Olá amigos!
Gostaria de começar o texto de hoje agradecendo a todos pelo carinho. Tenho recebido diversos emails – e comentários – muito legais, reconhecendo o nosso esforço em divulgar tudo sobre psicologia, em textos que vão das teorias mais abstratas até artigos que são de aplicação prática imediata. Quero começar agradecendo porque fechamos o mês de março com 214.999 leitores e, no total, ultrapassamos 2.000.000 (dois milhões) de visitantes!
Muito obrigado a todos por estarem sempre por aqui e por nos ajudar também na divulgação do site para amigos e familiares!
Bem, o outro motivo para começar falando a respeito destes números incríveis é que sonhar um sonho que parece impossível acaba fazendo dele um sonho possível. Explico melhor: quando comecei o site tinha o sonho de atingir 1.000.000 de pessoas. Quem já iniciou algum projeto online sabe como é complicado o começo. Conseguir mil visitantes já é um grande motivo de alegria. Então, chegar a 1 milhão é como um sonho impossível.
Mas se sonharmos e criarmos um objetivo alto como este, e se tivermos mesmo vontade e determinação, vamos vencendo os obstáculos. Pode demorar um pouco mais ou um pouco menos, mas com o tempo o sonho impossível vai ficando um sonho possível, depois uma realidade mais próxima para, finalmente, se realizar.
O exemplo do número de acessos do site é apenas um exemplo, claro. Mas a ideia que quero compartilhar com vocês é que se vocês forem iniciar um projeto, uma ideia, um objetivo, permitam-se sonhar, sonhar alto, sonhar um sonho que até é impossível de concretizar no momento. Vou explicar o melhor porquê.
Sonhe sempre alto e grande
Amigos, quando falo de sonhos aqui neste texto, não estou falando a respeito dos sonhos que temos à noite, ao dormir e entrar no estado de sono, ok? Neste texto, a palavra sonho faz referência à nossa imaginação criadora, à capacidade de criar, de fantasiar, de trazer à mente – através de imagens e sons – um novo mundo.
E então porque o ideal é sonhar grande, pensar alto?
Porque assim a motivação também fica muito maior. Com a motivação maior, temos mais energia para fazer, para agir e para ir mudando de caminho e corrigindo o percurso a fim de chegarmos na realização final.
Quer dizer, se o sonho é pequeno, se no final, não vamos atingir muita coisa, automaticamente já nos desmotivamos e passamos a pensar: de que adianta?
Por exemplo, imagine alguém que está começando a faculdade agora. Esta pessoa pode pensar que o seu sonho será encontrar um emprego depois da formação. Mas, em minha opinião, este é um sonho pequeno. Porque não sonhar em ser o melhor estudante da classe, da faculdade? Porque não sonhar em ser o melhor profissional da área? Porque não sonhar em grandes realizações? Porque não sonhar em ajudar dezenas, centenas, milhares de pessoas com o próprio trabalho?
Vocês podem perceber a diferença entre sonhar em ser o melhor profissional e apenas uma pessoa procurando emprego? A motivação será outra e dará a energia necessária para realizar o que for preciso.
Voltando ao exemplo aqui do site. Quando sonhei em chegar a 1 milhão de acessos, tive que descobrir formas de atingir o meu objetivo. Tive que ficar horas estudando materiais que nunca pensei que estudaria como programação, WordPress, SEO, email marketing, e a lista continua. Fui percebendo o que estava dando certo e o que estava dando errado e, a partir do momento que consegui passar a minha mensagem de uma forma adequada pela internet começou a ser uma bola de neve, ou seja, foi ficando cada vez mais fácil e rápido.
Se eu tivesse o sonho de atingir apenas 10.000 acessos, teria parado no primeiro ano e teria apenas um blog, pois minha motivação seria baixa. Com o sonho impossível de 1 milhão, minha motivação ficou enorme, o que me ajudou, muitíssimo, portanto a continuar.
Sonhar com um mundo melhor
Há uns dias atrás me lembrei de um filme que vi, no qual um dos personagens comentava que depois de certa idade (ele já tinha setenta e poucos), as pessoas deixam de pensar sobre o que querem e passam a pensar no que vão deixar para os filhos, netos, enfim, para a sociedade. Também já comentei com vocês sobre uma dinâmica que fazíamos na faculdade de psicologia, na qual imaginávamos a nossa própria morte.
