Como é a faculdade particular de Psicologia?
Muitas pessoas têm preconceito ao querer iniciar numa faculdade particular, pois acredita que é só pagar a mensalidade que irá conseguir o diploma e não aprenderá absolutamente nada. Esse texto vem como objetivo de informar minha formação e experiência pessoal em graduar no curso psicologia por uma faculdade particular localizada em Avaré no interior de São Paulo.
Grade curricular – Psicologia
Na grade curricular foi possível perceber a influencia psicanalítica, ou seja, quando você estiver na dúvida onde estudar psicologia é importante você verificar a grade, pois ela determinará qual abordagem o curso adota, no meu caso Psicanálise. Outras faculdades, por exemplo, adotam ao Behaviorismo.
A maioria das matérias será voltada para psicanálise, e os estágios básicos tais como atendimentos individuais e de grupo dependerão da formação dos supervisores, nesse caso tive a oportunidade de atender no individual psicanálise e de grupo supervisão em Psicodrama.
No primeiro ano tive matérias básicas Introdução à Psicologia, Antropologia Cultural, História e Epistemologia da Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento – Psicologia Infantil, Evolução do Pensamento Filosófico e Científico, Teorias e Sistemas em Psicologia I – Comportamental, Sociologia Geral, Anatomia e Fisiologia Humana, Biologia, Comunicação e Expressão, Metodologia da Pesquisa Científica, Estatística Aplicada à Psicologia, Estágio Supervisionado Básico I (Nesse estágio foi aprendido como é o sistema único de saúde). Como você pode observar o primeiro ano é mais “tenso” em termos de ter matérias básicas o que acaba te deixando com “sede” de conhecimento de psicologia.
Mas aí vem o segundo ano em que tive aulas de Neuroanatomia, Neurofisiologia, Teorias e Sistemas em Psicologia II – Fenomenológica – Humanista, Teorias e Sistemas em Psicologia III – Psicanalítica, Análise Experimental do Comportamento, Psicologia do Desenvolvimento – Psicologia da Adolescência, Psicologia do Desenvolvimento – Psicologia do Adulto e do Idoso, Psicologia da Personalidade, Psicologia Social, Processos Psicológicos Básicos I – Processos Cognitivos, Métodos de Investigação Científica em Psicologia, Técnicas de Observação, Psicologia Cognitiva, Estágio Supervisionado Básico II e Estágio Supervisionado Básico III. Esse ano é o que começa a ter conhecimento sobre diversas áreas da psicologia e suas atuações, é importante dar ênfase que foi o ano que você começa a tentar escolher qual abordagem você gostaria de utilizar, como a grade mostra estudei Rogers, Skinner, Jung, Freud, e etc… Foi aí que me identifiquei com a abordagem junguiana e me apaixonei por ela. Infelizmente nem todas as faculdades dão aulas sobre Jung, muitas apenas dão uma pincelada fala que Jung foi um discípulo de Freud, mas nada além disso.
Terceiro ano: Psicodiagnóstico, Intervenções Terapêuticas Grupais, Psicologia Social das Organizações, Testes Psicológicos II, Psicopatologia I, Psicologia Comunitária, Processos Psicológicos Básicos II – Motivação e Emoção, Psicologia Escolar, Testes Psicológicos I, Teorias de Aprendizagem e Processos Educativos, Psicologia dos Portadores de Necessidades Especiais, Psicopatologia II, Estágio Supervisionado Básico IV.
Nessas matérias pude começar a entender o funcionamento de algumas técnicas (testes psicológicos), a identificar doenças psicológicas e como dar um prognostico. E começa o “friozinho na barriga” de ano que vem você começar a atender.
Quarto ano: Saúde Mental e Saúde Pública, Psicoterapias Infantis, Psicoterapia Familiar, Epidemiologia, Psicossomática, Teorias e Técnicas Psicoterápicas II – Humanista – Existencial, Psicologia e Saúde, Psicologia e Responsabilidade Social, Teorias e Técnicas Psicoterápicas I – Base Analítica, Ética Profissional, Optativa I, Optativa II, Estágio Supervisionado de Formação do Psicólogo I, Estágio Supervisionado de Formação do Psicólogo II.
