Uma pessoa muito especial pediu que eu escrevesse sobre Tensão Pré-Menstrual (TPM).
Pude notar em uma série de casos clínicos que a TPM está claramente relacionada à sexualidade. Quando dizemos sexualidade, não estamos nos limitando ao ato sexual, mas sim à todos os conteúdos psíquicos que são ligados à mesma, à libido: se apaixonar, ter ciúmes, ser vaidosa, ter sonhos eróticos e fantasias sexuais…
C. G. Jung escreveu sobre a libido e a psicanálise: “o conceito de libido é usado em sentido extremamente genérico; (…) na terminologia psicanalítica não significa absolutamente excitação sexual localizada”. Ou seja, a libido e a sexualidade, em psicologia e psicanálise, não são iguais ao ato sexual.
A relação entre o ciclo menstrual e a sexualidade (e a libido) é óbvia. A menstruação é o fim de um ciclo em que o óvulo não foi fecundado. Portanto, na psique da mulher, esta falta da fecundação pode ser interpretada, em alguns casos, como uma falta psíquica. E é esta falta que provocará a irritação, o choro, a melancolia típicas da TPM. Ou seja, se analisarmos os sintomas da TPM chegaremos na cadeia inconsciente que leva à falta psíquica. Falta que pode ser preenchida com o desejo de se ter um filho.
A conscientização dessa cadeia é uma forma de cessar a TPM. Pois para a dor física – o desconforto, a cólica – pode ser feito um tratamento médico. Mas o sofrimento psicológico precisa ser tratado com um psicólogo ou psicanalista.
É interessante refletir sobre estas palavras do Prof. Henrique José de Souza: “Entre alguns povos do Oriente – inclusive os todes da Nilguíria (Nilghiri, “montanha azul”), ao sul das Índias inglesas – o nome da mulher é substituído pelo de mãe. A uma menina se chama mãezinha, e a uma senhora, de mãe grande. O mesmo acontece em certas tribos selvagens de nosso próprio país”.
Infelizmente, vivemos em uma sociedade que parece repudiar a maternidade. Ou por egoísmo ou por materialismo (“não posso ter um filho porque não tenho dinheiro para comprar o último videogame da moda”), a reprodução é extremamente limitada. Quando se tem dinheiro, o tempo acabou, chegou a menopausa….
Para saber mais: Mistérios do sexo. Autor: Henrique José de Souza. Capítulo 5: As Sagradas Funções da Maternidade. Editora da Eubiose.
FELIPE DE SOUZA
Nos ajude a divulgar! Compartilhe:
Relacionado
Dr. Felipe,
Parabéns pelo tema… muito importante para nós mulheres
nos conhecer mais e estarmos
atentas a tantas transformações
quando precisamos saber lidar
com elas sem tanto sofrimento e
dor. Voltarei aqui, sempre que poder. Até em breve.