“A memória diminui… se não for exercitada” (Cícero). Para sermos bem sucedidos na escola, faculdade e no trabalho é fundamental ter uma boa memória. Em nosso Curso 100 Técnicas de Estudo, além de aprender como se motivar, se concentrar e a criar, nós temos as 20 Técnicas mais eficazes de Memorização. Veja uma delas abaixo:
Olá amigos!
Platão dizia que conhecer é rememorar. Ou seja, sem a memória não aprendemos e não conseguimos reproduzir os conhecimentos que vimos em cursos, faculdades, documentários, filmes, em conversas. A importância da memória é tão grande para que possamos aprender a estudar que, em nosso Curso 100 Técnicas de Estudo, nós temos 20 Incríveis Técnicas para Aprender a ter uma Excelente Memória!
Faça o Curso 100 Técnicas de Estudo com 50% de desconto! – Promoção até 15/09 ou até as vagas serem preenchidas
Por exemplo, imagine que você tenha que realizar uma apresentação pública, seja no trabalho, escola ou faculdade e, ao invés de utilizar o Power Point ou um caderno para as notas e citações, você conseguisse concretizar toda a apresentação apenas de memória. Ao final, com certeza você seria elogiado não só pela apresentação como pela capacidade de retenção de informações.
Como Skinner diz no seu livro O Comportamento Verbal, ninguém é elogiado por espirrar… quer dizer, se você faz uma apresentação pública lendo ninguém vai dizer que você fez uma boa apresentação, tampouco vai dizer que você leu bem, não é mesmo?
Por isso, a memória é uma ferramenta muito útil para demonstrarmos a nossa capacidade mental e, como é evidente, é fundamental para que o estudo seja retido e possa ser reproduzido em provas, vestibulares, Enem ou concursos.
Na técnica 27 do nosso Curso, nos aprendemos a criar listas mentais e memorizá-las integralmente e sem erros. É uma excelente Técnica para que você possa começar desde já a treinar, agora mesmo, as suas habilidades.
Técnica – Memorização por listas
Vamos criar uma lista de objetos aleatórias, de 10 itens:
violão
quadro
céu
computador
palhaço
bola de futebol
geladeira
piscina
pássaro
São Paulo
Segundo os especialistas, o cérebro humano consegue gravar 4 pedaços de informações por vez. Por isso, temos dificuldade de reter mais de 4 elementos, porque temos que agrupar. Entretanto, podemos fazê-lo de forma simples e eficaz e superar esta limitação que todos temos.
Vamos ver como fazer?
O método é criar imagens mentais bem grandes ou repetidas diversas vezes (aumentar a quantidade de um para centenas) e, em seguida, ligar o objeto imaginado com o objeto seguinte.
violão – quadro
Imagine um grande violão, de uma cor que você goste. Imagine ele no seu colo, depois imagine-o enorme, do tamanho de um edifício. Em seguida, ligue violão a quadro. Talvez você possa imaginar o violão imenso se transformando em uma imagem de um quadro. Melhor se for bizarro… como um quadro em formato de violão ou você pegando o violão enorme e entrando dentro de um quadro que você goste.
quadro- céu
Depois una o último elemento. Quadro com o céu. Lembre-se que elementos estranhos, surreais, esquisitos também podem ser interessantes para a memória, além de serem divertidos e engraçados. Você pode pensar que está olhando para o céu, e vê uma chuva de quadros ou pode voar em um quadro pelo céu.
céu – computador
Para ligar céu a computador você pode imaginar centenas, dezenas de milhares de computadores sendo utilizados por pessoas flutuando no céu ou pode imaginar fotos belíssimas do céu, do arco-íris, do céu estrelado no seu computador. Entretanto, não seja óbvio. Torne tudo mais esquisito e diferente ao ver que o computador está crescendo e ficando tão grande que não cabe mais no seu quarto, enquanto ainda você pode ver a imagem do céu na tela.
computador – palhaço
Depois de ficar extremamente grande o computador é pego por um palhaço, com cara de triste ou de malvado, que sai correndo pelas ruas de sua cidade.
palhaço – bola de futebol
O palhaço com o computador na mão correndo pelas ruas da sua cidade encontra outros palhaços e começa a jogar futebol. Você pode ver claramente quando ele começa a fazer embaixadinhas com a bolo de futebol
bolo de futebol – geladeira
Mas enquanto o palhaço está fazendo embaixadinhas com a bola de futebol, inexplicavelmente, ela se transforma em uma geladeira, daquelas antigas e coloridas. Você pode imaginar, de repente, que você é o palhaço e que a geladeira apesar de super pesada não machuca o pé.
geladeira – piscina
E depois de se cansar de fazer embaixadinhas com a geladeira, você, ainda vestido de palhaço, coloca a geladeira enorme no chão e vê como ela vai se transformando em uma piscina e você entra dentro da piscina e se sente super confortável. Tão confortável que você se sente flutuando como um pássaro.
piscina – pássaro
Você começa a se ver flutuando como um pássaro e vê pássaros ao seu redor, migrando de uma região para outra e indo na direção do Estado de São Paulo.
pássaro – São Paulo
Lá do alto, ainda como um pássaro, você vai descendendo e vê o mapa, depois as cidades, e depois chega até a cidade de São Paulo.