Esse ano foi o que tive mais experiências: o primeiro atendimento em psicodiagnóstico infantil, depois atendimento em psicoterapia breve com base analítica. Aqui que pude ver o quanto maravilhoso é se tornar psicólogo.
Quinto e último ano: Psicologia e Instituição de Saúde Mental, Psicologia em Hospital Geral, Psicoterapia Breve, Tópicos Especiais em Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas III – Cognitivo-Comportamental, Trabalho de Curso II, Optativa III, Estágio Supervisionado de Formação do Psicólogo IV. Trabalho de Curso I, Estágio Supervisionado de Formação do Psicólogo III
No último ano além dos estágios de atendimento individual e de grupo, existe a entrega do trabalho de conclusão de curso (TCC). E o tão esperado certificado!
Em relação às optativas tive as opções de: Pensamento e Linguagem, Gerontologia, Psicofarmacologia, Psicologia do Esporte, Psicologia Jurídica, Psicologia e Sexualidade, Literatura e Psicanálise.
Mensalidade: Custos da faculdade de psicologia
As mensalidades de cursos de graduação particular normalmente elas sobem ao ano, como no meu caso pagava em torno de 500 a 600 reais no primeiro ano, e no último estou pagando em torno de 900 reais por mês. No caso da faculdade que estudo dá desconto de até 10% por ter boas notas e frequências nas aulas. Também existe desconto caso você indique algum amigo e ele faça faculdade você terá 10% para cada pessoa que indicar de desconto no semestre.
Existem também programas do ProUni, FiES e Programa Escolas da família. Veja Como fazer uma faculdade sem pagar nada
Estrutura do Curso de Psicologia
Número de alunos:
No inicio da faculdade começamos com turma entre 60 alunos, hoje no último ano com 30 alunos, sendo apenas quatro homens e as restantes mulheres.
Professores e Coordenador:
Em questão de professores é interessante ver o quão dispostos são os professores de psicologia comparado aos demais professores de outros cursos, acredito que seja o curso em que mais há acessibilidade da relação aluno-professor ou professor-aluno.
Sobre o coordenador, tive três desde o inicio do curso, todos sempre acessíveis e dispostos a lutar pelo curso, o que é maravilhoso você estar num lugar em que todos lutam pela mesma causa.
Outra sacada interessante é que todo semestre vem um professor aplicar uma avaliação para os alunos avaliarem os professores, isso é interessante, pois caso haja algum professor que não tenha um domínio teórico é levado a diretoria acadêmica.
Notas e Faltas:
As notas devem ser acima da média 7,0. Caso você não atinja a média, poderá fazer prova substutiva que custa em média 50 reais, tanto do primeiro bimestre como do segundo para cada semestre. E também existe o exame aplicado no final do semestre que não tem taxa de cobrança.
Sobre as faltas você precisa ter 80% de presença para ser aprovado. Caso o contrário será reprovado da disciplina.
E para finalizar:
Muita gente tem o costume de dizer que tal faculdade é melhor, ou as federais são melhores do que a particular, mas a minha dica é que não é a faculdade que faz o aluno (claro ela dará muita orientação para formação) mas é o aluno que faz a faculdade.
Quaisquer dúvidas deixem nos comentários.
Olá Bruno,
Gostei do seu texto e concordo com você sobre ser o aluno que faz a faculdade e não o contrário. Eu fiz Pedagogia na Unip e, numa sala com mais de 100 alunos, a grande maioria passou em concursos públicos…trabalho na Prefeitura da minha cidade e sempre que eu mudo de escola encontro uma colega que estudou comigo…estamos todas concursadas e com pós graduação. Tive excelentes professores, alguns deles eram também supervisores de ensino do Estado e Prefeitura e, à noite, davam aulas maravilhosas! Minha turma trabalhava durante o dia e estudávamos com entusiasmo à noite, pois as aulas eram muito interessantes. Existe também o mito de que curso noturno não tem o mesmo valor que o diurno; isso depende de outros fatores, como dedicação dos alunos e professores.