Estou dizendo tudo isso porque a perspectiva do que vamos deixar é muito importante para instigar as nossas motivações mais profundas. No final, inexiste orgulho, vaidade, posses, glórias. O que fica é o que vamos deixar para as outras pessoas. Será que vamos deixar um mundo melhor?
Assim, a motivação também se engrandece, fica um grande sonho, porque vamos parar de pensar apenas em nós mesmos, no que precisamos receber, nas contas que precisamos pagar no final do mês, nos problemas pessoais, nos ressentimentos, nas mágoas…
Em minha humilde opinião, sonhar com um mundo melhor (na perspectiva de cada um, na qualidade de cada um) é o maior sonho e a maior possibilidade de realização nesta vida.
Conclusão
Para concluir hoje, gostaria de agradecer novamente o carinho! Será sempre um prazer contar com a sua participação por aqui, portanto, não deixe de comentar, sugerir, criticar. Deste modo, vamos construindo juntos, ok?
Neste texto, o meu objetivo foi dar algumas ideias a respeito de que os sonhos altos e grandes (talvez até impossíveis por hora) são muito necessários. Não só aumentam a motivação como proporcionam ao final, grandes realizações.
Porque não pensar que você pode ser o melhor? Que você pode fazer muito mais? Que você consegue ir até um ponto inimaginável?
Mais uma vez, trago este pensamento de Nelson Mandela: “Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Nos perguntamos: “Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?” Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?…Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo”.
Caro Felipe, estou surpreso com tão grande espetáculo você conseguiu atingir. O seu sonho de ver um mundo melhor está se concretizando através de nós, seus seguidores. Confesso que depois que conheci seu site, minha vida e meus objetivos tomaram outro rumo. Estou mais seguro do que realmente quero. Concordo com você sobre a nossa luz, esta deve ser colocada sobre a parte mais alta. O próprio Cristo, nos Evangelhos ele fala que quando o dono da casa acende um lampião não é para colocar debaixo da cama e sim no lugar que possa clarear toda a casa. SUGESTÃO: Pode comentar sobre as atitudes de Jesus Cristo? Muito obrigado por tudo e quero continuar recebendo todo o seu material. Eu tenho um blog: psicologiabessa.wix.com/bessa e gostaria de colocar seu material ou seu site nele, como posso fazer isso e qual seria a melhor formar de divulgar o seu site no meu blog? Posso colocar como link igual aos outros que já coloquei? Aguardo seu comentário e sugestão. Você pode olhar o blog e avaliar como posso fazer isso? Um grande abraço e paz e bem! Toni Bessa. psicologiabessa.wix.com/bessa
Você merece todo o sucesso que faz e muito mais. Só temos que agradecer cada palavra que nos ajuda em todos os momentos. Muito obrigada e sucesso sempre!
Bom dia Felipe,
mais uma vez fico muito feliz em receber seus textos, eles sempre vêm nas horas que eu mais preciso de orientação. Suas observações são muito importantes a respeito dos sonhos e objetivos. Meus parabéns!
Grata.
Olá… Venho acompanhando seu site a algum tempo, em torno de uns 5 meses. Não me lembro bem como foi que o encontrei, mas me lembro vagamente de estar procurando algum curso on-line, algo assim.
E quero lhe parabenizar profundamente… Seu site é MUITO BOM. E eu consigo ver que seu site é muito bom, porque você o torna bom. A forma como você explica coisas complexas e até abstratas, é uma arte.
Seus textos são muito bem escritos, muito claros na apresentação, tem o tamanho ideal e consegue abordar uma explicação clara do tema proposto sem deixar de lado a profundidade do assunto. E você consegue mesclar e misturar essas duas coisas com muita beleza.
Gosto muito do que vc escreve. Mas esse seu texto foi MUITO FERA!
Parabéns meu brother, você vai mais longe do que imagina!!!
Abraço!
BOM DIA,
Muito bom, eu agradeço por vc ter sonhado e conseguido realizar o teu sonho, por que através do teu sonho (no caso o teu site), estou conseguindo sonhar e melhor a realizar meus sonhos.
Também torço por um munto melhor, e estou criando meu filho valorizando as coisas simples da vida.
Gostaria de um texo voltado para o sentimento, que vc esta feliz e agradece pela vida, mas quando vê algumas situações na rua se sente mal, e isso faz com que eu me sinta as vezes confusa.
Abraços e sucesso!!
Susane – POA – RS
Concordo com seu texto Felipe!
