Neste texto, vamos falar sobre uma pergunta essencial e que deve ser o começo de todo o nosso questionamento e busca sobre o que é a timidez e sobre o objetivo das milhares de pessoas que me perguntam na seção Pergunte ao Psicólogo: Como superar a timidez?
A pergunta, então, essencial é: a timidez é um tipo psicológico? A timidez é um tipo de personalidade?
Por trás desta pergunta há outra, na verdade: a pessoa tímida é sempre assim? Foi e será sempre tímida?
A resposta para todas estas perguntas é NÃO!
A timidez não é um tipo psicológico, não é um tipo de personalidade, a pessoa tímida não foi sempre tímida, não é sempre tímida e não será sempre tímida.
Importante esquecer destes palavrões, neste momento, palavrões como sempre e nunca (nunca se poderá mudar a situação da timidez).
Em outras palavras, a pessoa que considera-se tímida não é tímida sempre. Ela apresenta um comportamento – e um sentimento de timidez – em alguns momentos, em alguns contextos, para algumas pessoas.
E aqui temos que fazer uma distinção, marcar uma diferença entre dois conceitos: A diferença entre a timidez e a introversão.
O conceito de introversão foi criado pelo psicólogo suíço C. G. Jung, que estudo em meu Doutorado.
A psique, ou a nossa alma, tem desde a primeira infância duas atitudes possíveis. A alma pode se voltar mais para o mundo externo ou mais para o mundo interno. Com isto, dois tipos de atitude ou de personalidade são criados: o tipo introvertido e o tipo extrovertido.
Se uma pessoa é introvertida na maior parte do tempo, em outros momentos ela será extrovertida.
Se uma pessoa é extrovertida na maior parte do tempo, em outros momentos ela será introvertida.
A diferença entre a timidez e a introversão é que a introversão é uma atitude psíquica que volta, que verte (versão), a psique para si mesma. Ao invés da consciência olhar para fora, para o meio ambiente e para as outras pessoas, a psique prefere conhecer a si mesma, conhecer o seu próprio mundo de experiências internas.
A introversão é frequentemente confundida com a timidez, pelo fato de que em ambas não há extroversão. Porém, as duas não são a mesma coisa.
Uma pessoa extrovertida se volta, frequentemente, para as coisas coisas do mundo, para as coisas externas. Mas, mesmo sendo desta forma, uma pessoa extrovertida pode ser tímida.
Ou seja, uma pessoa que é aberta para o contato e para a comunicação com a maior parte das pessoas, pode, em certos momentos, ser tímida.
O que quero deixar claro aqui é que a timidez não é algo imutável e não é um tipo de personalidade como a introversão e a extroversão.
Se, repito, uma pessoa muito extrovertida pode ter momentos de timidez, uma pessoa introvertida também.
Então, qual é a diferença entre a timidez e a introversão?
A diferença é muito simples. E para sabermos a diferença temos que, finalmente, definir a timidez:
A palavra timidez surge da palavra latina timeō, um verbo que significava medo. Existe uma palavra grega, que é também frequentemente relacionada – θυμός (thumos), que significava coração, desejo, alma, vida.
θυμός, Thumus, em grego, também dá origem à timo, uma glândula situada próxima do coração e que é muito importante para o sistema imunológico, para defesa do organismo.
A origem, portanto, da palavra timidez seria dupla. O medo e a glândula timo.
Em outras palavras, timidez seria medo.
Por outro, ela poderia ter uma origem associada a um glândula, localizada próxima ao coração, e que é muito interessante…pois ela diminui de tamanho e vai perdendo a sua função depois da infância…
Mas a definição de timidez deve ser a seguinte:
A pessoa apresenta timidez sempre com relação à outras pessoas. Claro! Ninguém é tímido em seu próprio quarto.