Parabéns pelo seu texto!
um abraço,
Patrícia
Oi Bruno!
Muito bom seu texto!
Eu admito que tinha um certo preconceito com relação as faculdades particulares, justamente por ouvir o que você menciona no início do texto sobre a facilidade de conseguir o diploma e tal. Além disso, sempre sonhei (pra falar a verdade ainda sonho) em me graduar na federal (UFRJ) ou mesmo na UERJ. Fiz a prova do ENEM e não consegui entrar para a federal através do SISU, mas consegui uma bolsa de 100% para psicologia em uma universidade particular. Estou feliz e muito empolgada para iniciar logo o curso.
De qualquer forma vou continuar tentando a federal, não que a faculdade particular seja ruim, mas sonho é sonho… Quem sabe na próxima vez eu consiga, não é?
Um abraço!
Bárbara.
Muito bom! estou estudando todos os dias, antes de entrar em uma faculdade. Agora, gostaria saber? se o profissional de psicologia é chamando de médico?
Olá Nilda!
O profissional da psicologia é chamado psicólogo ou psicóloga.
Talvez você esteja confundindo com a psiquiatria. O psiquiatra, para receitar remédios, faz primeiro medicina e depois a especialização em psiquiatria. Por isso é chamado de médico psiquiatra.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Tenho uma dúvida. começarei a fazer o curso de Psicologia ano que vem e gostaria de saber algo, depois da faculdade concluída para ser psiquiatra posso apenas me especializar, ou tenho que fazer o processo que explicou a cima, cursar medicina e depois a especialização. Estou no aguardo. Obrigada!
Olá Paloma,
Sim, para ser psiquiatra você terá que fazer medicina e depois a especialização em psiquiatria.
Como psicóloga você poderá fazer diversas especializações, mas não é possível em psiquiatria.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola, qual seria a melhor faculdade particilar de sp? Att
Olá Thais, tudo bem?
Olha, é difícil dizer qual é a melhor. As que eu conheço e posso recomendar são: PUC e Mackenzie pois conheço os professores, que são geralmente altamente qualificados com mestrado e doutorado.
Mas, existem outras que, com certeza, são muito boas. Também temos que pensar que é o aluno que faz a faculdade mais do que tudo. A melhor universidade do mundo pode ter um aluno preguiçoso, e a “pior” pode ter o aluno mais brilhante.
Também vale pensar na capacidade de pagar a faculdade. Este é um quesito que pode tornar uma faculdade melhor (para quem está para cursar) do que outra faculdade de mais renome. Isto porque acima de tudo é melhor estudar do que ficar parado.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá caríssimos
Sou angolano vivo na Província do Cuanza Norte, gostei do texto mais quero saber este curso pode se fazer a distancia ou apenas presencial.
Att
Gomes
Olá Gomes!
Infelizmente a faculdade de psicologia não é oferecida no modo a distância, ok?
Mas se for possível para ti, existem bons programas do Governo do Brasil para estudantes de outros países de língua portuguesa virem estudar aqui. Eu mesmo estudei com uma querida amiga de Guiné Bissau.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá gostei muito do texto … Esclareceu minhas dúvidas, já que vou cursar na Unip. E você tá de parabéns pelo site, o melhor.
Olá Jicelly,
Ficamos felizes que o texto tenha lhe ajudado!
Em breve, faremos um texto completo sobre a grade curricular da faculdade de psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
OLÁ Felipe de Souza.. adorei o texto!
Gostaria de saber qual é melhor faculdade particular aqui em BSB ??
Olá Renata,
Fico muito feliz que tenha gostado!
Bem, eu – para ser sincero – não conheço as faculdades daí.
Sugiro que você avalie pelas notas do MEC (Enade), pela grade curricular, pelo currículo dos professores e pela avaliação dos próprios alunos e ex-alunos, ok? Além disso, é bom pensar também nas questões financeiras. Nem sempre a faculdade mais cara é a melhor.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
olá, interessante seu texto, muito bom.
estou na duvida entre psicologia, e terapeuta ocupacional, você com suas experiencias oque me sugere???
Olá Luciana,
Eu diria que a psicologia e a terapia ocupacional são áreas afins.
