Recentemente, eu publiquei um texto sobre as razões para escolher a profissão e a faculdade de psicologia. Recebi diversas respostas por email, fazendo perguntas, desejando uma análise pessoal com o objetivo principal de saber se a psicologia seria o caminho correto a seguir. Se você ainda não leu o texto, pode ler aqui – Porque fazer a faculdade de Psicologia
Então, como recebi diversos emails de pessoas com interesse de saber se seu perfil era adequado, decidi escrever uma série de textos sobre a escolha profissional, não só da psicologia (e de áreas afins) mas também de diversas faculdades. Neste primeiro texto, vamos dar algumas Dicas básicas para escolher a faculdade e profissão certa!
Para receber os próximos textos, cadastre seu Email para receber os textos de forma gratuita!
Dica 1) Analise seus pontos fortes
Todos nós temos características pessoais que nos fazem únicos. No máximo, podemos dizer que somos parecidos com algumas pessoas que tem características parecidas. Estas características de personalidade constituem o que chamamos Perfil Profissional. Cada área profissional e, claro cada faculdade, terá um perfil mais ou menos padrão. Vou dar um exemplo para ficar bem claro.
Quando trabalhei com Recursos Humanos, a área da psicologia que trabalha com empresas, em Treinamentos, Recrutamento de Pessoal, Seleção de Pessoal, fazia o trabalho de escolher candidatos para empresas pequenas, médias e grandes. Quando surgia uma vaga, a empresa solicitava que escolhêssemos candidatos com formação e perfil profissional para preencher seu quadro de funcionários.
No mesmo dia, fazia a Seleção, por exemplo, de uma vaga para vendedor externo e de uma vaga para contador.
O perfil de vendedor é de pessoas extrovertidas, hiper comunicativas, abertas, expansivas, enquanto que o perfil de contador é, em geral, o oposto. Como a atividade de contabilidade é geralmente técnica, dentro de um escritório, mexendo com cálculos e dados, as pessoas que fazem a faculdade ou o curso técnico de contabilidade são mais reservadas, introvertidas, caladas, quietas.
Neste exemplo, podemos perceber que vagas diferentes exigem perfis diferentes. Um vendedor externo não consegue cumprir bem as atividades de um contador (se este fizer apenas atividades técnicas que não sejam de auditorias externas) e o contrário também é verdade.
A primeira dica é a de conhecer os seus pontos fortes, conhecer a si mesmo, de forma que você saiba desde já que determinadas atividades são para você, e outras atividades não são. Claro que podemos aprender e nos comportar tal qual um emprego exige. Porém, a longo prazo não conseguimos sustentar e acabamos desistindo da vaga sendo perda de tempo para o funcionário e para empresa.
Também a escolha da faculdade segue o mesmo princípio. Se eu tenho facilidade para a área de exatas, provavelmente não conseguirei estudar com dedicação outras áreas como humanas ou biológicas. Posso até conseguir estudar por um tempo, mas ficar 4, 5 anos estudando temas desinteressantes é frustante e, no fim das contas, perda de tempo e de dinheiro.
Dica 2) Conheça a área desejada
Se a primeira dica diz para nos conhecermos, a segunda diz para conhecermos a área que temos interesse. Muitos escolhem a faculdade e a carreira baseando-se em expectativas ilusórias. Estudar jornalismo porque “um jornalista viaja muito” ou estudar psicologia “porque sou um bom ouvinte” podem ser até esperanças e formas de considerar a profissão que podem ser relevantes. Afinal, um jornalista pode realmente viajar o mundo pela sua profissão e um psicólogo pode trabalhar na clínica e passar o dia a ouvir e a conversar com seus pacientes.
Contudo, é preciso conhecer a fundo, conhecer profundamente, em todos os detalhes os seguintes pontos
a) quais as matérias são estudadas na faculdade ou curso técnico
b) quais as possíveis atividades profissionais que podem ser desempenhadas depois de formado
Por exemplo, um psicólogo pode trabalhar em empresas (muito próximo a Admnistração de Empresas) não ficando limitado ao consultório. Pode trabalhar em escolas, hospitais, fórum, dar aulas, etc.
Um jornalista pode trabalhar em casa, ou então se especializar em áreas bastantes específica como economia, esportes, etc ou trabalhar em jornais escritos, rádio, TV.
O importante desta dica, então, é saber que existem possibilidades de trabalho que não são muito conhecidas e que podem ser exatamente o que estamos procurando.
Dica 3) Converse com profissionais já formados e trabalhando
Esta dica vem juntar as duas anteriores. Se você já fez o levantamento de seus pontos fortes, de suas características de personalidade, e juntou todas estas informações com a profissão desejada, agora é hora de conversar com pessoas que já fizeram o percurso que você deseja fazer no futuro.
Desta forma, as ilusões sobre a profissão são desfeitas, outras ideias surgem, caminhos mais curtos, oportunidades em certas áreas inexploradas aparecem e assim, podemos, finalmente descobrir que aquela área desejada é ou não é para nós.
Mas converse com muitos profissionais. Conversar apenas com um não adianta. O risco seria encontrar alguém desiludido e que acabou se decepcionando. Isto poderia nos frustar de modo negativo, mostrando uma realidade que nem sempre é a realidade de outras pessoas.
Por isso, é muito recomendável conversar com profissionais – bem sucedidos e mal sucedidos – além de profissionais especializados em trabalhos diferentes uns dos outros.