Quando cheguei no seu site, achei que seria só mais um que eu nunca mais voltaria a visitar, mas agora acompanho-o avidamente, semanalmente. Resultado dos seus sonhos e trabalho duro: tenho certeza de que muita gente está se tornando melhor depois de ler seus textos.
Continue firme e, mais uma vez, parabéns!
\o\ |o| /o/
Felipe, você realmente deixa belas mensagens, além do conhecimento neste site. Continue a sua caminhada que, com certeza faz diferença para muiiiiiiiiiiiitas pessoas. Acolho os seus escritos com atenção e muito carinho. Obrigada.
Oi Felipe, mais um excelente texto. Eu já cheguei a pensar sobre isso um pouco, mas já faz algum tempo, na verdade bastante rs. Ler esse texto me fez relembrar, mas acho que um dos motivos das pessoas não se sentirem capazes, é o constante “bombardeio” de pessoas dizendo que você não é capaz, que é difícil, que é mal remunerado, etc. Principalmente vindo dos nosso familiares, que acredito que tem um peso muito maior nas nossas escolhas e atitudes.
Abraço.
Caro Felipe, parabéns pelo seu sucesso! Obrigada por publicar textos que nos norteiam e esclarecem…aprendo muito a cada nova publicação sua. Obrigada, obrigada, obrigada……..
Ana Paula Sandes
Olá Toni!
Obrigado meu caro!
Eu quem agradeço a atenção e o carinho!
Então, com relação à divulgação, você pode divulgar qualquer link para qualquer texto do nosso site. Porém, copiar e colar os textos inteiros não é possível, nem seria bom para o seu trabalho aos olhos do google.
De todo modo, recomendo que você já comece o seu trabalho em um site profissional. É mais barato do que parece. Qualquer coisa, entre em contato por email – psicologiamsn@gmail.com – posso te dar algumas sugestões neste aspecto, pois tenho também uma empresa de webdesign.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Alessandra!
Obrigado querida!
Eu quem agradeço a atenção e o carinho!
Vamos que vamos!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Helen!
Fico muito feliz que esteja gostando de receber os textos.
Comentários como o seu, nos dão ainda mais motivação para continuar!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Ciro!
Obrigado pelos elogios meu caro!
Sempre gostei de escrever e fui aperfeiçoando com o tempo. No mestrado, adquiri muita bagagem para a pesquisa, mas acabei ficando muito abstrato e distante. Logo depois, quando comecei o site, tive uma certa dificuldade para “descer das alturas” e foi um esforço, mas também um alívio conseguir escrever de uma forma não tão simplista, nem tão rebuscada.
Pela sua avaliação, creio que estou conseguindo!
Grande Abraço!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Susane!
Fico muito feliz ao ler seu comentário. Na psicologia clínica, nós vemos a importância da influência dos pais na personalidade dos filhos. E se você o está criando para valorizar as coisas mais simples, tendo em vista um mundo melhor, com certeza ele terá excelentes condições para crescer!
A ideia do seu tema é ótima!
Já anoitei aqui para um novo texto em breve, ok?
Obrigado pela sugestão!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Andre, tudo bem?
Sempre um prazer ler seus comentários por aqui!
(Ainda estou te devendo o texto sobre o Frankl, né?).
Estou um pouco sem tempo para uma tarefa – que creio ser importantíssima – que seria descrever em detalhes o livro. Mas está anotado aqui, ok?
Vamos que vamos!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Lana!
Muito obrigado querida!
Fico muito feliz sempre com sua participação por aqui!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Claudia,
É verdade, esta é uma questão complexa. Às vezes, mesmo nas melhores famílias, é mais fácil apontar os erros e as dificuldades (nem que seja para fazer uma piada) do que para elogiar as conquistas, não é mesmo?
O que acho bem engraçado é que, quando é assim (mais críticas do que elogios), os elogios não são diretos, acontecem, mas não para a pessoa. É o típico caso da mãe ou pai que só critica, mas para os amigos só elogia os filhos…
Este tema dá um outro texto…
Prometo escrever em breve, ok?
Obrigado! É sempre um prazer contar com sua participação por aqui!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Ana Paula!
Eu quem agradeço, querida!
É engraçado escrever – solitariamente em meu consultório aqui em São Lourenço – e ter esse retorno tão maravilhoso!
