Embora haja uma modificação dos conceitos teóricos de Freud ao longo de sua obra dois pontos são mantidos no que concerne à sua importância: a sexualidade infantil e o inconsciente.
No que diz respeito à técnica da psicanálise, após adotar a associação livre, Freud não a abandona. Isto porque ao associar livremente o paciente no decorrer do tratamento vai superando as suas resistências e deste modo os conteúdos do inconsciente são trazidos para a consciência.
O paciente neurótico é aquele no qual o conflito psíquico entre consciente e inconsciente é intenso. O recalque incide sobre os últimos e a satisfação é realizada nas “formações de compromisso”, principalmente nos sintomas.
Segundo Freud, a mola mestra da psicanálise é a transferência, que é ambígua, ou seja, positiva e negativa ou então amor transferencial ou hostilidade. É através da transferência, da inserção do psicanalista na cadeia de representações do paciente que aquele pode por meio da interpretação e construção dar prosseguimento à análise.
Como a doença inicial do paciente não é estática, com a transferência ela se transforma em neurose de transferência. Segundo Freud, “eliminar essa neurose equivale a eliminar a doença inicial”.
A construção designa a atividade do analista de completar aquilo que foi esquecido a partir dos traços que foram deixados pelo paciente e a interpretação indica o desejo.
A psicanálise se contrapõe à sugestão na medida em que esta tenta solucionar os sintomas, e por outro lado o seu próprio emprego acarreta no encobrimento do recalque. A psicanálise é uma terapia causal pois se propõe a remover suas causas; embora não incida só sobre as raízes dos fenômenos.
Deste modo, a psicanálise com seu arcabouço teórico se insere no campo da ética, e como ética se revela ética do impossível já que não impõe uma determinada moral aos seus pacientes, mas deixa a cargo dos mesmos tomar a decisão por si mesmos.
Uma pergunta, meu caro !
Lendo parte de seus textos, percebo que você é expert na área. Você é psicanalista ou psicólogo ?
Poderia nos explicar como acontecem as análises pisicanalíticas, descrevendo alguns passos importantes sobre como elas se desenvolvem ?
Grato.
Ronivon
Olá Ronivon,
Legal você ter me considerado um expert! Fico contente com a avaliação positiva!
Então, eu fiz graduação em psicologia na UFSJ. Lá aprendi muito psicanálise com grandes professores, que estudaram na França e especialmente na UFRJ. Eu vou começar em breve um Curso sobre a obra do Freud, na qual abordarei o tema da sua pergunta, ok?
Primeiro, vamos falar sobre o livro Interpretação dos Sonhos – Veja aqui – Curso Freud
O lançamento está previsto para o início do próximo mês.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Felipe tem de pagar para poder fazer o curso Freud
Olá Luã!
O nosso Curso de Psicanálise Online é gratuito. E o Curso Freud, que estaremos lançando em breve, será pago.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Gostei desta explicação sobre psicanálise,mas é certo que o paciente tenha esta transferência com o profissional sempre? Magda
Olá Magda,
Não, a transferência pode ou não ocorrer. Além disso, existe o que chamamos transferência negativa.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde Felipe!
O texto me inspirou ainda mais para fazer o curso de psicanálise.
Estou no segundo semestre de biomedicina, ms o que mais me chama a atenção é essa área da psicologia, psicanálise. Enfim, estou pensando em mudar de curso para psicologia.
Olá!
Sou suspeito para falar. Afinal a psicologia e a psicanálise fizerem e fazem parte da minha vida há mais de 10 anos.
Sugiro que você faça Orientação Profissional antes de tomar esta decisão.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Ola Felipe, muito bom saber que formou na UFSJ, também me formei lá. Fui aluna e fiz análise com o professor João Gualberto. Vc se formou em que ano?
Olá Karine!
Que interessante!
Eu tive o prazer de ter aula também com o João Gualberto! Excelente, não é?
Estudei entre os anos de 2002 e 2006 e você?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Sou grato por ter contato pela internet sobre seu trabalho, vejo sua dedicação e vocação em seus escritos. Continue nesta visão que irá muito longe. É jovem e estudioso. Parabéns.Gostaria muito ter acesso ao um curso seu sobre regressão de memoria e
se possível a vidas passadas.
Att pedro santana neto
Olá Pedro!
Obrigado meu caro!
Fico muito feliz que esteja gostando!
Então, no momento não tenho nenhuma previsão de um curso sobre estes temas. O nosso Curso 100 Técnicas de Estudo aborda profundamente a memória, mas para aperfeiçoá-la para estudar, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa Noite
Felipe de Souza, em pesquisa na net, encontrei com vc, e fiquei muito interessada no curso sobre psicologia, como funciona esses cursos seus, manda para nosso email, o que tem custo e o que não tem custo, será possível vc me manda.
Posso ver em qualquer horario. aguardo sua resposta. mmmm
Olá Margarida,
Veja os nossos cursos pagos aqui – http://www.psicologiamsn.com/loja
E os gratuitos aqui – https://psicologiamsn20220322.mystagingwebsite.com/2014/08/cursos-gratis-de-psicologia-psicanalise-e-pnl.html
Qual a obra de Freud que discute as sessões de psicanálise?
Um bom começo são as Conferencias Introdutórios e Novas Conferências.