Dica 4) Faça Orientação Profissional
Quando tive que escolher qual faculdade fazer, fiquei em dúvida. Gostaria de fazer todas as faculdade de humanas como letras, filosofia, história, pedagogia… Pesquisei sobre todas elas mas mesmo assim, sozinho, não fui capaz de focar em apenas uma. O jeito foi fazer Orientação Profissional.
A Orientação Profissional, com um psicólogo ou psicóloga, ajuda a percorrermos estes pontos sobre os quais falamos no texto, ajuda a conhecer nossos pontos fortes – através de técnicas específicas da psicologia – bem como auxilia na pesquisa, na busca por informações a respeito de cada possibilidade.
Em geral, são feitas de 10 a 12 sessões. Porém, as vezes acontece de serem realizadas mais ou muito menos. No meu processo de escolha, apenas uma única sessão foi suficiente, pois a psicóloga fez a pergunta certa que me levou a escolher psicologia. Claro que nem sempre este é o caso, e dependendo de cada um, podem ser feitas até 20 sessões.
Atualmente, é possível para todos fazer a Orientação Profissional nos consultórios de psicólogos que sejam inscritos no Conselho Federal de Psicologia e profissionais que tenham um site e o Selo de Credenciamento. Ou seja, é possível fazer a Orientação Profissional Online, sem sair de casa.
Saiba mais detalhes – Orientação Profissional Online
Seja presencial ou online, recomendo que você faça – se ainda tem dúvidas. Fazer a Orientação Profissional fará com que você economize tempo e dinheiro, já que se fizer a escolha certa desde o começo, não terá que iniciar um caminho e depois escolher novamente.
Qualquer dúvida, deixe uma resposta abaixo!
Gostei da ideia é o correto. Para mais tarde não venha arrepender se
um abraço
Olá Fátima!
Obrigado por seu comentário!
Abçs
Estou no primeiro ano do ensino medio e ainda não sei o que fazer. Ao mesmo tempo que sou divertida brincalhona, sou muito desastrada, nervosa e estressada. Gosto de tecnologia e desenho ( mas não sei desenhar ) . Algumas sugestões?
Olá Caroline,
Legal você ter comentado por aqui.
Bem, no primeiro ano do Ensino Médio ainda é muito cedo para você se decidir.
Mas comece já a avaliar as profissões, as que lhe chamam mais atenção. Pesquise depois em livros, filmes, converse com profissionais bem e mal sucedidos para você ter uma ideia do que é bom e o que é ruim nas profissões desejadas ok?
Caso tenha dúvidas ainda quando estiver para fazer vestibular, faça Orientação Profissional.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Bom dia Felipe….muito real mesmo seu texto…eu sai do ensino medio…sabendo que meu talento era humanas…mas por falta de opção encarei engenharia…pois era o unico curso na federal proxima a minha cidade que existia na epoca….e eu nao tinha possibilidade de pagar uma facudlade particular…porem agora existe o curso de psicologia na minha universidade e direito…porem eu me interesso pela psicologia…e hoje no meio da faculdade…de engenharia..me sinto desmotivada e descontente….desejo mudar de curso
Olá Gisele!
Obrigado por comentar!
Então, eu escrevi um texto sobre a questão da escolher a faculdade e a profissão “errada”. Veja aqui – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2013/06/escolhi-a-profissao-ou-faculdade-errada-e-agora.html
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá! Estou no primeiro ano do Ensino Médio e com muitaaaaas dúvidas sobre qual profissão que quero seguir. Minha mãe e minhas amigas dizem que eu tenho jeito de psicóloga, e essa ideia delas me fizeram pensar e ter interesse sobre faculdade de psicologia.
Legal Ana!
Bem, você ainda tem um tempo para pesquisar e saber mais sobre psicologia e outras profissões!
Pesquise sempre e volte sempre por aqui!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
olá !Estou em uma grade dúvida sobre que profissão que quero seguir .todos amigos dizem que levo jeito para psicologia e enfermagem mas não cheguei a nenhuma ideia firme sobre essas profissão .
Adorei aforma como vc abrange todas as escolhas.
Olá Graciene,
Procure conversar com profissionais da psicologia e da enfermagem para saber sobre o dia-a-dia da profissão e também sobre as possibilidades de trabalho, ok?
Será a melhor forma para você se informar sobre as diferenças entre as dúvidas.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, gostaria de fazer o trabalho de orientação profissional online, como devo proceder?
Olá Mirna,
A Orientação Profissional Online funciona da mesma forma que a Orientação Psicológica Online, ok?
Veja todas as informações aqui – Psicólogo Online
Atenciosamente,
Felipe de Souza
gostei muito de você quero saber como escolher
uma profissão?
Olá Lucivania,
Se você está com muita dúvida sobre qual profissional escolher, sugiro que você procure um profissional da psicologia em sua cidade para lhe ajudar, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ei Felipe bom dia!
Tenho 30 anos e atualmente tenho um salão de beleza com minha mãe, sou cabeleireira, mas tenho muita vontade de ter um curso superior, trabalhar em outra área também, meus amigos sempre me procuram para ajudar em seus problemas, sou ótima ouvinte, não que seja o caso de optar por psicologia, apesar de não saber de todo o conteúdo, pois sou muito ligada a mudanças, novidades, e gosto de fazer mil coisas ao mesmo tempo.
