Olá amigos!
Uma dúvida muito comum aqui em nosso site é a respeito da qualidade dos cursos de psicanálise que são oferecidos. Neste texto, vamos falar sobre os melhores cursos, além dos cursos de pós-graduação e dos cursos livres (estes últimos com a função de trazer mais conhecimento, porém sem ser um curso de formação).
Veja também – O que é psicanálise?
Bem, se você está buscando por cursos de psicanálise, já tem uma ideia básica a seu respeito. Portanto, não vou me alongar aqui na definição da psicanálise, das técnicas e das teorias. Apenas gostaria de mencionar que, na história da psicanálise, aconteceu algo que deu origem ao Instituto Internacional de Psicanálise.
Por uma série de motivos, a psicanálise não entrou nas Universidades europeias, logo após o seu surgimento no início do século XX. Ou seja, a psicanálise não se transformou em uma faculdade, como aconteceu com a faculdade de psicologia. Embora depois de certo tempo a psicologia tenha incorporado conhecimentos psicanalíticos e tenha criado disciplinas específicas, a psicanálise em si não gerou um curso à parte.
Portanto, para aqueles que desejavam ser psicanalistas, era necessário recorrer ao Instituto Internacional de Psicanálise em Viena, ou às suas subsedes, em outros países. Com a II Guerra Mundial e a mudança de Freud para a Inglaterra, a IPA (International Association of Psychoanalyses) foi transposta para Londres.
No começo, a psicanálise era exercida por médicos. Freud era neurólogo e Jung (um dos pioneiros e depois dissidente) era psiquiatra. No início do século passado, não existiam psicólogos como existe hoje. Com isto, a grande questão para Freud era saber se a psicanálise poderia ser exercida apenas por médicos ou poderia ser exercida por leigos (quer dizer, não-médicos).
Hoje, então, existem duas posições sobre esta questão:
Para a Sociedade Brasileira de Psicanálise, localizada em São Paulo, podem fazer o curso para formação em psicanálise:
– psicólogos
– médicos.
A formação completa para ser um psicanalista filiado à IPA dura em média 5 anos. É como uma faculdade completa – apenas de psicanálise, claro – com estágios e a necessidade de o candidato também fazer análise, a chamada análise didática.
Outra possibilidade de formação são as pós-graduações em psicanálise. Como toda pós-graduação, aqui no Brasil, existem as lato sensu e a stricto sensu.
Veja aqui – Qual pós-graduação devo fazer?
Assim, existem os mestrados e doutorados em teoria psicanalítica (stricto sensu) e as pós-graduações lato sensu que são especializações. Em ambas as modalidades, é possível que profissionais de outras áreas se inscrevam (desde que tenham já um diploma de ensino superior). Assim, para ficar claro, é possível fazer uma especialização em psicanálise desde que a pessoa tenha feito antes uma faculdade. Pode ser a faculdade de filosofia, sociologia, história, enfim, profissionais de todas as áreas que tenham ensino superior.
Além destas duas possibilidades de formação, existem cursos menores que dizem dar a possibilidade de atuação como psicanalista, mas que são geralmente muito fracos, quando não são totalmente focados em apenas receber o dinheiro dos inscritos, sem nenhum critério real. É necessário ficar atento a estes cursos que dizem emitir diplomas para ser psicanalista, especialmente os que são online. Um grande amigo meu perdeu dinheiro se inscrevendo para um curso de psicanálise online que era fajuto. O curso não existia de verdade.
Existem cursos livres, como o de psicanálise online e grátis que oferecemos aqui em nosso site. O objetivo é dar uma visão geral para quem quer saber mais sobre o tema. Mas, primeiro, são cursos gratuitos, livres, que não oferecem diplomas e nem certificados e muito menos prometem dar uma formação para trabalhar como psicanalista.
Conheça também nossos Cursos em Vídeo – Assinatura Cursos de Psicanálise
Quais os melhores cursos de psicanálise?
Com tudo o que explicamos acima, podemos listar os melhores cursos de psicanálise que temos à nossa disposição, aqui no Brasil.
Em primeiro lugar, temos os cursos que são ligados à IPA (Associação Internacional de Psicanálise).
Temos a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
Estes dois cursos são apenas para psicólogos ou médicos. É um curso de longa duração, que exige a necessidade de fazer análise didática, estudar a fundo as obras dos principais psicanalistas. Em média, possuem a duração de 5 anos e mensalidades relativamente altas.
Em segundo lugar, temos os cursos de pós-graduação de faculdades públicas e privadas que são de renome. Como dissemos, temos dois tipos de possibilidade de estudos: os cursos de mestrado e doutorado, por um lado, e os curso de especialização, por outro.
Os cursos de mestrado e doutorado são mais voltados para quem deseja lecionar em universidades, enquanto os cursos de especialização são mais voltados para o mercado de trabalho. Porém, para ser psicanalista reconhecido internacionalmente, este não é o melhor caminho. O caminho mais adequado e conforme as normas é fazer a formação completa nas sociedades ligadas à IPA.
Aqui no Brasil, então, acontece algo peculiar. Existem estes cursos de pós-graduação que são abertos a todos quem possuam já um curso de graduação. As pessoas fazem a pós e se dizem psicanalistas. Se afiliam a grupos ou associações de psicanálise sem reconhecimento pela IPA e atuam em seus consultórios. O Conselho Federal de Psicologia ou Medicina não tem poder para intervir e fechar estes consultórios. O grande público não sabe destas questões e pode acabar recorrendo a quem não tem realmente o direito de ser chamado de psicanalista.
Ou seja, estes cursos de pós-graduação seriam apenas para a complementação da formação de psicólogos e médicos, ou outros profissionais que tem interesse de saber mais sobre a psicanálise, sem o desejo de trabalhar como psicanalista.
Há ainda uma outra questão. Existem correntes diferentes dentro da psicanálise. Jacques Lacan, um dos maiores psicanalistas depois de Freud, em certo momento de sua carreira, rompeu com a IPA e criou o seu próprio Instituto. Veja mais informações aqui – Deste modo, é possível ter uma formação reconhecida, dentro da escola lacaniana, sem ter uma formação reconhecida pela IPA.
