Pós Graduação em Psicologia Social
Breve história e Definição: O que é a psicologia social?
A psicologia social iniciou a partir de pesquisadores da área de ciências sociais do século XVIII: Entre eles Émile Durheim, Augusto Comte e Gabriel Tarde. Já no século XIX Le Bom apresenta o primeiro estudo sobre psicologia das multidões que após seu estudos vários estudiosos começaram a pesquisar e publicar seus trabalhos para construção das relações do indivíduos e suas relações sociais.
No Brasil somente em 1980, os psicólogos sociais com o propósito de compartilhar suas práticas institucionalizaram a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), e na tentativa de produzir conhecimentos definiram o objeto de estudo e as possibilidades de investigação.
Alguns autores (LANE, 1981; MYERS, 2000; RODRIGUES, 2002) destacaram que a psicologia social por meio do método científico estuda a maneira pela qual as pessoas se relacionam e produzem formas de pensamentos e comportamentos em um determinado ambiente. Desse modo, o ambiente representa uma variável significativa no comportamento dos indivíduos. Dessa forma, diversas temáticas podem ser investigadas, tais como, preconceito, violência, e as pesquisas procuram analisar as repercussões desses fenômenos na esfera social.
Lane (1984) destacou que a psicologia social tem o objetivo de identificar a dinâmica da linguagem e as percepções do indivíduo. As representações sociais acerca de uma temática são construídas a partir da interação coletiva e representam a principal fonte de investigação destes psicólogos.
Segundo o site do CRP:
“Atua fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social. O psicólogo, nesse campo, desenvolve atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, no âmbito da Saúde, Educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social. Seu trabalho envolve proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas. Realiza estudo, pesquisa e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a problematização e a construção de proposições que qualifiquem o trabalho e a formação no campo da Psicologia Social.”
Quadro descritivo das ações por área de atuação do Psicólogo Social
ÁREA DE SAÚDE MENTAL
1) Realização de palestras, como medida de prevenção.
2) Orientação às crianças, pais ou responsáveis.
3) Atendimento e acompanhamento de problemas de aprendizagem.
4) Orientação aos portadores de determinadas doenças (AIDS, diabetes, hepatite, etc.)
ÁREA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
1) Orientação às crianças moradoras de rua, que encontram-se em instituições; aos pais e/ou responsáveis.
2) Palestras em creches e escolas.
3) Atuação ligada ao Conselho Tutelar.
ÁREA DE CONSELHOS
1) Administrar consequências da miséria social.
2) Atuação ligada ao Conselho Tutelar.
3) Atendimento e encaminhamento às crianças e mulheres que sofreram maus tratos.
4) Atendimento e aconselhamento psicoterapêutico de casais.
ÁREA DAS UNIVERSIDADES
1) Formação de novos profissionais.
2) Atividades na comunidade visando à modificação em torno das questões dos direitos de cidadania.
3) Pesquisa.
4) Prestação de serviços.
ÁREA DE ONG’s
1) Pesquisa Participante.
2) Educação para adultos
3) Conscientização
4) Ressocialização
Pergunta: A psicologia social é uma boa área de atuação e se está em crescimento?
Resposta: O profissional pode participar em diversas áreas, não se limitando apenas em uma (como é o caso do psicólogo clinico) . É uma boa área, pois vem crescendo o número de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) em que é obrigatório na equipe multidisciplinar ter um psicólogo. Atualmente, existem 7.669 CRAS e 2.155 CREAS em todo o país e existem muito incentivo do governo para construção de novos centros de referencias.
Referência:
DOS SANTOS AZEVÊDO, Adriano Valério. A psicologia social, comunitária e social comunitária: definições dos objetos de estudo. Psicologia &m foco, Aracaju, Faculdade Pio Décimo, v. 3, n. 3, jul./dez. 2009.
LANE, S.T.M. O que é Psicologia Social? São Paulo: Brasiliense, 1981.
RODRIGUES, A.; ASSMAR, E.M.L.; JABLONSKI, B. Psicologia Social. 18a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
RODRIGUES, A. Psicologia social para principiantes. 7a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Sou pedagoga. Gostaria de fazer pós em psicologia social, online e ter um site de orientação e ter um blog, fazendo o Curso do Adsense. Me respondam como. Obrigado! Márcia
Olá Márcia,
Para maiores informações sobre o Curso do Adsense, veja aqui Review Curso Segredos do Adsense
Para fazer o Curso do Adsense, clique aqui – Curso Segredos do Adsense
Cadastre o seu email e siga as instruções que chegarem no seu email indicado.
Para encontrar pós-graduções que ofereçam o Curso Online, pesquise no google assim:
“Pós em psicologia social online”
Para ter um site e um blog, também recomendo o Curso Segredos do Adsense!
Boa sorte!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Sou psicologa recém formada e gostaria de me especializar em Psicologia Social, e gostaria de saber onde há essa especialização ou pós-graduação. Você poderia me ajudar? Abraço
Daniele Ruiz
Olá Daniele,
Posso te ajudar sim!
De qual cidade você é?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
São José do Rio preto sp
Olá Daniele,
A Abrapso listou as principais pós-graduações em psicologia social. Veja aqui
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Sou historiador e gostaria de fazer mestrado em Psicanálise. Meu ponto de pesquisa é a Identidade Cultural. Poderias me ajudar?
Olá m.blanck1999!