Pensei em cursar pedagogia, pela minha paixão pelas crianças, mas quando penso em fazer os pais ou professores seguirem uma linha que eu acredito ser a certa e eles não fizerem, ficaria emocionalmente afetada.
Bom, faz dois anos que comecei a pensar em fazer um curso, mas não sei ainda o que.
Será que você pode me ajudar a encontrar um caminho?
Obrigada.
Atenciosamente,
Kelly
Olá Kelly,
A diferença que faz toda a diferença é saber decidir e escolher o seu caminho com vontade! Sem vontade e sem determinação, você terá um diploma, um papel a mais, e será só mais uma profissional.
Por exemplo, imagino que você e sua mãe sejam ótimas profissionais e tenham muitas clientes fixas, que adoram o que vocês conseguem fazer.
Em outras áreas funciona do mesmo modo! É a paixão, a dedicação, os contatos que vão fazer você crescer e se dar bem, ok?
Como toda profissão, temos os chamados “ossos do ofício”. São dificuldades inerentes (como ser professora e ter que lidar com os pais)… A questão toda é: o que você quer escolher para fazer a diferença no mundo? O que você tem de melhor a oferecer?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Fiquei muito feliz por ter encontrado seu site….Bom muitos do comentários que li vi que muitos sentem a mesma insegurança que eu, pois estou com 36 anos e meu sonho é fazer Psicologia, pois sempre me identifiquei. Ai bate aquele medo : poxa estou com 36 anos e vou terminar a graduação em psicologia aos 42 anos? ai a insegurança e a incerteza dominam a mente. Tenho uma amiga formada em psicologia já clinicou e hoje dá aula e é coordenadora do curso de psicologia . Levantei a ela a questão de concluir o curso aos 42 anos e ela me disse:(copiei e colei o que ela escreveu…seguindo a linguagem que usamos para nos cominicar pela internet) Com relação a vc estudar, te dou um apoio incondicional…vc será um excelente psicólogo…sua idade(bem avançada kkkk)( esse kkk é porque somos amigos e sempre brincamos um com o outro) só vai te trazer mais maturidade p fazer um curso bem feito, estágios, etc, o q te colocará na frente de muitos novinhos,rs…vê o exemplo do márcio? Marcio é o marido dela que concluiu o curso de enfermagem aos 48 anos e conseguiu trabalho em um hospital e dá aula em uma faculdade. Pensei muito e cheguei a conclusão: Não importa se vou terminar aos 42 ou 62 o importante é que eu faça,mas faça bem feito….com amor….dedicação…paixão…entrega….sendo assim um dia de uma forma de ou de outra colherei os frutos….não me importando se os frutos serão pequenos…ou grandes…verdes ou maduros…azedos ou doces…O importante mesmo é que lá na frente ao olhar para trás direi: poxa eu consegui uauuuu eu sou foda!!! pior será se lá na frente ao olhar para trás eu disser: poxa por que eu não tentei e viver frustrado por não ter tentado. O importante é nos desprendermos de certos tabus e correr atrás dos nossos sonhos….Desejo a todos que corram atras de seus sonhos e ideais independente se tem 18 ou 68 anos, pois nunca é tarde para começar… e que lá na frente ao olhar para trás sinta-se um vencedor e não um fracassado…..Felipe de Souza obrigado por compartilhar sua sabedoria, obrigado por ser essa pessoa humilde e sincera. Que DEUS o proteja e lhe de muita saúde e sabedoria para que você continue trilhando o seu caminho e colhendo os frutos que ainda virão.
Olá Marcos,
Obrigado pelos elogios, rsrs.
Olha, vou te dar um exemplo também. Minha orientadora do mestrado é uma pessoa fantástica. Conheci ela quando já estava se aposentando (ela foi forçada a se aposentar porque dentro das Universidades Públicas a aposentaria é compulsória aos 70 anos), mas, mesmo tendo sido praticamente expulsa – por questões jurídicas – ela continuou orientando eu e mais dois alunos sem receber salário e ainda dava aulas no mestrado.
Digo sobre a história dela, de dedicação e sucesso, pois ela foi coordenadora do Curso, reestruturou a grade curricular, todos os alunos gostam muito dela, porque ela primeiro se casou, teve seus filhos e só por volta dos 40 anos é que ela foi fazer a graduação…
De um certo ponto de vista, parece que a psique, a alma, não tem idade. Platão dizia que a alma é redonda, o que significa simbolicamente, que não tem começo, nem fim… eu tenho 29 anos agora e sinto mudanças no corpo, claro, o corpo muda, é diferente aos 15, aos 30, aos 45… porém, olhando para dentro não sei qual idade daria para minha alma. E, para tudo o que é sentimento, pensamento, cognição, intuição, o que vale é a alma, não o corpo.
Também vale a pergunta: “E se você não tivesse medo?” (Medo de errar, medo de falhar, medo de críticas)?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Nossa, fiquei emocionada em ler esse texto do Marcos Marinho, pois sempre quis fazer Psicologia, mas nunca tive condições de pagar o curso, e o tempo foi passando e hoje tenho 31 anos (fazendo 32 em 01/01). Hoje essa vontade está com toda força, porém agora a idade vinha sendo um empecilho, pensava a mesma coisa, só vou me formar por volta de 37/38 anos. Tbm achava muito tarde pra se formar, até eu consegui realmente trabalhar na área já estaria velha demais para atuar, mas ao ler esse texto senti uma motivação enorme e a vontade cresceu mais ainda. Vou deixar essa questão de idade de lado e correr atrás do meu sonho. Encontrei seus textos Felipe hoje, procurando informações sobre psicologia e adorei todos que li…..Obrigada pela ajuda Marcos Marinho e Felipe de Souza. Um ótimo 2014!!