Por exemplo, existe o trabalho da Nise da Silveira, pesquise depois sobre ela, é realmente fantástico!
Para escolher entre uma ou outra graduação, recomendo estudar bem as matérias estudadas e as oportunidades profissionais, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
valeu pela dica… vou pesquisar melhor
obrigada
Olá Luciana,
De nada!
Qualquer dúvida, é só voltar e comentar, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, primeiro gostaria de parabenizar pelo site, ele fez parte das minhas férias! haha
E já estou divulgando para os colegas de classe, pois é muito bom mesmo.
Bom, faço faculdade particular, vou começar o 3º período agora e sempre tive muita curiosidade em relação ao funcionamento de outras faculdades, é que o meu curso tem apenas 2 anos e meio, é muito novo, nem tem nota do MEC e isso me deixou muito insegura. Mas escolhi a faculdade pelo nome e a tradição.
Os professores são excelentes e o coordenador faz de tudo pelo curso e por nós.
Lendo a grade curricular listada no texto, vi uma semelhança no começo. É no ultimo ano que vi a diferença, eu tenho muitos estágios pra fazer e fico me perguntando se isso realmente vai funcionar.
Olha só:
9º período:
optativa
atendimento, diagnóstico, intervenção e registro I
estágio básico em organizações e trabalho
estágio básico em projeto social
estágio básico em psicoterapia
10º período:
atendimento, diagnóstico, intervenção e registro II
estágio específico em comunidades
estágio específico em processos educativos
estágio específico em organizações e trabalho
estágio específico em atendimento coletivo
estágio específico em psicoterapia II
Também não temos TCC. E olha que o meu coordenador é orientador de TCC na federal daqui de Brasília.
É isso, sempre quis saber se esse tanto de estágio no final pode atrapalhar ou se é uma boa.
O coordenador já comentou que também acha que não precisa tanto, que talvez mude isso e a gente tenha TCC, mas talvez não, vai saber. O que você acha?
Novamente, parabéns pelo site!
Olá Tuanne,
Obrigado querida!
Bem, primeiro é importante dizer que as grades são avaliadas pelo MEC. Se estão de acordo, a faculdade tem a licença de abrir o curso. Se não (como acontece com a faculdade em minha cidade), a faculdade não consegue abrir o curso.
Claro, existem variações nas disciplinas, mas mais até encontramos variações nos nomes das disciplinas, o conteúdo sendo o mesmo.
Eu creio ser muito importante fazer os estágios. Aprendemos também na prática, desta forma. Em certo sentido, no último ano, o único desejo do estudante é terminar logo e começar a trabalhar, rsrs.
Bem, com relação ao TCC, isto também varia. Na minha faculdade, não fizemos TCC. Existe certa diferença entre o Bacharelado em Psicologia e a Formação de Psicólogo. Se pudesse escolher, gostaria de que a minha faculdade tivesse o TCC, pois assim criamos um projeto que pode ser utilizado no mestrado ou servir de publicação em congressos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Tuanne, gostaria de saber se o curso que você faz, com duração de dois anos e meio, é o de psicologia, e qual a faculdade e se tem um site para que agente possa conhecer. Obrigado pela a atenção
Olá Tuanne,
O Rivaldo gostaria de saber qual é a sua faculdade.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Amei o blog, super completo e abrangente me ajudou muito na minha tomada de decisão, sinto que estou no caminho certo, descobrir amar psicologia e não vejo a hora de começar é evidente que você ama o que faz isso é transmitido à aqueles que acompanham o blog.É isso tô sempre por aqui.
Olá Natália,
Me alegra muito saber que você está acessando sempre o site e que os textos estão lhe ajudando!
Obrigado pelo carinho! Será sempre um enorme prazer contar com sua participação por aqui.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Velho acompanhando seus textos, é cara! você e e genial, valeu mesmo por essas dicas, pode ate parecer simples, mas você não tem ideia de como ajuda !!! vlw
Olá Ruberval,
Fico muito feliz que esteja gostando dos textos e que eles estejam lhe ajudando!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá! Marlene Paulino é o meu nome, sou Angolana Adorei as sua grandes dica agora acho que estou no caminho certo.Obrigada pelo lindo Texto.
