Como “esquecer” uma pessoa? PNL (Programação Neuro-linguística) para o rompimento de uma relação.
Esta é uma técnica da Programação Neuro-linguística. O objetivo dela é acelerar o processo que existe com o fim de um relacionamento. De certa forma, todos acabam passando por cada uma das fases descrita abaixo. Então, ao invés de levarmos meses ou anos elaborando e reelaborando o fim de um relacionamento, podemos fazê-lo rapidamente.
Tendo certeza de que você não deseja mais ter qualquer relacionamento com a pessoa, siga todos os passos abaixo. Certifique-se de que não haverá interrupção. Imagine perfeitamente cada momento e faça o caminho passo a passo, como segue:
Imagine que você sentada em uma sala de cinema e na tela está uma foto de você, como você é hoje. Na foto você está se sentindo confortável, com um sorriso no rosto.
Agora imagine que você está saindo do seu corpo – que está sentado em uma das cadeiras do cinema. Você sai do seu corpo e agora está na sala de projeção, bem atrás da última fileira de cadeiras. Assim, você pode ver o seu corpo ainda sentado, e também, a foto de você hoje na tela.
E, então, na tela, você começa a ver um filme em preto e branco. O filme que está passando contém apenas cenas boas do seu relacionamento. As cenas são em preto e branco (como nos filmes antigos) e você consegue ver todas as cenas boas que aconteceram – todas as coisas que aconteceram quando vocês se conheceram e se apaixonaram, os momentos divertidos, as risadas, o contato físico… você vê este filme em preto e branco da sala de projeção do cinema. Você vê o filme na tela e também o seu corpo sentado logo a frente. O filme passa desde o começo do relacionamento até o rompimento.
Então o filme acaba e você volta a ver na tela a foto de você, se sentindo confortável e sorrindo.
Agora, o filme que começa a passar na tela é um pouco diferente. Você vê um filme em preto e branco, mas ele está indo de trás para frente, como se você tivesse voltando um DVD. As cenas começam com o rompimento e vão até o começo do relacionamento.
Agora você vai sair da sala de projeção e vai entrar “dentro da tela”. Você vai começar a estar dentro da cena do rompimento. Mas, assim como no passo anterior, você vai ver passar todos os momentos de trás pra frente até meses antes do começo do relacionamento. O filme agora, de traz pra frente, é bem rápido, você sente os meses passando rapidamente, em menos de 10 segundos. Talvez até menos, e você volta a estar – do rompimento – até meses antes do começo.
Em seguida, você sai da tela e volta a estar sentada na cadeira do cinema e vê novamente a foto de você mesma, se sentindo confortável e sorrindo.
Agora, na tela, começa a passar momentos ruins do relacionamento. Você se levanta da cadeira e entra dentro do filme e começa a ver, ao seu redor, as cenas ruins de coisas que aconteceram, como brigas, desapontamentos, dúvidas, incertezas, problemas…
E, novamente, você está na cadeira do cinema. Na tela, a foto de você se sentindo confortável e sorrindo.
Agora, você vai pensar em você daqui a alguns anos, por exemplo, cinco anos. Você já está lá no futuro, e olhando para trás, para o relacionamento, você percebe que você aprendeu muito com ele. Você pode ver e sentir que foi uma experiência importante em sua vida e que você já consegue entender o lado da outra pessoa e perdoar pelas coisas não terem dado certo. Você também consegue se perdoar por qualquer ação, palavra ou pensamento equivocado.
Agora, você está ainda no futuro e encontra a pessoa, cinco anos após o momento presente. O que você sente?
olha e muito dificil o fim de uma relaçao, por conta das lembrança, mais foi muito bom eu fazer essa regreçao vai me ajudar muito. o futuro vai ser melhor!
Bom a pergunta no final foi, o que sentiria após cinco anos rever a pessoa… Me sentira surpresa!! Dependendo de como estivesse minha vida, se estivesse boa e feliz…
Olá Deize!
Não é interessante mesmo pensar como podemos estar e ficar daqui a 5 anos?
eu continuo vendo e sentindo-me mal e pensando o quanto ele mentiu p mim!!!ainda não consigo perdoar…e isso dói.
Olá Karyna,
O texto procura ajudar na superação.
Entretanto, às vezes é necessário ir mais fundo.
Caso esteja com dificuldades, procure um profissional da psicologia.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Eu sinto que não tenho mais nada em comum com essa pessoa (com exceção de uma filha, fruto de um amor). Eu já sou outra pessoa, mas ele parece o mesmo…
Olá Mary,
Uma das questões que mais afetam os relacionamentos são as mudanças individuais e, ao mesmo tempo, o olhar sobre o futuro, ou seja, a expectativa, os planos que cada um tem e que podem ser tão diferentes que dificultam a continuidade da relação.