Olá Juliana!
Fico muito feliz que o texto e o comentário do Marcos tenham lhe ajudado a aumentar a motivação!
Realmente, a idade tem se tornado cada vez mais um fator irrelevante no mercado de trabalho. Na verdade, em muitas situações (como em concursos públicos) pode ser vantajoso ser um pouquinho mais experiente, rsrs.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Eu cismei hoje em entrar neste site,não tenho o mínimo interesse em faculdade,acho que pelo fato de Odiar a matemática e pensar que tudo tem matemática,estou em meu ultimo ano na escola o que me sugere?
Olá Vanessa,
Nem toda faculdade tem que estudar matemática.
Mas se você não deseja fazer faculdade, existem outras opções como cursos técnicos ou profissionalizantes.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe Boa tarde, espero que me ajude. Pois bem, desde o primeiro ano do ensino médio eu troquei de muitas opções, quis contabilidade mas por trabalhar em um escritório de contabilidade, mas já vi que não é minha praia. Pensei em Moda, porque comecei a fazer minhas roupas, maas nao tem faculdade de moda na região onde moro. Pelo meu jeito extrovertida, e comunicativa de ser pensei em Marketing, meu namorado conseguiu emprego de vendedor em uma firma grande, ele optou por fazer Gestão Comercial que foi a dica que deram pra Ele na empresa, e no fim no ano passado nós dois combinamos que um ajudaria o outro em relação a faculdade, em questão disso estou pensando em fazer Gestão Comercial com ele. Então o que me diz? (SIIIIM EU TROCO MUITO DE OPINIÃO! KKKKKK
Obrigada
Olá Jilian,
Neste caso, recomendo a ti ler o nosso texto – Porque fazer Orientação Profissional?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
primeiramente eu gostaria de parabenizar pelo site, muito dinâmico e esclarecedor.Mas enfim, eu estou cursando o 3° período de psicologia e estou com certa dúvida se é realmente isso que eu devo seguir porque fiquei meio dividido nas cadeiras que paguei. sou bem calado e não tenho uma boa dicção e além do mais sempre tive facilidades com a matemática e a física.o que deveria fazer?
Ola Alysson,
Bem, sobre a questão do perfil da psicologia eu já escrevi este texto – Perfil Profissional Psicologia
Sobre gostar de outras áreas – A importância de ter um hobby
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Sou extrovertida, gosto de me comunicar. Já trabelhei com vendas, mas detesto,meu marido e familiares dizem que sou boa para lhe dá com o público, mas eu detesto. Dai fui para área de aux. administrativo. Só que não tenho boa concentração, não consigo terminar nada do que consigo, já sofri de depressão, dai tem dias que não quero ver ninguém. Quero muito fazer psicologia. Pois sempre quis estudar está a´rea pois eu acho muito interessante os descobrimentos desta área. Só que, como não tenho condições… Estou perdida e preocupada com meu futuro profissional já que vou fazer 29 anos.
Olá Monique,
Neste caso, sugiro que você faça Orientação Profissional.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe gostei dos comentários e também penso na idade por quero ser útil e não ter so um diploma a área que formei e biologia mas busco áreas e que me encontro ainda não encontrei. Pensei em mudar de área e me frustei por deferia buscar informações sobre a área rh. E agora continuo sem opção. Já fiz orientação profissional.
Olá Renata,
Bem, sugiro que você faça de novo a orientação profissional, pois ou você não chegou a uma conclusão ou mudou de ideia, portanto, seria indicado tentar de novo, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola Felipe Souza, venho acompanhado algumas de suas postagens e me felicito pelos seus esclarecimentos a leigos terceiros.
Minha pergunta é se pela sua experiencia e vivencia, você acha que o mercado de trabalho enquanto psicologo pra o sexo masculino é mais difícil e tem menor aceitação que pra o sexo feminino, uma vez que a incidência do publico feminino no curso é relativamente grande?
E porque dizem que o mercado esta saturado, realmente esta bastante concorrido mesmo? Percebe-se que a procura pelo curso e é relativamente grande e de fácil acesso!
Grato, aguardo a resposta!
Olá Dejair!
Bem, é verdade. 90% dos profissionais da psicologia no Brasil são mulheres. Mas nunca notei nenhum tipo de preconceito, nem das pessoas em geral nem do mercado de trabalho.
É uma área concorrida, mas creio haver ainda muito espaço. Milhares de cidades do Brasil ou não tem ou tem apenas um psicólogo. Para você ter uma ideia, segundo me informei, são mais de 200.000 psicólogos, enquanto advogados são mais de 500.000.
Ou seja, há sim muita concorrência, mas ainda há muito campo.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá! Eu estou no 1 ano do ensino médio. Sei que é muito cedo. Mas eu queria sugestões de faculdades. Não quero decidir muito tarde. Gosto de desenhar ler fotografar, gosto de coisas ou lugares que me inspira também, será que faculdade de musica ou de administração seja legal? Ou eu poderia fazer alguma faculdade que tenha a ver com desenhos, ou fotografias. Bom eu estou com muita duvida. Poderia me ajudar?