Portanto, nós temos dois tipos de formação que são excelentes. As formações ligadas aos Institutos Internacionais, que tem duração de 5 anos, e a possibilidade de estudar a psicanálise em universidades públicas e privadas (em nível de pós-graduação).
Para citar algumas, temos:
Universidade Federal do Rio de Janeiro,
Universidade Estadual do Rio de Janeiro,
Universidade Federal de Minas Gerais
Em último lugar, temos os cursos que são livres. Recomendo que vocês desconfiem dos cursos que cobram mensalidades (não interessa se altas ou baixas) e que dizem emitir cursos que são de formação, em 18 meses ou 24 meses.
É importante frisar que a psicanálise é um teoria extremamente complexa, que requer anos de estudo para compreendê-la, além de anos de supervisão clínica e prática para conseguir levar a cabo uma análise. Além da responsabilidade do atendimento, é importante pensarmos que o profissional também tem que ter passado pela sua própria análise para ser um excelente psicanalista.
Dúvidas, críticas e comentários serão bem vindos abaixo!
Gostei muito do seu comentário Felipe, pois eu fiz um curso livre de psicanálise online, foi barato, mais não me deram esta informação, valeu. Se puder me diga algo sobre a convalidação que estes supostos cursos oferecem. Obrigado!
Olá Abimael,
Bem, o reconhecimento verdadeiro, internacional, como disse, é apenas pela formação nos Institutos ligados ao IPA.
Como você pode ver, é uma formação demorada e cara.
Ou você faz psicologia (5 anos de curso) ou faz medicina (6 anos de curso) e depois mais 5 anos de psicanálise.
Não sei informar o valor das mensalidades, mas há alguns anos era cerca de 3 salários.
Com isso, não como validar um curso anterior, apenas fazendo a formação completa mesmo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Você pode comentar um pouco a respeito da filosofia clínica aqui no Brasil?Tenho informações que com a formação em filosofia é possível clinicar aqui no Brasil.Gostaria de saber um pouco do seu conhecimento sobre essa questão.
obrigada
Olá Camila,
Veja aqui – O que é filosofia clínica?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Muito boa a explicação, parabéns dessa forma tirei muitas dúvidas sobre esse assunto.
bom dia, estou no 5 semestre de psicologia e meu objetivo é me especializar em psicologia clínica , Felipe em minha cidade não há nenhum curso superior nessa área de psicanalise e não tenho nenhum conhecimento em cursos nesse sentido, então seria de supra necessidade ou apenas de conhecimento ter um aprofundamento em psicanalise já que a grade curricular da faculdade é apenas de pouco conhecimento como teorias da subjetividade psicanálise 60 C/H ,teorias psicanalítica freudiana 80 C/H e clínica Psicanalítica 40 C/H.
Olá Franceline,
Fico muito feliz que o texto tenha tirado as suas dúvidas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Francisco,
O ideal para ti é fazer depois de formado, uma pós-graduação em psicologia clínica. Dentro da psicologia clínica, você poderá escolher entre as abordagens: psicanálise, psicologia analítica, comportamental, cognitiva, etc. Uma pós em dois anos será completa o suficiente para a atuação posterior, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa noite, acompanho sempre este blog que está de parabéns, gostaria de saber se conhece algum site ou blog de confiança além do seu para minhas pesquisas sobre psicologia e psicanálise, obrigada!
Olá Karina,
Interessante a sua pergunta.
Bem, pode parecer estranho mas não leio outros blogs de psicologia.
Sugiro a leitura de livros para expandir os nossos textos. Veja aqui: Melhores livros de psicologia para começar a estudar
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola Felipe, meu nome é Eliel. Sou estudante de psicologia e me identifiquei com a psicanálise, e achei muito importante esse esclarecimento, porque achava que fazendo um curso mais rápido de psicanálise seria suficiente para ser considerado como tal. Mas percebi que tem muita estrada pela frente, por isso vou me preparar psicologicamente para atender as exigências do IPA, pois tenho em me aprofundar muito nesse campo científico. Obrigado
Olá Eliel,
Na prática, a situação é um pouco diferente, claro.
Imagine um Pós-doutor em Teoria Psicanalítica, doutor e mestre em Psicanálise e graduado em psicologia. Moralmente, seria justo chamá-lo de psicanalista, não é mesmo? Para todos os efeitos, ele poderá dizer que é psicólogo de orientação psicanalítica…
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Quem é formado em Letras, qual a pós mais recomendada.
Olá José,
Depende de qual área é o interesse.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Meu amigo, estudo essa questão da psicanalise à algum tempo. E a conclusão minha é o seguinte – diga-se de passagem é a mais real- Não preciso fazer 5 anos com a ipa ou fazer mestrado ou psicologia ou coisa e tal. Apesar de desejavel, Não é acessivel. A profissão de psicanalista não existe no Brasil pois a mesma não é regulamentada justamente pela genialidade de freud sendo portanto considerada uma ocupação. Portanto qualquer pessoa que estude com afinco pode ser um psicanalista. Independente de titulos ou não. Como ocorre com jornalista, escritor etc. Certos títulos servem apenas para emburrecer. O problema não é jurídico é pooooliiiticccco. Por que alguem que fez serviço social ou filosofia não pode ser psicanalista? Onde freud escreveu isto? Aliás ele nem seguer fez análise então ele tb não pode ser considerado psicanalista. É só dar uma breve olhada nos seus textos. Isso é apenas uma resistência da classe burguesa. Aquelas que tem condições de fazer cursos caros. E excluir as demais. Machado de Assis nunca frequentou escola. Claro que tem oportunistas, mas esses conseguirão se firmar? não tem que ter consensualidade para se firmar a relação?Como é o caso de alguns pastores evangelicos. As vezes temos que questionar o que está pre estabelecido. Todos querem puxar sardinha para si. O conselho que dou é o seguinte quem quer ser psicanalista estude freud e atores correlacionados e se sentir interiormente que é o quer vai fundo e pouco se lixe para esta politica barata(cara) de canudos. Pelo menos até onde sei, Juridicamente vc está coberto pela constituição federal. Valeu.
Olá Caetano,
Sim, em certo sentido, há essa brecha na constituição.