Como qualquer grande decisão, é importante pensar com calma a respeito do que é melhor fazer.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
É claro que ainda machuca
só quem passa por isso sabe… estou a 8 meses com esse mesmo sentimento.
mas só o fato de buscarmos ajuda para se libertar dessa dor,
já é o primeiro passo. Eu amei a técnica para superar!
da mesma forma que nada foi construido do dia para a noite
a dor não vai embora facilmente.
vou aplicar diariamente!!!
Olá Paula,
Sim, mas o tempo também tem a sua relatividade.
É possível esquecer de um grande amor de uma hora para outra (por exemplo, conhecendo um outro amor)… ou ficar uma vida inteira se recordando. Tudo vai depender das condições de surgimento e término, bem como da individualidade de cada um.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
preciso dezabafar
Olá Lurdes,
Veja aqui as condições – Problemas de Relacionamento?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Incrível, me senti bem, após cinco anos, vi ele diante de mim, e ate achei graça, como perdermos tempo com bobagens, estou me sentindo leve agora, que bom!!!
Olá Nanci!
Fico feliz que o texto tenha lhe ajudado!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
FIQUEI PERPLEXAS COM TODAS ESSA CONSIDERAÇÕES, MAS SE DURANTE ESSE TEMPO ANTES DO CASAMENTO NÃO HOUVERAM TANTOS MOMENTOS ASSIM DE ALEGRIA, CONTENTAMENTO, DESCONTRAÇÃO, NO QUE PENSAR DURANTE A RETROSPECTIVA?
?
Olá Paula,
Em princípio, se não existiram poucos momentos positivos, fica mais fácil de superar e a mesma técnica pode ser utilizada, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, Felipe,
Estou passando por um momento de grande dificuldade,não consigo me alimentar,desisti da academia o que eu amava,estou sempre irritada e anciosa.
Por favor me ajude,indicando livros ou sei -lá mas me ajude.
Ola, tinha lido algumas coisas sobre PNL e auto hipnose,li como se estivesse meditando. Cara, sinceramente esse foi o filme mais triste que assisti em toda minha vida, desde as partes boas até as partes ruim, li chorando de soluçar igual criança, mas no final me deixou sentindo muito bem comigo mesmo. Estava sofrendo muito e chorando escondido nos cantos da casa, sai de uma relação muito ferido, obrigado de coração, sinto que deu um alívio enorme e de repente tudo passou.
Parabéns ao seu trabalho é por isso que sempre vou valorizar profissionais da área !
Olá Luciana,
Um livro muito bom se chama O Poder do Agora.
Saiba mais aqui – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2010/05/mais-agora.html
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Roberto!
Fico feliz que tenha lhe ajudado!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Eu segui cada passo da técnica, mas quando chegou na pergunta final, de como eu me sentiria ao ver a pessoa após 5 anos, senti uma tristeza imensa e chorei.
O que estou fazendo de errado?
Quero deixar de amar e esquecer, mas o coração transborda de emoções…
Será que é grave o meu caso?
Olá Amanda,
Quando terminamos um relacionamento, temos muitas memórias prazerosas associadas com a pessoa em questão (além de lugares, músicas, etc).
Talvez não fique fácil visualizar, mas no começo, todas estas associações foram lentamente sendo construídas. A retirada da libido, da energia psíquica, que une tais conteúdos (as imagens, sons, sentidos com as memórias) geralmente leva um tempo mesmo ou até serem substituidas por uma outra pessoa…
O que a técnica visa é facilitar este processo, mas mesmo com esta facilidade ainda pode levar tempo, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe! Eu senti meu coração acelerado e um sentimento muito bom e forte ainda. Isso é normal? Nós terminamos pela diferença de planos para o futuro, e por ele achar que não tinha mais individualidade.
Sim, Mah, isso é normal.
Boa noite.
Tenho uma dúvida a respeito de comportamento no relacionamento acerca do fim do namoro.
Meu nome é MV, tenho 25 anos e sou estudante de Relações Internacionais no Centro Universitário de Belo Horizonte.
No final de semana passado terminei meu namoro com meu namorado, MM.
Serei breve na contextualização para então formar minhas dúvidas:
Estávamos em um sitio de amigos no interior de MG, e MM e eu já estávamos com a relação um pouco fragilizada. Durante a tarde do sábado, sentamos por algumas horas e ele entendeu que seria melhor que terminássemos o namoro. Para ele, nossa relação como amigos seria melhor do que a de namorados estava sendo e que apesar de gostar muito de mim não estávamos bem juntos.
Passado nossa conversa, fomos então para a festa de nossos amigos, já terminados, para finalizarmos o final de semana. Havia um outro rapaz que se mostrou bastante interessado em mim no decorrer da festa, investiu mas eu o descartei uma vez que havia poucas horas que tinha terminado e não queria causar nenhum situação de desconforto ou embaraço para meu recente ex ou para mim. Entretanto, no final da festa, este meu ex – MM – resolveu se mostrar interessado neste mesmo rapaz, se apresentou e trocou telefones para que marcassem algo no outro dia.