Como posso te ajudar?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, estou um pouco confusa, poderia publicar um texto sobre a PSI comunitária e a diferença dela e a PSI social? estou no 1° ano de faculdade, preciso falar sobre, mas não consigo absorver a distinção entre elas
Olá Jacqueline,
Procure o seguinte artigo – A PSICOLOGIA SOCIAL, COMUNITÁRIA E SOCIAL COMUNITÁRIA: DEFINIÇÕES DOS OBJETOS DE ESTUDO, de Adriano Valério dos Santos Azevêdo. O resumo do artigo explica:
“O presente artigo objetivou apresentar os objetos de estudo da psicologia social,
comunitária e social comunitária por meio de uma breve revisão bibliográfica. Os dados destacaram
que a psicologia social iniciou os primeiros estudos acerca das multidões, o processo de
comunicação entre os indivíduos e a dinâmica das relações interpessoais representa o principal foco
desta área de atuação. A psicologia comunitária enfatiza o estudo dos grupos nas comunidades e
instituições sociais. A psicologia social comunitária integra as concepções anteriormente
destacadas, fundamenta-se nos princípios éticos e humanitários com as práticas direcionadas para a
participação coletiva. Acredita-se que a sistematização adequada dessas áreas contribui para a
comunidade científica direcionar ações efetivas relacionadas ao ensino, pesquisa e intervenção.”
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, por favor, faz um texto falando sobre Etnopsicologia, Psicologia Política ou Psicologia Histórico-Cultural. O seu site é bastante esclarecedor !
Boa noite Weslley!
Obrigado!
Já anotei o seu pedido em nossa pauta para novos textos, ok?
Assim que possível escreveremos sobre estes temas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, ainda estou no último ano do Ensino Médio, mas já tenho quase certeza de que seguirei a Psicologia Social por três motivos : tenho um forte interesse pela área ; admiro psicólogos que atuam na área social, junto à comunidade e desenvolvendo trabalhos bastante humanitários ; já analisei a grade curricular disponível no site da universidade em que pretendo estudar e observei que há ênfase na área social. Gostaria que você me disse quanto ganha, em média, um psicólogo social ? Acredito que o salário não é tão grande ! Rsrsrs. Mas quero ter uma noção. Desde já, muito obrigado !
Olá Weslley!
As médias salariais da psicologia seguem um certo padrão.
Veja aqui – Por que os psicólogos ganham tão mal?
Pelo que sei, quem ganha o chamado salário Sênior, dentro da Psicologia Social, é professor universitário em universidades públicas ou privadas de renome.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, você já ouviu falar sobre a possibilidade de implantar o ensino de Psicologia na grade curricular do Ensino Médio ? Gostaria de saber mais sobre isso ! Seria bastante interessante, não é mesmo ? Na minha opnião, a Psicologia é tão importante como as outras Ciências Humanas e eu sinto uma necessidade de valorização das Humanidades no Ensino Médio. Sou favorável à inclusão da Psicologia no Ensino Médio.
Olá Weslley,
Sim, inclusive isto existia na década de 90 (especialmente nos cursos técnicos como de enfermagem e magistério).
Porém, apesar do projeto, me parece que eles estão querendo vetar de novo o ensino de filosofia e sociologia – o que pode ser um sinal de que a psicologia nem tenha a chance de voltar.
É esperar para ver.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, eu também gostaria de saber se certas obras da literatura brasileira, como O Cortiço e Os Sertões, também servem de fonte de pesquisa para a Psicologia Social ou qualquer outro ramo da Psicologia. Há certas obras literárias que mostram, por exemplo, como o homem é influenciado pelo meio social. Eu vejo uma profunda relação entre a Psicologia e as obras que muitos escritores da literatura brasileira produziram.
Olá Weslley!
Sim, e em pós-graduações de mestrado e doutorado é possível tanto realizar pesquisas desta interface na psicologia como na letras.
Na USP, por exemplo, o laboratório de psicologia social define uma de suas áreas de pesquisa:
Psicologia Social de Fenômenos Histórico-Culturais Específicos. Como o sujeito psicossocial interage com alguns fenômenos da vida social: movimentos artísticos, religiosos, de resistência cultural, com atenção à elaboração da memória e ao registro da literatura.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, em relação à faculdade, eu tenho alguns questionamentos : como é o acesso ao material didático nas universidades públicas ? ; os livros de Psicologia têm o mesmo nível de linguagem dos livros do Ensino Médio ou têm uma linguagem complexa, rebuscada e de difícil interpretação ? ; a maioria dos professores é do sexo feminino ou do sexo masculino ? ; os professores, de um modo geral, são legais, compreensíveis, constroem laços de amizade com a turma e transmitem confiança aos alunos ? Antes de tudo, gostaria de te pedir desculpa por tantos questionamentos, mas, como eu te disse anteriormente, estou à véspera dos vestibulares, tenho algumas dúvidas e não conheço nenhum psicólogo ou estudante de Psicologia. Você e o seu site são maravilhosos !
Olá Weslley!
Veja este post – Como é a faculdade particular de psicologia
Caso alguma dúvida não seja respondida por lá, pergunte neste texto – porque o assunto é mais próximo e ajudará mais pessoas também, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe, bom dia
Gostaria sou formada em RH com pós e psicologia organizacional. Gostaria de me aventurar na psicoalgia social, sou de São Bernardo do Campo – SP o que me indicaria de ensino a distancia?
Abçs
Olá Danielle,
Especificamente de pós em psicologia social a distância eu não tenho como te recomendar, ok?
Sugiro que você pesquise entre as instituições que possuem polo de ensino próximo a ti e, também, procure entrar em contato com alunos e ex-alunos para saber o que eles acharam do curso.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
gostaria muito de fazer pós em psicologia social sou de SP- gostaria on line pode me indicar algo..
obrigada
Olá Danielle,
Infelizmente, como não sou da área de social, ficarei te devendo a indicação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza