Frequentemente notamos a existência da Trilogia de Sentimentos: Raiva, Tristeza e Tédio. Apesar de aparentemente muito diferentes, estes três sentimentos encontram-se intimamente relacionados.

A relação entre estes sentimentos reside no fato de que, em todos os três, encontramos a mesma origem: a frustração de um desejo.

Quando esperamos, desejamos, ansiamos, queremos que alguma coisa aconteça – e ela não acontece seja porque razão – caímos em um destes três sentimentos.

Algumas pessoas, imediatamente à frustração, sentem raiva, podem xingar, brigar (beirando o Ódio)… Outras terão primeiro um sentimento de tristeza, de melancolia, de fechamento…

O tédio, por incrível que possa parecer, também está ligado à insatisfação. Geralmente pensado como um sentimento típico da juventude, o tédio, entretanto, está presente em todas as idades. Pode não receber este nome… pode se disfarçar de cansaço, mas é sempre o mesmo desinteresse por tudo – que tem, assim como a raiva e a tristeza – a origem na frustração de um desejo.

O modo como podemos sair desta trilogia de sentimentos é relativamente simples: questionar o que queremos e o que não estamos obtendo. Analisar porque não estamos obtendo aquilo que queremos e então:

a) modificar aquilo que queremos

Ou

b) buscar novas formas de conseguir o que ansiamos

Felipe de Souza
Psicologia MSN.com