Eu me senti desrespeitado e humilhado com a atitude do MM e ao questioná-lo sobre o que ele fez, ele simplesmente disse que não teria que ver nenhum problema, pois havíamos terminado. Argumentei que foi falta de respeito uma vez que havia menos de 4 horas de nosso término e seria de maior tato cada um se preservar naquele ambiente por consideração e respeito pelo outro. Ele sustenta que não estava errado.
Gostaria de saber suas colocações. Agi de forma errada? Realmente não deveria considerar como uma falta de respeito? Ou há realmente uma falta de lealdade ai? Há algum argumento da psicologia que mostra que mesmo aquele que terminou deveria respeitar o tempo do outro?
Desde já agradeço.
Olá!
Bem, estas questões são bastante subjetivas.
No final das contas, cada um fará uma avaliação individual e se o relacionamento acabou mesmo e não há volta, o melhor é olhar para frente, para o futuro.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Nossa estava num relacionamento A 1 ano , terminamos algumas vezes mas ontem foi definitivo , mentiu pra mim e eu não admito , bom terminamos já algumas vezes durante o relacionamento mas dessa vez não tenho animo pra uma possível volta , resumindo depois dessa experiência que vc nos proporcional à colisão que cheguei se o visse daqui a 5 anos Sinceramente pensei comigo , como pude achar que seria possível passar resto dos meia dias com ele , me deu uma sensação de pena o resquício de sentimento q eu tinha morreu ali , impressionate .. Muito bom .
Estava me relacionando a pouco mais de um ano com uma figura, o inicio foi muito interessante, nos apaixonamos de cara, ele me cercou de todas as formas, me ligava diariamente ou pelo menos mandava uma mensagem, nos encontrávamos com frequência ele era atencioso e carinhoso apesar de ser um sujeito fechado.Conheci seus pais, irmão, amigos, sua casa e ele idem. Seu humor sempre oscilava bastante (ele dizia que era assim) inclusive a mãe dele me disse o mesmo uma vez. Contudo, estávamos bem, apaixonados, embora ele fosse contra fazer planos para o nosso futuro, ele criava resistência para viajar comigo, sair da rotina e eu aceitei, embora ame viajar e sair da rotina. Ele é um homem de valor, honesto, não foi cafajeste, mentiroso ou mulherengo. Com o passar dos meses eu ia tentando ajuda-lo e ele reconhecia, mas mesmo assim ele foi se fechando cada vez mais e se voltando para dentro de si a ponto de criar um muro entre nós. Entramos numa situação delicada que durou um mês e ele me deixou. Fiquei em choque,
chorei duas semanas seguidas, dei tanto valor a alguém que ao sinal do menor problema preferiu me deixar do que lutar ao meu lado. Me senti descartada, sem valor ou importância. Por mais que eu não queira não consigo deixar de me sentir vítima dessa história toda. Lembro-me da última coisa que ele disse: ” Não estou bem ou feliz comigo mesmo, por isso não consigo te fazer feliz, isso me incomoda e esse é o motivo pelo qual quero terminar”.
Nunca mais nós falamos, nunca mais o vi, moramos bem longe um do outro, não temos amigos em comum e o fim dói demais. Essa dor que estou sentindo não desejo para ninguém.
sinto-me presa ao passado. ja tentei tudo o que parece logico, estou na oitava sessão de terapia, e mesmo depois de tres anos minha vida continua estacionada nas lembranças.
Olá Felipe!Serve também para amizades?
Fê e Joelma, não sei se ajuda mas creio que a resposta para sair disso seja Amor Próprio!
Sim Rosi, a técnica pode ser utilizada para outros tipos de relações.
Nossa que interessante me concentrei tanto na parte em que eu me via sentada e feliz assistindo o filme que foi isso que eu vi no futuro:eu tava feliz. Muito bom mesmo. Adorei.
Passando por isso, faz dois anos, ainda presa no passado, nao consigo esquecer ele, resolvi me batizar e seguir uma religião, mas gostei da técnica, tempo é um bom aliado e paciência, fe para dias melhores.
Acho que seu reencontrasse iria rir dos fatos ou não sei minha reação
Cinco anos depois eu agradeço por ele ter batido o pé na separação e hoje sou uma mulher inteira só minha, realizada, bem sucedida no trabalho, bonita, enxuta, gostosa e consciente do mulherão q ele perdeu
muito bom, a PNL realmente ajuda muito, indico a todas as pessoas que passam por momentos difíceis procurar esse método, principalmente no termino de um relacionamento que a dor muitas vezes se compara ao luto.
primeiro que tudo tem o tempo certo, segundo que da para procurar ajuda tambem para que voce consiga superar mais rápido