O site Inconsciente Coletivo está colocando no youtube entrevistas legendadas com o autor de A Lei do Triunfo e Pense e enriqueça, talvez o autor mais bem sucedido de auto-ajuda do mundo e que serviu de inspiração para muitos outros.
Na primeira entrevista, Napoleon Hill diz que a chave número um para encontramos o sucesso é saber o que é sucesso. O que é sucesso para você? Quais são os seus objetivos? Qual é a sua definição de Propósito?
Pensando nisso resolvi escrever sobre como podemos tornar claros os nossos objetivos; sobre como podemos ter certeza e entender de forma segura e prática o que queremos, e então ver nosso futuro de maneira mais aprofundada e brilhante. Afinal, tudo começa com um pensamento.
1) Pense em frases afirmativas
Por exemplo, vamos dizer de alguém cujo maior desejo seja emagrecer. O passo um diz para ela pensar: “Eu quero ser magra”. Mas nunca pensar: Eu não quero ser gorda. Nessa última frase, temos que pensar em ser gorda para pensar em não ser gorda. Então, pense no positivo, em frases afirmativas. Eu quero ser rico (nunca: não quero ser pobre).
2) Pense no que você pode fazer
Não controlamos o comportamento dos outros. Portanto, não podemos mudá-los. Podemos nos mudar, transformar o nosso comportamento. “Eu quero que os outros gostem de mim”. Isso não é um objetivo. Você não poderá mudar os outros. O que você pode fazer? Ser mais simpático, agradável, amoroso, generoso? O passo dois estabelece que deve-se focar no que você e só você pode fazer.
3) Defina o contexto
Estabeleça o contexto do seu objetivo. Quais locais, ambientes, situações você terá ao redor do seu objetivo? Em outras palavras, quais são as circunstâncias que propiciarão a você atingir seus objetivos? Se você quer estudar mais, em qual local você vai estudar? Em qual contexto e em quais momentos? Quais pessoas você provavelmente encontrará lá?
4) Pense utilizando os cinco sentidos
O que você poderá ver, sentir, ouvir, cheirar, ou pegar quando tiver atingido seu objetivo? Como você descreveria seu objetivo utilizando palavras ligadas à alguns dos cinco sentidos? Por exemplo, meu objetivo é ganhar mais dinheiro. Com o dinheiro, vou poder ver novas paisagens em novas cidades, vou me sentir mais tranquilo e calmo quando chegarem as contas, poderei ter mais tempo para pegar os filhos na escola, vou ouvir em minha mente “Tenho dinheiro para pagar esta conta”…etc.
5) Pense em um passo depois do outro
Se você quer escrever um livro, quantas páginas você quer escrever por dia, por semana, por mês? Você quer emagrecer quantos quilos por mês? Divida o seu objetivo em passos menores.
6) Pense nos recursos necessários
Para atingir seus objetivos, você precisará de que recursos? Estes recursos podem ser financeiros, emocionais, habilidades mentais, entre outros. Para escrever um livro sobre Metas eu preciso dos seguintes recursos: computador, internet, duas horas por dia, uma biblioteca com muitos livros sobre o assunto, etc.
7) Pense com ética
Em PNL, nós dizemos ecologia. Os seus objetivos encaixam com todas as suas crenças, opiniões? Há algum lado ou parte de você que discorda de você atingir seu objetivo? O que você quer pode prejudicar alguém?
8- Pense como se fosse agora
Atingido o seu objetivo, o que será diferente do que sua condição atual? Tirando todos os critérios anteriores, quando você tiver atingido seu objetivo, como você saberá que atingiu?
Para criar o seu objetivo realmente, pense como se já tivesse atingido o seu objetivo.
Em meu consultório, frequentemente recebo a demanda de pacientes que querem emagrecer. Quando vamos trabalhando os objetivos e chegamos neste 8° Passo – digo para pensarem: “Eu sou magra…eu estou magra” ou “Eu sou magro…eu estou magro”. Agora!
9-Trazer o futuro como se já fosse agora.
Este passo também trará a certeza se o objetivo questionado é o correto para a nossa vida.
Estes 8 passos nos ajudam a criar objetivos que podemos atingir e que serão éticos, ou seja, todo o nosso ser concordará de modo que poderemos agir e realizar o que realmente queremos para nossas vidas.
Gostei muito desse texto. Parabéns.
Leio sempre as coisas que coloca aqui, gosto muito de como se coloca.
Beijos
Parabéns pela iniciativa de divulgar tais informações que não tenho dúvidas de dizer que são preciosas, afinal com elas você pode construir uma jazida de sucesso!
Grande abraço.
att.
Kleber Martins
Precioso este teu artigo.
Obrigado, por me fazer lembrar de estudar PNL e por ter me ajudado a me ajudar a clarear meu objetivo.
Muito interessante a forma como aborda o tema PNL em seu site, parabéns. Isso enriquece as pessoas !
Obrigado Felipe!
Comentários como os seus nos motivam a continuar!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Não entendi, sinceramente, o título é “descubra” seus objetivos… pra fazer o primeiro passo que é “Pense em frases afirmativas” eu tenho que saber qual é meu objetivo, em que parte do texto ensina a “descobrir” quais são os meus objetivos?
Olá Leandro,
Bem, se você não tem ideia nenhuma do seu propósito ou objetivo, realmente esta técnica do Hall não será útil.
A técnica da PNL nos ajuda a criar objetivos claros.
Imagine alguém que queira emagrecer. O objetivo é ficar magra, certo? Porém, ao invés de pensar em uma frase afirmativa “Eu sou magra” ou “Eu quero ficar magra”, a pessoa pensa “Não quero ficar gorda”. E, segundo diversos estudos, esta não é a melhor forma de abordar.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
meus propósitos são:
1 – Viver a vida com mais vida: no sentido de alegria e desfrutar do melhor.
2 – Aprender com as derrotas e ensinar com as vitórias: eu quero explorar e conhecer tudo que não sei sobre este grande mundo, e o que eu sei, retransmitir.
3- Poder: no sentido de, eu quero, eu posso, eu vou.(Pensar e agir)
Daniel,
Os seus objetivos são excelentes!
A única recomendação que eu faria é transformar cada um destes itens em comportamentos tangíveis, concretos, práticos.
Por exemplo, em que situações você sente alegria? Fazer o quê te dá alegria?
Sugiro a leitura deste nosso outro texto – Como atingir seus objetivos profissionais
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Obrigada Felipe,vou refletir muito sobre o texto,procurar me colocar em cada situação até encontrar as minhas respostas.
Parabéns! Quase todos os dias, olho seus textos, dicas… Muito obrigada por me ajudar, você nem imagina como tenho realmente a certeza dos meus objetivos! Através das suas dicas e tal. E um dos meus objetivos é estudar psicologia, cada dia só cresce… Obrigada!!
Obrigado!
Fico feliz que o site esteja sendo útil para ti! :)
Felipe,o que deve ser trabalhado com uma pessoa para que ela fique tranquila quando está fazendo prova?
Dalva, existem muitas formas de trabalhar para ter tranquilidade em situações de teste, ok?
Uma das melhores é imaginar que já passamos (imaginar de todo coração) e considerar que a prova é só um momento como outro qualquer, como assinar uma folha para uma inscrição. Ajuda também praticar meditação e outras técnicas de relaxamento.