Obrigado de coração!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá ,Felipe!Que bom que existe pessoas tão abençoadas como você,que faz diferença nas nossas vidas,nos reforçando nas ideias que temos e que através de isentivos seguimos em frente.Quero realizar algo grandioso,que muitas vezes escuto,deixa disso é ilusão você já está velha demais.E eu nem ligo,sigo em frente,ai encontro você para dar-me a força na hora exata.Que seja muito feliz sempre! Um grande abraço!
olá boa noite
quero te parabenizar pelos seus maravilhosos textos,
que por sinal tem me ajudado muito.
continuei neste caminho e boa sorte
Olá Felipe. Quero parabenizá-lo pelo trabalho! Também sou psicóloga e descobri o seu site por acaso. Me cadastrei e passei a ler os seus textos com frequencia. Gosto muito da forma clara e objetiva que vc expressa o seu pensamento e conhecimento. E, o mais importante; os seus textos são construtivos e motivadores. Pode ter certeza que vc já está contribuindo para um mundo melhor! Obrigada..
Denise Salles
Olá Felipe,
gosto muito de ler seus textos,eles tem me ajudado muito.Faço terapia a uns 2 anos aqui em minha cidade com a psicologa Tatiana Del Caro,é linda,também como pessoa,em Barão de Cocais,MG,creio que conheça minha cidade.Mas oque quero dizer é que ela tem me ajudado muito,minha vida tem mudado bastante para melhor. Sou uma daquelas pessoas que sempre quiz o melhor,ser a melhor como pessoa e profissional,mas que infelizmente não conseguia ser,agora com a ajuda dela que se tornou a luz que brilha e que me motiva com seu exemplo de força,fé e disciplina,que me ajuda a me conhecer e a ser a pessoa que quero ser e sempre quiz e sonhei ser,tenho dado caminhos largos em direção ao meu sucesso pessoal.Quero parabenizar vc pelo seu trabalho,seus textos são excelentes de facíl entendimento e compreenção,gosto muito de ler eles,me põe em equilibrio sempre.Muito Obrigada!
Att,
Micheline Almeida
Hahaha, sobre o texto prometido do Frankl, tenho certeza de que, quando você o concluir, será inspirador! Com certeza vai dar vontade de reler o livro.
Um abraço!
Olá Maria Aparecida!
Obrigado pelo carinho!
É interessante como é uma troca também, não é?
Vocês me incentivam sempre a continuar e, com os textos (sobre diversos assuntos), vamos falando sobre ideias interessantes para colocar em prática!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Vandiane!
Obrigado querida!
Fico muito feliz que esteja gostando dos textos!
Será sempre um prazer contar com sua participação por aqui!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Denise!
Muito obrigado!
Fico muito feliz com a sua avaliação.
É engraçado receber feedback de estudantes e profissionais da psicologia, porque há sempre um certo receio, de minha parte, de receber críticas. Afinal, estando já dentro da universidade há mais de 12 anos, sei bem como cada linha tem as suas normas, formas de pensar e por ai vai. Quer dizer, as linhas ou abordagens são muito críticas umas às outras.
Por isso, fico muito feliz (e aliviado) com a sua avaliação, e as avaliações de outros colegas, pois estou conseguindo realmente atingir meu objetivo, que é compartilhar a psicologia, em seu amplo aspecto de psicologias!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Micheline!
Obrigado querida!
Fico muito feliz que esteja gostando dos textos!
Com certeza a Tatiana Del Caro também ficará muito feliz com a sua avaliação! :)
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá André!
Uai, espero que sim! hehehehe
Caso queira escrever também sobre, podemos conversar, ok?
Grande Abraço!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Gostaria de parabenizá-lo,pois admiro seu trabalho, leio todos seus textos eles me ajudam muito ,sou uma apaixonada pela psicologia, gosto da clareza e a linguagem dos seus textos ,pois estão me ajudando muito,aprendo bastante com voce,Se for possivel futuramente,voce abordar a neurose,,tudo sobre ela ! Desde já grata!
Olá Aline!
Obrigado querida!