A timidez é:
– um sentimento de incomodo ou desconforto perto de uma ou mais pessoas;
– a dificuldade de falar ou mesmo o silêncio perto de uma ou mais pessoas;
– a dificuldade de olhar nos olhos das pessoas que estão ao redor (no mesmo ambiente);
Fiz questão de descrever a questão do olhar, pois acontece de as pessoas serem chamadas de tímidas apenas por olharem mais para baixo do que nos olhos das pessoas com quem conversam.
Continuaremos a falar sobre a timidez em outros textos. Aguardem.
Gostei, mais ainda não me deu uma possivel solução ou o que fazer para tentar mudar e deixar de ser timido… pois a timidez me priva de muitas coisas
Então Mip, falaremos mais sobre o como mudar nos próximos textos, ok?
Obrigado pela visita!
Esse blogger é demais está me ajudando muito….
Gostei demais deste site, conheci pesquisando assuntos relacionado a psicologia.
Como me manter atualizado sobre este blog?
Olá Dylson!
Para se manter atualizado, vá atá a parte de baixo do site e cadastre seu email para receber as novidades assim que elas forem publicadas!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá .. Você acha que uma pessoa que é timida pode cursar psicologia?? ou ela teria muita dificuldade por ser timida???
Olá Bia!
Muito interessante sua pergunta.
Sim, creio que sim.
A questão é que a timidez pode impedir alguns comportamentos e isto pode atrapalhar um pouco. Por isso, o ideal é junto da faculdade, também fazer terapia para superar a timidez, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, sou seu fã!
Sou calouro, curso psicologia e sou extremamente tímido. E é algo que me prejudica muito, pois sinto/percebo que nem todos me entendem e não sabem lidar com meu jeito de ser. Por isso, em grande parte estou solitário. Sou um pouco solitário. Mas na faculdade o que mais me incomoda é de me importar muito com o olhar do próximo para comigo e o receio de ser realmente como sou. Medo de não ser aceito, de julgamentos.. de recriminação. Tenho medo! Isso me trava, me incomoda. Faz com que eu pondere meu jeito de ser baseado em ser aceito ou não.
Olá Ricardo!
Obrigado meu caro!
Temos um Curso Completo, em vídeo, sobre Como Superar a Timidez e a Fobia Social
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Boa tarde, poderia me orientar e quem procurar para me ajudar a superar a timidez e a fobia social, pois não quero parar com os meus objetivos por causa deste problema, acho que deveria existir grupos de apoio para pessoas com este tipo de problema , pois infelizmente leva muitas pessoas á um caminho obscuro e sem volta…..
Olá Wanda!
Faça terapia com um profissional da psicologia, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
E quando uma pessoa é introspectiva?
Também passa por tímido, certo?
Não parece ser uma questão de timidez, mas também não é extroversão. O sujeito praticamente não abre a boca sem pensar bem antes no que vai dizer, e quando algo é dito para o sujeito, o sujeito pensa em todas as implicações de uma simples frase. Muitas pessoas consideram timidez, as pessoas que são muito introspectivas…
Agora outra questão:
Uma pessoa pode querer ser introvertida?
Ou isso é uma espécie de racionalização(mecanismo de defesa)?
Pergunto isso porque mesmo hoje, muitas vezes ignoro, de certa forma, as pessoas sem me importar com o que elas pensarão mesmo sabendo que muitas vezes me consideram antipático, ou até mesmo apático pois não tenho costume de demonstrar emoções pra qualquer pessoa. O fato é que eu gostaria de me importar com isso para fazer mais amigos, mas acho muito empenho ser sociável, sorrir, falar coisas, muitas vezes que não me interessam, para simplesmente agradar a quem me ouve. Acabo optando por não falar nada além do necessário.
Isso me faz pensar que sou egocêntrico na maioria das vezes. Mas aí é que está…como saber se não me importo em ser introvertido ou tímido porque estou contornando um problema maior(de ser supostamente tímido, e racionalizar o problema para amenizar a dor da timidez) ou realmente posso ser introvertido por opção, querer ser, mesmo me sentindo um egoísta sem que isso me traga problemas?