Porém, temos que lembrar que com a psicanálise estamos lidando com a saúde psíquica dos pacientes e isto é algo extremamente sério.
Um paciente que não seja bem avaliado nas sessões preliminares, poderá surtar no consultório e este é apenas um exemplo da gravidade da situação. Por isso, recomendei os melhores cursos para que, se o pessoa realmente quiser estudar a fundo, tenha à sua disponibilidade a melhor formação possível.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
olá felipe.
Me comuniquei com uma instituição ligada a IPA, só tem curso na capital, exige-se a frequencia de pelo menos 5 sessões semanais, o que fica bem caro além da mensalidade, mas a carga horária é de apenas um encontro semanas de 3h, pra mim não dá, fica dificil…
Mas veja bem minha questão é que aqui em Caruaru e Garanhuns chegou a pouco tempo, uma associação de Psicanalise chamada ABEPE, eles são freudianos o que me deixou muito interessado, mas a instituição não tem ligação com a IPA, isso é preocupante??
Estou te mandando o programa da mesma para que o você por favor me desse um parecer se vale a pena ou não cursar e se esta associação é séria mesmo.
Pois pra mim, seria bem mais fácil, pela proximidade da minha cidade, mas não quero entrar em uma furada e me tornar um psicanalista só de nome, em uma instituição que não tem credibilidade. Por favor me ajude.
O programa é de 24 meses de seminários mensais, com carga horária de 30h por encontro mensal – aos domingos – (10h presencial e 20h de pesquisa), Mínimo de 5 anos de análise didática, Tem grupos de estudo
Durante estes 5 anos são oferecidos vários cursos relacionados a psicanálise, além dos primeiros 2 anos. (A título de formação continuada), Exige-se no mínimo de 220 sessões de análise pessoal, para iniciar-se o estágio supervisionado com pacientes piloto, que conste de pelo menos 30 sessões, Mínimo de 20 sessões de supervisão
exigem um trabalho monográfico, inclusive muitos professores são psicologos, psicanalistas, mestres e doutores E o analista em formação só é liberado para clinicar em seu próprio consultório após todo o processo acadêmico, técnico e clínico, de no mínimo 5 anos. e ai vale a pena???
Eis os temas do seminários:
Freud – Vida e Obra –
Teoria Psicanalítica I – Freud
Sexologia Geral
Teoria Psicanalítica II – Freud
Fundamentos da Técnica Psicanalítica
Ética Profissional Psicanalítica
Psicologia Aplicada à Psicanálise
Sexologia Aplicada à Psicanálise
Psicodinâmica das Neuroses
Enfoque Sociológico e Filosófico na Psicanálise
Psicanálise Vincular (Psicoterapia da Família)
Interpretação dos Sonhos
A Clínica Psicanalítica (Criança, adolescente e idoso)
Psicanálise e Educação
Teoria Psicanalítica III – Freud
Estudos de Casos Clínicos – Freud
Psicofarmacologia
Fenômenos Psicossomáticos
Psicoterapia Psicanalítica
Psicopatologia Psicanalítica
Teorias Pós-Freudianas I (Melanie Klein e Donald Winnicott)
Teoria Psicanalítica IV – Freud
Teorias Pós-Freudianas II (Carl Jung e Jacques Lacan)
Teoria Psicanalítica V – Freud
Existe o título de bacharel em psicanalise??? que titulo então se recebe em um curso como na puc do sedes sapiencie, são quatro anos de uma pequena carga horária de menos de setecentas e poucas horas?? que é menor do que no caso a ABEPE aqui de pernambuco….
limitar a psicanalise apenas a medicos e psicologos é complicado, como explicar psicanalistas famosos, como renato mezzan e elizabeth roudinesco..e mesmo melanie claine e outros que não eram nem medicos nem psicologos..se só a IPA forma verdadeiros psicanalistas..então todas as outras intituições..inclusive as lacanianas formam oq???..
mas tenho mais uma questão: Não sendo o psicanalista nem psicologo e nem medico, cabe o termo de “Dr.”?, ou só que pode usar este titulo no caso são os medicos?, pois já vi psicanalistas que usam e outros não, o termo dr., existe um padrão?
Obrigado.
Olá Givanildo,
Infelizmente, não há como eu avaliar desta forma, entende?
Procure saber sobre os profissionais de lá, o que eles já produziram, se há referências e avalie o custo-benefício para ti.
Com relação à pergunta sobre Doutor, pela lei, Doutor é apenas quem possui o título de Doutorado, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
OI tenho o ensino medio completo e me interesso muito pela psicanalise clinica ,pois acho muito bom ter profissionais especializados para atender pessoas com problemas de depressão e etc,mas eu ñ tenho condiçoês de fazer faculdade de psicologia e gostaria de saber se vc conhece algum curso na barra da tijuca que eu possa fazer e atuar nessa areá?
Olá Adriano,
Infelizmente não conheço.
Como disse no texto, os melhores cursos vão exigir a graduação ou um estudo aprofundado de 5 anos ou mais (o que não é, normalmente, barato), ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Caro Felipe, Boa Tarde,
Sou formada em psicologia e atualmente quero voltar pra minha área (faz 3 anos q me formei e acabei indo pra outra área).
Bem, sempre gostei muito da psicanálise e quero estudar a fundo e clinicar.
Realmente o curso é BEM caro e sem contar que temos que fazer análise, o que acaba ficando mais caro ainda.
Gostei bastante da Soc. Bras de Psicanálise de SP mesmo sem ter visto seu post, mas, gostaria de saber o que você (com sua experiência) me diz sobre o Sedes – que também é de 05 anos e é na mesma base / teoria que a primeira opção.
Estou muito em dúvida em as 02, poderia me ajudar?
Já pesquisei e os 2 são conceituados e ótimos profissionais.
Tenho uma dúvida que acho que é normal de principiante, quanto a questão de investir tanto tempo e dinheiro 10 anos ( por baixo né?) de estudos..
Fica um receio de “será que é um bom caminho e será que futuramente vou conseguir re ver este dinheiro”?
sempre tive um pé atrás com a clínica por ver tantos colegas de profissão quase pagando pra ter pacientes.