Olá, Felipe de Souza, como vai?
Pretendo fazer Psicologia, mas tenho uma certa insegurança de não conseguir dar conta dos estudos e não entender todo o conteúdo, você antes de entrar na faculdade também teve esse medo? Poderia me dar alguma dica de como superar isso? Estou certa de minha decisão, mas as vezes tenho medo, não sei como lidar com isso, as vezes acredito ter perdido o foco e me desanimo. Parabéns pelo Site e por sua profissão, é uma profissão muito bonita!
Olá Ariana,
Bem, não, nunca tive esse medo.
Claro que o Ensino Superior é diferente do Ensino Médio, quer dizer, é mais complexo (mas não necessariamente mais difícil).
Com o tempo nos acostumamos com o ritmo e sempre encontramos pessoas para nos ajudar (colegas, monitores, professores).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Marlene!
Obrigado!
Muito legal receber um feedback de alguém de um país tão querido por mim quanto a Angola!
Será sempre um prazer contar com sua participação por aqui!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa noite Felipe, parabéns por este site, ele tem me ajudado bastante, sempre estou estudando os textos que vc me envia, e tem sido de grande ajuda, estou cursando uma faculdade de Goiânia que vem aqui pra bahia, mais as aulas são de dois em dois meses, fico um pouco em seguro com isso mais é uma oportunidade que tenho de fazer psicologia, grato por todo e muito obrigado.
Olá Irenilto,
Você pode me enviar o link da sua faculdade?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá amigo muito esclarecedor seu blog . Gosto de observar o comportamento humano, já cheguei aos 54 anos e agora que estou tendo vontade de fazer uma faculdade
talvez um pouco tarde, tem pessoas na faculdade com essa idade ou vou pagar mico!]
Olá vfraga!
Veja o nosso texto – A idade influencia a entrar no mercado de trabalho?
Leia o texto, veja o vídeo e também os comentários!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi Felipe, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo site, gostaria muito de fazer psicologia e tirei bastante dúvidas, porém eu ainda tenho uma que é em relação ao mercado de trabalho e ao salário do psicologo, você poderia me ajudar cm isso?!
Mais uma vez parabéns.. Abçs
Olá Raquel!
Sim, claro!
Veja aqui – Compensa fazer a faculdade de psicologia pelo salário
Mercado de trabalho – Psicologia
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi, Felipe. No contexto da universidade pública, como é o acesso ao material didático ? Os livros do Ensino Superior, mais especificamente do curso de Psicologia, têm o mesmo nível de linguagem dos livros do Ensino Médio ou apresentam uma linguagem mais complexa, rebuscada e de difícil interpretação ? A maioria dos professores do curso de Psicologia é do sexo feminino ou do sexo masculino ? Na universidade pública, assim como ocorre na faculdade privada, os professores são legais, compreensíveis e dedicados, formam vínculos de amizade com a turma e transmitem confiança aos alunos ? Estou partindo do pressuposto de que uma instituição mantida pelo Estado e outra pertencente à iniciativa privada, infelizmente, apresentam realidades estruturais bem distintas. Desde já, agradeço as suas respostas !
Olá Weslley!
Fiz um novo texto para responder suas perguntas. Veja aqui – Como é a faculdade federal de psicologia?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Gostei muito do blog, super completo e abrangente me ajudou muito na minha tomada de decisão, sinto que estou no caminho certo, descobrir amar psicologia e não vejo a hora de começar é evidente que você ama o que faz isso é transmitido à aqueles que acompanham o blog.É isso tô sempre por aqui, Psicologia é minha vida a partir de agora minha paixão só aumenta
Atenciosamente
Fabrício Costa
Olá Fabrício!
Obrigado!
Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso trabalho!
Será sempre um prazer contar com sua participação por aqui!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe me chamo rosicleide e sou técnica em enfermagem e gostaria de fazer um curso de psicologia será que consigo vc poderia me informar o custo em média e o tempo de duração ? Grata Rosi
Olá ROsicleide,
Bem, isto varia muito.