Agora, repita a lista:
violão
quadro
céu
computador
palhaço
bola de futebol
geladeira
piscina
pássaro
São Paulo
Conclusão
Em toda e qualquer lista nós temos que conseguir memorizar os itens. Como os itens podem ser aleatórios, nós temos que encontrar meios de ligar uma coisa na outra de uma forma sequencial (ainda que nem sempre lógica).
Por exemplo, digamos que você tenha que apresentar uma palestra sobre os benefícios de ser vegetariano. Ao preparar a palestra, você vê que deve tratar dos seguintes pontos:
– O que é ser vegetariano
– Vegetarianos famosos
– Diferenças entre os tipos de vegetarianismo
– Benefícios físicos
– Benefícios emocionais
– Benefícios mentais
– Questões éticas – Por que parar de comer carne?
Nós temos menos itens do que a lista anterior (são 7 itens), mas mesmo assim podemos acabar nos esquecendo de um item ou outro se não usarmos nenhuma técnica para lembrar.
Como disse no começo, existem muitas vantagens de começar a utilizar a memória – lembre-se que quanto mais o cérebro grava melhor ele fica para guardar, quer dizer, não há algo como excesso de informações já que temos mais de 1 trilhão de sinapses…
Então, você pode fazer como na lista anterior e ir ligando de dois em dois os pontos da sua palestra:
Definição vegetariano – Vegetarianos famosos
Vegetarianos famosos – Diferenças entre os vegetarianos
Diferenças entre os vegetarianos – Benefícios físicos
Benefícios físicos – benefícios emocionais
Benefícios emocionais – benefícios mentais
Benefícios mentais – a ética
Você pode, portanto, utilizar a técnica da memorização por lista para todo e qualquer tipo de conteúdo. Não apenas para listas de supermercado ou listas do tipo to do list (listas para lembrar do que fazer), mas com todo e qualquer tipo de conteúdo dividido em tópico que seja útil para o seu estudo.
Quer aprender outras 19 Técnicas de Memorização?
Faça o Curso 100 Técnicas de Estudo com 50% de desconto! – Promoção até 15/09 ou até as vagas serem preenchidas
Obrigado pelas dicas Felipe!
Tenho algumas dúvidas que não têm muito a ver com o texto.
É sobre psicanálise, acho. É com relação há alguns conceitos, eu gostaria de saber o significado certo das palavras, por exemplo “energia”, “catexia” e “libido”.
Vou falar sobre isso um pouco pra você ver se estou muito por fora.
Tipo, a energia(eu não sei o nome certo) é um potencial que temos para investir em algo, tipo o amor, a raiva, etc. Quando investimos isso em algo como o amor por exemplo, chama-se catexia, ou seja, é a energia investida em algo, que pode ser um objeto, uma pessoa, uma ideia…e a libido é energia sexual. É como se a libido fosse a energia “catexizada” para o sexo. A catexia seria o investimento da energia
É mais ou menos isso ou estou confundindo os conceitos?
E como é chamado essa “energia”?
E como são chamados estes conceitos em psicologia?
Desde já, obrigado.
Gostei imenso, está a ajudar me muito, e a aprender muito mais sobre a memoria,
obrigado.
muito bom, mas gostaria de que você explicasse a respeito das memorias como a de curto e longo prazo.
Olá Mayke,
Dê uma olhada no 3° Ensaio dos Três Ensaios sobre a Sexualidade do Freud. Lá ele define de uma maneira clara o que é libido e o que é energia, ok?
Com relação a catexia, usa-se mais o termo investimento.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Flavia!
Fico muito feliz que tenha gostado!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Francisco!
No nosso Curso 100 Técnicas de Estudo estudamos a fundo este tema também, ok?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Oi, preciso de ajuda,eu não sei qual e o meu problema na hora de ler, principalmente provas como o enem, eu leio o texto mas náo presto atenção, me pego varias vezes no meio de textos viajando e nem sei o que acabei de ler, tenho raciocínio lento e péssimo, fico nervosa quando náo consigo me concentrar, no final de provas longas como vestibulares nem sei mais o que estou lendo, marco qualquer coisa pois náo aguento mais, quando chego em casa vejo que errei muitas questões pq náo vi coisas obvias, coisas que o texto dizia, coisas essenciais, simplesmente náo vejo, mesmo nas primeiras questões quando ainda estou menos cansada, eu preciso de ajuda rápida, se eu tiver que consultar psicologo peço que me indique um online, mas prefiro se tiver uma solução sem precisar de consulta psicológica.
Olá Michelle,
O nosso Curso 100 Técnicas de Estudo pode te ajudar a ter mais concentração!
Atenciosamente,
Felipe de Souza