Com dedicação, estudo dá pra montar uma clínica?
Olá Vanessa,
Essa é uma questão bastante interessante. Eu dividiria a decisão a partir de dois questionamentos: você quer estudar psicanálise (para você)? Você quer trabalhar com psicanálise?
Bem, embora possa parecer óbvio, já que você está buscando a formação, penso que é útil questionar o desejo, pois vai ser fundamental no decorrer do curso – ainda mais um curso de 5 anos. Apesar de que 5 anos passam voando, é um tempo e creio que o tempo é o maior investimento.
Com relação à profissão, não existem garantias, não é?
Mas eu tenho uma indicação para fazer para ti, uma grande amiga que é Coach e é especialista em ensinar como conseguir pacientes para o consultório. Me envie um email – psicologiamsn@gmail.com – e eu lhe passo o contato.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, li alguns de seus artigos e me interessei tanto pela sua visão quanto pela visão mais esquerdista do ”caetano” alguns comentários acima e estou fazendo uma pesquisa para decidir em qual formação investir meu tempo.
Agradeceria se pudesse me oferecer sua opinião…
Eu a pouco tempo cursava uma faculdade de psicologia, mas me frustrei com a profundidade e abrangência dos temas abordados, o curso era muito vago… eu procurava algo mais conciso.
Eu percebi aos poucos que gosto de psicanálise mas não necessariamente das psicologias como um todo, muitos dos temas me pareceram enfadonhos, o nível intelectual das aulas também estava deixando a desejar e passei a questionar se queria passar 5 anos estudando tantas matérias fora de meu interesse, muitas delas ali apenas para preencher grande curricular e justificar o nome ”bacharel”.
Eu decidi que queria algo mais focado… gostaria de estudar a psicanálise sem precisar passar por tudo isso à que me referi. Mesmo lá dentro da faculdade comecei a pesquisar sobre como fazer isso e descobri que existe uma ”rixa” entre os formados psicólogos e os leigos que são/dizem ser psicanalistas por terem algum curso que lhes diga isso.
Apesar da politicagem óbvia envolvida eu vi como a solução para todos meus problemas, eu poderia enfim estudar psicanálise sem precisar tolerar todos os demais assuntos relacionados (e não relacionados) as psicologias?
Mas ao ver o seu artigo voltei a me questionar… Uma formação complexa que me propicie clinicar perfeitamente é impossível sem um curso superior antecessor a ele?
Isso pode ser alterado com um estudo individual? esses caminhos que você se referiu são realmente os únicos confiáveis? O que é REALMENTE necessário, por lei, pra me denominar um psicanalista aqui no Brasil?
E o que dizer de empresas sólidas e antigas no mercado que formam psicanalistas? IBCP, SBPI, etc?
Por fim, o que você acha que pessoas na minha posição deveriam fazer?
Desde já agradeço aos esclarecimentos.
Olá Tiago!
Você coloca várias questões interessantes!
Bem, eu trabalho como psicólogo clínico há mais de 7 anos e vejo como não é uma atividade fácil. A psicologia dá uma base geral, especialmente no meio do curso, com as disciplinas de psicopatologia, teorias da personalidade e estágios clínicos. Porém, é sempre necessário continuar estudando.
Infelizmente, não existe uma saída fácil para ser um bom clínico (seja psicólogo, psicanalista, psicoterapeuta, psiquiatra). É necessário muito estudo.
No seu caso, como você se identificou com a psicanálise fica a questão do título, qual é o melhor curso?
Bem, eu continuaria dizendo que são os cursos de longa formação porque eles são específicos, além de exigir que o analista faça análise e tenha supervisão.
Legalmente, existe a questão que está sendo muito debatida, sobre profissão do psicanalista. Não sei de todos os detalhes, mas me parece que a psicanalise não é uma profissão regulamentada, embora seja uma atividade muito respeitada, especialmente em grandes centros. Ou seja, em princípio nenhum dos Cursos – mesmo os mais caros e mais longos – te dariam uma profissão. O que eles podem te dar (e o que os mais curtos não podem) é um conhecimento aprofundado de toda a obra do Freud e dos pós-freudianos.
Enfim, são questões que são bastante delicadas. Como sempre, temos que levar em conta os nossos objetivos ou, para usar uma terminologia mais psicanalítica, os nossos desejos para a escolha…
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa Tarde!
Dr Felipe, por favor esclareça-me a diferença entre a atuação do psicólogo e do psicanalista, ja q são profissões distintas. Em termos d formação acadêmcia p/ mim está claro (sei q o psicólogo precisa d formar-c em psicologia, curso superior c/ duração media d 5 anos e q o psicanalista pode ser qqer profissional q possua nível superior e faça psicanalise em nível d pós graduação, média d dois anos). O q o psicanalista pode fazer q o psicólogo ñ pode e vice versa?
Olá Maria Aparecida,
Bem, a grosso modo, a psicanálise é uma clínica do sujeito. A atuação é na área clínica, especificamente. Claro que também é possível dar aulas em cursos de formação ou faculdades.
Veja também o nosso Curso Freud – A Interpretação dos Sonhos
A psicologia já possui uma área de atuação bem mais ampla. Em certo sentido, ela acabou englobando a psicanálise – como disciplinas dentro da faculdade – e como uma das possíveis abordagens dentro da psicologia clínica.
Veja o vídeo – 7 Melhores áreas de atuação da psicologia
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde!
Felipe, sou iniciante em psicologia e notei que você citou a pós-graduação em clinica, com duração de cerca de 2 anos. O psicologo formado poderia abrir uma ‘clinica psicanalítica’, ‘comportamental’… após a realização dessa pós em 2 anos? Em suma, é possível abrir um consultório sem a especialização de 5 anos? Recentemente, eu fui informado a respeito da necessidade de especialização em alguma corrente para ‘clinicar’ e por isso eu gostaria de saber se essa pós em clinica iria possibilitar isso.
Olá Arlindo!
Não é obrigatório ter uma pós-graduação para abrir um consultório e começar a clinicar. Em princípio, apenas a graduação seria suficiente. Dito isto, a maioria dos bons profissionais acaba fazendo uma pós-graduação ou mestrado porque vê a necessidade de continuar se aperfeiçoando, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Caro Felipe,
Você conhece a SBPI, localizada em SP?