Primeiro, é importante lembrar que é possível fazer uma faculdade de graça nas universidades públicas (federais e estaduais).
Segundo, no caso das universidades privadas o valor das mensalidades varia muito, indo de menos de um salário a mais de dois salários mínimos / mês.
O tempo de duração é entre 4 a 5 anos, dependendo do turno e do número de matérias em cada semestre.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Primeiro de tudo: adorei sua análise quanto a fazer Psicologia em uma particular, já que,muito provavelmente, próximo ano (se o FIES der certo) vou cursar na Unifor. Haja visto isto, surge algumas dúvidas: 1- Em um processo de escolha, uma pessoa de uma Federal e uma Particular de renome, como seria escolhido?
2 – Qual é a diferença entre TCC e Monografia?
3 – Meu medo é que após concluir os 5 anos, não consiga um emprego. Lá pelo 4-6 semestre, já é possível?
4 – Após concluir, já podemos “ganhar” dinheiro ou é um processo árduo?
Grato desde já!
Uma outra pergunta que me falhou recitá-la: se eu fizer pelo Fies, o material didático é “dado” através dele ou tenho que comprar, tipo quando estávamos em escolas privadas (como meu caso)?
Olá Djalma,
1) geralmente não há distinção pelo mercado.
2) não há diferenças. A faculdade vai pedir um ou outro no final. Dependendo, se houver bacharelado, podem ser pedidos dois trabalhos finais.
3) talvez seja possível conseguir estágio a partir mais ou menos do meio do curso.
4) sim, claro. Podemos conseguir um emprego tão logo tivermos o CRP. O valor do salário ou da remuneração já vai depender e variar muito.
5) o material didático não é dado. Ou compramos livros (ou emprestamos em bibliotecas) ou temos que comprar apostilas ou xerocar textos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe gostei de sua explicação. Eu quero fazer psicologia qual a melhor faculdade particular Em Belém???
Olá Glauber,
Infelizmente não conheço o mercado ai de Belém, ok?
Atenciosamente
Felipe de Souza
Olá tenho 15 anos mais já estou interesada nesse curso e queria saber se pra fazer psicologia forense eu preciso fazer psicologia primeiro ou já tem um curso proprio pra psicologia forense?
Olá Thalita,
Tem que fazer psicologia primeiro
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe,
Estou pensando em cursar Psicologia, você pode me dizer se esta é uma área boa, se tem vagas o suficientes e se o salário compensa…. Desde já agradeço
Olá Leonardo!
Temos diversos textos sobre o mercado de trabalho na psicologia. Veja este:
https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2015/01/psicologia-esta-saturada-de-profissionais.html
Olá, Felipe
Gostaria de saber se Psicanalise é uma especialização da área de Psicologia.
Desde já agradeço!
Olá Thaís!
Veja aqui – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/11/psicologia-ou-psicanalise-qual-devo-escolher.html
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Gostei de toda sua explicaçao sobre psicologia… Porem minha duvida e:
Durante o curso o gasto com materiais nao elevados?
Como sou baixa renda tenho medo de começar e nao conseguir bancar ate o final.
Me diga, pela sua esperiencia uma base de gastos em R$.
Olá Denise,
Não são elevados. Claro que vai depender de cada faculdade, mas normalmente conseguimos muitos materiais na biblioteca, em xerox de trechos, power points, artigos na internet e também emprestando de amigos ou colegas que já fizeram a disciplina.
Eu mesmo durante a graduação não tinha dinheiro e consegui me formar bem.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Excelentes dicas!
ola, eu gostaria de saber como você começou a estudar, se fez cursinho ou estudou em casa? se possivel me da algumas dicas de como começar estudar
Olá Larissa,
Este texto foi escrito pelo Bruno.
Mas eu falo um pouco sobre o meu processo aqui – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/11/da-escola-para-faculdade-de-psicologia.html
Olá prof Felipe!! Td bem?
Adorei seu exclarecimento sobre o curso, faço pedagogia e após uma diciplina psicologia do desenvolvimento, me interessei muito pelo curso de psicologia. Posso eliminar matérias de um curso para o outro. Minha intenção é graduando em pedagogia, vou dar continuidade no de psicologia, pois estará dentro da área de educação também certo?