Olá Flaviane,
É um pouco cedo sim, mas você já pode ir pesquisando sobre as diversas faculdades. Nesta fase, o indicado é isso mesmo: pesquise, pesquise, pesquise, ok?
Mais para frente, você já terá pelo menos uma área mais definida e poderá escolher melhor.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe,
Estou cursando pedagogia a distância e estou gostando muito mas a psicologia me desperta um grande interesse que me faz ter dúvidas quanto a atuação da pedagogia e psicologia, sei que ambos poderei trabalhar tanto na área da educação mas eu quero algo a mais como educação e saúde, você pode me orientar???
Olá Angelia,
Uma área que reúne a Pedagogia com a saúde também é a Psicopedagogia.
Veja aqui – O que é psicopedagogia?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
oi Felipe,eu estou em dúvida de qual faculdade fazer,queria algo que eu tivesse contato com pessoas,poder ajuda-las,então pensei em psicologia,poderia me ajudar dizendo como são as aulas? E como sei se fiz a escolha certa?
Olá Patrícia,
Recomendo que você faça o nosso Curso Grátis de Psicologia
Com relação à escolha certa, você pode ter certeza através da Orientação Profissional ou depois de já estar cursando a faculdade, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
eu gostei mais quero fazer técnico de segurança
ola! bom então estou no segundo ano do ensino médio, mas estou com uma grande duvida em qual faculdade fazer psicologia ou designe, sou uma pessoa quieta,calma bem na minha. Pensei em fazer psicologia por um lado porque me ajudaria, e também me interesso por esse assunto, mas o designe sou bem criativa e desenho bem então ai fica minha duvida.
Olá Felipe,
tenho 16 anos e estou super preocupada com qual profissão devo seguir, adoro a área biológica mas além de eu não ter condições financeiras para pagar uma boa faculdade nesta área, eu acho que é uma disciplina que eu tenho um pouco de dificuldade de aprender… Mas o caso é que eu gostaria muito de ter alguma noção de que curso fazer dentro da área biológica ou da área humana. Você poderia de dar uma ajudinha?
Olá Steffanie,
Primeiro, para começar, (e como você ainda é bastante nova), você pode fazer uma lista das faculdades de seu interesse e pesquisar pela grade curricular de cada faculdade e a área de atuação em cada uma delas, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Larissa,
As duas faculdades são com certeza interessantíssimas!
Eu só vou te dar uma dica: você não deve fazer a faculdade de psicologia para que ela possa te ajudar. Se precisar de ajudar, faça terapia, pois é mais rápido, eficiente e barato do que fazer uma faculdade, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, sou formado no ensino médio e estou no terceiro módulo do curso Técnico em Segurança do Trabalho termino em outubro e queria fazer uma faculdade, porém sou muito indeciso e não sei o que escolher, sou fascinado pela área de Psicologia (por lidar diretamente com pessoas), Matemática, e áreas de Tecnologia em geral, queria caso você possa me dar dicas para que eu escolha com sabedoria a faculdade certa para eu fazer, sem que me arrependa no futuro. Desde já agradeço.
Oi!
Em primeiro lugar, só queria dizer que você faz um trabalho lindo aqui, respondendo tooodos os comentários. Já te adimiro bastante por isso.
Estou no último ano do ensino médio, e decidi que quero cursar psicologia, por querer entender a mente humana, depois quero fazer política. Mas… Não tenho certeza, e isso tá me matando, o ano tá acabando e tenho medo de me decepcionar lá na frente.
Gosto de ajudar as pessoas, gosto de falar, meus amigos sempre dizem que sou muuuito educada, sou muito boazinha, amo liderar, mas não consigo fazer isso sozinha, sempre preciso de alguém pra me ajudar a tomar decisões. O que devo fazer? Pode me ajudar por favor?
Aflituosamente (existe essa palavra rsrsrsrs?)
Obrigada!
Olá Eliane!
Neste caso, sugiro que você faça Orientação Profissional, ok?
Em poucas sessões você com certeza terá mais certezas, rsrs.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, bem Interessante este site contem dicas importantes.
Eu, tenho maior interesse em fazer faculdade mais não sei oque cursar, tenho um perfil meio bipolar, na mesma hora que esta bom que estou me divertindo com forme oque me falem o aconteça mudo de com facilidade. Mais, sou tranquilo, paciente um pouco introvertido, mais pouco tolerante.
Oque me sugere ?
Atenciosamente
Alison Neves
Olá Alison,
Faça Orientação Profissional com um psicólogo ou psicóloga em sua cidade, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá,
eu ainda estou no ensino fundamental (8 ano) e vi todos os comentarios achei muito interessante, sei que esta muito cedo para mim pensar em faculdade mas sempre quis fazer faculdade de Biologia pelo motivo de eu me dar bem com a vida animal …mas minha familia diz que me darei bem em Direito…por favor me ajudem rsrs
Atenciosamente Fernanda Veiga Santos
Olá Fernanda,
Então, realmente nos últimos anos do Ensino Médio é que temos que escolher – porque, até lá – mudamos bastante. Continue pesquisando sobre todas as áreas e entenda também que o fato de você gostar de uma área não significa que você tenha que seguir a carreira. Aquela área de gosto pode virar um hobby.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe!
Eu preciso de uma ajuda, me formei no ensino médio em 2012. Desde lá até aqui, começei dois cursos técnicos diferentes. O primeiro foi serviços jurídicos e segundo Farmácia ambos foram oportunidades (bolsas). Nada que eu houvesse sonhado antes. e Por fui não conclui nenhum, por problemas que me abalaram muito emocionalmente. E tive que desistir.