Os cursos de Psicanálise oferecidos lá tem qualidade?
O que você tem a dizer sobre o curso?
Sempre tive o sonho de estudar Psicologia, mas minhas condições financeiras, na época de faculdade, não me permitiram. Hoje, com 34 anos, ainda sinto vontade de trabalhar nessa área e vi na Psicanálise uma opção de realização pessoal, com um investimento menor.
O que você me diria à respeito?
Obrigada,
Cristiane
Saudações,Felipe de Souza!
Sou estudante de pedagogia,e tenho um grande interesse pela área psicanalística. Quais as sugestões que me daria a respeito deste formação,o que tenho que estudar para tornar-me um psicanalista.Percebi que existem diversas formações a distância,durando em torno de 1 á 3 anos no máximo.Essa validade é correta? Quais são as associações apropriadas para se ter uma formação adequada e fundamentada nos tripés da psicanálise? Tenho muitas indagações não é? (rsrsrs)…Isso tudo mostra-me o grande interesse que tenho pela área,na qual um dia pretendo atribuir-me.Por favor,clarei-me nestas dúvidas.
Att,
Paulo Silva.
Olá Paulo,
Esta questão ainda é bastante controversa.
Como digo no texto, as formações específicas seriam a maior (de 5 anos nos Institutos) ou a formação em nível de pós-graduação (tendo feito psicologia ou medicina).
Em geral, pelo que tenho visto, não recomendaria estes cursos online de curta duração. Não por serem desonestos (podem ser), mas pelo fato de que estudar só as obras, as 23 obras completas do Freud, (tirando dos comentadores e outros psicanalistas) é impossível em tão pouco tempo.
Querer se formar rápido pode ser um desejo. Porém, é importante lembrar que ao atender você estará em contato com um outro ser humano. Um erro de interpretação pode ser fatal e fazer o sujeito ter um surto psicótico, por exemplo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom dia Felipe,
Gostaria de fazer um mestrado em Psicanálise. Sou formando em TI, pos graduado MBA em Gestão de TI, tenho docência pela FGV e fiz um curso de psicanálise de 3 anos pela Escola Paulista de Psicanálise. Estou clinicando ha 1 ano e em terapia pessoal por mais de 4 anos. Tenho muito interessem em voltar a ministrar cursos em universidades, por isso do mestrado. Sou de SP. Vc teria alguma indicação de mestrado por aqui para me passar?!
Obrigado.
MManzano
Olá Marcelo!
Pesquise pelas instituições públicas e privadas mais conhecidas ai em São Paulo, ok?
No caso de mestrado, é também fundamental analisar não só faculdade em si como o orientador ou orientadora para apresentar o projeto de maneira correta.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, Felipe!
Por razões óbvias não posso me identificar da forma como gostaria de fazê-lo: Sou advogado (50), graças a Deus, bem sucedido e, há pouco, me peguei encantado pela Psicanálise! Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Felipe o que você acha do curso de Pós-graduaçâo teoria psicanalítica e prática clínico institucional da UVA?
Obrigada,
iara
Olá Iara,
Não conheço e por isso não posso opinar, ok?
Mas procure por alunos e ex-alunos para saber mais informações.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!
Bom, sou formada em Direito e comecei a fazer o curso de Psicologia esse ano, com a intenção de atuar na área de Psicanálise. Já comecei a ler bastante sobre o assunto e descobri, recentemente, a possibilidade de fazer pós graduação (mestrado e doutorado) em psicanálise, uma vez que é exigido uma “graduação” e não “graduação em Psicologia”. Logo, eu estaria habilitada a me candidatar ao mestrado em Psicanálise.
Só que, nesse ponto, surgiram-me diversas dúvidas e busco informações para saná-las. Penso-me, no futuro, atuando em consultório na clínica psicanalítica (talvez voltada para crianças), e também gostaria de dar aulas na graduação. Então, a primeira dúvida é: para a formação profissional que almejo, seria melhor concluir o curso de psicologia e fazer o curso de formação da IPA? Ou fazendo esse mestrado em psicanálise eu poderia clinicar e lecionar no curso de graduação em Psicologia (disciplinas envolvendo a psicanálise)? Além disso, será se seria viável tentar levar o mestrado e o curso de psicologia juntos, para não abrir mão de nenhum dos dois e otimizar o tempo?
Peço desculpas pelo tanto de perguntas, mas é porque me encontro numa dúvida sem tamanho, com muito medo de seguir pelo caminho errado e atrapalhar o meu futuro profissional que planejei previamente. Agradeço enormemente pela ajuda!
Olá Greta,
A atuação como psicanalista é relativamente aberta porque, ao contrário da psicologia, não existe um Conselho Federal de Psicanálise que regulamente a prática. Assim, é uma profissão “livre”. Você, como advogada, terá mais condições que eu de entender as leis e as autarquias profissionais.
Mas, de uma maneira geral, para ser um psicanalista consideramos que a pessoa tenha passado pela análise com um profissional competente, que conheça as teorias (só Freud escreveu 23 livros) e que tenha supervisão de um profissional mais experiente quando começar a atender.
O mestrado e o doutorado estão mais voltados para lecionar. Nesse sentido, a atuação clínica e a atuação teórica estão relativamente desvinculadas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe. Li todos os comentários acerca das suas orientações sobre a formação em Psicanálise e havia percebido a importância e prestígio de algumas instituições como por exemplo o IPA através de uma pesquisa que fiz ontem. Vi que a Unicamp o valoriza. Penso que se Freud tivesse escrito suas obras no nosso tempo ele não teria a deixado tão aberta assim! Digo isso porque com a “democratização do ensino” muitas instituições (confiáveis e outras nem tanto. Caras e nem tanto) estão oferecendo a formação em Psicanálise como quem vende qualquer coisa no semáforo. E nós? Estamos nesse semáforo com medo de sermos assaltados, totalmente desprotegidos. Será mesmo que a constituição nos protege? Será mesmo que somos todos iguais perante a lei? Mas, não fazem isso apenas com a psicanálise. Agora estão fazendo com muitas formações, basta ver o número de ofertas de cursos em nível de graduação, pós, mestrado, doutorado. Fiz pós em Psicopedagogia clínica e institucional e estou tento que me debruçar todos os dias em livros para tentar ser uma boa profissional pois a faculdade só me meu o certificado… E olha que ela tem ótimo conceito no MEC e na CAPES. Sabe, penso que hoje em dia o que conta mesmo é o profissional que se quer ser e que por isso se tem é que trilhar um caminho meio solitário – pelo menos até encontrar um grupo que tenha os mesmos interesses que o seu. O professor Pier diz que aprender é um ato solitário. Tem muita gente que se apoia em grandes universidades achando que só o fato de estudar lá já seja o suficiente. Já vi pessoas concluírem cursos em pequenas universidades e hoje estão bem colocados no mercado de trabalho enquanto que outros saíram de grandes universidades públicas e estão desempregadas!
