Olá amigos!
Lembro como se fosse hoje uma conversa que tive com um amigo da faculdade de psicologia que já estava se formando. Eu estava no começo da faculdade e ele me explicava, através da psicologia comportamental, o motivo pelo qual as pessoas continuam bebendo mesmo depois de terem ressacas terríveis. O motivo é simples: a consequência aversiva (a ressaca) aparece muito tempo depois da ingestão do álcool. Se a consequência fosse imediata – mal-estar, dor de cabeça, enjoo – quem continuaria bebendo?
Neste texto, quero utilizar este exemplo para conversarmos sobre as consequências longínquas do que fazemos. Existem vários ditados interessantes, como “Devagar e sempre” ou “De grão em grão a galinha enche o papo” que passam mensagem idêntica. Quer dizer, se você começar a emitir um novo tipo de comportamento, que consequências terá depois de alguns meses ou anos? E se parar de emitir outros comportamentos, destrutivos ou nocivos, o que isto significará na sua vida mais a frente?
Vejam esta interessantíssima citação do livro Vida Perfeita: comentários aos Versos de Ouro dos Pitagóricos, de Paul Carton:
“Prevê bem as consequências ainda as mais afastadas, de cada uma das tuas decisões, para não teres depois do que te arrepender. O que contribui para tornar os homens desgraçados, é também a sua curta vista, isto é, essa espécie de miopia intelectual que os faz considerar apenas o resultado imediato, material, tangível, e factício das suas ações. Caminham na vida como se levassem antolhos, guiando-se só pelos fins próximos, fáceis e ilusórios, sem suspeitarem que criam assim longínquos obstáculos, nos quais irão esbarrar. Para esses semicegos, tudo o que se não paga imediatamente é considerado como que sem recompensa ou sem punição. Toda a sanção que não vem logo é inexistente. E quando chegam as longínquas expiações, que são as mais pesadas, porque a adição das faltas foi se prolongando, são atribuídas ao acaso, ao jogo das circunstâncias exteriores e por forma alguma à conduta anterior do indivíduo. É por isso que tantos fatos da vida parecem inexplicáveis ou imerecidos! Os erros de conduta diária, que criam tantas doenças físicas e misérias morais, são resultante deste desvio da atenção para os mais próximos resultados, em prejuízo das consequências mais afastadas”.
Por exemplo, se você fuma, pode acreditar que um cigarro a mais ou um a menos não fará tanta diferença. Porém, o acúmulo destas ações – no longo prazo – trará consequências para a sua saúde. No futuro, se você tiver uma pneumonia ou uma doença ainda mais grave como um câncer poderá atribuir o resultado ao destino, ao acaso, à sorte, porém, tudo terá sido efeito das ações repetidas e cotianas. O pensamento também é válido para a mentira, a preguiça, a raiva, o rancor…
Por isso, pergunto: e se você continuar fazendo o que está fazendo? E mais: e se você começar a fazer diferente?
E se você começar a estudar piano todos os dias? E se estudar uma língua estrangeira? E se você tentar aprender uma nova habilidade, como falar em público, dançar tango, parar de reclamar?
Há um tempo atrás eu conheci um projeto muito interessante do google, chamado Schemer. Era uma espécie de rede social de projetos, desejos ou sonhos. Funcionava da seguinte forma: você criava o seu perfil e listava um sonho, por exemplo, aprender sueco. Imediatamente, você encontrava pessoas que também desejavam aprender sueco ou já aprenderam. Desta forma, era possível encontrar referências para este aprendizado, estímulo para continuar e buscar mais e, de forma inversa, você podia compartilhar com as outras pessoas o que você já realizou.
Infelizmente, o projeto não se popularizou muito e foi incorporado agora pelo Google Plus. Mas o que eu gostaria de mostrar, com o Schemer, é a ideia de fazermos uma lista completa do que queremos fazer, dos nossos sonhos, desejos, vontades. De vontades pequenas, como ir até uma praia, ler um livro que acabou de sair até os grandes projetos como terminar uma faculdade, ter filhos ou se tornar um super expert em uma matéria.
Enfim, a ideia que tive para este texto é bem simples, embora possa transformar em muito a nossa vida. Como se diz, a semana é longa e o ano é curto… ou seja, podemos nos perder no dia-a-dia, mas se estruturarmos um pouco melhor os nossos projetos, aos poucos, poderemos ir muito longe.
Se nos dedicarmos 30 minutos todos os dias (deixando de ver um programa de TV ou uma série), imagine: serão mais de 10.000 minutos em um ano!
E se você continuar fazendo o que está fazendo? E se você parar de fazer o que está fazendo e começar a fazer diferente?