Enfim agora estou com 20 anos, e o vestibular está aí… e eu não sei o que fazer.. não sei com o que me identifico. Atualmente estou trabalho em um escritório de Engenharia Civil o qual me proporcionou experiências e tbm fiz um pequeno curso pra aprender a desenhar no AutoCad plantas de residencias e tal, com isso ganha um dinheiro a mais.
Só que isso não uma coisa que tipo amo fazer, faço pq preciso de dinheiro e acatei as oportunidades..
Mas quero fazer uma faculdade e não quero esperar mais.. os teste que faço na internet cada um dá uma coisa o que me deixa mais confusa. A verdade é que gosto de tudo um pouco rsrs. complicado!
Se possível me responda, eu serei grata.
Olá Amanda,
Então, neste caso mais recomendado é fazer Orientação Profissional com um psicólogo ou psicóloga em sua cidade, ok?
A duração média é de 10-12 sessões.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Muito Boa noite Felipe,estou querendo fazer faculdade,e a minha duvida é justamente qual curso escolher,,tenho um pouco de noções de informatica,mas estou vendo q area parece um pouco desvalorizada,,ai estou vendo de Educação Fisica,ai a minha duvida é,,nem sempre conseguimos juntar o dinheiro com o amor a profissão,,será q vc pode me ajudar,,pq queria uma profissão q sejam pouquinho mais rentavel!! Abraços e obrigado
Olá André,
Qualquer faculdade pode ser muito lucrativa, na verdade. Como acontece em todas as áreas, todas as áreas mesmo, tem quem ganha um piso superior, quem ganha um piso médio e quem ganha o piso mínimo. Por isso, o ideal é, ao invés de você tentar se adequar a um mercado lucrativo, é você encontrar um mercado e uma faculdade que tenha a ver com a sua personalidade.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Estou no primeiro ano do ensino médio e ainda não cheguei em nenhuma conclusão de qual faculdade quero cursar. Ultimamente venho pensando em Psicologia, porem eu sou quieta, tímida, um pouco nervosa e não sou muito de me comunicar com as pessoas (por exemplo: difícil de fazer amizades). Vou fazer uma Orientação Profissional, mas queria saber se em sua opinião o fato de eu ser muito reservada não sem encaixaria no perfil de psicologia ?
Olá Rebeca,
Veja aqui – Perfil Estudantes de Psicologia
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, parabens pelo site!
Man estou passando por um momento muito dificil pois tenho 25 anos e ainda nao me decidi qual profissao seguir, tenho muitos defeitos, mas me admiro por tantas qualidades, adoro desenhar, fazer desenhos de casas, predios e etc. sinto que tenho o dom para arquitetura, porem amo de paixao publicidade, sou muito criativo, adoro inventar,
inovar e acho que me daria bem com publicidade tbem, o problema é que por ser muito criativo ja trabalhei por conta inumeras vezes e adoro emprendendorismo, administracao de empresas aii Felipe eu te pergunto cara, meu caso é um caso serio não é! Não sei o que fazer. Que dica vc daria pra mim felipão?
Obrigado
Abs
Olá Jefferson,
Bem, quando temos interesses por muitas áreas temos que definir qual será a principal. Isto não quer dizer que teremos que abandonar as demais, apenas faremos delas um trabalho estilo freelancer ou mesmo um hobby de final de semana.
Se estiver muito difícil para você escolher qual deverá ser a principal, sugiro que você faça orientação profissional ou coaching de carreira.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
olá Felipe,
Estou com uma série de dúvidas em relação a qual profissão quero seguir esse é o meu último ano do ensino médio, e a cada dia que passa fico mais ansiosa e preocupada… Sempre sonhei em fazer jornalismo, amo ler, escrever, sou comunicativa, mas tenho medo de não ser uma área ampla no mercado, e acabar não me trazendo o futuro do qual eu tanto sonho, pensei em fazer algum tipo de engenharia é uma área muito boa no mercado de trabalho, também estabeleci alguns critérios, eu não quero só fazer uma faculdade da qual eu gosto, quero ser reconhecida no que faço, e quero um bom retorno financeiro.
Então Felipe eu te pergunto, como foi fazer a sua escolha? e você acha que a minha situação está um tanto complicada, como posso decidir qual faculdade ingressar?
att,
Olá Jaqueline,
Veja aqui – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/01/porque-fazer-orientacao-profissional.html
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola eu terminei meu ensino médio esse ano. Mais não sei qual curso eu vou escolher, estou em duvida, pois ao mesmo tempo que quero algum curso, logo depois não quero mais. Podem me ajudar por favor?!
Olá Talia,
Temos diversos outros textos que podem te ajudar.
Clique aqui e veja a lista – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/categorias/dinheiro-e-profissao
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi Felipe, li alguns dos seus textos e curti bastante. Então, Tenho 15 anos, estou no segundo ano e ainda tenho muita dúvida em relação a profissão que vou escolher, mas me interessei muito pela psicologia. O meu medo é acabar a faculdade e ficar perdida, desempregada e sem estabilidade financeira. Quando você falou em um dos textos, que é importante conhecer alguém da área, me desesperei, será que até o fim da faculdade conhecerei alguém? Ah e vc fala em conversar com alguém da área antes de decidir, como se fosse uma coisa fácil. Quem se disponibilizaria a responder perguntas de um adolescente indeciso? Acho que é só, iria adorar o “não vácuo”. Beijos, Gabi.