Quanto a Psicanálise eu também me interesso por ela, mas também sei que os médicos lutam para que ela seja uma disciplina da grade curricular deles. Tomara que não consigam pois temos o direito de estuda-la também mesmo que for sozinha – pelo menos até encontrar boas companhias desprovidas de qualquer preconceito de classe pelo menos.
Olá Suely!
Então, existem muitos e muitos cursos que podem nos ensinar a psicanálise com qualidade. Afinal, podemos aprender também por querer aprender saber mais, não é mesmo? Quero dizer, sem ter necessariamente pretensões profissionais. Para isso existem diversos cursos livres de qualidade, sites, e, principalmente livros, como o excelente A Trama dos Conceitos, de Renato Mezan.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá felipe,
Já algum tempo faço análise.( com psicanalista)
Digo que, as percepções que adquirir de mim mesma e dos acontecimento à minha
volta, foram bem relevantes e proveitosos.
Sempre tive essa necessidade de autoconhecimento.
Com isso me veio a vontade de fazer um curso de psicanalise.
Fiz pesquisa abrangente.
Umas das coisas que mais me intrigou foi que os cursos que pedem nível superior, não exige que você seja psicólogo ou medico como você mencionou.
Eles pedem qualquer nível superior. Então o que se pede é um titulo?
Pode ser, moda por exemplo, que nada tem haver com a psique.
sou formada em moda, e que tem haver com psicanálise?
Onde minha graduação é relevante para que eu possa me forma em psicanálise?
Li o texto do Caetano e concordo que se a pessoa tem uma aptidão e sonha em ser psicanalista com um bom curso e dedicação será um bom psicanalista.
Olá Leide,
Esta é uma questão que continua controversa. Existe um texto famoso do Freud que é “A questão da análise leiga” sobre se a psicanálise deve ou não ser exercida apenas por médicos. Lembrando que na época a faculdade de psicologia ainda era na grande maioria das universidades um departamento da filosofia (ou outro curso).
Em tese, faz sentido que o analista tenha uma formação ligada às ciências humanas. A exigência de um curso superior faz sentido porque a psicanálise é complexa e exige do estudante. Mas para ser um psicanalista, sempre teremos o tripé ensino, análise pessoal e supervisão.
Sinceramente, não penso que a questão seja ter ou não ter uma formação em medicina ou até em psicologia o fundamental. Afinal, um médico não estuda o que é a base para a psicanálise e um psicólogo pode ter estudado em uma graduação na qual a psicanálise é apenas uma disciplina isolada. O que é fundamental é o desejo. O desejo de estudar a fundo (como disse, são anos e não é fácil), o desejo de se conhecer (fazer análise também não é fácil, é preciso vencer muitas resistências) e o desejo de atender, saindo da posição de mestre.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, agora fiquei na dúvida, já me disseram que qualquer profissional de nível superior pode fazer psicanálise, isso procede? Luan.
Olá Luan,
Esta é uma questão complicada porque, em tese, sim. Na verdade, em tese qualquer um poderia ter um título de psicanalista já que não há uma regulamentação central como acontece com a psicologia.
Porém, é uma temeridade fazer um curso totalmente desvinculado da área psi (ou da área da saúde, ao menos) e achar que será um bom psicanalista. Porque, pelo que vejo, mesmo profissionais muito inteligentes (médicos, psicólogos, fisioterapeutas, etc) tem que ralar muito para compreender o que Freud disse… afinal são 23 livros e ele sempre muda os seus conceitos…
Enfim, digo que é até perigoso porque ter um diploma na parede (ou engavetado) é o de menos. O problema é atender mal alguém e fazê-lo sofrer mais do que já sofre (acredite, é muito mais comum do que infelizmente poderíamos esperar).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe,
Boa tarde,
Recentemente, assisti a algumas aulas de psicanálise na Faculdade de Educação (sou de Letras), mas, como me interessei muito, quis fazer um curso por fora. Encontrei a Escola de Psicanálise de São Paulo, que permite que não graduados façam o curso de formação. Como nunca ouvi falar desta escola, gostaria de uma opinião tua (já que gostei tanto do texto). Você a conhece? Pode indicar alguma escola que funcione desta maneira? Ou não indica nenhuma? Ou seria melhor completar a graduação e tentar um Mestrado na área? – tendo em vista que meus objetivos são pesquisa na área de Semiótica com interface em psicanálise e (posteriormente, talvez) clínica.
Desde já agradeço.
Abraços,
Clara
Bom dia amigo, gostaria que me tirasse uma duvida, porque a psicanalise não aceita a programação neurolinguística como psicoterapia já seus praticantes utilizam visando uma comunicação positiva e eficiente entre as pessoas e consigo mesmo com o objetivo de conquistar a excelência e o desenvolvimento pessoal e profissional e que ela é baseada na ideia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas.
Olá, todos os comentários acima publicados foram de extrema importancia para mim, quem tem graduação em pedagogia pode fazer o curso de psicanalise? Grata
Olá Clara,
Particularmente, esta escola não conheço e por isso não posso falar sobre, ok?
Se o seu objetivo é o mestrado, o ideal é você ir já direcionando suas pesquisas para esta área, estudando autores básicos e fundamentais e fazendo contatos com professores e programas das faculdades que ofereçam esta possibilidade de estudar semiótica e psicanálise.
