Foi Freud quem redescobriu, há mais de cem anos, a importância dos sonhos. Bobagens sem sentido? Pesadelos que você não ousa lembrar? Sonhos tão bons que deveriam se repetir?
Quem consegue interpretar os próprios sonhos, possui uma chave mágica para a descoberta de si mesmo: a via régia para o Inconsciente.
Dicas simples para começar a descoberta:
1) Escreva em um caderno o sonho completo assim que dele lembrar. O melhor é manter o caderno do lado da cama e anotar no momento em que abrir os olhos.
2) Sublinhe as palavras mais importantes. Aquelas que resumem o texto. Atente para os sujeitos, objetos e as qualidades desses dois.
3) Pegue cada um dos elementos sublinhados e pense em cada um separadamente. O que lhe vem à mente? Exemplo: isso (o elemento do sonho) me lembra…
4) Relacione os elementos entre si e conte novamente o sonho. Como o sonho parece agora? Claro? O sentido é seguro e certo?
Se o sonho continuar incompreensível, há duas saídas: esperar pelos sonhos seguintes e fazer o mesmo processo ou procurar o seu psicólogo ou psicanalista.
Para saber mais: Fundamentos de psicologia analítica. Quarta conferência. Autor: C.G. Jung. Editora Vozes.
Partindo do princípio que o sonho reflete um desejo, os meus são “sem noção”. A mensagem foi apenas para descontrair tá? Na realidade eu acho tudo isso muito complexo na mesma proporção que acho interessante, por isso continuo por aqui. Aos poucos vou compreendendo a proposta. Abs,
Raquel,
Quase todo sonho é surreal em seu conteúdo manifesto, rsrs.
Por isso, os surrealistas utilizavam o sonho como uma forma de produção artística!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Desculpa, às vezes escrevo esquecendo que você um professor. Não leve tão a sério os meus comentários, às vezes a minha exposição é para descontrair. “surreal sou eu” tentando compreender esse assunto” mas vamos em frente. rsrsr
Adorei a técnica e funcionou comigo. Porém eu tive uma grande sorte. Tive na mesma noite 2 sonhos diferentes mas que depois da interpretação vi que definiram a mesma coisa. Talvez se eu tivesse tido apenas 1 sonho a interpretação teria sido mais difícil?
Abraço!
Olá Jérôme!
Não vejo muita relação. É comum que em um período de vida nós sejamos influenciados por uma questão, por um afeto e isto pode gerar uma série de sonhos. Mas a facilidade ou dificuldade de interpretar não tem relação com a quantidade de sonhos de um mesmo tema, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Prof. Felipe de Souza.
sou fã do seu site e principalmente dos conteúdos postados.
Tenho a impressão que somos “amigos” explico por que. Sempre que tenho alguma duvida digo a mim mesmo ” vou perguntar” ao Prof.Felipe, entro no site e normalmente tem algum material muito bom que esclarece.
Peço por gentileza que poste algum material falando sobre deslocamento em Psicanalise.
Obrigado!
Olá Neuton!
Obrigado! Fico feliz que esteja sempre por aqui.
Nós temos o Curso Completo sobre o Interpretação dos Sonhos, no qual falo sobre deslocamento.