Olá Gabriela!
Existem muitos profissionais que estariam sim dispostos a te ouvir e a conversar contigo.
Hoje, com a internet (e as redes sociais), a interação ficou bem mais fácil.
Mas uma dica que posso te dar é a seguinte: você ainda tem um tempo para escolher até o vestibular. Portanto, não feche em uma opção ainda. Investigue mais e procure mais. É normal mudar de ideia até lá.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe,
Bom dia!
Vi seu artigo no site e fiquei interessada.
Estou desesperada mesmo, não sei o que fazer, e sinto falta de fazer algo, estou com 20 anos e acho que já perdi tempo demais escolhendo.
Trabalho numa construtora e estava fazendo engenharia , da noite para o dia vi que não é nada disso que eu quero. Não consigo saber o que eu gosto, o que eu quero fazer!
Não sei nem por onde começar a pesquisar, essas coisas… Estou bem perdida, se puder me ajudar, agradeço.
Att,
Aryane.
Olá Aryane!
Nesse caso, a sugestão é que você faça Orientação Profissional ou Coaching de Carreira.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe. li seus artigos e gostei bom acabei ano passado o ensino médio e ainda não sei o que vou fazer já pensei, em vários cursos mas nunca tenho a conclusão do que eu quero, meus ponto forte não é na are das exatas rs, gosto de cuidar, adoro falar mais não em publico pois fico muito nervosa sempre sonhei ser assistente social mas algumas pessoas já me desanimou, me acho divertida compreensiva, fico pensando muito em zootecnia, farmácia e fonoaudiologia.mais sei la tenho medo de fazer um curso e não gostar e não ter valor depois de formado espero que possa me ajudar, Obrigada :)
Olá Juliele,
Neste caso sugiro que você faça Orientação Profissional ou Coaching de Carreira.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
estou no 3º ano do ensino médio e não sei qual área quero seguir, pois gosto muito de farmácia e pedagogia. O que eu faço?? estou perdida
Olá Jhemilin!
Se você está com muitas dúvidas, recomendamos que você faça Orientação Profissional com um psicólogo ou psicóloga, ok
Não sei qual a faculdade devo fazer, me desenteressei pelos meus estudos mais preciso de uma faculdade PM trabalhar
Olá Iany!
Então, neste caso, pense em qual área quer trabalhar. E, a partir da área, você poderá escolher uma faculdade adequada aos seus propósitos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
bom sou estudante e esse ano concluo o terceiro ano do ensino médio e ainda não sei o que vou fazer estou desesperada socorrooooo!!!!!!!!!!! cheguei até a pensar em jornalismo e enfermagem são diferentes eu sei mas me chamaram a atenção
Olá Elisabete,
Recomendo que você faça Orientação Profissional com um profissional da psicologia em sua cidade.
Terminei o ensino médio ano passado e ainda estou em dúvidas sobre qual a faculdade devo escolher, eu sou alegre , atencioso , brincalhão mas não sei no que isso pode me ajudar ou se pode. Na infância eu pensei em ser médico ou advogado , mas eu não me dou muito bem ao ver sangue não rsrs, e não tenho muita paciência pra ler.
Como faço pra escolher a faculdade certa ?
Olá Igor!
Características de personalidade como ser alegre ou brincalhão são independentes da escolha, ou seja, não dá para escolher uma profissão com base nisso. Sugiro que você procure fazer Orientação Profissional com um profissional da psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi! Você ainda está respondendo essas perguntas? Por favor, preciso muito de ajuda, e só encontrei o site de vocês agora. Gostaria de saber se posso fazer a Orientação Profissional com qualquer psicólogo… E onde encontro um aqui no Rio de Janeiro que trabalhe com isso.
Por favor, aguardo sua resposta. Um abraço, Felipe.
Olá Esther!
Existem psicólogos que são especializados em Orientação Profissional.
Uma rápida pesquisa no google certamente te fará encontrar, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, estou com um sério problema na minha área de atuação. Atualmente curso Sistemas de Informação em uma universidade pública, estou com 25 anos, iniciei em 2012 e já tranquei três períodos devido aos muitos problemas pessoais que possuo. Estou muito triste porque meu perfil é muito diferente dos meus colegas que são totalmente desonestos e são aprovados nas disciplinas sempre com o jeitinho brasileiro. Então, eu sofro muito preconceito por ser introspectiva, ser honesta e estudar. Sempre tenho problemas com os trabalhos em grupos, pois os outros não se importam e não fazem nada e os professores não aceitam que seja individual. Porém acaba ocorrendo que a sobrecarga de estudos que tenho no curso não me permite fazer cursos extras que são extremamente essenciais para trabalhar com TI e acaba que não consigo estagiar por falta desse conhecimento e pela falta de tempo. Dessa forma ou estudo muito ou reprovo. Estou pensando em mudar de carreira, porque sou muito pobre e preciso trabalhar e dessa forma eu não estou evoluindo, mas tenho medo de mudar de profissão e não conseguir trabalho devido à idade. Eu gosto muito dessa área, mas não estou aguentando esta situação. Eu queria a sua opinião por favor.