Não vai ser exigido de ti ser uma psicanalista e sim alguém que consegue compreender psicanálise. Por fim, sugiro o excelente livro do Renato Mezan, A Trama dos Conceitos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Francisco,
Por um motivo muito simples. A psicanálise é bem anterior à PNL.
E como as técnicas são diferentes, é mais fácil alguém da PNL utilizar psicanálise (que é mais antiga) do que o inverso. E isso realmente acontece.
Mas, em termos gerais, podemos pensar que o trabalho da psicanálise centra-se sobre o sistema auditivo, nos termos da PNL, e na mudança dos significados dos sons (significante e significado).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Iara,
Em tese sim. Mas vai depender dos fatores que mencionei no texto, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe,
Gosto muito dos seus artigos, parabéns pela qualidade deles.
Vivi nos USA por 21 anos e regressei ao Brasil tem 9 meses. Enquanto vivia aqui obtive o Bacharel em Teologia. No tempo que estive lá cursei e obtive o Bacharel e o Mestrado em Clinical Counseling. Trabalhei por três anos consecutivos, com licença americana atendendo pessoas e foi muito gratificante, me senti realizada.
Quero voltar a atender, mas até onde sei o curso de Aconselhamento Clínico ainda não existe aqui no Brasil, portanto não poderei revalidar os meus créditos e as matérias estudadas.
Recomendaram-me fazer um curso de Psicanálise para poder atender. Pesquisando descobri cursos de Psicanálise de 2 anos, mas neste seu artigo você diz que bons cursos levam em média 5 anos. Não tenho este tempo para estudar e só então voltar a trabalhar na minha área.
Gostaria muito de receber a sua orientação, porque você é gabaritado para fazer isso por sua experiência e conhecimento.
Obrigado,
Leda
Olá Leda!
Mas você trabalhava em um contexto religioso ou laico?
Atenciosamente
Felipe de Souza
Professor,
O que você diria da escola de psicanalise de sp ( fica na vila mariana) ?
Indicaria alguma escola para a especificação ?
Olá Bianca,
Infelizmente não conheço essa para poder indicar, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Sou formada desde 2006. E fiz pós em Rh mais não tive experiência prática na área. Estou desatualizada. Trabalho em outra área. Porém quero voltar atuar. Mais encontro dificuldade por não ter experiência. Não sei como fazer pra voltar atuar em psicologia. Meu estágio foi em psicanalise. Queria fazer reciclagem sei lá. O que vc a concelho e aonde no rio de janeiro. Que não seja muito caro?
Olá Claudia,
Infelizmente não conheço cursos no Rio.
Você pode procurar no google ou mesmo em comunidades de psicólogos e psicanalistas nas redes sociais, ok? O depoimento de alunos e ex-alunos é importante para saber se o curso vale a pena.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
BOA NOITE.
GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE ALGUM CURSO DE PSICANÁLISE QUE PODERIA FAZER, NÃO PARA CLINICAR OU OBTER CERTIFICADO, MAS PARA TER CONHECIMENTO NA ÁREA NUM PRAZO MENOR DE TEMPO. SOU EVANGÉLICA E GOSTARIA DE TRABALHAR COM ACONSELHAMENTO PASTORAL E A PSICANÁLISE ME AJUDARIA MUITO, POR ISSO GOSTARIA DE FAZER UM CURSO COM MENOS CARGA HORÁRIA, APENAS PARA AMPLIAR MEU CONHECIMENTO NO TRATO COM PESSOAS. EXISTE ESSA POSSIBILIDADE? OBRIGADA.
Boa tarde.
Estou pesquisando sobre a graduação em filosofia. Qual a sua opinião sobre fazer e pós fazer em psicanálise?
Meu receio é Filosofia não me acrescentar muito ja que meu foco de estudo é a psicanálise.
Olá Giovanna!
Bem, eu diria que a filosofia é uma área muito próxima da psicanálise. Inclusive muitos filósofos do século XX a estudaram a fundo, como Sartre e Ricoeuer.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Alessandra!
Aqui em nosso site nós temos diversos cursos sobre a obra do Freud.
Veja a possibilidade de ter acesso por uma assinatura acessível no valor:
https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/produto/assinatura-cursos-de-psicanalise
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Eu tive algumas aulas de psicanálise no curso de administração e me apaixonei. Queria muito fazer algo voltado a psicanálise logo depois que terminar administração. É possível?
Olá Joyce!
Isso vai depender da instituição de ensino, ok?
Normalmente, é possível conseguir entrar no nível de mestrado / doutorado tendo uma graduação que não psicologia / medicina. Outras pós-graduações de especialização podem limitar a entrada (ou não). E também tem os institutos de psicanálise – cada qual terá também uma avaliação quanto à possibilidade.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Professor Felipe de Souza! Sou professora recém aposentada, graduada em Letras e pós graduada em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde a adolescência sou fascinada por psicanálise…Gostaria de cursar algo que me desse a oportunidade de me manter ativa e após atuar na área…Porém não sei onde, nem como realizar meu sonho, sendo que moro longe dos cursos mencionados de SP e RJ – ( Sou do interior do sudoeste do Paraná- fronteira com Argentina ). Tens como me instruir quanto ao curso mais próximo que seja confiável e sobre a possibilidade de fazê-lo em menos tempo pelo fato de já ter uma graduação? Desde já agradecida!
Oi, Felipe, boa tarde, tudo bem?
Ótima a matéria! Obrigado!!
Fiquei com uma dúvida: entrei no site citado por você http://www.sbpsp.org.br e nas inscrições consta a possibilidade para outras graduações, veja: “4.9: REQUERIMENTO À COMISSÃO DE ENSINO, CONFORME MODELO, PARA OS PRETENDENTES DE OUTRA GRADUAÇÃO.”.
Pergunto: isso é uma novidade?
Obrigado!
Abraço,
Luiz
Luiz,
Pelo que vi, a seleção avalia a formação anterior caso não seja medicina ou psicologia e pode aprovar ou não.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Ivete,
Infelizmente não conheço os cursos próximos aonde você mora. Uma outra possibilidade é cursar a faculdade de psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, tudo bem?