Então, já temos alguns textos sobre neurose. Veja aqui
Especialmente este – A personalidade para a psicanalise
Atenciosamente,
Felipe de Souza
boa noite amigo, É com grande prazer que desde já agradeço pelo esforço e dedicação que você faz para nos dar as informações que sempre tiramos com você. Eu nunca imaginei o quanto é sábio o homem que busca o conhecimento, mas é mais sábio aquele que compartilha dele. Bem eu sempre tive um sonho que era me formar e depois arranjar um bom emprego e ganhar muito dinheiro, usufruir desse dinheiro com viagens, compras , e tudo mais que eu pudesse comprar. Mas hoje já não tenho essa visão mas sim de que é importante o aprendizado e que posso conquistar muito mais do que dinheiro ou fama e que dinheiro não trás felicidades e nem tampouco amizades mas bajuladores e espertalhões, enganadores e ladrões. Devemos ajudar aqueles que sempre procuram uma resposta para suas duvidas mesmo aquelas que para nós seja de pouco valor, mas para quem está perguntando vale muito, e que possamos ajuda-lo sem pensar em dinheiro, que não sejamos sofistas mas sim homens de grande valor moral, honesto e sensato e que possamos ter em nosso coração a delicadeza de que o tempo passa e com ele todos nós vamos juntos sendo lembrados, não pelo que temos mas sim pelo que fizemos pelo próximo e pela humanidade… Francisco de Assis pereira Filho – estudante do 5 semestre de psicologia… Fort-ce.
Maravilhoso!!! Parabéns, sempre cri no poder do subconsciente para atingir metas, objetivos que diante de nossos olhos parecem inatingíveis, mas é assim que vejo o mundo e a persistência daqueles que realmente desejam e dão o melhor de si para crescer, afinal o que nos leva ser Psicólogos é a possibilidade de deixar o melhor aqueles que estão começando. Com carinho, um abraço e um final de semana FANTÁSTICO!!!!
Olá Francisco!
Obrigado por comentar, meu caro!
Então, a questão dos valores já seria até tema para outros textos. Quer dizer, não importa tanto o foco do objetivo, mas que ele seja sempre grande, pois assim teremos mais motivação para realizá-lo.
Ou seja, uns querem ganhar 1 milhão de reais (e tudo bem), outros querem se espiritualizar (e tudo bem), outros querem um relacionamento (e tudo bem)… entende?
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Vilma!
Obrigado querida!
Estou planejando um novo texto, que será complementar para este. A importância de escrever no papel as nossas metas, os nossos sonhos, para que isto realmente fique como que gravado!
Será sempre um prazer contar com sua participação por aqui!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Wow! Que texto ótimo. Até deu um “up” rsrs
De fato, pessoas para dizer que sonhamos alto demais não faltam, já para nos instigar… Isso faz pensar na carência de autoconfiança da maioria das pessoas, imprescindível para crer na capacidade de fazer algo que está além do que já foi realizado no mundo.
É isso ai, Felipe, sem sonhos nossas vidas ficam nubladas.
Parabéns pela realização do seu sonho aqui no site ;)
Oi Flávia!
Os sonhos, especialmente os grandes sonhos, nos motivam a continuar, a perseverar, a buscar, a superar obstáculos. Por isso a sua grande importância em nossas vidas.
A falta de confiança é realmente um problema. Em casos mais extremos, é recomendável buscar ajuda profissional.
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá, Felipe!
Fico muito feliz por teres realizando esse sonho. Você merece! Pois vazes um belo trabalho ajudando e orientando as pessoas. Que Deus te dê forças para continuares lutando por teus objetivos! Estou aqui do outro lado torcendo por ti.
Felicidades……
Olá Miriam!
Obrigado pelo carinho!
E vamos que vamos!
Atenciosamente,
Felipe de Souza
Olá Felipe, eu tenho 18 anos, e eu estou num momento complicado, essa semana tem inscrição do sisu, minha nota não esta muito alta, e eu fiz vestibular pra psicologia, só que o resultado ainda não saiu, então todos dizem que devo me inscrever num curso que tenha nota de corte menor, e nessa pressão pra fazer faculdade eu quase iria me inscrever num curso que não tem nada a ver comigo, com meus gostos e nem minha personalidade, só para agradar outras pessoas, e eu vim no seu site, porque saberia que de alguma forma eu encontraria calma aqui, e encontrei esse post que me ajudou muito. Tenho muitos sonhos, sonhos grandes, e o primeiro deles é entrar nesse curso, eu já tinha interesse no curso, mas em 2014 fui num psicologo e me apaixonei pela profissão, e no meu teste vocacional deu psicologia, então eu vou atras de realizar esse sonho, e cada um deles, e obrigada, de alguma forma esse post me ajudou muito! E eu adoro ler seus textos e ver os videos, que você continue a realizar seus sonhos e muito sucesso, abraços
Obrigado Bianca!
Sucesso pra você também!