Olá Valéria,
Veja o texto e comentários – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2015/04/diferenca-entre-psicologia-pedagogia-e-psicopedagogia.html
Olá Felipe, muito bom o site, esclareceu várias dúvidas que eu tinha. Obrigado!!
Olá, ótimo texto!! mas eu gostaria de saber se ao final do curso há uma taxa ou alguma coisa a ser feita fora o TCC para ter a licença de psicólogo, como por exemplo o estudante de direito teria que fazer a prova OAB.
Olá Allan!
Não, não existe uma prova semelhante à da Ordem dos Advogados, ok?
Inclusive, em algumas faculdades, o TCC final não é exigido. (Depende se for bacharelado ou formação de psicólogo).
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde, Felipe!
Sou musicista e tenho um emprego muito bom, porém tenho o sonho de cursar psicologia. Gostaria de saber em relação aos estágios do curso, é necessário estar livre em tempo integral para realizar essa disciplina ou poderia manter outro emprego?
Obrigada,
Lígia
Olá Lígia!
Bem, cada faculdade terá um sistema para os estágios obrigatórios. Porém, como muitos alunos trabalham, eles adaptam para que todos possam fazer, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, boa noite… Primeiro quero dar os parabéns pelo site e pela atenção que você que já são profissionais dão pra gente que vem pra conhecer o site. Bom, eu sou apaixonada por Psicologia, mesmo sem conhecer muito, eu ainda vou começar a minha faculdade. Estou levando em conta muitos fatores que não me deixaram começar antes… Como a mensalidade, conciliar casa e filho, e ate mesmo o meu meio de transporte.
Então gostaria de saber, na opinião de vocês, quais são os prós e contras, vantagens e desvantagens de fazer Psicologia? Preciso ver se estou preparada nesse momento… Sei que não é fácil!
Olá Francielli,
Temos em nosso site este texto:
https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2013/06/pros-e-contras-de-fazer-a-faculdade-de-psicologia.html
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Nossa eu sou apaixonada por esa profissão eu nunca senti tanta vontade, e desejo de fazer uma faculdade…amo e vou fazer gostei muito
me ajuda dizendo a verdade ,eu sempre quis ,hoje aos 62anos (idosa) acha possível aprendizado ,será que vale a pena enfrentar 5anos de faculdade meu Deus estou com medo,kkk,abraços obrigada Celia
Olá Celia,
Veja este texto:
https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2013/07/a-idade-influencia-ao-entrar-no-mercado-de-trabalho.html
Muito esclarecedor!
Estou no último ano do ensino médio, e a idéia de ir para uma universidade já no próximo ano me deixa assustada, ainda mais por não saber o que cursar. Entre vários cursos que me interessa, psicologia sempre me interressou muito, mas nunca foi a minha prioridade. Procurei em vários blogs e sites assuntos relacionados à psicologia e nenhum deles esclareceu tanto as minha dúvidas como o seu texto.
Agora, depois de ter lido o seu texto, o qual conta sua formação e experiência, já tenho certeza do que quero cursar.
Muito obrigado por ter tirado muitas das minhas dúvidas e pelo esclarecimento.
Abraços.
Boa tarde!
Sei que o artigo é bem antigo, mas estou com uma dúvida. Apesar de já estar com 25 anos e ter trocado de curso várias vezes, estou pensando em tentar Psicologia, mas quero ir pra área de pesquisa e dar aula em faculdade (de preferência pública).
Neste caso, fazer uma faculdade particular diminuiria muito as minhas chances de me tornar pesquisadora/professora universitária, mesmo que futuramente eu tente um mestrado e doutorado numa faculdade pública? E existe a possibilidade de fazer iniciação científica em universidade particular (que não seja uma PUC da vida, que infelizmente é muito cara pra mim)?
Obrigada. =)
Olá Rafaela, sim sim. É totalmente possível ter uma carreira acadêmica fazendo a graduação em uma faculdade particular, ok. Iniciação científica também é possível desde que os professores estejam disponíveis. Abraços