Ou seja, será que não me sinto tímido quando fico extremamente introvertido porque encontrei uma forma, através de um mecanismo de defesa, para poder não sentir a “dor” da timidez?
Ou tudo isso não têm nada haver?
Ah…só complementando, sinto que posso ser extrovertido se eu quiser, o problema, é que parece que não quero, porque simplesmente não preciso ser.
Olá Mayke,
Nós tratamos a fundo desta questão em nosso Curso sobre Timidez
Também abordamos no nosso Curso sobre os Tipos Psicológicos de Jung
A timidez, chamada tecnicamente de Fobia Social, é limitante. A pessoa com fobia social (mesmo que leve) pode vir a evitar situações sociais que seriam benéficas para ela no trabalho, no estudo, nas relações sociais em geral e amorosas. A introversão, por outro lado, não impõe este limite. Uma pessoa introvertida pode fazer tudo o que uma pessoa extrovertida faz e, inversamente, uma pessoa extrovertida pode ser tímida em certas situações, a mais comum delas é quando tem que falar em público em situações de avaliação.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Mayke!
Esta é justamente uma boa definição para introversão!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Muito bom esse esclarecimento sobre timidez.
Olá! parabéns pelo seu trabalho.
A timidez pode se tornar uma depressão no futuro? A angústia, a sensação de inferioridade perante as pessoas,e, o medo de relacionamento tem haver com algum fato que aconteceu na infância que causou um bloqueio?
Olá Daniela,
A depressão é uma condição complexa. Tecnicamente, não dizemos que a timidez causa depressão, mas que as duas condições nascem de crenças cognitivas disfuncionais.
Olá, gostaria de saber como posso entrar em contato com vc para esclarecer algumas dúvidas, sou estudante de psicologia do último ano, e pretendo fazer meu tcc justamente sobre a timidez, num referencial teórico junguiano e acredito que poderia me auxiliar em algumas dificuldades se possível.
grata,
Olá Anne,
Meu email é psicologiamsn@gmail.com
Ola felipe ,adorei o blog e li tudo sobre timidez . Eu realmente sou timida , quando penso em falar algo ja vem na minha mente ( sera q isso sera aceito , sera q e importante oq eu vou falar ?) principalmente quando vou falar algo q me magoa com meu pai , eu nao consigo , a unica pessoa que eu falo muito e o meu namorado q convive comigo a 4 anos e sabe q sou bem timida , ate na hora de dar bom dia eu prefiro ficar calada e as pessoas acham q sou mal educada mas nao e isso . oque eu poderia fazer ? E Realmente grave ? no futuro quero fazer faculdade de pedagogia e ontem fui apresentar um trabalho e me tremi toda , gaguejei e meus olhos encheram de agua pois eu estava nervosa mas eu consegui e eu percebi que quando meu namorado fala ( e ainda quer ser professora ) realmente e verdade , como eu vou dar aula sendo timida kk ? me de uma alternativa (alguns erros de portugues)
Eu de novo rs . Porq quando ingerimos álcool perdemos a timidez ?
Olá Isadora!
Podemos aprender muito sobre como dar aulas. É engraçado como a timidez também pode estar vinculado a certos contextos, por exemplo, na Suécia as pessoas são mais tímidas para comer em público do que em outros lugares, alguma pessoas são tímidas com desconhecidos (como um carteiro) mas podem falar para grandes grupos que conhecem. Enfim, é muito variável.
Se o seu sonho é dar aula, penso que você pode superar estas sensações internas com o tempo, fazendo cursos, terapia, pnl, quer dizer, qualquer coisa que possa te ajudar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Então, o álcool é um depressor do sistema nervoso central, o que significa que diminui o funcionamento, em um primeiro, relaxando. Mas não é, evidentemente, um caminho para superar a timidez.
Muito bom.