Há uma instituição chamada de círculo psicanalítico de minas gerais em Belo Horizonte. Você acha que eles são confiáveis? Eu sei que eles têm uma revista B2, exigem estágio, monografia com acompanhamento e a formação dura em média 8 anos. Fiquei com o pé atrás quando você disse para desconfiar de instituições que cobram mensalidade, pq eles cobram.
Abraços, Fernando
Olá Fernando,
Eu não disse isso. Os bons cursos de psicanálise cobram sim mensalidades (nem sempre muito baratas). A questão é analisar a qualidade do curso.
Infelizmente não conheço essa instituição que você citou. Mas você pode pesquisar os professores, alunos e ex-alunos, visitar a instituição com calma e analisar se vale a pena, ok?
Pelo tempo, parece ser um curso recomendável. Mas não posso afirmar com certeza.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Tenho graduação em licenciatura educação Fisica e pos graduação em educação fisica escolar.Muito me interessa esta area,mas sera que eu poderia fazer pos graduação em psicanalise ? e fazendo poderia trabalhar na area?obrigada
Olá Felipe,
Sou formada em direito e atualmente faço mestrado em direitos humanos e filosofia do direito, mas com bastante interesse em psicologia e psicanálise.
Não entendi bem se fazendo mestrado em psicanálise sairia apta a trabalhar com isso, ou apenas para lecionar.
Pergunto também se conhece o Círculo Brasileiro de Psicanálise- RJ, o qual diz oferecer curso de formação em psicanálise aberto a todas as graduações, e afiliado ao International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS).
Pergunto também se conhece a faculdade de psicologia IBMR, no Rio de Janeiro.
Muito obrigada!
Ah, e mais uma pergunta… :)
Você tem conhecimento de escolas de psicanálise no exterior que sejam confiáveis e permitem a formação de alunos de outras graduações? Associadas ao IPA tem alguma?
Olá, eu tenho uma grande dúvida. No momento estou fazendo minha graduação em psicologia e no futuro, gostaria de atuar clinicamente como psicanalista e mais adiante dar aula. Sei que para lecionar, preciso fazer o mestrado. minha duvida é se após eu fazer o mestrado eu vou poder atuar como psicanalista ou eu terei que fazer uma pós especializada em psicanalise e depois, para dar aula, o mestrado
Olá Lucas,
Teoricamente, com a graduação em psicologia você poderá atuar já como psicólogo clínico com a abordagem psicanalítica. Porém, é claro, é altamente recomendável estudar a fundo a linha que você vai adotar, fazendo cursos aprofundados e tendo supervisão.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Daniella, a legislação é um pouco ambígua. Em tese, apenas psicólogos e médicos poderiam ser psicanalistas. Mas isso não ocorre na prática e existem também cursos de terapias como é o caso da terapia holística.
Com o mestrado, certamente lecionar é possível. Para atender, eu, particularmente, recomendo fazer a formação em um instituto confiável, para também ser analisada e ter supervisão.
Sobre os institutos, é só pesquisar no Google ok.
Boa tarde,
Você conhece a SBPI, localizada em SP?
Os cursos de Psicanálise oferecidos lá tem qualidade?
O que você tem a dizer sobre o curso?
Fátima Mora está no mercado muitos anos, vejo o respeito que mercado possui com está profissional.
Gostaria da sua opinião, porque gostaria muito de estudar psicanalise.
Aguardo retorno
Olá Veurschka, não conheço para informar.
Olá, Dr. Felipe. Há algumas incongruências em suas informações sobre a formação em psicanálise. Se o senhor é conhecedor da legislação vigente, deve ter claro que não há restrição ou imposição sobre qualquer fato acerca da formação em psicanálise, dado que não há uma legislação que reja, regre, ordene ou sustente a Psicanálise como Ciência. Assim, temos clareza que para além da questão da qualidade, que sim é de suma importância, não há qualquer lei que diga quem pode ou não ser Psicanalista nesse país. Veja bem, é estranho alguém fazer uma crítica sobre cursos “baratos, gratuitos ou ead” quando esse mesmo se diz psicólogo online! É preciso ser coerente! De mais a mais, o senhor deveria dizer às pessoas que qualquer pessoa pode fazer a formação, seja ela online, presencial, barata ou cara, dado que essa profissão não é regulamentada no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo. E, ainda, que não é necessário filiar-se a uma ordem, sociedade ou academia psicanalítica para exercer com SOBRIEDADE e SERIEDADE a profissão, dado que, reitero, ela não é regulamentada por força de lei.
Forte e cordial saudação.
Bom dia Felipe.
Estou pesquisando recentemente sobre o curso e conheci o curso do Instituto Brasileiro de psicanalise clínica. Eles oferecem cursos presenciais e online.
Sou totalmente leiga no tema,
Sou engenheira e trabalho com pessoas por isso gostaria de agregar esse conhecimento ao meu dia a dia na indústria. Tenho certeza que conhecer melhor a mente humana pode me fazer crescer em gestão.
Não tenho a intenção de lecionar e ser clínica.
Você acredita que esse curso atenderia essa minha demanda?
Agradeço seu retorno
Olá Amanda, para o trabalho em empresas não sei se a psicanálise seria o melhor caminho. Talvez outras áreas da psicologia como a psicologia cognitiva, comportamental ou mesmo estudos de psicologia organizacional ou Recursos Humanos podem ir mais direito ao ponto.
Texto ótimo. Me deu uma luz enorme. Só discordo quanto a questão da formação a ferro e fogo. Se formos pensar assim, a pessoa levaria décadas se preparando ou tentando se preparar, pois pode morrer no meio do caminho..esse caminho digo como “melhor ou certo” no texto. Tornaria o ofício, já que não Brasil não é reconhecido, algo seletista já que a referencia seria o instituto internacional, faculdades top de linha e condição financeira invejável. Ou seja, uma utopia né? E isso p si só não daria garantias da pessoa está apta a ajudar outras, pois dom não se ensina em faculdade top de linha….
Ótimo texto e esclarecedor para quem busca uma formação séria e comprometida, nem sempre inclusiva como nossas políticas educacionais, porém claro, direto e com boas dicas para não cair em esparrelas. Obrigada!