Ola Felipe… Bom,eu terminei o ensino médio ,ja pensando em fazer enfermagem… Mas vi que não era o que queria, então passei apenas um mês, ai nesse exato momento estou em dúvida no que me formar. Ja fiz várias pesquisa de faculdade, mas n me interessei, eu gosto de animais,adoro plantas, cuidar das pessoas, ai fica difícil. Eu sou uma pessoa legal,estressada rsrs, tenho pouca paciência,mas quando me apego em algo, nada me faz desistir. Me der uma ajudinha, xau! Espero sua resposta…
Olá, achei sua matéria muito interessante, porém o que me aflige é o seguinte: Tranquei a graduação de Ciências Contábeis, por escolher o que não queria pelo simples fato de ter um ensino superior mais o que me deixa mais frustrada é o problema de dicção que eu tenho por causa de uma má formação desde nascença que me atrapalhou para falar e por isso fico muito confusa e insegura de escolher uma profissão que lá na frente me barre por isso, queria saber sua opinião.
Agradeço desde já.
Olá Bruna!
Todos nós temos limitações. A diferença é que cada pessoa tem uma limitação em uma área. Apesar das limitações que todos temos, podemos ou superá-las ou aprender a lidar com elas, a enfrentá-las e assim vamos atingindo nossos objetivos.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola!
Eu gostei bastante das dicas, eu estou no ultimo ano do ensino médio e estou muito nervosa, não sei que faculdade seguir os vestibulares estão chegando e meu nervosismo só aumenta com tanta pressão, só sei que eu amo demais a área da saúde é uma área que eu amo e que admiro muito mais qual área escolher..Não sei se é realmente o que eu quero.
Olá Aline,
A área de tecnologia é extremamente ampla. Claro que muitas empresas exigem a graduação, mas cursos mais rápidos e direitos (e conseguir demonstrar competência técnica) também são diferenciais.
Um site que indico para todos dessa área é o lynda.com (em inglês).
Enfim, o que eu sugiro é continuar estudando e, ao mesmo tempo, ir procurando uma forma de realizar trabalhos para te ajudar na parte financeira.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Paula,
Bem, não funciona dessa forma.
O que eu penso que você está buscando, será encontrada na Orientação Profissional, ok? Procure um profissional da psicologia em sua cidade.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola bom dia, li o texto e diz que primeiro temos q nos conhecer e segundo conhecer a profissao ou o curso e tal…
Eu me conheco e a unica coisa que sei fazer e gosto e dirigir..alguma sugestao d faculdade ou curso ligadas a isso? Obg
Olá Elaine,
Existem cursos ligados ao transporte (teóricos ou de mecânica, elétrica, etc) e, evidentemente, existe a possibilidade de ter as carteiras de motorista para trabalhar como motorista de caminhão, ônibus, transporte escolar, de cargas perigosas, etc.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, moro na cidade de Garanhuns-PE e por causa das condições financeiras limitadas da minha família, não poderei me mudar pra cursar o que eu quero em outra cidade (Economia, na UFPE em Recife) apesar de obter a nota necessária em relação a nota de corte do Sisu do ano passado.
Aqui na minha cidade tem a UPE e UFRPE. Na UPE só tem Medicina que me interessa, mas acho que não tenho nota suficiente para entrar; os outros cursos são de licenciatura e bacharel em Psicologia e não tenho interesse nenhum de seguir na área.
Já na UFRPE tem alguns cursos que sou capaz de obter a vaga e tenho certo interesse.
Enfim… Segunda-feira abrirão as vagas para o Sisu e tenho muitas dúvidas quanto à minha escolha. Na UFRPE alguns curso me chamaram atenção e tenho nota suficiente para a vaga; como Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Dois cursos me chamam mais atenção, Agronomia e Ciência da Computação.
Queria saber quanto à perspectiva de futuro profissional, de espaço no mercado de trabalho, perspectiva de salário etc.
Enfim, o que seria melhor: Agronomia ou Ciência da Computação?
OBS: Não tenho tantos problemas com qualquer área do conhecimento específica, apesar de serem cursos totalmente opostos, não tenho certa preferência a mais por um ou outro. O que importa pra mim, na verdade, é a relevância de “futuro” em todos os aspectos.
Olá Armando!
Sim, a PUC é uma excelente instituição de ensino. A economia, assim como a psicologia por exemplo, vai ser oferecida de acordo com a visão dos professores. Nesse sentido, podemos encontrar algumas diferenças entre as faculdades no enfoque maior ou menor a uma área ou abordagem.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá estou com dificuldades no momento em qual ramo seguirei mais a frente. ..
Estou cursando biológicas
Mais adoro as humanas…
O que faço?
Eu gosto muito da àrea de animais …
Por isso curso biologia!
Mais me identifico muito com Jornalismo!
Olá Andrêza,
Existem algumas alternativas. Você pode escolher uma delas para ser um hobby, para estudar por gosto. Ou você pode ter formação em duas áreas distintas e trabalhar um tempo em uma e um tempo em outra.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe. Sou um pouco tímida. Não tenho muitos amigos. Vou fazer Pedagogia. Vou me dar bem?? Obrigada!
Olá Milena,
Veja aqui – https://www.youtube.com/watch?v=0NN6yrxfnkg
Olá eu sou a Emilíane e gostaria de saber o q eu posso seguir no ensino superior e qual profissão se adapta comigo!!
*Eu n gosto de falar ao público
*n gosto mto de coisas demoradas
Sou +do tipo dinâmica, já, agora,
Por favor me ajuda
Olá Emiliane,
Não funciona desta forma, ok. Sugiro que você faça Orientação Profissional.