Texto bastante motivador… Eu já tive vários problemas repetidos graças a ansiedade que me consumia por inteiro… Drogas pesadas como cocaína e crack desgraçaram a minha vida, e mesmo tendo consciência do erro, o mesmo se repetia… Perdi carteira e documentos, mas agora é hora de pensar mais adiante… Procuro fazer meditação e outras formas de relaxamento para não continuar nesse círculo sem fim, além de estudos… Gostaria Felipe, de sugerir um texto a respeito desse comentário, se possível, pois acho interessante por ser um grande problema na sociedade…. Erro após erro, e o erro ainda continua… Parece algo inexplicável… Mas que tem tratamento
Obg
Gosto muito dos artigos que recebo, todos tem importância. Sou Psicóloga e Mestre em administração. Vcs tem colaborado muito com o acesso a mais informação de valor para muitos profissionais.
Obrigado (a).
Magna Coeli Ouriquez,MSc.
Uaauu!!! Excelente texto para esta época do ano, pois, acaba que sempre pensamos isso, mas será pq é tão difícil manter a pratica?
Por exemplo: sou estudante de direito e quero ser delegada de policia, contudo desde o fim do ano passado que penso em separar as provas e começar a estudar antes mesmo de terminar a faculdade, mas tem sido tão difícil praticar… =(
Mas vou de fato me esforçar para isso, pois sem determinação não dá né?!!?
Olá Felipe! “A ajuda vem de onde menos se espera”. Quero dizer, que muitas pessoas implicavam por eu gastar o pouco que ganho com computador, internet. Eu sempre dizia que eu sabia usar, que nem somente de redes sociais é feita a internet…
Eu preciso reaprender a viver, aos poucos vai iluminando novas ideias. Eu não gosto de fazer trabalhos braçais para me sustentar, porém gostos de trabalhos manuais ( artesanatos) Eu faço os trabalhos da minha casa, onde vivo só, com capricho, mas me cansa muito, demoro a começar… Por isso resolvi estudar, mais pela internet, e estou tendo bons resultados. Fui casada, tive dois filhos, me separei tem quatro anos. Ao longo da vida não dei importância aos sinais mais graves de alguns problemas emocionais, somente parei, prestei atenção quando adoeci gravemente fisicamente, e antes disso, apesar de nenhum profissional dizer, hoje eu sei o que é um surto psicótico.
O vicio dos cigarros é algo que me vence, apesar de que eu diminui muito a quantidade que acendia diariamente. Já me conformei que sem ajuda até mesmo de medicamentos não conseguirei parar como desejo, mas esse desejo não é maior que a vontade de fumar, chega a ser um desleixo de minha parte. O seu artigo me me faz olhar por outro ângulo… Sucesso sempre pra você, obrigada.
Olá Allan,
Já temos alguns textos sobre o problema da Dependência Química. Veja aqui
Em breve, escreveremos outros textos sobre esta temática, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Magna,
Obrigado por comentar!
É muito de muito felicidade para nós do site, receber avaliação tão positiva!
Esperamos continuar mantendo textos de alta qualidade!
Se tiver sugestões para novos textos, é só comentar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Sarah,
É uma mistura de energia (ou vontade) e perseverança.
O ideal é você conseguir encontrar o seu ritmo, a forma que fica melhor para você estudar. Por exemplo, algumas pessoas tem memória visual, e precisam ler e escrever para memorizar. Outros aprendem mais com aulas e video-aulas, ou seja, são mais auditivas.
Com o autoconhecimento e com a disciplina, com certeza, podemos realizar os nossos sonhos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Fran,
É sempre um prazer receber seus comentários.
A internet é como o mundo, tem de tudo. Se soubermos usar de forma sábia, com certeza, será muito útil.
Existe um critério da PNL que acho muito interessante. Ao invés de compararmos a nossa vida, as nossas habilidades com os outros, comparamos com nós mesmos. Digamos, há 10, 5, 3, 2 anos… sabíamos menos. Se comparar com o que aprendemos hoje, com certeza, avaliaremos que crescemos já muito. Claro que podemos ainda evoluir e aprender mais… mas tudo tem o seu tempo.
Com relação ao cigarro, recomendo este vídeo – Método fácil para parar de fumar
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Adorei o texto, achei bastante motivador!
Às vezes a gente só precisa dar o primeiro passo para dar início uma mudança na nossa vida.
Aprendi muito, muito mesmo lendo os textos daqui. Muito obrigada!
Olá Ana Lara,
O objetivo do texto era justamente esse! Provocar uma reflexão sobre o que as ações diárias causarão no longo prazo.
Fico muito feliz que esteja gostando dos textos. Estamos com a ideia de, neste anos de 2014, passarmos dos 1000 textos!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Vejo q na psicologia nao ha um ensinamento “novo”; mas ha uma obsercacao profunda sobre metodos existentes em nossa sociedade, porem ignorados.
Olá Domingos,
Em parte, você tem razão.
Por outro lado, a psicologia é um fenômeno novo no mundo sim e surge a partir do longo desenvolvimento da filosofia ocidental, que vai culminar na filosofia kantiana e, posteriormente, na tentativa de se fazer ciência do psiquismo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza