíduo começar a agir, ao ter contato com os fatores que desencadearam seu sofrimento apresentando o esclarecimento e a elucidação. Neste momento, a preparação consciente para assumir uma nova atitude diante da vida, assumindo novos riscos através da educação que não se faz apenas com o contentamento provindo da confissão e do esclarecimento, mas efetivamente do esforço e determinação do paciente. Neste processo psicoterapêutico, dispensando a energia psíquica disponível para o ego, o inconsciente coopera em relação à consciência proporcionando a individuação e o crescimento.
Na quarta etapa, o processo de transformação insere a função positiva de uma crise e de um complexo decorrente do confronto com os complexos enfatizando que a energia psíquica está disponível para facilitar o diálogo entre consciente e inconsciente, buscando soluções criativas alcançando o autoconhecimento.
O processo de transformação, que envolvem uma mudança de atitude do ego em relação ao inconsciente, buscando sempre a complementação que esta propõe, é a conseqüência das etapas vistas anteriormente: sem a confissão, não se tem esclarecimento, sem o esclarecimento não há educação, e sem a educação não há mudança efetiva e quando se assume uma postura diferente em relação a vida, somos expectadores de uma transformação.
A facilitação do diálogo consciente e inconsciente aponta a importância para o processo de transformação, trazendo do inconsciente todo o potencial humano, principalmente os potenciais criativos.
A transformação resultante do confronto com os complexos, da consciência de suas influências e do esforço para vencer sua autonomia. Através das mudanças de postura e atitudes, a fé e o “querer” geram e possibilitam o processo de cura como algo atingível e consciente.
Sei que preciso de uma terapia, nos meus 61 anos, mas preciso, só que o custo é muito alto aqui em salvador -ba, será que consigo pelo sistema único de saúde?, o que posso fazer?
Estou louca para comprar meu apartamento, passei por uma crise , tive que vender minha casa, que eu amava , mas por termos passado por um assalto de ladrœes a măo armada em nosso estabelecimento comercial , sofri muito . Meus rendimentos são poucos , mas estou otimista quanto a psicologia se puder me ajudar ficarei muito grata, como agir mental e psicologicamente………..
gostaria de saber porque grande parte dos psicólogos são do sexo feminino e se isso pode influenciar pacientes a procurarem sempre psicologas em vez de psicólogos.
Olá Niceia,
Então, há um tempo atrás eu escrevi este texto – Aonde conseguir um psicólogo ou psicóloga que atenda de graça?
Pode te ajudar a encontrar um profissional que atenda gratuitamente ou a preços reduzidos, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Jo,
Não entendi muito bem o que você gostaria de saber.
Poderei escrever um texto para esclarecer sua questão. Mas lhe peço por favor para explicar um pouco melhor, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Francisco,
Esta é uma questão interessante.
Cerca de 90% dos profissionais da psicologia no Brasil são mulheres. Isto se dá pelo fato de que muitos homens tem preconceito e desconhecimento sobre a área. Então não incluem a psicologia como uma possibilidade.
No mercado de trabalho, porém, não noto nenhum tipo de preconceito com psicólogos, ok?
Na psicologia clínica, é comum o paciente querer escolher entre um profissional do sexo masculino ou feminino. Isto acontece e é normal, assim como podemos escolher um médico ou médico.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
E fascinante como conservamos em nosso interior os problemas e o principio para a solucao. Tudo num mesmo pacote; so necessitando de aprimoramentos para admistrarmos a solucao.
Olá Domingos,
É verdade. Jung também dizia que a própria doença psíquica é um mecanismo natural para o sujeito se curar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza